Carregando...
Belo Horizonte,Lifestyle

Sobre a qualidade e minha chatice

14.07.2009
Lu Ferreira

No meu trabalho uma das coisas mais irritantes é o cliente que acha que sabe tudo. Além de administrar o negócio, ele também sabe vender, planejar, atender, e até, olha só, fazer o layout da marca, placa, embalagens… Óbvio que isso não existe. Ou, se existir, a pessoa jamais daria conta de realizar todas essas atividades com qualidade.
Mesmo assim, depois que fui contratada por várias pessoas, de empresas em diversos segmentos, ainda encontro clientes que acham que designer é um “operador de computador”, e sempre tentam controlar cada pixel do trabalho. Essa cultura boba, antiprofissional (e burra né… a pessoa paga um bacharel, que cobra como bacharel, pra fazer o trabalho de um técnico…), comum no mercado de comunicação de empresas pequenas, é o que faz com que eles nunca cresçam…
Sabe uma das coisas que me fazem ser uma Chata de Galocha? Meu nível de exigência. Sempre busco qualidade, seja ao ir a um restaurante, a uma loja, ao contratar um serviço… Não que eu só frequente restaurantes carérrimos, por exemplo, mas mesmo um boteco tem padrões de qualidade! Você não ficaria decepcionado se a cerveja estivesse quente? De saco cheio se o garçom te ignorar? Ou com nojeeenho se a higiene do lugar não for das melhores? Então. Qualidade, pessoas, pode existir em qualquer lugar! E uma vez que eu percebo, por exemplo, que ao ir fazer as sobrancelhas com um profissional que cobra caro, mas que existe um manobrista pra cuidar do meu carro, o ambiente é lindo, a pessoa é simpática até falar que chega, e além de tudo faz milagres com uma pinça (oi Nixon!), eu pago! Feliz! E ainda indico pra todo mundo, porque confio naquele profissional/empresa.
Já aconteceu comigo de ir a lugares extremamente requintados, pagar caro pelo produto, e ODIAR. Como ficar satisfeita se o garçom, em seu julgamento ridículo, pergunta impaciente pra mim e para o (então) noivo se “já escolheram, meninos???“. Ou se após ser levada à mesa depois de um tempo aguardando na entrada, o garçom pedisse para que nós levantássemos e voltássemos a esperar? Além de nunca mais voltar a lugares assim, eu conto pro mundo inteiro que tal lugar não merece consideração. E como sou teimosa, dificilmente alguém vai me fazer mudar de idéia e tentar reconsiderar.
Confiança é uma coisa que se constrói aos poucos, com bom atendimento, bons produtos e transparência. Todo mundo erra, inclusive minhas marcas favoritas… Mas elas pedem desculpas pelos atrasos, consertam os eventuais defeitos nos produtos e jamais pensam que estou me aproveitando apenas por exigir qualidade. E se a maioria aceita ser mal atendido e não se dispõe a reclamar… Que me chamem de chata!! =D

33 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. beautyeverywhere    14/07/2009 - 14h56

    Eu sou assim tambem Lu, e muito frequentemente sou "a chata" ou "a brigona" e meus amigos vivem fazendo piadinha e sempre que alguma coisa nao vai bem eh sempre "vai lah e arruma um briga". Mas nao eh bem assim!
    Assim como vc descreveu muito bem, minha chatice sempre tem um bom motivo e nunca "compro briga" de maneira mal educada. Grosseria gera grosseria, e apenas exigo meu direito de cliente pagante, e exigo o minimo indispensavel!
    Se mais pessoas fossem como nos, existiriam menos marcas/estabelecimentos que abusam dos precos/clientes e situacoes.
    Beijos!
    Dri Miller
    http://drieverywhere.eplixo.net

  2. Laura Cecília    14/07/2009 - 15h02

    OI, te entendo perfeitamente, afinal, também sou designer…e, por acaso, no intervalo da criação de um banner para um cliente desses aí, vim dar uma passeada na internet para relaxar!
    bj, Laura.

