Carregando...
Moda

Help: O que usar na formatura da irmã (e da sobrinha, prima, amiga…)?

05.08.2009
Lu Ferreira

Recebi um e-mail de uma leitora que está com uma dúvida cruel:

Minha irmã vai se forma esse ano e não faço a mínima ideia do que vestir… Outro dia fui numa loja que vende vestidos de festa, experimentei um monte e não cheguei a nenhuma conclusão (…). Mas não esquece de falar de vestidos para todas as idades, porque minha maior dúvida é isso, tenho 16 anos, devo investir no longo como todo mundo ou posso abusar dos curtinhos?

todas as imagens do post são do Red Carpet

Bom… Na minha cabeça, essa história de longo é muito relativa. Por uma questão de gosto pessoal (e baixa estatura, hahaha), eu quase nunca uso vestidos longos. Na verdade, nem lembro qual foi o último que comprei!! Porque são bem poucas as festas que a gente vai que especificam um traje Blacktie, e tirando ocasiões assim, eu vou de vestidos mais curtos, feliz da vida.

Mas existem vestidos pra todo tipo de corpo e idade, né? Como a leitora é novinha, acho que a foto acima mostra os tipos mais adequados: nem sexy nem infantil, comprimento acima do joelho, porque quem tem 16 anos, pode! Antes que me mandem fazer um exame de vista, sim, eu sei que há um Bandage na imagem. Mas apesar de ser super justo, o resto da composição aliviou o clima mulherão: cabelo preso, salto nude (e reparem que é um peep toe, e não uma sandália mega aberta) e make leve.

Agora, se os 16 já passaram, aí eu acho que dá pra ousar um pouco mais! Um decote poderoso, uma estampa sexy ou bordados bem trabalhados, claro que sempre mostrando o que a gente tem de melhor e escondendo aquilo que incomoda no espelho… Esse terceiro vestido tem um super decote nas costas, mas é totalmente fechado na frente, o que faz com que fique lindo em meninas mais magrinhas e com pouco peito, mas não cairia tão bem em quem tem seios fartos e costas gordinhas. Reparem também que ela usa com uma sandália super sexy, bem aberta, mas que não compromete, porque o vestido é fechado e tem mangas longas.

Pra quem já passou da idade de mega curtos e decotados, também existem opções para fugir do longo. Acho muuuuuito chique vestidos como o da Scarlet e o terceiro, verde, que são ajustados no corpo sem serem over. É um look meio Old Hollywood, né? Diva! Pra quem faz o estilo mais moderno, o vestido da Stella (o segundo) é muito lindo, principalmente combinado com sandálias bem modernas… E pra quem nunca deixou de ser sexy, um decote como o do último vestido valoriza sem mostrar taaaanto. Reparem que os comprimentos são na linha do joelho ou um pouquinho abaixo…

Como a formatura não é só a festa, a leitora também pediu preu dar dicas dos trajes para colação e missa. Acredito que nessas ocasiões, basta a gente pensar um pouquinho no nosso estilo e no local onde vamos: por exemplo, por mais que você seja adepta do estilo sexy, não rola mega decote ou saia micro numa missa, dentro de uma igreja, né? Uma produção mais pensada, com os acessórios certos e make e cabelo caprichados resolve, não tem mistério!

Se você também quer que eu dê minha opinião sobre uma dúvida cruel, mande e-mail através do formulário de contato, com a palavra Help no campo assunto. Uma vez por semana, eu respondo a uma pergunta selecionada aqui! Lembrando que é apenas uma opinião hein, pessoas?!

