Carregando...
Beleza

Dicas para fazer as unhas em casa

23.12.2008
Lu Ferreira

Eu não sou uma pessoa frequentadora de salão de beleza. Tenho sorte de ser habilidosa e poder fazer a maioria das coisas sozinha, no conforto da minha casa e na hora que eu quiser. Uma das coisas que não abro mão de fazer são minhas unhas. Eu sempre me arrependo quando invento de ir ao salão para a manicure fazê-las… Ou não fica tão bom, ou elas me machucam, ou demora uma eternidade… A questão é que faço minhas próprias unhas, e sei que vez ou outra, a manicure tá de férias, ou não tem horário… Então aqui vai minha rotina básica para fazer as unhas em casa:


Passo 1 – Lixar!
Lixe todas as unhas, dando a elas o formato desejado. Cuidado para não exagerar e também preste atenção no conjunto. É importante que elas tenham mais ou menos o mesmo tamanho.

Passo 2 – De molho
Esquente um pouquinho de água, adicione sabonete líquido e mergulhe as mãos. Eu costumo passar um pouquinho de hidratante nas cutículas, o que ajuda a amolecê-las.

Passo 3- Empurrar cutículas
Com a espátula, empurre com cuidado as cutículas. Aproveite para remover qualquer restinho de esmalte que possa ter ficado nos cantos.

Passo 4 – Remover cutículas
Cuidado com o alicate!! Vá aos poucos contornando a unha, e não tente ser The Flash igual sua manicure… É por isso que elas acabam te machucando (bom… ME machucando).

Passo 5 e 6- Pintar e Limpar
Comece com uma camada de base em cada unha. Você não precisa do palito de laranjeira para a base, já que ela é incolor…
Depois, passe o esmalte na cor escolhida (é bom passar pelo menos 2 camadas…) e após pintar cada unha, passe o palitinho (passo 6) nos cantos, para o esmalte não grudar na sua pele.
Com uma mão pintada, espere cerca de 1 minuto e passe uma camada de óleo secante. Cuidado para não passar com o esmalte muito molhado, senão você acaba estragando a unha com o pincel do óleo.
Depois de pintar as duas mãos e passar o óleo secante, é hora de limpar.
Enrole um pouco de algodão no palitinho, mergulhe no removedor (ou acetona) e limpe as beiradinhas da pele que ficaram sujas de esmalte. Vai com calma, eu costumo estragar as minhas nessa fase!
Pra quem nunca fez, acho melhor começar om os esmaltes claros, que são mais tranquilos, já que não sujam tanto… Aos poucos você chega no vermelhão sem parecer que seu dedo tá sangrando!

32 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Anonymous    23/12/2008 - 13h21

    muito legal esse post Lu! vo economizar um baita diinherão de manicura..

  2. Lorys    23/12/2008 - 13h32

    Não adianta! Ai meus dedos quando eu resolvo tentar! E o esmalte então? Fica uó! Eu também acho perda de tempo salão e é meu sonho platinado fazer minhas próprias unhas! Mas não dá! Arrumei duas manicures ótimas que deixam as minhas unhas do jeito que eu quero em meia hora e nunca me tiraram um bife! Um sonho!

  3. Chris    23/12/2008 - 13h52

    Eu faco igualzinho, igualzinho a vc Lu! Sou eu mesma que fao minhas unhas e aprendi desde cedo (13 anos). Qdo eu vou na manicure e a mesma coisa, nao me satisfaco e penso que eu mesma poderia ter feito, fora qdo arrancam bife! E mesmo um horror!
    Para tirar o excesso nas laterais sempre tenho cuidado tbm, mas ja acostumei tbm.
    Nao gosto de unha decorada. Mas tem uma que inventei, tipo estampada, que gosto.
    Eu nao tenho o esmalte branco purissimo aqui, pq senao tirava uma foto. Pq vc precisa do branco purissimo e um esmalte vermelho. Tipo Gabriela, ou algo parecido. Dai vc poe dois ou tres pingos de esmalte branco e depois um pingo ou mais um pinguinhozinho de esmalte vermelho. Com cuidado vc espalha mas nao muito (pq e legal ter uns fios e aparecer 3 cores o branco, o vermelho e o rosa) ate cobrir toda a unha. E um trablho de paciencia, pq a unha tem que ficar lisa. Mas fica legal. Se eu conseguir fazer tiro uma foto e mando para o chata de galocha.

    bju bju

  4. Lua Dandara    23/12/2008 - 13h53

    Lu, ótimo post…
    Eu como ía me mudar pra fora do Brasil, antes de viajar comprei um estoque pra poder cuidar das minhas unhas. Aqui até esmalte custa caro, imagina quanto deve ser uma manicure! Eu acho que custa em torno de 100 reais! Sem brincadeira!
    No comeco eu era um desastre, mas fui pegando o jeito e adoro fazer minhas próprias unhas! Detesto ir em salão aquele monte de mulher contando fofoca e querendo saber da sua vida!!!! eu hein!

