Aconteceu há mais de uma semana, né? Foram muitas palestras, muita gente legal, muita coisa nova… Mas algumas marcam… Isso foi o que ficou:
Carla Mendonça, em fotos do seu blog
Na palestra da Carla Mendonça: O jornalismo de moda funciona como um divulgador de imagens de sonhos, papel que antes era exclusivo da literatura. E não é? Se antes as mulheres sonhavam ao ler seus livros favoritos, hoje a gente sonha também com os mundos que cada estilista cria em sua coleção, que só conhecemos através do jornalismo de moda…!
Ainda na Carla, ela explicou que, historicamente, as mulheres são educadas pela beleza, e que é papel da mulher cuidar de tudo que é belo no mundo. Achei lindo, porque sei que hoje o nosso papel não se restringe apenas a isso, mas acho importante sim que as coisas sejam bonitas (senão não teria estudado 5 anos para me formam em Design (que não é só isso, mas passa pela beleza, sim), né?).
Ah sim, e o ensinamento da Carla pra gente aplicar no dia-a-dia: Ninguém tem pele ruim em preto e branco! Hahahhahahahaha =D
Trabalhos de Rodrigo Cezário
Rodrigo Cezário, stylist, explicou como funciona na prática sua profissão. Ele listou as características que são essenciais para um bom stylist:
Conhecimento de história da arte – para criar boas imagens de moda, você precisa conhecer o que já foi feito!
Noções de estilismo – seu papel é contar uma história através de uma imagem, que no fim, deve vender uma roupa!
Noções de fotografia – pra saber o que vai ficar bom no resultado final e o que pode atrapalhar a estética do trabalho.
Responsabilidade e ética – o stylist é responsável pelas peças usadas durante a produção, muitas vezes emprestadas!! Na correria, ele deve estar atento a cada peça, para que ela retorne em perfeito estado à loja que emprestou.
Capacidade de lidar com imprevistos e pressões – vai que a modelo jura que o manequim é 36, todas as roupas são 36, e na verdade é 38?? É o stylist que tem que dar um jeito!!
Bom relacionamento interpessoal – com todo mundo, desde o estilista até a passadeira, porque estão todos ali trabalhando com o mesmo propósito… Fora que você nunca sabe o dia de amanhã, então esquece essa de carão!!!
Mas o melhor da palestra do Rodrigo foi essa frase: “Não acredito em concorrência, acredito em competência.” AMEI e concordo 150%!!!
As meninas da Oficina de Estilo foram ultra mega fofas, como o blog, e mostraram que tudo aquilo que existe no blog, é o que acontece na vida real, no trabalho delas. Aliás, foi isso que motivou a existência do blog: elas resolveram criar pra responder pra mais gente as dúvidas que chegavam por email.
Elas também explicaram a diferença entre o stylist e o personal stylist: muda o jeito de contar a história! Usando o exemplo delas, existe o pé e existe o sapato. Quem gosta mais do sapato, é stylist, que vai cuidar de como criar uma imagem para aquele sapato. Quem gosta mais do pé, é personal stylist e vai fazer de tudo para aquele pé ser calçado da forma mais adequada e ser feliz.
Elas também falaram que o guarda roupa tem que refletir o estilo de vida. Então, se você trabalha 40 horas por semana, seu guarda roupa tem que ter muita roupa de trabalho! E nessa de estudar o estilo de vida das clientes (que são maioria absoluta de mulheres, no caso delas) elas acabam aprendendo um monte de coisas novas, porque vai que a cliente joga golfe todos os sábados, por exemplo… Elas vão ter que aprender o que é necessário para vestir bem a cliente durante esses momentos!!
Cris e Fê estudam muito, todo tipo de coisa. Já fizeram todo tipo de curso, acham que sempre dá pra aproveitar alguma coisinha, e recomendam que todo mundo estude também.
Pra quem conhece bem o blog, foi ver na vida real aquilo tudo que elas dividem com a gente ali…! O que não dá pra ver no blog, e ali, cara a cara, transparece, é que elas AMAM o que fazem. Sabem quando os olhinhos brilham ao falar de uma coisa?? É assim.
Slide da palestra de Camila Yahn
A Camila é o oposto do que imaginei que seria. É uma fooooofa, simpática, humilde até não poder mais, mega acessível. Imaginei o contrário porque Camila é responsável por um super evento, o Pense Moda, que sempre trás grandes nomes para sua programação.
Ela deu dicas de como ter um negócio de moda. Lembrou bem que as pessoas da área mais criativa costumam ser ruins na parte dos números, ou seja, ruins de negócio =D (é verdade, eu seiiii).
Adorei a simplicidade da coisa toda: Camila recomenda que quem quiser ter a moda (eu também interpretei como design, é parecido) como negócio, precisa ter personalidade, ou seja, não vale copiar o sucesso dos outros, porque o que dá certo é o original.
Outra coisa importante: acreditar no seu trabalho. Ela contou vários exemplos, e disse que todo mundo passa pela fase de contar botões! Ou seja, não é fácil, é preciso ter persistência e tempo, além da famosa (estou aprendendo que é essencial) cara de pau!! Hahahaha… Camila lembrou a todos que o pior que pode acontecer é levar um não!! Simples né? Mas vai fazer na vida real pra ver como é difícil!
Na mesa redonda, o aprendizado foi um pouco diferente… Afinal eu estava do outro lado, participando junto com Natalie Oliffson, Grevy Pinheiro, Ana Paula Pedras, Rodrigo Cezário e tendo Heloísa Aline como mediadora.