10 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Ana Fonseca    05/08/2009 - 10h36

    Lú, acho que vc acertou bem nas dicas! No ano passado fui à formatura do meu irmão..já não tenho mais 16 aninho (tenho 22) e usei um curtinho lindooo balonê todooo bordado, de cima até embaixo. O vestido é de renda cinza com bordados tb cinza, meio prateados. Comprei em uma loja no BH (não me lembro o nome, mas acho que é Art Blue) que não dava nada por ela, mas quando vi este vestido me apaixonei! Modestia à parte, eu arrazeiii na festa!! Ele é curinho e frente unica, porem bem comportado no busto (já que não tenho mto volume). Depois mando fotos!hehe!

  2. Kelen    05/08/2009 - 10h56

    Eu queria mesmo era o corpinho das moças que tão usando os modelitos porque aí qualquer roupa dessas dava certo em mim… Adorei tudo, todos os vestidos e as combinações de bolsa e sapato, menos e da Scarlet Johanson. Meu preferido foi a Jeniffer Love Hewitt, super clássica e chick!

  3. Patrícia Souza    05/08/2009 - 18h19

    Ameeeeeei as dicas. Ajuda muito, vou ter um baile comemorativo pra ir nesse mês e agora já sei o que procurar! Embora tenha 21 anos, gostei dos modelos de 16 =) Fofos!
    bjos!

  4. marina    05/08/2009 - 20h05

    LUUU da onde é esse vestido da AnnaLynne McCord???? AMEI! Sabe que evento é esse? beijossss

  5. mari    05/08/2009 - 21h11

    apoio total os vestidinhos curtos!!!!!

  6. Guida    07/08/2009 - 21h11

    Não gosto de longos nem com molho de tomate! Teria que usar saltos de 20cm e isso não me agrada. Passo a vida de roupa curta, até no Inverno, e detesto calças. Oh, e é só uma formatura, não é uma gala! Um vestidinho lindinho simples serve :) Preto já é pesadãoooo.

    Beijinho

  7. EDINALVA Mª DOS SANTOS    27/11/2009 - 00h11

    TENHO VERGONHA DE MEU SEIOS, POR SER UMPOUCO GRANDE, ALÉM TENHO OS OMBROS LARGOS.
    E NÃO GOSTO DE DEGOTE MOTRANDO ELES.
    O QUE FAZER PARA MIM SENTIR BEM COM ROUPAS Q GOSTO E NÃO FICA BEM. QUER DIZER EU ACHO, ENQUANTO AMIGAS DIZ Q ESTÁ BOA. VOU PARA FORMATURA NÃO TENHO IDÉIAS COMO MIM VESTIR, Q FASSO?
    ESSAS ROUPA Q MOSTRAM SÃO LINDAS COM VESTIDO VERDE.

  8. Heliene    03/07/2010 - 15h27

    Infelizmente nao gostei da materia, adoro longos,sou alta, acho festa de formatura o maximo, sou professora de uma faculdade e falo sempre com minhas alunas para arrasarem neste dia com tudo que tem direito, por que é um dia hiper especial.
    Achei os vestidinhos mixurucas…com raras excecoes….realmente, questao de estilo….respeito quem curte, mas nao é, definitivamente, minha praia. Sugiro uma materia para mulheres altas e que gostam sim, de usar um lindo vestido longo numa noite de gala. Ah, e para missa, sugiro terninhos ou vestidos que nao sejam tomara que caia…realmente nao combinam com a Igreja. Bjins

  9. Cinara    04/01/2011 - 18h00

    Boa tarde…tenho 30 anos…nao estou muito em forma….gostaria de saber se posso usar um vestido acima do joelho pouca coisa….de flores…ou estampa…qual o melhor pra ocasiao….(sou formanda…mas nao participarei da festa…irei como convidada..mas tenho medo de ser chamada lá no palco pois eu fazia parte da comissão de Formatura….aguardo resposta o mais rapido possivel a festa é dia 08/01/2011…muito obrigada…
    Cinara….

  10. Maisa freitas    27/02/2016 - 17h11

    Olá
    Td bem
    Vou ir na formatura da minha amiga, porém sou alta qual vestido devo usar longo ou curto?

Mais sobre Moda