    beijos

  5. Lua Dandara    23/12/2008 - 13h54

    Lu, ótimo post…
    Eu como ía me mudar pra fora do Brasil, antes de viajar comprei um estoque pra poder cuidar das minhas unhas. Aqui até esmalte custa caro, imagina quanto deve ser uma manicure! Eu acho que custa em torno de 100 reais! Sem brincadeira!
    No comeco eu era um desastre, mas fui pegando o jeito e adoro fazer minhas próprias unhas! Detesto ir em salão aquele monte de mulher contando fofoca e querendo saber da sua vida!!!! eu hein!

    beijos

  6. Renata - sempreA2    23/12/2008 - 14h09

    faço parte desse time, eu mesma faço as minhas unhas, até por que quase morro de arrepio quando as manicures começam a lixa-las, não sei oque acontecei mas a sensação é horrível fico até envergonhada por isso eu mesma faço as minhas, além do mais é ótimo poder trocar a cor de esmaltes sem depender de ninguém.
    bjs

  7. Gleice    23/12/2008 - 14h34

    Oi Lu!
    A única diferença do meu passo a passo é que eu não uso mais o óleo secante, prefiro uma base da Avon chamada Cobertura brilhante e secagem rápida.

    Segue o link: http://store.avon.com.br/avonstore/maisdetalhes.asp?pf_id=0019037&dept_id=2400

    Simplesmente perfeita! Dá um mega brilho e seca o esmalte em segundos.
    Vale a pena experimentar.
    Bjocas.

  8. Marina Alberton    23/12/2008 - 15h14

    Eu ia bastante em salão até que -EW- a minha tia pegou MICOSE no dedão do pé na manicure! Ai a gente pergunta – pra que autoclave né? Elas nem usam!
    Sem contar o risco de doenças que são transmissíveis pelos alicates mal higienizados, tipo hepatite c! Pega mesmo!
    Eu vou comprar um alicate bom e uma espátula pra poder fazer em casa. O complicado é que não sei se porque eu sou canhota, a minha mão esquerda fica horrível, nunca acerto pintá-la direito! hahaha mas, practice makes perfect né?
    Beijos!

  9. Stela...    23/12/2008 - 15h20

    já eu rariiiissima vezes faço minhas unhas, nem eu, nem a manicure. Ela pq eu concordo com vc completamente: Ou não fica tão bom, ou elas me machucam, ou demora uma eternidade! Essas duas últimas me incomodam mto mais q a primeira! e eu pq sou totaaaaaaaal desprovida de habilidades manuaaissss buaaaaa, me machuco, me bato e estrago td…. enfim! it’s me hehehehe

  10. Lívia    23/12/2008 - 15h49

    Lu,eu faço minha unha desde os 14 e vou compartilhar uns segredinhos com vc:
    *ao inves de um hidratante,eu uso um creme de cravo que amolece beeeem as cuticulas,eu nem uso agua mais
    *qdo vc for passar vermelhao,daqueles que dao trabalho pra tirar,passe a base saindo um pouco do limite da unha,facilita bastante
    *hidrate bem as maos,sempre!a cuticula fica mais bonita e assim o esmalte dura mais
    *ja faz quase 1 mes q eu to usando o miracuticle da avon,ele nao faz milagre mas achei q reduziu a cuticula e deu uma hidratada boa

    espero q sejam uteis,
    beijo!

  11. Adriana Sogoro    23/12/2008 - 16h20

    Mais uma adepta da auto-manicure. Eu faço da mesma forma que vc, Lu. E também comecei cedo, como a Cris, mas eu devia ter uns 11 anos. Minha mãe sempre fazia ela mesma as unhas dela, acho que aprendi por isso.
    O primeiro esmalte escuro que passei foi o Café, da Colorama. Meu Deus, como foi difícil passar aquilo, eu deixava uma mão mais escura do que a outra, rs… Mas, o que não é a prática, né?

  12. Anonymous    23/12/2008 - 16h32

    oiii
    também moro em belo horizonte e queria saber onde vc compra suas maquiagens duda molinos.
    muito obrigada

  13. ' aninha ;*    23/12/2008 - 17h08

    Lu,
    olha esse site que absurdo:
    http://8ty8beauty.com/

    eu SURTEI qd eu vii !!
    passa ai pras meninas tambeem :DD

    beeijo,

    SUPER ADORO SEU BLOG *_*

  14. Eliza Leopoldo    23/12/2008 - 18h42

    Ai faço sempre, e padelço do memso mal de não ter lá muita sorte com manicure…

    Mas adouro fazer minhas unhas, comprar esmaltes, outros produtos para cuidados com as mãos e unhas!
    Dos itens de beleza é dos mais democráticos, pois todas podem fazer, é tão acessível! Temos bons esmaltes que não custam mais que 1,50 como os da Impala.

    Bisous.

