Carregando...
Gastronomia

CHEGOU A CHATA: experimentamos a comida mineira do Xapuri

05.04.2019
Redação Chata de Galocha

Hoje no Chegou a Chata fomos almoçar em um dos restaurantes mais famosos de BH, o Xapuri. Sabe aquele lugar que todo mundo indica para quem quer comer comida mineira de verdade? Então, é ele! Não é um restaurante que vamos com frequência porque é caro e enche bastante, mas fomos lá ver se realmente vale recomendar o Xapuri para quem quer uma comida típica de Minas.

Chegamos (com fome kkk) já logo pensando em escolher uma entradinha – queria caldo de feijão porque estava bem frio no dia em que fomos, porém tinham muitas outras opções, como costelinha, mandioca frita, torresmo de barriga, pão de queijo, pastel de angu…

Como um bom restaurante de comida mineira, além de drinks, tem também uma parte só de cachaças. O Leo recomenda fortemente a Anísio Santiago, que é considerada a melhor cachaça do mundo e também a mais cara do cardápio (a dose dela custa R$48,90). Como entrada, pedimos meia porção de Bolinho de Mandioca (R$22,40) e Torresmo de Barriga (R$36,90). A comida chegou SUPER rápido e estava deliciosa!

O torresmo bomba no Instagram do restaurante, eu nunca tinha experimentado e é realmente muito saboroso. É aquele torresmo que vem muita carne, sabe? O bolinho de mandioca veio quentinho, é super macio e cremoso. Me senti abraçada por dentro com essa comida, hehe!
Para harmonizar isso tudo, tomei uma caipirinha clássica (R$15,90) que você pode personalizar e escolher a cachaça mineira de sua preferência.

Ficamos super em dúvida sobre o que pedir de prato principal! O cardápio tem uma parte só de frangos com receitas típicas, como frango com quiabo e frango ao molho pardo, mas neste dia a gente preferiu focar nos pratos com carne. O que chamou nossa atenção foi o Saudades do Cerrado (R$88,90), com miolo de alcatra na chapa com cebola roxa, moranga e batata doce, vinagrete de pimenta dedo de moça e coentro, com arroz de pequi e farofa de castanhas como acompanhamento.

Eu confesso que tinha um pouco de medo de pequi. Vocês gostam? Acho que não tem meio termo com a fruta, né? Tem gente que ama e tem gente que odeia! Eu achei diferente, mas bem gostoso, principalmente quando você mistura com os outros componentes do prato – que são incríveis!

Apesar de já vir muita coisa no pedido, incluímos um Tutu de Feijão (R$17,90), hehe! Comida mineira sem feijão não é comida mineira, concordam? A gente acertou muito no pedido! E se forem pedir esse prato, incluam o tutu, conselho meu!

A sobremesa no Xapuri, diferentemente do resto do restaurante que é à la carte, é servida num buffet por peso. Tem vários doces mineiros, como compotas, doce de leite, pudim, quindim…

Fizemos um pratinho singelo com pudim, doce de leite artesanal, queijo canastra mineiro, quindim, bom bocado, figo, e doce de abóbora com coco. Sabe quando você fica triste porque quer comer mais, mas não aguenta? Então, foi essa a minha sensação! Assim como os outros pratos, a sobremesa também estava deliciosa!

Nessa visita demos a sorte de conseguir uma mesa sem precisar reservar, mas o restaurante costuma lotar, principalmente nos finais de semana. Se você tiver interesse em ir, é melhor se atentar a isso pra não ficar muito tempo na fila.

Achei o atendimento do Xapuri muito bom porque eles são super atenciosos, o garçom se apresenta, fica sempre por perto sem ser invasivo e, como disse, neste dia a comida chegou muito rápido.

Nossa conta com os 10% deu R$284,64 e se você for assistir os outros programas de Chegou a Chata, vai ver que a conta não ficou tão mais cara que a dos restaurantes de grandes redes que fomos. E a comida é incomparável!

Às vezes, vale a pena pensar um pouco sobre o que a gente consome porque uma comida tipo do Xapuri, que é feita no local, com tradição, bem caseira, sai mais ou menos no mesmo preço que uma refeição que talvez não tenha tanto cuidado assim. A comida é cara? É sim, mas vale a experiência!

Xapuri – Rua Mandacarú, 260 – Trevo, Belo Horizonte – MG, 31370-270

0 Comentários  |  Deixar Comentários

Dia de fotos dos lançamentos da linha #ChatadeGalocha! Semana que vem à venda pra vocês: Óleo Demaquilante, Sabonete Facial e Tônico 😍
Mais sobre Gastronomia