  3. mari jorge    14/07/2009 - 15h29

    ê meu deus, blog sumiu com meu comment, gigante!

    hehe
    enfim, só pra dizer que clientes assim, e agencias que aceitam issu tb é um dos motivos deu estar como freela no momento. A outra é que há um tempo fui levar mãe + marido dela + namorado meu num restô 1 estrela do guia 4 rodas: não abriram o vinho na nossa frente, e ele já chegou num decanter… como saber se o vinho era o escolhido mesmo??
    e na hora da sobremesa que pedimos uma só pq já havíamos comido demais, recebemos um: "ah, claro, trago 4 colheres pra vcs BRIGAREM pela sobremesa", num tom muito cínico. sinceramente não entendi. Não volto mais no tal lugar tb.

    bjuu

  4. Aline    14/07/2009 - 15h45

    Oi Lú
    compartilho com você da mesma opinião.Gostaria de pedir uma indicação de onde fazer sombrancelhas em BH aproveitando seu post.
    Bjs Obrigada
    Aline
    meu email [email protected]

  5. Mana's Caetano    14/07/2009 - 15h45

    Olá, eu concordo em tudo com você! Também acho que devemos esperar e dar 100% da gente,nosso melhor.
    Meu pai sempre ensinou isso para a gente, e todo mundo sempre o chamou de SR. ENCRENCA!
    Infelizmente, as pessoas se contentam com pouco, aceitam qualquer serviço… pena deles!
    Tchau e um beijo
    Andrea

  6. Marina Franco    14/07/2009 - 15h55

    eita!
    assino embaixo!
    beijos

  7. Lica    14/07/2009 - 16h02

    Concordo com você, mas confesso que as vezes dou uma de sabe-tudo quando o assunto é minha loja. Acho que o empreendedor tem seu negócio como parte de si, e sempre quer fazer tudo por ele, quer ter o controle de tudo… e acaba pecando muitas vezes ao ser centralizador. Mas eu me seguro pra não ser tão chatinha, hehehe…

  8. mare    14/07/2009 - 16h06

    estás certíssima!

    apoiada!

  9. Caroline    14/07/2009 - 16h36

    Super apoio!! Tem que ter qualidade mesmo…em tudo, afinal TÔ PAGAAAAAAANNO! kkkkkkkkkkk

    Mas é isso mesmo, se a gente contrata um serviço ou vai algum lugar, o mínimo que a gente espera é qualidade…a não ser que vc pague muito barato já sabendo que o que lhe aguarda não tem qualidade…tem gente que faz isso…a maioria das vezes não é por opção!!

    Agora, ser bem tratado acho que é MANDATÓRIO em qualquer lugar…pagando barato ou caro é o mínimo que qq estabeleciemnto pode oferecer!! É de graça e faz o cliente voltar sempre!! Odeio gente mal humorada e mal educada!!

    bjs

  10. ione    14/07/2009 - 17h12

    Lu,
    Eu concordo contigo em 100%, e acho ainda que ninguém, pessoa ou instituição, estará totalmente livre de erros. Mas o que as distingue é a forma com que lidam com eles.
    Um exemplo recente foi o que aconteceu na escola do meu filho caçula, em que o fornecedor atrasou a entrega das lembrancinhas que eles fizeram para o dia das mães, e nem tchum pra dar uma satisfação adequada, mandar um vasinho de flores, um bombom Garoto, enfim, eles somente mandaram um bilhete curto e grosso na agenda e o Rodrigo ficou super triste de não ter a lembrancinha para me dar no dia (a bendita só ficou pronta na segunda-feira seguinte).
    Acho que o atraso até seria tolerado desde que se improvisasse uma coisinha barata para eles darem no dia, mas tem gente que realmente não está nem aí para a satisfação do cliente. Até o dia em que eles desaparecerem!

  11. Juliana    14/07/2009 - 17h38

    Tá certa você!
    Temos que fazer valer nossos direitos!

    PS: Sou Designer também… sei muito bem como é…

  12. Anna    14/07/2009 - 18h00

    Nossa, te entendo demais… Essa nossa área de comunicacão é complicadíssima nesse aspecto! Muito complicado explicar pro cliente que nosso trabalho é melhor do que o feito pelo sobrinho dele que é fera no photoshop… Duuuuuro!

    PS: amei a ilustração! É uma das mulherzinhas do Shag???

  13. Nanda Chaves    14/07/2009 - 19h38

    Oi Oi…
    Coloquei seu link no meu BLOG, pq simplesmente o seu é "must see" ! Parabéns pelo layout, é muito fofo. E vc escreve muito bem! Virei fã.
    Se puder colocar o link do meu e visitá-lo…É o http://www.desapegada.com.br

    Bjos e obrigada

    Nanda Chaves

  14. Gleyda Cordeiro    14/07/2009 - 21h47

    Eu, meu marido e alguns amigos criamos o movimento "Chatos por um mundo melhor". Concordo totalmente contigo.E dou mais alguns exemplos de como ser chato consciente: reclamo quando vejo alguém estacionar em vagas para deficientes, quando vejo 1 carrro ocupar a vaga de 2, quando meu vizinho entra na minha vaga, quando faz barulho demais. Eu acho que é reclamando que a gente pode vislumbrar mudanças no comportamento das pessoas.
    Tudo isso é norteado por um príncipio básico: respeito ao próximo (seja ele cliente, prestador de serviço, vizinho, etc).Parabéns pelo post.

