A minha principal dúvida antes da viagem era a mais básica de todas: O que levar na mala? Como eu visitei áreas bem diferentes (fui a um deserto, a uma metrópole e a uma cidade friiiia no sul do país), fiquei completamente perdida, e ainda por cima nunca tinha feito uma viagem tão longa (praia não conta!). Agora que cheguei e vi o que realmente usei e o que deveria ter levado, resolvi vir aqui dividir com vocês, pra ajudar quem está prestes a viajar.
Começando pelas calças e demais partes de baixo:
O primeiro pensamento é seeeempre a calça jeans né? Só que na mala, ela faz bastante volume e ainda por cima pesa bastante, o que me faz pensar que na próxima viagem levarei apenas 2, uma mais clara e outra mais escura. Existem lavanderias em tooodas as cidades (tinha até em San Pedro, no meio do deserto!) e, se você precisar, sempre pode mandar lavar alguma delas. Minha dica é levar leggins, que não amassam, não fazem muito volume e ainda por cima são mega básicas. Na minha viagem levei 2 e usei muuuuito!
Se você for para uma região mais quente, leve 1 ou 2 shorts, nunca se sabe o quão quente vai estar (senti falta!) e eles nem ocupam tanto espaço assim…
Para tops, eu levaria somente camisetas beeeeem básicas. E de malha, pra não amassar, e poder enrolar e colocar nos cantinhos que acabam sobrando queando estamos organizando a bagunça. Para essa viagem de 12 dias, levaria umas 8 sem manga e 4 de manga comprida ou 3/4.
Eu não tinha muita paciência de ficar procurando na mala as coisas que combinam, então assim tudo ia combinar e ia poupar uma chateação a mais na hora de se vestir. Como não morrer de tédio com os looks basiquinhos? Continue lendo…
Sapatos e bolsas ocupam muito espaço na mala. O truque é viajar usando o mais volumoso (no meu caso, uma bota bem parecida com essa, que apitava em TODOS os detectores de metal e eu tinha que tirar… Mas tudo bem!) e não inventar muita moda com o resto. Havaianas são o básico do básico, uma sandália rasteira vai bem e também não ocupa muito, e um tênis confortável para andar bastanteeee… Aliás, conforto é meu lema em viagens, já que na maior parte do tempo passamos o dia todo fora, andando muuuito.
Para bolsas, levei 2, uma preta e uma cinza, e só usei a preta, pela praticidade. É importante que seja grande!! Senti falta de uma mochila em alguns momentos, e definitivamente levarei na próxima vez… Muito mais cômodo em passeios que precisamos levar comida e água, como os que fiz em Pucón e San Pedro de Atacama.
Fique atenta às restrições de peso e volume da companhia aérea, elas devem ser levadas a sério, já que a taxa de excesso de bagagem é bem salgadinha… Uma dica é levar 2 volumes médios ao invés de uma mala enoooorme (erro meu!), assim você corre menos risco de ultrapassar o peso máximo permitido.
No próximo post: Como levar todo seu arsenal de cosméticos sem fazer lambança e sem irritar a polícia federal…
Eu leio e sonho…
com meu salário, curso de inglês, contas….viagens desse tipo ficam na imaginação!
Mas não tem problema, um dia vai.
:)
Marcela, essa foi minha primeira viagem assim… Fico até orgulhosa em pensar que consegui pagar sozinha por isso! Na verdade, tem jeito de fazer sem gastar tanto, o problema é resistir às compras e saídas mais caras… Mas vale a pena!
INCRIVEL ESSE POST! Que programa vc usa para juntar imagens assim?
Amei mesmo! Make ups e cosmetics logo! :)
beijos
Xuxu, para as imgs de roupas, uso o Polyvore!! É ótimo, olha lá: http://www.polyvore.com
Lu,
Eu tinha muita dificuldade em arrumar as malas! Sempre levava coisas que não usava e esquecia em casa as que precisava! Um caos!
Até que uma amiga me deu uma dica super valiosa. Ela disse que colocava no papel a programação da viagem. Os lugares que ela ia, como seriam esses lugares, se ia ficar o dia todo fora, como estaria o clima nesses dias etc. A partir daí, ela pensava em uma montação para cada saída. A princípio parece confuso e complexo demais, mas não é!
Usei a dica das últimas duas vezes que fiz viagens mais demoradas (a última foi ano passado, 12 dias em Buenos Aires) e deu super certo! De acordo com nosso roteiro de viagem, a gente saia cedo, passava o dia todo na rua, voltava para o apartamento, tomava banho e ia pra night. Então, eram basicamente duas montações por dia: uma mais despojada e confortável para andar MUITO e uma mais bacana, pra cair na farra! Além disso, umas duas ou três montações extras e voilá! Sucesso absoluto! Não sei se funciona pra todo mundo, mas funcionou muito bem pra mim! E eu sempre viajo com bolsas gigantes, porque fazem falta mesmo, seja pra levar uma blusa de frio caso o tempo mude, seja pra guardar o mapa, o souvenir adquirido ou uma garrafa de água!
