Carregando...
Beleza

Pintando o cabelo

05.08.2008
Lu Ferreira

Comecei a pintar meu cabelo com 13 anos.
Estava de férias, na casa da tia de uma amiga, e uma prima mais velha achou que seria legal pintar o cabelo da gente. Fomos todas ao supermercado e compramos a marca que ela usava (e eu não lembro qual era).
Meu cabelo na cor normal é castanho claro, uma cor meio sem sal, entre o loiro e o castanho, bem apagadinha.

Qdo era bebê, meu cabelo era bem escuro, e o contraste da pele brancona + cabelo escuro + olho claro era lindo nas fotos. Logo, aos treze anos, pintei meu cabelo de castanho escuro.
Amei. As pessoas comentavam, achando o tal contraste super legal. Meu pai não gostava. Falava que eu parecia a Mortícia (agora concordo 100% com ele).
Depois do castanho escuro, vieram os avermelhados. Pele clara + olho claro + vermelho = legal, né? Bom, aos 14 anos eu achava. Só q n tinha mta coragem e pintava com aqueles tons indefinidos e nada naturais de castanho avermelhado… Hoje é a cor que eu acho mais feia, mas na época, me falavam que eu estava a cara da Scully, de arquivo X, ou da vocalista do Garbage, e eu achava o máximo.
Fui cansando, e aos 16, fiz luzes pela primeira vez, em cima do meu cabelo natural. Ficou bom, mas eu achava sem sal. Só que aí fiquei com preguiça, afinal de contas, é um saco ficar retocando cabelo td mês. Fiquei quietinha até os 20, quando me deu um surto, fui até a farmácia, e, sozinha, pintei meu cabelo de mega vermelho.

Dessa vez eu tive coragem e o povo até assustou. Meu cabelo era vermelho sangue mesmo, fortão. Eu achava super original, designer (estava na faculdade), moderno. A cada 20 dias eu tinha que retocar a raiz e depois de 10 dias a cor já estava desbotada. Vermelho é uma cor cruel para tinturas… Mas foi nessa época que aprendi a cuidar de verdade do cabelo, hidratando sempre, aprendendo quais são os melhores produtos…
E aprendi tb que tinta vermelha não sai do cabelo. Aí veio a fase mais horrorosa… O cabelo roxo! Sim, mas não foi de propósito!!! Eu queria cobrir o vermelho, mas ele não sai, então no sol, a cor ficava bem roxinha msm…. Horrorosa. Fiquei parecendo uma bruxa, ainda mais pq estava com o cabelo beeeem grande… affff. Medo.

Mas graças, o cabelo cresceu. Cortei o resto da tinta assim que deu, e decidi que queria ficar loira. Foi uma das melhores decisões ever, porque assim o resto da tintura horrenda saiu mesmo. Continuei cuidando muito do cabelo, já que descolorir tb resseca demaissss, mas é mais fácil manter, pq meu cabelo de verdade é claro né?

Muito bem… Depois de tanta história, ficam as dicas pra quem quer se aventurar a pintar os cabelos (lembrando que eu nunca pintei em salões, era sempre eu e minha mãe loucas em casa!):

1– Para a primeira vez, escolha um tom mais próximo do natural. Use um tonalizante, que depois de um tempinho vai desbotando, porque no início vc vai se estranhar muito!

2– Gostou da coisa? Então esquece o tonalizante, porque depois de passar várias vezes, ele acaba estragando mais do que a tinta em si, já ela é feita com mais agentes hidratantes… A longo prazo, a tinta faz menos mal!

3– Não pinte o cabelo de vermelho. Sério. Não recomendo pra ninguém, é a tinta que mais resseca o cabelo, desbota mais rápido, cansa logo e a raiz já aparece depois de 15 dias. Dá muito trabalho, gasta muito dinheiro e não sai do cabelo. Nem os tonalizantes!! Eu usava tonalizante, não se enganem!!

4– Se vc quer ficar loira, vá a um bom salão. É muito difiícil clarear o cabelo, vc pode ficar com o cabelo laranja ou então branco… Além de correr o risco de fritar ele todo e ele quebrar só de vc olhar. Outra: Não pinte o cabelo todo de um só tom de loiro, a não ser que você tenha muita coragem… É bem artificial, o mais bonito (eu acho!) são mechas, que se misturam e ficam mais naturais.

5– Se você é morena de cabelo naturalmente preto: Não tente ficar loira. Você corre o imenso risco de ficar brega, é extremamente artificial!!

6– Se você é loira e branquinha: A tentação de pintar de ruivo é grande, mas cuidado… Seu cabelo vai chupar a tinta toda e vc vai ficar com o cabelo laranja por um booooom tempo…

7– Se você é branquinha de olho claro (tipo eu!): Vc pode ter a cor de cabelo que quiser, mas saiba que se ficar loira, vai ficar um pouco apagada, e se pintar de escuro demais, vai ficar parecendo um fantasma. Compense na escolha da maquiagem e roupas… Tente por exemplo não sair toda de preto com o cabelo escuro, ou não saia de casa sem batom estando loira. Experimente!

