Carregando...
Lifestyle

Cópias na blogosfera?

20.07.2009
Lu Ferreira

Uma coisa que seeeempre acontece no mundinho dos designers é ver marcas muito parecidas, mesmo em segmentos super diferentes. Design, apesar de muitos não concordarem, também segue modinha, e no fim das contas, quem cria uma marca (ou qualquer coisa, na verdade), cria com base nas referências que estão o tempo todo em volta da gente, e que muitas vezes são parecidas, né?
Na época da faculdade eu tinha um amigo que era super sintonizado comigo. Em quase todos os trabalhos, as soluções que ele propunha eram muito semelhantes às minhas, e vice-versa. Às vezes o desenvolvimento e o traço eram diferentes, mas a idéia principal, que guiava o trabalho todo, era muito semelhante. Isso porque tínhamos as mesmas referências, frequentávamos lugares parecidos, éramos amigos… Enfim.


todas as imgs do post daqui

Eu vejo sempre muitas colegas blogueiras reclamando das cópias que aparecem por aí. Entendo perfeitamente, porque sei que montar um post legal dá trabalho, custa tempo. E depois de todo aquele esforço, ver alguém se aproveitando do seu trabalho é realmente chato… Eu mesma já fiquei meio revoltada ao ver posts semelhantes aos do Chata em outros blogs, e perceber claramente de onde veio a “inspiração”… Mas acho que antes de botar a boca no mundo, a gente deve refletir um pouco sobre o que é mesmo cópia e o que é coincidência…

Por exemplo, teve uma época em que uns 4 blogs diferentes publicaram posts falando sobre a Julia Roitfeld. Primeiro foi o Fashionismo, depois o Chata, no dia seguinte a Oficina e logo em seguida o Acho Chique. Cópias? Não. Coincidência de referências!! Cada post mostra um trabalho de pesquisa de cada autor, uma visão sobre o assunto diferente. Provavelmente ela fez alguma coisa na época que a colocou na mídia (lembro que o que me fez ir atrás de fotos dela foi uma campanha que ela fez) e a gente viu, gostou e resolver dividir…!
Já viram quantos blogs já falaram sobre Olivia Palermo? Ou Lauren Conrad? Ou o batom Snob?
Sou contra os exageros, a inibição dos cliques do mouse (gente, eu amo blogs pra pegar referências! qual a graça de não poder (ou ter dificuldade, já que existe o print screen) salvar aquela imagem incrível??) e os egos inflamados, que se incomodam por terem outros blogueiros que, oh! tiveram a mesma idéia…

Claro que existem pessoas super sem noção que copiam o texto e fotos na íntegra, ou imagens produzidas por você e ainda chamam de seu (essas sim, copycats, que merecem as consequências), mas também existem blogs demais e é inevitável que os assuntos se repitam nos do mesmo segmento. A beleza da coisa é a visão de cada autor sobre aquilo, é isso que torna o blog especial: a pessoa, o indivíduo que se dispõe a dividir com todo mundo o que pensa. E isso, ninguém tem como copiar!

31 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. :: Tamila ::    20/07/2009 - 12h40

    Eu vi um post das meninas do VnF super aborrecidas com essa história de plágio.
    Num ponto, você tem razão porque tipo: usar o blog como inspiração ainda vai lá… postar sobre as mesmas idéias também. Sempre que eu vejo um blog de um assunto bacana eu sempre falo: poxa vi uma coisa muito legal no blog tal…
    Não custa nada dar a referência, ainda mais quando voce vai usar frases/imagens do blog da pessoa.

    Agora tem gente que copia NA ÍNTEGRA. fotos, o texto todo!! Aí, sinceramente, não dá pra dizer que foi "inspiração". E essas "copiadoras" sequer mencionam o blog! É muito chato isso…

    Esse tipo de gente sim, considero com o mínimo de intelecto e quer ser o que (como diz minha avó)a folhinha não manda…

  2. Daniela    20/07/2009 - 12h42

    Apoiada! N sou blogueira, mas acho q n é só nos blogs q isso acontece…
    Eu vi um blog em particular lendo o texto. Blog mais sem sal, com a dona mais sem graça, sem estilo e sem opinião própria, que tem paranóia de ser plagiada… Pra que??? O que já era fraquinho, fica ridículo. Sei q vc n escreveu este post pra alfinetar ninguem em especial, pq vc é bem educada e um amor.
    E tem outra: eu não vou ler 50 blogs de moda, por isso, se eu escolher bem os blogs, raramente vou ler coisas repetidas, mas tb n fico sem saber o q é interessante (q pela logica deve ser aquilo que acaba por virar post em vários blogs diferentes).