  15. Larissa    14/07/2009 - 22h36

    Oii Lu
    estou amando seu blog! Moro em Bh e adoro as dicas que vc dá de lugares legais aqui nacidade. Parabéns, bjos

  16. Paula    15/07/2009 - 06h59

    Passo pela mesma coisa sempre. Atendimento ao público tem dessas coisas, né? Mas o melhor de todos é aquele que nãoo só sabe como fazer o que vc faria, mas te ensina tb! hehehe, diga lá!
    Beijo, Lú!

  17. .:Sugar:.    15/07/2009 - 10h23

    Que te chamem de chata e me incluam no pacote!
    O pior é o medo de ter cuspe no seu vinho ou cabelos de lugares estranhos no meio do seu ridoto.
    Eeeewww!!!

  18. Virgínia Soares    15/07/2009 - 11h35

    como designer devo dizer que esse é o principal motivo que me faz pensar em largar a profissão. Será que há salavação?

  19. lemousse    15/07/2009 - 11h57

    Ahh, vc tá é certa mesmo! Sou formada em Relações Públicas e o que mais aprendi na facool foi, de fato, com relação a atendimento / relacionamento com o cliente.
    Beijo!
    Ahh, Luuu… dá uma passada lá no blog… queri sua opinião sobre dicas baratas de beleza :)
    Beijo!

  20. jullie    15/07/2009 - 12h42

    Está certíssima!!!
    Eu tb, tanto como profissional qt como cliente exijo qualidade desde o atendimento até o produto, se todo mundo reclamasse as coisas melhorariam muito,

    bjaw

  21. Pollyana    15/07/2009 - 12h43

    Lu!!!
    Quem é esse Nixon? De onde???
    Minhas sombrancelhas estão precisando e muito de carinho, huahuaha…

    Beijos!!!

  22. Chata de Galocha    15/07/2009 - 13h23

    xuxus, o Nixon é meu maquiador favorito aqui em BH. Ele tb é expert em sobrancelhas, só faço com ele! Ele atende no Marcus Martinelli Studio, no Sto Agostinho. Recomendo MUITO!

  23. fabiolaa    15/07/2009 - 13h28

    Lu,olha que fofo esse site: http://www.newsfromfashion.com/index.html

    Acho que você vai gostar, bjs

  24. Kelen    15/07/2009 - 15h23

    Tá… mas vamos ver o outro lado: quem sabe seus clientes tem aquela idéia na cabeça da marca e tal? Se ele quer daquele jeito… É como vc ir fazer a sobrancelha e o profissional achar que vc fica melhor de sobrancelha fina e vc gostar mais de sobrancelha grossa… Ele vai tirar a sobrancelha do jeito que vc pedir mesmo sabendo que do outro jeito ficaria melhor porque vc quer e está pagando por aquilo… Agora falar assim de seus clientes não é uma coisas muito inteligente a fazer já que vc é uma prestadora de serviço profissional e de qualidade. Seu gosto é um do seu cliente é outro…

  25. Chata de Galocha    15/07/2009 - 15h31

    Kelen, a diferença é que, ao criar uma marca, por exemplo, o cliente não deve levar em consideração gosto pessoal! Como a maioria das pessoas pensa assim, existe essa dificuldade no mercado. Fazer design não é fazer algo bonitinho, é comunicar! E se o público que vai consumir aquela marca tem gosto/referências diferentes das do empresário, o que conta é a visão do público, não do dono. E sobre falar assim dos meus clientes… Eu decidi que não atendo mais pessoas com essa visão, então… não são mais meus clientes!

  26. Kelen    15/07/2009 - 16h50

    Eu te entendo perfeitamente. Tambem sofro com isso no meu trabalho mas hoje em dia eu já vejo que o Brasil é um país de empresas pequenas e familiares e que muitas vezes o que destaca a empresa é sim o gosto pessoal do dono. Assim como vc usa suas idéias no seu negócio ele vai usar as idéias dele no negócio dele. Eliminar esses clientes do seu trabalho eu acho sensato porque a gente deve trabalhar feliz, mas generalizar as pessoas num pacote chamado "burras" eu acho exagero. Eles não tem a formação que vc teve nem a que eu tive, nunca vão ver o mundo como vc ou eu vejo. Mas o blog é seu, e vc pensa o que quiser. Já vi muitas coisas que eu achava ridiculas darem certo e por isso eu sou da opinião que no Brasil a população é tão sofrida que o povo é até inteligente de fazer tanta coisa dar certo mesmo sem ter estudo suficiente pra tocar seu próprio negócio. E de nanda adianta fazer uma coisa que não tenha nada a ver com o dono se não depois ele vai tocar o negócio de um jeito enquanto a imagem dele dá a idéia de outro… o que é pior ainda, vc entrar num lugar pensando que vai ser uma coisa e depois ser outra ….

