Carregando...
Lifestyle

diário da shopping rehab

07.09.2008
Lu Ferreira

O GNT tem sido um grande aliado na minha rehab.
Recentemente assisti dois programas que contribuíram para que eu continue firme e forte no meu programa.
Primeiro, o Superbonita, que nessa semana falava de pessoas viciadas em beleza. Eles mostravam vários tipos de vício, mas o que eu me identifiquei e fiquei bem assustada foi com a pessoa viciada em maquiagem. Primeiro pq ela não sabia se maquiar. Sério, que delineador era aquele?? Mas enfim, as caras de susto da Taís Araújo pras coisas que a mulher falava me fizeram pensar.
E depois, assisti ao Um Mundo pra Chamar de Seu, que não conhecia e achei excelente. O programa falava sobre consumo sustentável. Timing mais que perfeito!
Eles começaram indo à casa duma advogada viciada em compras. A pessoa compra roupas, maquiagens e bichos de pelúcia. Bichos de pelúcia??? Iw… Mas enfim, eles mostraram o closet gigante dela, todo organizado (adoro pessoas organizadas), mas eu olhei e achei exagero. Ela tinha assim, 300 bolsas. E vendo isso, lembrei da época que eu era viciada em bolsas. Tinha milhares, trocava todo dia. Não me entendam mal, eu ainda gosto de bolsas, mas hoje em dia prefiro comprar uma bolsa muito bacana e usá-la por bastante tempo (1 ano, +/-) do que várias bolsas mais ou menos.
Ela também era viciada em produtos de beleza, e no banheiro dela tinha toda a linha de splashes da Victoria`s Secret, que ela contou que usa pra dormir. Pra dormir???? Pra quê, criatura??? E tá, vai que vc gosta de dormir cheirosa… Precisa ter TODA a coleção? Escolhe um e fica satisfeita, não dá não?
Estava lendo um artigo há algum tempo, em que a pessoa explicava que o consumo atualmente é uma forma de carinho. Que as pessoas pensam: Trabalhei para ganhar esse dinheiro, então eu mereço comprar isso. Claro que merece criatura… Mas precisa? Tem certeza que seu mundo vai ser melhor se você comprar mais uma sombra?
O que eu percebi é que muitas vezes a gente fica tão viciada em comprar, comprar e comprar, que quando percebe esqueceu de usar. Quantos hidratantes vc tem no armário? Qts batons? Vc usa todos?
Bom, depois de ficar com pena das duas pessoas, e me lembrar que me pareço muito com elas (mas ainda não cheguei naquele nível…), fui ao shopping (almoçar), tomei um café, e não comprei nada (até pq, não tenho como, haha).

8 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Priscila    07/09/2008 - 01h15

    Bah.. verdade cruel, mas faz sentido. Pra amenizar a minha situação, peguei a mania de adicionar nos meus favoritos o link dos itens q gostaria de comprar pra eu não esquecer. E o bom disso é que, de tempos em tempos, dou uma olhada pra ver o q vou comprar naquele mês e acabo deletando vááários links de coisas q eu de fato não preciso, que foram adicionadas na minha “wishlist” por puro impulso mesmo..Mas acredito q não há nada como o bom senso, pq ninguém é e nem precisa ser tão de ferro a ponto de abrir mão totalmente daquilo q pode sim, às vezes, nos deixar mais alegrinhos; )
    Abraço!

  2. Chata de Galocha    07/09/2008 - 01h26

    Isso funciona mesmo!!! Eu às vezes faço tooodo o processo de compra, e no final, não clico em finalizar. ajuda, ahhaha… É doença mesmo… E concordo 100% que o problema é o exagero, em tudo, na verdade né… Mas cortei 100% por um tempo pelo bem da minha conta bancária… =)

  3. moniik    07/09/2008 - 02h56

    Muito verdade mesmo isso, tbm era até pouco tempo atrás do tipo de pessoa que achava que podia torrar todo o meu dinheiro só pq eu trabalhava pra ganhá-lo, resultado? acabava trabalhando apenas pra pagar contas de coisas que eu nem usava, depois que me dei conta disso resolví mudar meus hábitos e foi ótimo!
    Parabéns pelo post!
    bjus

  4. amanda    07/09/2008 - 16h04

    tá aí algo no qual sempre penso antes de comprar algo. a gente tá sempre realmente precisando de alguma coisa, tipo: alguma coisa quebra, alguma coisa tá mais ou menos velha… enfim. só que a gente não dá atenção a essas coisas e compra outras que não precisava, só porque são bonitinhas, porque a fulana tem, etc etc. pô, é uma tremenda perda de dinheiro. a pessoa precisa saber planejar a compra e tratar o consumo como um auxílio, não como o centro da sua vida. e depois vem o trabalhão de organizar as coisas dentro de casa: quanto mais você tem, mais tem que arrumar! rsrsrsrsrs… :)

  5. Sandra    08/09/2008 - 22h35

    Ok… eu tenho dois splash’s da Victoria Secret – em minha defesa: um tem cheirinho cítrico e outro adocicado, ou seja, são completamente diferentes! E eu uso após o banho, para dormir… E fala a verdade, não é uma delícia deitar na cama cheirosa? E olha que atualmente durmo desacompanhada… Mas isso sim é carinho com a gente, curtir uma coisa gostosa como um bom banho, ficar cheirosa, um bom penteado etc!
    Bem, eu não sou compulsiva, tá… as vezes um pouquinho, mas sou aliada do feng shui: não usou? Tá encostada? Energia estagnada! Então uso tudo que tenho, se fica parado é hora de doar, e quando vou comprar penso muito bem na “usabilidade”do produto! :)
    Este é meu primeiro post aqui e quero dizer que vc não me parece ser uma chata de galochas!

    Kisses
    San

  6. Camila    08/09/2008 - 22h52

    Tb me identifiquei muito,meu vicio por roupas é absurdo agora que também comecei por maquiagem…nossa quero nem ver!!!
    Bjussss

  7. Chata de Galocha    09/09/2008 - 22h11

    ô Sandra! os splashes foram só um exemplo tá?? hahahah…
    Eu entendo muito vc, mas esse post foi quase um auto lembrete sabe? eu estou super tentando me controlar, então é bom pra mim ler isso de vez em qdo =)
    e não sabia dessa do feng shui, achei legal =)
    E Camila, cuidado: vicia mesmo!!! esconda o cartão de crédito!
    BJUs

  8. Bubu Valenagle    03/12/2008 - 22h34

    Eu tb sou viciada em compras. Claro que não é nada assim muito exagerado,mas está acima das minhas possibilidades. Mesmo apertada eu invento uma desculpa e acaba comprando. E a parte mais chata desse vício é que a gente fica tão fissurada no que não tem que esquece mesmo de aproveitar o que tem.uma das minhas metas para agora e 2009 principalmente é me conscientizar disso e trabalhar o auto-controle. espero conseguir!

Mais sobre Lifestyle