Carregando...
Lifestyle

Como ser uma Chata de Galocha elegante.

11.03.2009
Lu Ferreira


Eu realmente acredito que o mundo seria um lugar melhor se as pessoas exigissem o que lhe é de direito e reclassem quando se sentirem prejudicadas. Conheço muita gente que ao ser maltratada num restaurante ou acha um defeito num produto que comprou, apenas lamenta. O que adianta? Acredito que ao deixar claro a nossa insatisfação, acabamos contribuindo para a melhoria de produtos e serviços, e isso é bom pra todo mundo, oras!
Quando eu digo que sou uma chata de galocha, não quero que entendam que sou mal educada. Não sou, nem um pouco, pois já estive do outro lado da bancada (meu primeiro emprego foi no Detran de BH!!! Oi??!) e sei bem como expor meu ponto de vista de forma que ele será ouvido e meu problema, solucionado.
Muito bem, vamos à prática!
A primeira coisa a se fazer numa situação chata é se acalmar. Digamos, por exemplo, que você está almoçando num restaurante bacaninha e achou um ONI (objeto não identificado) na comida. O que fazer? Simplesmente parar de comer?
Não!!! Pense nas pessoas a sua volta que não acharam ainda o ONI e podem comê-lo!
Chame o garçom, e em tom de voz baixo (a intenção não é causar um barraco!!) e calmo, explique a ele o que aconteceu e peça providências.
Se o lugar for realmente bacana, o cara vai retirar seu prato, pedir mil desculpas e deixar o almoço por conta da casa. Se for só OK, você ganha o pedido de desculpas, o que já está de bom tamanho. Se o lugar for tosco e o garçom te chamar de fresca, levante imediatamente e saia do recinto. Eles não te merecem!!
Agora, digamos que você comprou um produto e cerca de 15 dias após o uso, ele descostura, ou uma fivela se solta. O que você faz? Deixa pra lá, ou no máximo leva ao sapateiro/costureira? Não!!! Você volta à loja, explica que o produto está com defeito e pede providências (de novo, com calminha, tom de voz baixo e se der, um sorriso no rosto)! Você pagou por um produto de qualidade, então tem todo o direito de exigi-la! Uma loja bacana pode tomar 2 providências: A mais comum é consertar o produto pra você, mas ela também poderá trocar o produto por outro novo. Se a loja se recusar a tomar qualquer atitude, lembre a gerente que você odiaria ter que ir ao Procon, mas não hesitará em fazê-lo… Isso normalmente resolve.
Um exemplo de chatice que valeu a pena:
Uma vez, passeando num shopping que não costumo frequentar, entrei numa loja e achei uma bolsa bonita num preço inacreditável. Levei, e assim que cheguei em casa percebi que ela estava com defeito. Voltei à loja, e o gerente não queria trocar. Disse que o desconto era justamente pela peça apresentar um leve defeito. O detalhe é que isso não me foi informado na hora da compra! Dei um sorriso e disse que queria meu dinheiro de volta, pois infelizmente aquilo não foi informado na hora da compra, e não havia qualquer sinalização no produto. Ele tentou argumentar, mas eu só olhava pra ele, sorrindo. Ele deu uma bufadinha e foi lá trocar minha bolsa!
Agora… Se a pessoa foi mal educada com você, peça para chamar o gerente. Se ela se recusar (ou se ela for o gerente!), descubra o nome dela (inclusive dê tchau chamando-a pelo nome, a pessoa vai fritar, já que já poderá imaginar o que você vai fazer…) anote a hora do ocorrido e volte mais tarde, pra conversar (calmamente) com uma pessoa que saiba fazer isso. Não perca a razão!!

23 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Laura    11/03/2009 - 13h32

    Concordo com tudo o que vc disse!
    Me parece que hoje as pessoas se acham tão no direito de exigir as coisas que perdem a noção.
    Claro que alguns serviços são de tirar qualquer um do sério, mas grosseria e discussão não melhora em nada a situação.

    Abraços,
    Laura

  2. Nai Romero    11/03/2009 - 14h24

    Já fiz tantoooo isso, Lu!

    Vivo indo no mercado trocar produto estragado, que veio aberto e afins.

    Um dia pedi uma baked potato – a batata em si veio praticamente toda encruada, ou seja, aproveitei mesmo só o recheio. Aí, puta com a história, pensei “Ué, mas isso não pode ficar assim, eles tem que saber do ocorrido”; liguei lá, por acaso foi o próprio dono que atendeu, relatei o ocorrido e disse que estava avisando para que ficassem atentos e não acontecesse mais vezes (comigo e nem com outras pessoas)… Ele perguntou o que eu queria que fosse feito, eu disse que só estava avisando do acontecido, mas se ele quisesse me dar algum desconto em outra compra ou algo assim, desde que fosse critério da empresa, seria interessante. Bom, ganhei um bônus para pedir outra batata no mesmo valor…

    Outra vez tive problemas com a Telefônica, mas essa, a despeito das infinitas ligações não consegui resolver sozinha e tive que apelar para o Procon… Meu trunfo foi ter anotado TODOS os números de protocolos dos 4 meses de ligação/negociação, nomes de atendentes, o que me diziam, a hora que eu ligava (incluindo minutos quebrados, tipo: 11:34) e nome dos atendentes…

    Claro, depois disso tudo, consegui resolver meu problema e ainda obtive devolução do dinheiro…

    =*

  3. Clementine Tangerina    11/03/2009 - 14h33

    Subscrevo em tudo…nunca me calo…e os meus amigos sabem disso…tento sempre manter a calma e a educação, mas as vezes do outro lado nao ha boa educaçao passo-me da cabeça!
    Mas com o tempo ganha-se maturidade e aprede.se a lidar com este tipo de situações!