  27. Chata de Galocha    15/07/2009 - 16h57

    É, vc tem razão, não adianta nada fazer uma coisa que não condiza com o que a empresa realmente vai fazer no seu dia a dia né… É que é um pouco difícil essa transição do mundo ideal da faculdade pro mundo real, a gente percebe que não é como deveria ser né? Sobre eu ter generalizado essas pessoas de burras, eu até entendo a força que a palavra tem e a impressão antipática que pode causar… Mas não tem como classificar uma pessoa que paga caro por um serviço que ela mesma não vai deixar ser realizado de inteligente…!
    Kelen, amei que vc discordou comigo de maneira tão educada e construtiva!! Não estou acostumada, geralmente qdo discordam de uma opinião, partem pro ataque pessoal!

  28. Kelen    15/07/2009 - 17h22

    hahaha! Já vi que somos muito parecidas! Leio sempre seu blog e tenho as mesmas nojeras que vc tem praticamente das mesmas coisas mas tenho aprendido a me controlar e enfrentar a realidade do nosso país. É como meu professor da facul sempre falava, não nascemos prostos pra enfretar as coisas desse mundo. Temos que nos adaptar. E ultimamente tenho aplicado muito isso no meu trabalho. Tenho tentando ouvir mais as pessoas pra ter umas ideia visão delas… Eu te entendo mas não posso deixar de entender seus clientes, ou melhor ex-clientes. E acho que vc foi realmente feliz em decidir não atender mais gente assim. Tem pessoas que vivem frustadas por conta do dinheiro e não pelo prazer de trabalhar. É isso que diferencia uma pessoa especial das demais, a atitude!

  29. Dona de casa    15/07/2009 - 21h29

    Oie Lu: primeira vez que faço um comentário no seu blog que eu adoroooooooooooo…Apoio totalmente o que vc escreveu, sou super crítica com algumas coisas, meu maridon fica até com vergonha às vezes…
    Seu blog super fofo me inspirou a escrever o meu..Muito obrigado…

  30. Dona de casa    15/07/2009 - 21h30

    Ahaaaaa e sem querer ferir a ética das blogueiras, mas já que eu sou uma discipula sua, o meu blog é:

    http://www.donadecasainconformada.blogspot.com

  31. Maria Clarice    15/07/2009 - 21h40

    Lu, eu tbm sou uma chata de galocha!!! A qualidade é o melhor cartão de visita, chiquerrimo mesmo é bom atendimento e servico de qualidades.
    beijinhos

  32. Lica    16/07/2009 - 16h55

    Luisa, comentei aqui para não atrapalhar o post do sorteio pois o que eu tenho a dizer não cabe ao post. Eu AMEI o seu corte de cabelo nesta foto do post e também na fotinho da Eyeko, é lindo! É uma coisa que eu tava imaginando fazer no meu, mas não conseguia achar nenhuma foto no google images… Tu teria uma foto do corte para eu poder usar de referencia para minha cabelereira?
    Meu email é [email protected]

    Desde já muito obrigada viu?

    Beijos.

  33. lisi    30/08/2009 - 18h45

    Oi, estou lendo seu site e conhecendo voce melhor. Resolvi comentar neste post porque sou muito parecida contigo. Frequentemente sou considerada fresca, metida, nariz empinado, porque sempre consigo achar um defeito nas coisas…mas sou tranquila. Minha mãe me chamava de chata de galocha desde pequena.
    Pessoas muito críticas tendem a ter problemas psicologicos para resolver, meu pai é psicologo e muita conversa com ele me faz perceber quando estou DEmais!!!kkk – O bom é que nunca estamos satisfeitas e isso nos faz querem melhorar sempre, mesmo com a gente.
    Também sou designer (Desenho Industrial – hab. Programação Visual pela Unb) e os clientes são assim mesmo, é fato: é o computador que faz né?
    Difícil. O lance é pedir pro sobrinho que mexe com computador fazer, pede pro sobrinho, ele faz rapidinho…ahhhhhhrrggggghhhh.
    Bjins. De chata para chata. (Seu colar é genial!)

Mais sobre Belo Horizonte