  3. Taís Oliveira    20/07/2009 - 14h07

    obviamente cópia é um absurdo, mas acho mesmo que o pessoal está exagerando na reclamação, tipo "eu usei primeiro tal termo", etc, sem saber diferenciar.
    acho o pessoal muito chiliquento, em especial 2 blogs q nao vou citar, fazendo posts enormes e colocando links e mais links de quem copia. tem que reclamar mesmo, pode fazer post, mas, como vc disse, é ego inflamado demais…

  4. Ana Pellegrino...    20/07/2009 - 14h23

    Sou mais uma que apóia sua opinião!! "Entrei" nesse mundo blogueiro recentemente e ainda sou aprendiz de verdade… kkk… muitas coisas ainda nem sei direito como funcionam, mas prometo que vou melhorando aos poucos… e sem copiar (ou copiando e dando os créditos a quem merece, certo??).
    A propósito, achei o máximo vc se intitular Chata de Galocha!! kkk
    Bjs e boa semana a todos!!

  5. Larissa Popp    20/07/2009 - 14h25

    Eu tbm acho que muitas vezes não é por maldade. Basta a gente ver as revistas femininas que saem nas bancas: tudo igual! Se não repetem o assunto no mesmo mês, vc vê no mês seguinte.. e as capas e editoriais de moda iguais às revistas gringas? Às vezes é cópia, às vezes é só coincidência. Mas acho que no final fica feio pra quem copia descaradamente, pq quem lê começa a perceber quando a pessoa se dá ao trabalho de fazer e quando apenas copia. Eu não ligo de ver várias pessoas falando sobre a mesma coisa, até porque às vezes as opiniões são diferentes.. o snob que todo mundo ama em mim fica horrível! não combina com meu tom de pele.. eu adoro seu blog, suas dicas, mas as maquiagens que ficam lindas em vc, em mim não ficam, pq tenho cabelo diferente, pele diferente, etc!
    Acho que é isso..
    Bjo!

  6. Priscila B.    20/07/2009 - 14h34

    Ai, até que enfim alguém disse algo sensato sobre isso..eu já tava achando pesado demais alguns desses posts reclamando..

  7. Dada    20/07/2009 - 15h27

    Aff se pudesse batia palmas de pé…
    Tirou as palavras da minah boca..
    Tô achando ridiculo esse fuzue por polco…
    Tem uns blogs ai q tão exagerando.. tão com ego muito inflamadinho pro meu gosto… justo um q eu adorava ler ta passando dos limites…
    Parabéns pelo seu poste… não vou nem comentar mais pq vc já disse tudo.

  8. Ale Garattoni    20/07/2009 - 15h33

    Oi Lu!

    Acho que existe uma diferença entre inconsciente coletivo (afinal todos temos as mesmas fontes de pesquisa) e control C control V.

    Eu só chamo de cópia e de furto virtual aquilo que uma pessoa copia. Falar do mesmo assunto não é cópia, usar as mesmas expressões não é cópia, ter as mesmas fontes não é cópia… agora, entrar em blog alheio, apertar copiar e colar no seu, ahhh isso não tem outro nome!!

    bjão

  9. Samantha Simon    20/07/2009 - 16h08

    Arrasou muito!
    beijos

  10. dona perfeitinha    20/07/2009 - 16h13

    Lú!
    O que seria de nós sem inspiração?
    Adorei tudo que escreveu e penso também assim. Conhecimento adquirimos com experiências, absorvendo informações relevantes. O novo que criamos com certeza tem muito de outras coisas e tudo na vida é assim.

    Assino embaixo em dizer que o que não é legal é a cópia cruel e a tentativa de passar-se por alguém criativo (Mas coitados desses! Nunca serão capazes!).

    O mundo inspira a todos nós e coincidências de postagens sobre mesmos assuntos serão sempre corriqueiros, o que é maravilhoso e podemos assim conhecer opiniões e visões diferentes como as das postagens que citou.

    Ah! Amei a produção de beleza que ganhou. Ficou muito linda e os cachinhos iguaizinhos da minha filha… Adorei a dica. Vou tentar em mim também. Talvez um dia vá à Valentina.

    Beijo grande,
    Talita.

  11. jullie    20/07/2009 - 16h17

    Pois é. É inevitável q essas conhecidencias acontecam, mas qd vc tem seu estilo de escrever não tem perigo, a gente sabe q é vc.
    Acontece muito comigo de eu pensar num post, aí entro nos blogs pra comentar ou responder e tá lá o mesmo assunto hahaha acontece!

    p.s: mas copiar e colar é brincadeira, né?

    bjão!