Ah! Complemento da dica: não coloque nada na mala antes de pensar “combinando com o que eu vou usar isso mesmo?”. Eu fazia isso demais com sapato! Levava um sapato porque achava lindo e maravilhoso e depois não usava porque não tinha levado roupa que combinasse! hahahaha! O cúmulo!
Agora chega que o post ficou enorme!
Beijos!
PS: é maravilhoso quando conquistamos as coisas com o nosso rico dinheirinho,que suamos tanto pra ganhar, não? ADORO!
Adorei as dicas!
Na minha primeira viagem não me detive ao banner que dizia que todos os produtos deveriam ficar na necessáire plástica, todos com menos de 100ml.
Levei a bendita cheia de cosméticos e deixei algumas maquiagens jogadas na bolsa.
Resultado: Tive que escolher o que levar e o que deixar. =(
E poderia ter sido pior, perdi só um rímel e um blush líquido.
O próximo post eu não perco.
“MININA” AMEI SEU BLOG!!!
Super cool vou entrar e olhar sempre que eu tiver um tempinho eu tambem escrevo um blog alias acabei de comecar a escrever assim que cheguei aqui ao Brasil e to adorando “Blogar” bjoca tchau tchau
http://modablogvanessa.blogspot.com/
eu AMEI esse post!
Agora que você está falando do meu assunto preferido não consigo ficar sem comentar! Em viagens eu esqueço moda, sou sempre a mais básica possível. Salto, por exemplo, não entra na minha mala. Os europeus são mestres na arte de viajar, você pode reparar que eles são sempre bem básicos.
Estou adorando tema aqui!
Beijos!
Noooooooooooossa!
Eu estou AGORA arrumando minha mala para viajar no domingo e me deparei com esse post…
Muuuuuito obrigada por dividir essas dicas!!! =]
Amei as dicasssss!!! Tá super guardadinho o post!
Bjussss
Oi Lu, gostei bastante do seu post e concordo plenamente! Em viagens menos sempre he mais, e pecas basicas + acessorios sao o principal mandamento.
No outro dia escrevei uma seria de posts sobre como fazer a mala tambem (inclusive usei um link + Polyvore seu!) e algumas pessoas se assustaram de como consigo viajar com tao pouco coisa. Mas eh que com a pratica nos vamos aprendendo oque vale a pena, oque nao vale, oque eh versatil e o que eh superfluo, e a cada viagem o processo vai ficando mais facil!
http://drieverywhere.eplixo.net/index.php/2009/04/17/sal-fazendo-as-malas/
http://drieverywhere.eplixo.net/index.php/2009/04/20/sal-fazendo-as-malas-ii/
E um outro mais antigo sobre necessaire tambem e bagagem de mao, pois vejo meuitas meninas perdendo maquiagens preciosas porque nao obedeceram as regras dos liquidos…
http://beautyeverywhere.wordpress.com/2009/01/27/bagagem-de-mao/
Beijos!
Estou doida pra ler os proximas dicas!
Dri – Londres
Lu, adorei o post.
Eu já tô ficando craque em arrumar malas.
Mas pra viagens mais longas eu sempre sofro um pouco…
Quero saber mais da viagem, conta, conta! :)
Beijocas!
Adorei as dicas!Vou fazer uma viagem de um mês e já tada surtando pensando em como levar tudo! O post ajudou um pouco!Acho que a melhor forma é levar tudo mutio básico…
Lu do Ceu,
Amoooo o senso de praticidade, hoje descobri que foi isso que fez eu virar frequentadora assídua do seu blog.Dentre os blogroll q eu mais visito(Itgirl, beauté, minha pele, garotasestupidas, etc), faz muuuuuito tempo que o seu é o primeiro que acesso qdo entro na net.E o engraçado, eu tenho 32 anos e vc 23 e me ensina muito!
Hj com esse post seu meu deu exatamente esse insight do motivo que me aproxima tanto do Chata de Galocha(além,de ser, assumidamente uma chata de marca maior, hehehe)q são esses posts mega uteis e lindamente ilustrados.
e mais: estou viajando semana q vem para uma viagem aos EUA onde encontrarei o clima totalmente indefinido…a única coisa que tinha na cabeça era que não queria sair desarrumada por lá…mas efetivar isso de forma pratica, só mesmo com suas dicas…Elementais mas sempre esquecidas por mim em viagens.
