Carregando...
Lifestyle

O que é Design?

27.11.2008
Lu Ferreira

A primeira vez que ouvi falar da existência da minha profissão foi ao fazer um teste vocacional ainda no colégio. O resultado do meu foi Comunicação Visual, que mais tarde fui aprender que é quase um sinônimo para Design Gráfico. Curiosa, fui correr atrás de pessoas da área para que eu entendesse melhor o que era isso. O que foi um pouco complicado, pois design é muita coisa!
Pra começar, existem vários tipos. Na minha faculdade (UEMG) por exemplo, existem 3 cursos na área: Design Gráfico, Design de Produto e Design de Interiores.
A maioria das pessoas sabe que designers gráficos fazem logomarcas. O que não sabem é que não chamamos de logomarca, chamamos de Identidade Visual. O nome é diferente porque não é certo fazer apenas uma marca, o correto é desenvolver uma série de regras para que aquela empresa/produto/serviço seja sempre representada de maneira adequada, criando assim uma identificação com o seu público.
Eu não vou me meter a tentar explicar tudo que um designer pode ou não fazer. Ao invés disso, vou deixar aqui um dos textos da minha formatura, que foi feito através de uma compilação de respostas da minha classe à pergunta: O que é design?

“Mais que alcançar os sentidos, o design tem que emocionar. São os sentidos que transmitem as impressões de empatia, confiança e, principalmente, aconchego, e assim são criadas as essenciais relações de fidelidade entre consumidor e marca.
É fazer acreditar, como o ilusionista. Relacionar curiosidade, medo e desejo. Criar relações complexas, sair da superficialidade, mexer com o sentimento, com o humano, com o inexplicável. Destacar o valor emocional de um projeto vai além do funcional, do básico, do palpável e do comercial.
Como designers, nossa missão é construir relacionamentos, não apenas criar marcas. É transformar produtos, adicionando a eles uma informação que ninguém explica, mas todos desejam. É fazer sentir, para que faça sentido. “

11 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Andréia    27/11/2008 - 08h52

    Ahhhhhhhhhhhh obrigada Lu!
    Nossa guria, sempre é bom alguém que tente salvar o nome da nossa profissão.

    Sou formada em Design Gráfico pela Uniritter aqui em Porto Alegre e me dói ver a piada em que transformam nossa profissão, muitas vezes usando termos totalmente sem sentido como “hair designer”, “designer de sobrancelhas”, “designer de jóias” (uma criatura que monta bijoux!)… Tipo, a pessoa pode ser qualquer coisa, menos designer, com certeza!

    Ahhh, vou deixar um link muito legal de um vídeo feito por uns estudantes de design da UFSC e da UDESC! Eles apresentaram num encontro de estudantes e acho que foi uma das melhores e mais bem humoradas interpretações que já vi sobre o assunto:

    http://www.youtube.com/watch?v=_LlYLO3PvYA

    Beijos

  2. Anonymous    27/11/2008 - 08h53

    Oi Lu tudo bem?
    Quero pedir uma ajuda sua, totalmente fora do assunto mas vamos lá!
    Estou enlouquecida procurando pincéis da Ariana ou Klass Vough, vc sabe se vende em algum lugar em BH?
    bjo

  3. Chris    27/11/2008 - 09h05

    Que legal!!! Lindo o texto!! Lindo, lindo!
    E tao bom saber um pouquinho mais ne? Apesar de leiga, acho que informacao nunca e demais! E a gente ve que um trabalho bem feito precisa ser com quem entende. eu confesso que as vezes me arrisco, e sai uma porcaria as coisas pensadas. A gente tem uma ideia mas nem sabe por onde comecar ne? Acho que a gente tem que comecar com quem entnede! O profissional.

    bju bju

  4. Keety    27/11/2008 - 09h15

    Oi ex-amiga secreta rs! Achei ótimo o post, pretendo fazer design de interiores, apesar de ser webdesigner rs, tenho paixão por decoração interna =)
    Bjs!

  5. Chata de Galocha    27/11/2008 - 09h21

    Anônima!! Em BH não sei, mas compra pelo Flickr! Olha aqui: http://www.flickr.com/photos/maluhitz/

  6. Chata de Galocha    27/11/2008 - 09h27

    Andréia, piada DEMAIS o tal vídeo!!!
    Chris, eu queria que todo mundo pensasse como você! Seria bem mais fácil trabalhar!!
    Keety!! Eu tb amo decoração! Eu prestei vestibular pra arquitetura, mas acabou que fiquei no gráfico mesmo! BJU

  7. 5weetlittlething5    27/11/2008 - 10h40

    Também faço design! :)
    Meu curso é 2 em 1, hahaha.. design gráfico e de embalagem de produtos junto. Estou amando o curso, mas a minha áre é a gráfica mesmo. Adoro!
    Aliás nem me fale em identidade visual, só caiu isso na minha prova ontem! rsrs..

    Beijos, Amanda.

  8. Rane    27/11/2008 - 11h35

    Esse post é muito importante. Temos que saber pelo menos o mínimo sobre outras áreas para não pagar mico. No caminho para o meu trabalho tem uma gráfica, aí a placa é assim: “Fazemos plotagem, impressões e desinger” Eu tenho vontade de ir lá reclamar, não sou obrigada a ver isso todo dia! Não dá pra confiar um serviço a uma gráfica dessa, pois provavelmente não tem ninguém lá que entende do assunto.
    Tô achando que vou ter que comprar galochas também, pois cada vez que entro nesse blog descubro que tb sou chata!

  9. Tati Cardoso    27/11/2008 - 17h26

    Lú, olha que legal, vou fazer vestibular pra design esse ano! bah nem preciso dizer a emoção que fiquei quando vi que tu, dona de um dos blogs que mais gosto e admiro é uma designer! Muito legal esse post, gostei de verdade. Estou trocando de Ciencias Sociais pra Design, loucura né???Mas a gente vai se conhecendo e se encontrando conforme vai crescendo, e é isso que vale!
    Beijão!

  10. Mah....    27/11/2008 - 18h03

    Oláaa Chata….
    aachei que esse post merecia um comentário.. ñ costumo comentar.. mass… eu fiz curso tecnico de design gráfico… tenho 17 anos e vou tentar design grafico na uemg (qse que ia ser sua colega.. hsuahsuahsa mas vc ja formou neam)!
    é mto bom saber que existem outras pessoas que entendem da nossa profissão!!! que por sinal.. tenho certeza que vou trabalhar com muita vontade e carinho.. pq é disso que gosto de fazer!
    um beijo
    e parabens pelo post profissional!

  11. Paulo RF    27/11/2008 - 21h43

    Filha
    Show de bola. Dá pra ver que vc nasceu pra isso.

    Papai

Mais sobre Lifestyle