  12. Karina    20/07/2009 - 18h12

    Concordo, com quase tudo o que vc falou e é mais ou menos sobre este assunto que eu comento no meu blog (www.donadecasainconformada.blogspot.com). Copiar na íntegra é péssimo, mas pegar referências não…É melhor então o "ser" não ter blog, se não quer ser visto ou ser referência para outros…Já vi uma discussão em um blog sobre um termo que utilizam para pessoas que não tem noção de estilo (nem vou mencionar aqui, pois eu acho péssimo utilizar o nome de uma pessoa para isso). Quem criou, quem não criou, quem pode usar..Socorro

  13. Bebel Sousa    20/07/2009 - 18h26

    Concordo com você.
    Blogs são referências como qualquer outra na internet, e nós dá a possibilidade de ver sobre determinada temática em diversas visões e isso é muito legal! O que torna o mundo dos blogs interessante é isso, essa diversidade de opiniões sobre determinados assuntos.

    NADA DE CONTROL C, CONTROL V.

    BJUS

  14. dialogofashion    20/07/2009 - 18h46

    Inspirar-se.Isso acontece sempre. Blogs estão aí justamente para inspirar, principalmente quando estamos naqueles dias em que as idéias desaparecem. Mas inspirar-se é diferente e copiar.

    Copiar é tão desrespeitoso. Eu me sinto assim, desrespeitada, porque um post por simples que seja dá trabalho e toma tempo e alguns exigem uma longa pesquisa.

    Por isso, na maioria da vezes sempre coloco um "LEIA MAIS" e cito as fontes da pesquisa e da inspiração. Se as imagens não são minhas dou o crédito.

    Fico tão triste quando vejo uma imagem minha, uma montagem simplesinha que seja, do meu banco de imagens em outros lugares que comecei a colocar as inicias do blog em algumas delas e meu blog nem é um GRANDE blog…

    As pessoas tem que aprender que citar uma referência não é feio, muito pelo contrário, pelo feio é bancar o plagiador.

  15. Cacau Araújo    20/07/2009 - 19h25

    Oi Lu, nossa eu concordo muito com esse seu post.
    De verdade, tanto que eu e a Carol, às vezes fazemos reuniõezinhas, pra discutir as coisas e tal e muitas vezes a "pauta" que a gente pensou sai em outro lugar antes do que a gente tinha programado.

    Acho que o legal de blog, além de, claro, cada um ter seu conteúdo é poder perceber as nuances, os enfoques, os detalhes escolhidos de cada blogueiro né?

    beijos

    Cacau
    http://achochique.wordpress.com

  16. Camila    20/07/2009 - 21h34

    Concordo plenamente. O bloqueio do mouse me irrita como leitora, pois às vezes quero pegar a referência do nome de algo para pesquisar um pouco mais, jogar no Google, etc e não posso. É o tipo de coisa que irrita e não impede cópias…

  17. Fodali    21/07/2009 - 05h07

    Realmente, existem as coincidencias honestas de gente que busca referencia no mesmo lugar, ou que calhou de falar dum mesmo assunto.

    No caso da inspiracao, que custa a pessoa dar um credito tipo "li tal coisa no blog X e resolvi desenvolver o assunto aqui…"?

    Tem gente que tem "preguica" de creditar, e isso 'e chato.

    Ja' as copycats ladras de texto/fotos descaradas merecem a xoxacao.

  18. Maria e Miss P.    21/07/2009 - 07h15

    Concordo, há posts e posts!
    Pessoas sem noção total, verdadeiros copy cats e realmente outras q são coincidência…
    Bjocas!

  19. hotapplefarm    21/07/2009 - 10h28

    Adorei teu ponto de vista!!! Esses dias mesmo, lendo sobre essa "polêmica", me deu um cansaço. Bjão

  20. Mariana Batistello    21/07/2009 - 13h57

    tem coisa que realmente é coicidência, choque de referências e talz. mas as vezes é pura e simplesmente cópia…aí o bicho pega. se eu gosto de algum texto, linko ele, coloco um pedaço e cito as referências, as imagens eu ando meio desleixada e não credito..feio né? vou mudar, eu prometo!

    beijos

  21. Anninha    21/07/2009 - 14h18

    Em Porto Alegre a F&B custa R$145 e os corretivos R$71.