  4. nicole g. bezerra    11/03/2009 - 14h45

    Concordo! É muito importante mostrar insatisfação diante de um produto ou serviço, pois é um feedback importante para o aperfeiçoamento do produto/serviço oferecido. Todo produto tem garantia, inclusive roupas, já que se trata de um bem durável. Portanto, a garantia é de 90 dias. Você pode trocar a roupa, quando ela apresentar defeito ou não oferecer informação suficientemente adequada ao consumidor.

    “Está no artigo 6º, inciso 3º do Código de Defesa Consumidor, que diz: são direitos básicos do consumidor : informação adequada e clara sobre o produto qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentam”.

    Exemplo: você compra uma roupa e a lava com sabão em pó. Conclusão: a roupa mancha, encolhe ou estica. Se o produto não veio com a orientação correta na etiqueta, de como deve ser lavado, você tem direito a troca, mesmo que já tenha usado, mas com a condição de estar dentro do prazo de 90 dias. Agora, se você não seguir as instruções e lavar de qualquer jeito, pode perder o seu direito.

    Precisamos ficar ligadas para não cair num roubada! Parabéns pelo blog, tem muitos posts bacanas!

  5. Ana Paula    11/03/2009 - 14h47

    Tem um selo pra vc no meu blog táa!
    beijos

  6. Ana Paula    11/03/2009 - 14h57

    Eu sou daquelas que precisa aprender a tomar essas atitudes. Eu sou molenga, e odeio ser assim, não ter boca pra nada…

  7. Mariana...    11/03/2009 - 16h35

    Eu não consigo ser assim meio termo. Ou eu dou um piti ou eu fico bem quieta, e resolvo sozinha;/
    Ruim, né?
    Mas to treinando minha paciencia…heheh
    Beijos!!

  8. Cibelle Avila    11/03/2009 - 16h42

    rsrsrssr! é super interessante isso que você escrveu! eu me concidero um monte uma chata de galocha srsrsrsrsr ahh te linkei adorei o blog!!! bjooOoOo

  9. dani    11/03/2009 - 17h42

    Concordo totalmente. Eu sou daquelas que passam meia hora a mais no caixa se, ao passar o protudo, perceber que ele tá 30 centavos mais caro do que na etiqueta. As pessoas criticam achando que você tá brigando por centavos. Não é. As lojas não estão fazendo favor em nos vender e têm que arcar com seus error. Ainda bem que a lei nos garante essas coisas, porque em última instância o argumento do Procon, como tu bem falou, resolve.

    =***

  10. vivi    11/03/2009 - 17h47

    concordo!
    tem um professor super ruim na facul, ele sempre grita com os alunos, pelo menos 80% da sala já chorou de raiva dele, só que apenas três havia reclamado dele, nenhuma providência foi tomada, aí ontem ele fez a MERDA DE GRITAR COMIGO, FUI RECLAMAR DELE NA ORIENTAÇÃO, E ELE FICOU UMA SEDA, NÃO CONTENTE CONTEI PRO MEU MARIDO O OCRRIDO, COMO MEU MARIDO É ADVOGADO, ESCREVEU UMA CARTA DE TRÊS PÁGINAS À DIREÇÃO DA ESCOLA…. A DIRETORA ME CHAMOU E GARANTIU QUE ELE IRIA MUDAR OU SERIA DEMITIDO, QUANDO EU VOLTEI PRA SALA ATÉ BATERÃO PALMAS, PRA MIM….

  11. Lívia    11/03/2009 - 18h09

    assino embaixo!!
    acho mto importante a gente se informar e dar uma lida nas leis do procon,pq informaçao eh a melhor arma nessas horas…

  12. luly    11/03/2009 - 20h45
  13. Fernanda    11/03/2009 - 21h12

    Adorei o post Lu, ta certissima… nada como a elegancia pra tratar esses assuntos, mesmo pq se vc chegar estressada ja perde a razao. estes dias quebrou o “pump” de um perfume de o boticario, mandei um e-mail informando, me responderam solicitando a ida em qualquer loja, fui e prontamente qdo cheguei fui muito bem atendida e ganhei um pouco mais de perfume (e o meu estava pela metade!) isto é que é padrao de qualidade em atendimento ao cliente. Bjo!

