Carregando...
Lifestyle

8 dicas para superar o medo de falar em público

17.02.2020
Lu Ferreira

Ano passado eu foi convidada para dar uma palestra no Fire, um dos maiores eventos de marketing digital do país, vocês lembram? Já tinha participado em uma outra oportunidade em uma mesa redonda com mais pessoas, mas em 2019 a palestra foi sozinha, sem mediador ou colegas para dividir a conversa. Medo, né?

Quem acompanha o Chata há muito tempo sabe que lá no comecinho do blog era beeem difícil ver a minha cara por aqui. Eu era MUITO tímida e isso vem desde a infância.

Hoje eu aprendi a lidar melhor com essa timidez toda e, pensando nisso, resolvi contar aqui como foi todo o meu preparo para o evento. Acho que as minhas dicas podem te ajudar aí do outro lado, principalmente se você for uma pessoa muito tímida e precisa vencer isso no meu seu meio profissional!

1 – Domine o conteúdo que quer passar

A palestra no Fire foi sobre como manter o engajamento na internet depois de tantos anos criando conteúdo online (o Chata faz 13 anos em 2020, uhull!), um assunto que domino por aqui porque, né, vocês ainda continuam me ouvindo e interagindo com o conteúdo que produzo depois de tantos anos.

Uma das coisas que ajudou bastante a ter certeza de que dominiva esse conteúdo foi o lançamento Método CDG, meu curso online. Ele me deu um panorama geral de todas as minhas ideias bem organizadinhas. É claro que nem todo mundo tem o material de trabalho em um curso, mas conseguir traçar essa linha do tempo e enxergar tudo que produzo e já produzi ajudou muito!

2 – Tenha um material de apoio

É muito importante ter um material de apoio, como um slide, para ser seu guia na hora da apresentação. Além disso, esse material também vai ajudar as pessoas a não prestarem atenção somente em você!

Não é pra você colocar tudo o que for falar no slide, tá? Porque além de ser cansativo pra quem vai ler, pode ser que você passe a ideia de que não sabe o que está falando. Coloque dados significativos e complementares, palavras chaves, métricas, enfim… Pontos importantes da sua fala!

3 – Ensaie a sua apresentação

Depois que revisei o conteúdo, eu ensaiei bastante a apresentação. Isso me ajudou em várias coisas: a ter uma ideia do tempo que iria gastar, meu gestual, o ritmo da minha fala… Se puder, até mesmo se grave falando ou mostre para algum amigo que pode te ajudar a melhorar a sua apresentação.

4 – Faça um resumo da sua apresentação

Sabe a famosa colinha da escola? Então, pois é hehe! Eu fiz uma para a palestra e ficava lendo em alguns momentos durante o dia. Isso também me ajudou a ficar segura.

5 – Escolha bem a roupa que vai usar

Acho que não é todo mundo que pensa nisso, mas pra mim é impossível não pensar, né? Eu acho importante porque a sua imagem, pra quem não te conhece, vai ser a sua primeira apresentação no palco. A roupa vai te ajudar a compor a sua persona na cabeça de quem está te assistindo.

Além disso, essa escolha também é importante para que você se sinta confortável e não fique atrapalhada com uma modelagem que sai do lugar ou algo assim.

6 – Relaxe antes da sua apresentação

Uns 15 minutinhos antes do seu compromisso, tente relaxar. Essa não é a hora de você ficar lendo sua apresentação, mas sim de se distrair um pouco e entrar no palco com uma postura relaxada!

7 – Se atente a sua postura

Tenha uma postura tranquila, de peito aberto, sem estar na defensiva. Por isso é importante ensaiar, sabe? Vai te ajudar a entender como a sua postura pode ser o mais receptiva e tranquila possível quando estiver no palco!

8 – Seja sincero!

As pessoas se identificam muito com a sinceridade dos outros nessas horas. Isso faz com que seu público se aproxime de você!

Espero muito que vocês tenha gostado das minhas dicas e, claro, se tiver mais alguma para complementar essa lista não deixe de contar aqui nos comentários!

0 Comentários  |  Deixar Comentários

Mais sobre Lifestyle