Carregando...
Moda

Bola de cristal?

31.07.2009
Lu Ferreira

imagens: Lookbook

Toda semana de moda é a mesma coisa: todo mundo ligado nas coberturas da mídia pra saber quais as tendências para a próxima estação… O que as marcas vão oferecer nas lojas, quais os tons mais marcantes das coleções, o sapato que todo mundo vai começar a usar…
A moda é um ciclo, né? A gente vê uma coisa nova, estranha de início, acostuma (depois de ver a novidade espalhada em revistas, anúncios, lojas…), deseja, compra, usa, usa, usa e cansa. Por isso que tem que mudar um pouco a cada estação!
Todo mundo sempre busca novidades, imagens diferentes, é natural de todo ser humano ter curiosidade pelo novo e cansar daquilo que vê todos os dias…
Mas a grande questão é: daonde saem essas tais tendências? Como os estilistas, cada um com sua marca, seu estilo, seu público, apresentam sempre propostas que podem ser reunidas dentro de um tema?

É uma coisa maluca pensar no tal estudo de tendências. Pensa comigo: pra uma marca desfilar numa semana de moda qualquer, o estilista já está trabalhando naquela coleção há alguns meses. Antes de definir qualquer forma, se o blazer vai ser longo ou curto, justo ou larguinho, ele define os materias, tipo qual o tecido, os acabamentos… E isso tudo já precisa estar pronto antes dele começar a estudar a coleção, o que faz com que as indústrias precisem produzir com muuuuuita antecedência (tipo lançar em Janeiro de 2010 o catálogo dos produtos de verão 2011) a matéria prima que vai virar moda.
Pra conseguir fazer isso, eles vão atrás dos relatórios de tendências, estudos feitos por empresas que vasculham o mundo inteiro atrás de pistas do que a gente vai querer comprar no futuro! São pessoas que estão sempre de olho nos movimentos artísticos, nas novas bandas, na internet e em todo mundo! As análises críticas dessas observações geram o tal relatório, que é vendido a preço de ouro!
E como não é só a indústria de moda que segue tendências, entender com antecedência o que o consumidor vai querer comprar é a chave pro sucesso.
Pra quem gostar, existem alguns sites que sempre mostram novidades, como o Trendwatching, que manda relatórios mensais pra quem quiser, o Springwise, o Coolhunter e vários outros…! Eu ainda não entendo 100% como eles chegam a essas conclusões… Mas é sempre inspirador ver idéias novas e pessoas que tentam criar o diferente!

10 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. .    31/07/2009 - 17h18

    gente, esse vestido é a coisa mais linda! *-*
    ameeeeeei, listras em paetê são um loosho! huahuahuahu
    eu não gosto de paetê exagerado, mas me apaixonei agora! hahaha

    xxx nyh

  2. sunglassesafterdark    31/07/2009 - 19h26

    meu sonho é ter um escritório de pesquisa de tendências… os chamados trend hunters ehehe eu estou me formando em publicidade e estudamos bastante o comportamento do consumidor… é a partir daí que surgem as tendências..pesquisadores viajam o mundo todo procurando cores e texturas que as pessoas vão começar a gostar… e as empresas, principalmente do ramo da moda precisam demais dessas pesquisas…a zara por exemplo começa a estudar tendências para uma coleção 5 anos antes do lançamento da mesma! coisa de louco né! eheh
    bjoss , vc é muito fofa! adoro o blog!

  3. Amanda Medeiros    31/07/2009 - 20h17

    Acho esse assunto super legal… E esses relatórios são mega certeiros pois levam em consideração vários estudos não apenas de comportamento e street style mas também questões sociológicas, antropológicas e coisas do tipo; observam a situação da economia mundial e trabalham com previsões de o que vai acontecer no mundo daqui dois, três anos… (eleições?! olimpíadas?! possibilidade do homem pisar novamente na lua?!).

    Amei o post!

  4. Ariadne    31/07/2009 - 21h19

    E tudo isso que eu acabei de ler.. o texto bem elaborado e de fácil entendimento, os comentários de quem sabe o que diz, o assunto em questão: O NASCIMENTO DE COLEÇÕES, O NASCIMENTO DA PRÓPRIA MODA!…me levam a querer mais e mais sequir atrás do sonho de ingressar nos estudos sobre o mundo do design, do estilismo… Suuuper post Lú!!

  5. Mari    31/07/2009 - 22h49

    Que interessante, nunca havia pensado nisso.

  6. Raphaela    31/07/2009 - 23h53

    Luuu, adoro seu blog! Você é demais! Beijosss

  7. Luci Marçal    01/08/2009 - 21h22

    Lú, vc tá coberta de razão… é tudo isso mesmo!! uma mega loucura!
    Vivo isso a uma década e meia… mas é um vício a gente não consegue deixar mais! Quando se tem venda de atacado e desfile é pior ainda… confusão total!!!
    Tem um outro site de tendências específicas de moda o WGSN é maravilhoso, quando eu crescer quero ter uma assinatura dele.

    bjim

  8. Chata de Galocha    01/08/2009 - 21h58

    Ei Luci!
    Nossa, eu já tive acesso ao WGSN, por causa de um projeto… Fiquei louca, é taaaaanto conteúdo!!! Pena que não rola uma assinatura, pq né… Vários mil dólares, heheh

  9. ruth ?    02/08/2009 - 13h18

    adorei seu blog to seguindo, gostei das fotos q vc escolheu

  10. […] no fim das contas, tendência é isso né? Vocês sabem como surgem, não sabem? Os birôs de tendências, tipo o WGSN, observam e analisam o comportamento de um monte de gente, […]

Mais sobre Moda