  14. Chris    12/03/2009 - 08h42

    Realmente ja passei por situacoes similares. Mas sinceramente, aqui na Europa, nao tem como isso acontecer! Por que eles SEMPRE trocam, ate mesmo pelo dinheiro de volta. E ainda, ate um mes depois… incluindo pecas de promocao. Acho isso fantastico! Teve um vez que eu e o amore fomos na loja Media & Markt para comprar um aparelho la. Chagamos em casa o amore abriu a caixa e viu que o aparelho nao sevia, ele voltou na loja e eles devolveram o dinheiro. Ate mesmo aparelhos abertos eles aceitam. E se eles tem prejuizo? Com certeza nao!
    Acho isso o maximo! Vc nem chega a reclamar, e apenas conversar.

    beijos

  15. Stephanie    12/03/2009 - 09h42

    Concordo com tudo, mas confesso que por diversas vezes eu “deixei passar”. Vou tentar ser uma “chata de galocha elegante” nas proximas vezes. Beijos

  16. nath    12/03/2009 - 11h25

    ai Lu, mas o problema é quando a empresa não parece estar realmente dando a mínima e temos que chegar aos finalmentes de ir ao Procon, né? estou com sérios problemas com a editora Abril e tive que entrar com processo… quanta dor de cabeça!

  17. Anonymous    12/03/2009 - 11h40

    Nossa, tá certíssima.
    Eu já fui maltratada no Boticário. O hidratante que tava na metade do pote, começou a exalar um cheiro de…ovo. Fui lá e a atendente me disse que não sentia o cheiro. Eu lhe disse delicadamente que não estava ali por ela e sim para que ela mandasse o produto para análise. Depois de 6 meses pude retirar o valor em outros produtos. Boticário nunca mais. Infelizmente tem sempre um desgraçado que me dá algo de lá…

    Babi, a exigente.

  18. Lorys    12/03/2009 - 11h50

    Em lojas que compro sempre (portanto, já virei “cliente vip”! hahaha), eu nunca tive qualquer problema em trocar peças. Às vezes uma roupa de anos estraga ou fica larga e é uma maravilha! É só levar lá que trocar eles não trocam, claro, mas consertam (se a roupa tiver conserto)! Ê beleza!

    Mas outro dia (já tem um tempinho) comprei um par de sapatos na Fórum. Demorei muito pra usar o sapato e, na primeira vez que o usei, o solado dos dois pés descolou sozinho! Eu até iria lá reclamar, mas já tinha passado de 90 dias da compra. Ai, como é uma loja que não tenho costume de comprar, deixei pra lá e mandei colar num sapateiro mesmo!

    Mas concordo plenamente que, com educação, temos todo o direito de reclamar, pedir pra tocar, pedir o dinheiro de volta etc. Mas tem que ser com classe mesmo senão, além de não conseguirmos nada, passamos mais raiva ainda!

    Muito bacana o post, Lu!

    =*

  19. Aline    12/03/2009 - 13h12

    Por coincidência, hj exerci meu direito de consumidora. Mandei um mail para a Avon reclamando sobre o produto Agleess Result para área dos olhos. Ele é indicado para a partir dos 25 anos, eu tenho 27 e em apenas 2 meses de uso contínuo minhas linhas das pálpebras inferiores multiplicaram!! E ainda por cima ressecou a pele. Apesar dos meus 27 anos, não tenho rugas ou linhas de expressão pq graças ao meu tom de pele (morena quase mulata) elas demoram para aparecer; só ficavam visíveis quando eu sorria o q é normal até mesmo em crianças. Então comprei o produto para prevenir e acabei ganhando linhas acentuadas e uma pálpebra ressecada! A Avon disse q vai me responder em até 24h. Estou no aguardo.

    Beijos!

  20. Aline Aimée    12/03/2009 - 14h04

    vc tem razão, mas às vezes acho que as pessoas abdicam do direito de reclamar para evitar a chateação…
    amei as fotos acima. lindas demais!

  21. cris    12/03/2009 - 22h48

    concordo, Lu. a maioria das pessoas acha que pra reclamar tem que sair gritando, mas ser educado e firme ao mesmo tempo é muito mais eficaz. e infelizmente muita gente acha que a loja está fazendo um favor ao trocar um produto defeituoso, ou fica com medo de levar um não. e é tão bom quando a gente consegue, apesar da má vontade dos vendedores/gerentes, trocar um produto ou receber o dinheiro de volta, e sai da loja se sentindo vitoriosa, né? : )

  22. Dani    13/03/2009 - 18h19

    adorei isso! realmente um pouco de educação não faz mal a ninguém

  23. Aline    16/03/2009 - 23h43

    Oi, Lu! Semana passada postei meu caso com a Avon. Hj resolvi tudo! Eles me mandaram telefone para contato. Liguei, expliquei todo o caso e vou receber produtos q escolhi no mesmo valor q paguei pelo creme. Gostei muito do atendimento pq foi rápido e me senti cliente “de verdade”. Hj estava lendo num blog umas pessoas reclamando q o Boticário, por exemplo, não costuma atender muito bem as reclamações dos clientes.
    Para a Avon, dou nota 10!
    Beijos!

Mais sobre Lifestyle