  15. MusicFer    23/12/2008 - 18h59

    Oi Lu, nossss eu adoro o seu blog viu, eu entro todo santo dia hahahaha, adoro suas dicas, seus comentários e tudo que vc posta, parabééééns ta !?!
    Bjosss

  16. szofi    23/12/2008 - 19h11

    Eu também faço minha unha em casa, nem tanto por não ter paciência de ir ao salão, mas por ter NOJINHO dos utensílios que algumas manicures usam… e que poucas vezes viram fluido desinfectante! A minha “rotina de unhas” é muito semelhante, com algumas alterações: 1)eu utilizo um óleo de cutículas que aamolece tuuudo e depois puxo para tras com uma canetinha própria de cutículas da Sephora. Ao fim de umas semanas você deixa de precisar de cortar a cutícula porque ela simplesmente deixa de crescer! P.S: sabia que quanto mais você corta mais espessa ela cresce?

  17. keire hiane    23/12/2008 - 19h40

    huahuahua…nen melembro mais quando fui ha uma manicure…bem adpeta do faça vc mesmmo..rsrsrs

    Bejokass

  18. Taís Oliveira    23/12/2008 - 19h58

    nossa, parece até que fui eu que escrevi esse post, de tanto que me identifiquei!
    fiz a unha semana passada pela quarta vez na vida… o resultado é que elas me machucaram tanto que seria melhor se eu mesma tivesse feito… fica até mais feio, pq fica cheio de pontinho vermelho de sangue, melhor qdo eu mesma faço.
    também faço minha sobrancelha e estou tentando cortar meu próprio cabelo, hahaha

  19. Gabi    23/12/2008 - 20h04

    Nos momentos de tédio esse é o meu melhor passatempo! Fiz um post faz um tempinho lá no meu blog falando disso.. Me deixa super feliz fazer as minhas próprias unhas. É engraçado! hehehe
    Bjo Lú

  20. Janaina Tanaka    23/12/2008 - 20h09

    Oi Lu!!!Vou tentar fazer as minhas com suas dicas…Eu me machuco toda com o alicate..Vou tentar ir mais devagar!!!Beijos linda!!

  21. Alice Cardoso    23/12/2008 - 22h07

    eu só vou no salão fazer minha progressiva! =)

    eu tenho preguiça de tudo, de ficar com a mão de molho na água então… sempre me molho, vira uma zona.
    então, todo dia depois do banho, assim que desligo o chuveiro, com cuidado (lógico) pra não machucar, eu empurro a cutícula (com a unha). todo dia eu faço isso. minha cutícula nem aparece mais. =)

  22. isabela    23/12/2008 - 22h07

    Um dia você ainda experimenta a minha né Lu???
    Hahahahaha

  23. Mari - Bohemianchic    23/12/2008 - 22h15

    Também sempre faço minhas unhas… a ultima vez que fui num salão foi p/um casamento, em 2006!!!

    Outra dica, quando acabo de fazer eu passo o spray secante de esmalte da Aspa, a unha seca quase que na hora e dura mais de uma semana…adoro!!!

    Beijinhos!

  24. Camila    23/12/2008 - 22h30

    Olá Lú, olha tem um meme lá no meu blog te esperando!
    Beijosss

  25. Chata de Galocha    23/12/2008 - 22h42

    Chris, manda foto?? Hehehe, não consegui visualizar de jeito nenhum!
    Aninha, já conhecia!! Hahahaha =)
    Surtei tb qdo vi, mas estou me segurando nas comprinhas =)
    Mari, eu uso o spray tb de vez em qdo… Mas acho que o óleo deixa mais brilhante!

  26. www.lemousse.com.br    23/12/2008 - 23h35

    eu nao sei nem a pau ter coordenação pra fzr as unhas sozinha =/
    beijos

  27. F?Bi    24/12/2008 - 06h38

    Oi Lu!

    Amei o post com as dicas, confesso que estou precisando cuidar mais das minhas unhas rs…

    Deixei um meme pra vc la no Blog!

    Beijao e um feliz natal!!!!!!!

  28. Bubu Valenagle    24/12/2008 - 12h08

    Adorei as dicas. A minha manicure não arranca bife,mas o preço tá muito caro e pretendo trocar as visitas semanais ao salão por quinzenais. Nesse intervalo eu mesma vou cuidar das minhas unhas e com o tempo vou me aperfeiçoando.

  29. kika    24/12/2008 - 19h37

    Até q eu tiro cutícula direitinho (mas minnha manicure diz q eu despedaço ela – óbvio q ela vai dizer isso), meu problema é lixar ! mas acabo optando pela manicure pq eu demoro muito !

  30. Linda P.    26/12/2008 - 00h47

    Tem uma coisinha que eu faço quando quero usar o vermelhão nas unhas, pois não sei usar o palitinho pra tirar os borrões. Eu pinto as unhas e espero ficarem bem secas, espero mais um tempão só por garantia pra elas secarem totalmente, depois vou para o banho. Como tomo banho com a água beeeem quente isso ajuda a tirar os borrões que já estão secos sem muito esforço (só precisa dar uma puxadinha que eles saem) e sem borrar suas lindas unhas!

    Adoro teu blog, beijos!

  31. Anonymous    28/12/2008 - 13h57

    Linda P., eu tambem faço isso, nas unhas dos pés principalmente. É super prático…hehehe…Wânia Roa!

  32. gabizinha    13/12/2009 - 16h41

    amei vou economizar um dinheirão na manicure

Mais sobre Beleza