  22. Nilvinha    21/07/2009 - 16h27

    Oi Lu, tudo bom linda? Amei os cílios postiços e o cabelo cacheado, deveria usar mais vezes.
    Sobre o post, achei sua opinião super centrada e adulta, e além caso citado, outro que me chamou atenção foi um post sobre amarelo que apareceu em vários lugares no mesmo período, lembra? Eu pesquiso muito na rede, mas como leitora fiel do Chata, do Eu comprei, do Dia de Beauté, do It Girls, do GE e outros poucos, a maioria de referências vem de vocês, blogueiras confiáveis e do que nos indicam para leitura, endereços como o Jak & Jil, o Sea of Shoes, o Le Blog de Betty, o Shoelust e o Just Jared, só para exemplificar, são descobertas de vocês, no entanto tão incríveis que é quase impossível não comentar algo que realmente nos toca. A forma como cada um de nós vê o mundo é o que nos torna diferentes, tanto no entendimento, como na expressão desses fatos.
    Outra situação, tenho um projeto de blog, digo projeto porque ainda não passei o endereço para ninguém, faltou coragem, mas nas referências, separei várias fotos da Emma Watson, para fazer um perfil, um antes e depois, inclusive a sua mudança com o passar dos anos, mas ainda não seio montar e trabalhar as imagens como gostaria, então acabei adiando. Na mesma semana, a Teresa do Faschionismo fez uma matéria maravilhosa, usando muitas das imagens que eu havia separado. Eu posso dizer que idéia era minha, claro que não! A Emma é que está em evidência, e é ótimo que possamos saber mais sobre quem nos chama atenção, por isso parabéns pelo post e tomara que muitos pensem como você! Beijão, Nílvia.
    Obs.: Se quiser conhecer o meu projeto, o endereço é nilviacoutinho.blogspot.com, meu “filhote” ainda não tem nome,mas logo irei batizá-lo.

  23. Dine    21/07/2009 - 23h35

    Oi Lú (acho que posso te chamar assim, já que seu blog virou tipo um: Site do qual eu necessito ver todos os dias, até duas ou mais vezes por dia…). Como o Chata é um blog que está sempre super atualizado e com posts interessantes, com certeza ele serve e ainda servirá de inspiração para muitas pessoas que como eu precisam disso para se antenarem e até para terem idéias do que escrever em seus blogs. E vendo como você é super decidida, e tem essa opinião colocada neste post super bem elaborado, vejo que não estou só. Eu que estou só começando e os dois assuntos dos primeiros posts que coloquei também foram de outros blogs. Daí me preocupei porque as imagens eu não tirei de blogs mas elas estavam lá nos outros. Isso se torna paranóia, pq agente vê tanta reclamação por aí.. mas não copiei e colei, escrevi meu próprio texto e agora me sinto amparada a escrever mais e mais, sabendo que estou o caminho certo e que existem muitas pessoas sensatas que tem dicernimento do que é certo e errado de verdade.
    Bjs
    Ariadne Albernaz

  24. Annina.    22/07/2009 - 01h01

    Posso dizer que eu quase chorei com esse post? Honestamente e sem drama.
    Sabe, Lu, não comento muito aqui. Acho que no máximo umas duas vezes, mesmo vistando o blog regularmente.
    Mas TINHA que comentar sobre esse seu texto.
    Assim como é difícil para uma blogueira digamos, "das antigas", ver a concorrência crescer, tbm é MUITO difícil para uma nova blogueira encontrar seu espaço.
    Principalmente quando se pretende levar o blog super a sério (me incluo nesse grupo), dedicando um tempo que é precioso nos nossos dias, com o único objetivo de trazer conhecimento para o próximo.
    Dá uma vontade de chamar todo mundo e dizer: "Olha que coisa boa eu descobri! Vou compartilhar aqui!" E só! Sem rixas e birrinhas.
    Por isso, adorei quando você disse ser contra "os egos inflamados, que se incomodam por terem outros blogueiros que, oh! tiveram a mesma idéia…"
    Até porque, né, Lu, se formos pensar, quem não se inspira num site ou blog, se inspira em revistas, em programas… tudo faz parte do processo criativo! E, a partir daí, acabamos moldando nossa própria maneira de escrever e direcionamos o conteúdo do blog.
    AMEI essa sua postura, já que você é uma das blogueiras das antigas.
    E é ótimo saber que no Chata de Galocha não existe esse tipo de preconceito.
    Até porque, quem tem talento, tem talento e ponto. O blog "chega lá" naturalmente!

    Parabéns pelo texto.

    Ufa, me estendi muito!
    Sorry!

    De uma blogueira iniciante para uma blogueira das antigas,

    Annina.
    http://naosousofisticada.blogspot.com/

  25. Ana, a Gêmea Má    22/07/2009 - 16h35

    Lu, concordo com absolutamente tudo o que vc disse! Acho um absurdo esse bafafá em torno de "assunto de post". Caramba, a gente tem referências de todos os lados, essa história de "eu disse primeiro" é ridícula!

