Carregando...
Gastronomia

Receita de família: pernil com molho especial para o Natal!

19.12.2019
Lu Ferreira

Hoje eu convidei o meu pai para ensinar uma receita que SEMPRE fazemos nas nossas ceias de Natal. É um pernil delicioso com farofa e molho especial que todo mundo aqui em casa adora!

Como fazer:

Descongele o pernil. Em seguida, tempere com uma mistura de alho, cebola, sal, pimenta, ervas e vinho branco. Se quiser, faça pequenos furinhos no pernil para o tempero penetrar melhor.

Deixe por pelo menos 3 horas até o tempero ser absorvido. Disponha o pernil com a gordura para cima em uma travessa, e cubra com papel alumínio. Aqueça o forno a cerca de 200 graus e coloque o pernil.

Para um pernil de 2.5 kgs, deixe assar por cerca de 01:30 e em seguida teste com um garfo: se o líquido que sair for transparente, está cozido. Então retire o papel alumínio e deixe no forno até dourar.

Para a farofa:

– 500 gramas farinha Panko
– 5 ovos
– 1 cebola cortada em cubinhos pequenos
– 3 dentes de alho amassados
– Manteiga

Refogue a cebola e em seguida adicione o alho. Quebre os ovos e mexa delicadamente até cozinhar. Junte a farinha e se quiser, mais manteiga.

Para o molho

– Caldo do pernil
– Meia xícara vinho branco
– Suco de uma laranja
– Cebola picadinha
– 4 dentes de alho amassados
– 1 colher de mel
– 2 colheres de farinha de trigo

Refogue a cebola e em seguida adicione o alho. Junte a farinha e mexa até formar um “bolinho”. Junte o vinho e espere evaporar o álcool. Em seguida junte o restante dos ingredientes. Se quiser, bata o molho em um processador antes de servir.

Gostou da nossa receita de Natal? Não deixe de me contar lá no Instagram (é @chatadegalocha) se fizer aí na sua casa!

2 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Joana Silva    10/01/2020 - 20h11

    Adorei esta receita, não a fiz na ceia de Natal porque a minha família é portuguesa e temos a tradição de comer bacalhau com couves e batatas (temperado com um excelente azeite português de olival tradicional). Eu sou uma mulher que adora manter as tradições.
    Continuando a conversa sobre esta receita de pernil, adorei mesmo, aliás toda a minha família adorou. Por favor continue a postar receitas… Eu encontrei uma promoção de pernil no supermercado Bahamas em Uberlândia: https://ofertasnosupermercado.com/ofertas-supermercado-bahamas/

  2. Carlos Henrique    02/10/2020 - 16h15

    Eu vou tentar fazer esse nesse ano de 2020. Vamos ver né… pelo menos vou tentar… kkk Muito bom!

Mais sobre Gastronomia