14 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Rita    07/08/2008 - 13h26

    eu nunca pintei meu cabelo mesmo. pra nao dizer nunca ja passei aquele rimel de cabelo, roxo. Seculos atras.

    gosto da cor dele. Muda o tom conforme o xampu.

  2. Anonymous    15/08/2008 - 12h28

    eu comprei uma tinta roxa e taals!
    so q meu cabelo é castanho claro..
    será q vai fikr ruim se eu pintar assim msmo?
    to com medo de num fikr bom!

    alguem me ajudaaa.

  3. Anonymous    26/08/2008 - 18h09

    Nussaaa eu tava afim de pintar meu cabelo de bem vermelhão sabe?
    mas depois que tu disse isso, vou optar por uma cor mais natural e que não danifique meus cabelos!

    valew pelos dicas

  4. Anonymous    16/09/2008 - 15h52

    Olá amiga,
    Gostei das suas dicas! Eu sou bem branca dos olhos castanhos esverdeados,todo mundo me acha meio polaca, bem vamos lá. Há algum tempo passei o henê no cabelo e fiquei com os cabelos negros e lisos,ficou lindo, mas agora ñ consigo me livrar do preto e meu cabelo já ñ está como antes.
    Meu cabelo natural é castanho meio apagado e sem graça, agora que falta pouco para o henê sair quero pintar o cabelo d louro o mais natural q eu encontrar vc tem alguma dica p mim??
    obrigada,bjs

  5. Chata de Galocha    16/09/2008 - 15h56

    bom, a única coisa que deu certo pra mim, foi cortar as pontas ! heheh
    n tem jeito, tinta vermelha ou preta não sai do cabelo… Dá pra tentar clarear, mas faz isso num salão, pq o resultado da combinação das químicas pode ser bem esquisito (meu cabelo já ficou laranja uma vez… !). Boa sorte!

  6. Eliana    23/09/2008 - 21h35

    HAHAHAHA ADOREI esse teu post! Passei exatamente pelas mesmas fases e aprendi com os mesmos erros, mas acabava esquecendo e fazendo de novo! hehehehe Agora tô que nem vc, na dúvida se volta pra um castanho sem graça natural ou se viro loira aos poucos fazendo mechas… ô dúvida cruel!!!

  7. genelyceh    03/07/2010 - 09h56

    oi eu adorei suas dicas eu sou branquinha desde dos 14 anos eu pintava o cabelo de preto mas resolvi ficar loira mas ja estou descolorindo a cabelo a uma semana e ela esta loiro em cima e vermelho em baixo me falaram q tenho q usar tonalizante mas ñ sei qual!

  8. genelyceh    03/07/2010 - 09h57

    adorei suas dicas bjuh

  9. Priscilla    24/08/2010 - 13h47

    Olaa

    preciso muito de ajuda e peço q vc me responda se possivel por email jah q não posso acessar o site todos os dias aqui do serviço…eh o seguinte:
    Sou bem branca (tipo nicole kidman) meu cabelo eh loiro escuro natural…tenho 23 anos e jah esta aparecendo cabelos brancos rs jah fiz algumas luzes loiro claro no cabelo mais estava pensando em pintar da cor do seu…oq mais me preocupa eh ficar mtoo palida jah q jah sou mtoo branca..mais amei seu tom bege…se possivel me envie o nome da tinta e o procedimento q foi feito no seu cabelo…e me de alguma dica jah q pretendo tingir todoo cabelo…

  10. gabriela    28/09/2010 - 13h43

    guriaaa!!! adorei esse post,tinturas me deixam mt curiosa..sempre pinto o cabelo 1 vez por mes porque ele fica amarelando nas pontas (faço raiz e cada vez mais mechas misturadas para ficar natural) e a raiz sempre fica do tom que eu quero (mais platinado) ja as pontas ficam meio amareladas depois de 2 semanas,eu uso o silver da loreal (melhora um pouquinho).. mais tudo que eu queria mesmo era pintar ele todo sabe,completamente,canso dessas mechas…. queria bem lady gaga platinado hahah mais a minha cabelereira me explicou que vai ficar um loiro diferente porque eu tenho progressiva definitiva nos fios (alem de fazer chapinha todo o dia) hehehe
    enfim,adorei eu post hhahah beijosssssssssss

  11. michella    04/10/2010 - 20h34

    amei o seu post :)

  12. silvana    08/10/2010 - 22h58

    A vida inteira fiquei com uma só ideia na cabeça. Morena até morrer.
    Mas agoraaa…. hihiihi.
    Ai ai ai ai, falta coragem.!
    bju

  13. silvangela    14/01/2011 - 15h53

    eu sou branca de pele e meus cabelo sao castanho claro que pintar de loiro mas nao um loiro muito forte o que faco….bjs

  14. gabriele    15/01/2014 - 00h26

    oie meu cabelo è castanho claro e quero pintar de preto . minha cor è parda sera que ira ficar legal???

Mais sobre Beleza