    Tem algumas blogueiras que vivem pelos blogs afora deixando links pros próprios blogs (tipos "eu já falei disso aqui"). POBREEEZAAAA!!!! Um blog em particular andou acusando a gente de plágio (acho, pq não foi uma crítica escancarada. Pelo histórico de pobreza da pessoa, imagino que tenha sido recado mesmo. Andei). Vê se pode.

    Vc descobre um produto, e de repente é obrigada a fazer busca no google pra ver quais blogs falaram disso, pra poder "citar"! Mas é o cúmulo! No caso do tal blog "divo", eu nem o leio, como poderia plagiar, me conta.

    Enfim, as pessoas precisam entender que quem bloga e realmente se esforça pra colocar conteúdo numa página nem sempre tem tempo pra ler TODOS os outros blogs, e ficar por dentro de tudo que se fala. Às vezes, nem os blogs de quem a gente gosta dá tempo de ler. Imagina perder tempo com gente pequena!

    Coincidências existem, caramba.

    Adorei o post. Adorei, adorei, adorei.

  26. pausaparafeminices    22/07/2009 - 17h02

    Eu concordo com seu post…cópia eh soh ctrl+c ctrl+v…o resto saum inspirações…acontece…isso acontece no jornalismo o tempo todo…o que diferencia é o veículo e sua linha editorial(por exemplo a revista Piaui aprofunda um tema, faz uma materia literária sobre ela…já a Veja é mais informativa, hard news…e ambas falam da mesma pauta…soh que eh tão diferente que vale a pena ler as 2)
    No blog nós (as autoras) traçamos a nossa própria linha editorial que nada mais é que a personalidade individual!
    E é isso que torna a blogosfera tão rica, a diversidade!

    Mais uma vez admiro sua coragem em pontuar temas sempre tão polêmicos de forma sensata e devidamente colocada!

    Beijosss e sucesso

  27. Ana Carolina    23/07/2009 - 01h10

    Muito bom, muito bom mesmo. Picuinha é um porre. E em tempo: sou contra citar e não creditar.

    Beijos!

  28. Drama Queen    23/07/2009 - 09h53

    Lá no Corporativismo Feminino tivemos um problema com plágio, faz pouquíssimo tempo.
    Uma moça copiava nossos textos na íntegra, e por vezes fazia uma introduçãozinha meia-boca dizendo que "tava pensando em não sei oq e resolveu escrever".
    Ahh me poupe!

    Quando alguém se inspira na gente é diferente, ficamos até lisonjeadas, mas cópia? Muito feio.

  29. Juliana A.    25/07/2009 - 19h36

    Gostei muito desse post. Eu entendo a chateação (legítima) de quem tem um post copiado, mas muita coisa é só inspiração. Com a velocidade com que a informação corre hoje em dia, como determinar quem viu ou leu algo primeiro? E, além de tudo, conhecimento e informação existem para ser dividos e propagados, e não para serem apropriados por alguns poucos privilegiados. Dividir sim, copiar não.

  30. Angel    29/07/2009 - 01h43

    Sou contra a cópia deslavada…
    E super a favor da corrente que se cria em volta de um tema!

    Depois, do caso do VNF apareceram vários outros, entre eles o da Claudinha e o da Marina, e elas tem todo o direito de reclamar o ctrl+c e ctrl+v descarado que foi!

    Sou a favor do bloqueio do mouse sim! Se você quer a imagem da blogueira peça! É no mínimo educado!
    Se quer uma parecida, dr. Google está aí pra isso!
    Se printar coloque pelo menos de onde tirou aquela imagem é no mínimo, correto!

    Agora, criar neura com isso, é no mínimo burrice tem coisa muito mais interessante pra gente conversar!

  31. Chata de Galocha    29/07/2009 - 08h15

    Angel, como eu expliquei no post, tb sou super contra a cópia deslavada, o ctrl c + ctrl v, até pq isso já aconteceu algumas vezes comigo e sei como é frustrante.
    E qdo eu digo que pego referências de imgs em blogs, não é para usar em outros lugares. É para guardar. Sou designer, vivo de criar imagens, então tenho um super acervo de referências visuais.
    O que eu acho burrice, de verdade, é a blogueira achar que o mundo gira em torno do próprio umbigo, e que ninguém mais pode postar sobre um assunto semelhante. No caso que exemplifiquei no post, nenhum dos blogs teve essa postura, pq todos entendem que foi uma coincidência, um acaso, coisa que vive acontecendo em mídias mas antigas, como revistas do mesmo segmento.
    bj!

Mais sobre Lifestyle