Em janeiro fui ao Chile tb(só Santiago) e fiz uma mala totalmente de ET.
Aguardo ansiosa seu relato sobre itens de cosméticos!!!!já que viajo na terça
Alias, onde vc guarda seu staff nas viagens e as bijoux???acho super dificil de guardar esse item
bjs
Ah, qto a mochila q vc falou…sera que as bolsas tipo carteiro não seriam uma boa substituta?
sei lá, não imagino uma produção legal usando mochila nas costas depois dos 20 anos.
(mas estou aberta a mudar de opinião se vc tiver alguma imagem legal)
E os cintos?vc acha importante?
Não esquece um post com as compras, ta?
bjs
totalmente util seu post. amei mesmo! sempre fico horas arrumando minha mala pq nunca sei o q levar ¬¬ vc ajuda mto com esses post..
beijos
laiara
Olá, Lu!!
Já “favoritei” o seu blog e sempre que posso dou uma passada por aqui e, hoje com esse post, não poderia deixar de te elogiar: Adoro o seu blog – sempre com dicas e coisas interessantes como, por exemplo, esse post.
Como quase todos os anos eu viajo, então, assino embaixo as suas dicas e tenho a seguinte dica a acrescentar, se você me permite:
Em relação ao tamanho da mala e as malas: como sempre estou viajando com o maridão, levamos sempre uma mala grande com nossas roupas, pois além do peso ser divido entre os dois na hora do check -in, fica mais fácil também a locomoção. E levo também uma mala pequena e vazia como “bagagem de mão”. Ai faço o seguinte: na hora do check- in, eu me afasto um pouco com ela, enquanto ele sozinho o faz – assim ela não é pesada (já que a bagagem de mão permitida é de no máximo é 5 kg por pessoa, se não me engano) – principalmente no retorno em que ela normalmente está cheia de compras. rsrsrs.
Levo também uma sacola de viagem onde ponho a necessárie, sapatos, bolsas e as roupas sujas. E uma postman neutra, que é o meu curinga no dia-a-dia.
Beijooooos!
P.S.: E lendo os comments percebi como você é tão novinha – 23 anos, né isso? – e já tão safa e antenada, dando dicas hiper-mega legais pra euzinha aqui de 42. :)) – PARABÉNS, menina!!!! ;))
Ahhh, e tenho loucura pra conhecer sua terra, viu!!! Minas faz parte do nosso roteiro :D
Concordo com vc em toooodas as sugestões!!! Mto melhor levar coisas básicas e ousar nos acessórios!! Além de serem super práticos de carregar dão a diferença no visual e se vc precisar repetir, é só usar um lenço diferente que parece estar com outra roupa!!
E as fotos da viagem?? Queria muito ver!! Vcs conseguiram ver neve no topo do vulcão???
Oiiiii já tinha lido teu post na sexta, mas li quando sai do escritorio e o pc não dava pra comentar, ameeeiiii vou ler o dos comesticos agora!! depois falo mais bjuu
Oi Lu!
Adorei a dica … tô indo viajar no dia 24 e vai ajudar horrores!!!!!!
Vi que vc usa o polyvore…não consigo usá-lo pq não consigo salvar o meu look como vc faz?
Bjusssss
lu, onde eu encontro essa legging que parece de verniz/calça de super herói? amei!
beijão
Isa, tem na C&A, Zara, Maria Filó e Mixed =)
brigada!
;)
Adorei o post! Combinou muito com o que eu já estava pensando em levar numa viagem que farei em julho pra Europa. Foi tão bom confirmar que eu estou no caminho certo!
Adoooro essa etapa de planejar viagem e planejar o que levar na mala, curto muito!
No meu caso são 25 dias, mas não acho que seja muito diferente de 12, já que pretendo lavar roupas no meio da viagem (do my laundry hahaha)
Tudo que comprei nas últimas semanas foi pensando nisto: básico, confortável, facilmente combinável. Até as cores já escolhi: branco, bege, cinza, preto e uma cor que ainda não escolhi – pode ser rosa, por exemplo. E, como vc, abusar dos acessórios para mudar a cara nas fotos!
beijos
Luuuuuuuuuuuuuuuuuu
super obrigada pelas dicas que te pedi pelo e-mail..
voce me ajudou bastante :]
até salvei esse post nos favoritos, vai ser muito útil quando estiver montando minha mala!
beeeijos
Lu na sua descrição de a chata, no final, eu incluiria: “… e é linda de morrer.”
Adorei suas dicas, vou viajar na semana que vem e com certeza as botarei em prática!
Obrigada
Beijos
otimo
parabens!
aprendi muito
ameiii Lú obrigada lindaaa
;D