E ali aprendi o seguinte: por mais que você seja top, profissional de renome, bam-bam-bam em qualquer coisa, educação e preparo são essenciais. Numa discussão, tem como discordar de maneira educada, tem como mostrar quem você é em apenas 2 minutinhos de microfone, através de postura, tom de voz e escolha de palavras.
Sobre o tema da mesa, que era a Moda Brasileira e novas Mídias, minha visão é de que a moda brasileira, ou qualquer empresa de outro setor, na verdade, ainda não entendeu como funcionam as tais novas mídias. São poucas as marcas que conseguem sucesso e sabem usar de maneira correta blogs, twitter, facebook e etc… A discussão no dia descambou pra outro lado, mas deu pra ver que todo mundo ali já percebeu a importância da internet e as novas maneiras de se posicionar dentro das últimas novidades tecnológicas…
E fim. Alguém leu tudo? heheheheh… Deu pra entender o motivo da demora do post aparecer por aqui? Espero que tenha valido a pena!
Nem sei o que dizer desse post, ainda mais qdo dei de cara com a Carla. Lindaaa!!! Ela foi minha professora na faculdade e minha orientadora no tcc (revista de moda para mulheres em BH). Saudades… agora só nos falamos por orkut e email. hehehe…
Ah! e essa fotinha ai é foi tirada na casa dela, ne? Essas paredes listradas…
bju
(amo, amo, amo, amo seu blog!!!)
Primeira vez que visito seu blog.. e amei. mais uma uma leitora, amei o post, li tudo. E ameii. Parabéns pelo blog é lindo. *-*
Li tudinho sim! Muito bom…como todos seus posts…
Concordo plenamente com o q as palestrantes disseram estudar, reciclar sempre, sou da área da saúde e sei q diariamente tudo está diferente. Tem gente q acha q só pq se formou sabe tudo…Como já dizia a canção….Tudo muda o tempo todo no mundo….
Parabéns Lú
Muito bom. Penso que o mundo atual é o de construção de conhecimento e através das redes sociais fica tudo mais fácil e interessante. É uma pena que a maioria das pessoas, assim como as empresas, ainda não perceberam isso.
Oláa Lu,
Parabéns pelo Post! Siiiim li tudo =)
Concordo 150% rsrs “educação e preparo são essenciais”. E focando na questão educação Lu, realmente isto é a chavinha básica para qualquer bom relacionamento nesta vida; independente de onde você esteja, da cultura, das diferenças.
Beijo,
Erika
Lú, adorei o post! Falta um evento assim aqui em Curitiba – o tal do Fórum da Moda é bom, mas ainda fica muito abaixo desse daí!
Beijos!
Li tudinho, sim. E amei tudo! O legal é que MM+ trouxe discussões interessantes com pessoas interessantes e que realmente sabem do que estão falando.
Eu li tudo! E adorei!
Fico feliz que BH esteja abrindo espaço para o debate da moda! =)
Adoro o seu blog!
Beijos!
Imagino que vc deve ter aprendido muito no mm+ hein?
É muito bom que o mercado saiba que estamos ligadas e interligadas para avaliar seus produtos. Assim, podemos contribuir para a melhora da qualidade e variedade dos produtos que consumimos.
Ah! Adorei o LooK, tava linda!!!!
bjoks
Ah, eu li tudo =D
Realmente, ainda falta muita coisa pra começarem a entender as novas mídias mas, principalmente, entender o consumidor “/
Ai, que pena que eu não pude ir, mas você fez um apanhado ótimo que trouxe um gostinho pra quem perdeu :)
Lú,
Muito bacana o post. Descobri o blog há pouco tempo e não consigo parar de ler!Você é divertidíssima!Também concordo plenamente com frase do Rodrigo!Deve ter sido um sonho ter ido no evento!
E o look ficou lindoo, vc ficou com uma super cara de fashionista! Amei!
bj
Eu li tudo!kkkk
Como assim descambou pro outro lado?
E Lu pra vc qual a marca (sem querer fazer propaganda) consegue usar de maneira correta as novas mídias?
Beijo.
Eu li tudo,Lú…Parabéns pelo post!. Posso imaginar o quanto vc deve ter aprendido! E eu também concordo…acima de tudo, a competência!
Bjs.
euuu! eu li tudinhooo! e acompanho quase que todo dia seu blog… fico triste quando chego aqui e nao tem o que ler! hahaha
Parabens! vc eh uma pessoa super antenada e acredito que na sua profissao voce deve ser otima tbm nao eh?!
bjao
Carla é musa!!!
adorei o post, bom pegar um pouquinho do q aconteceu, já q nao pude ir…
Lii tudinho…
sou estudante de comunicação social, minha area é Relações Publicas, mas sonho em trabalhar na area de moda.Penso em complementar com jornalismo pra poder abrir campo pra mim.
O mais interessante do post é a abertura, e a já percebida necessidade da discussao das novas midias na moda, esse inclusive era o tema do meu trabalho de conclusão de curso, mas tive que mudar de tema. (Estou triste demais com isso).
Parabens pelo blog, acompanho sempre e recomendo!
Adorei!!! (sim, eu li até o final…)
E tenho uma coisa pra te acrescentar…
“RT @quartierduluxe: Qtas grifes quebrando: Yohji Yamamoto, Escada, Christian Lacroix. Enquanto pensarem só na moda e ñ na gestão, será assim” =/
Triste né??? =(
Bjokas
P.S.: leio o blog TODODIA…
Eu li Lu!
Bacana demais tudo que rolou por lá [e deu pra ver por aqui né…],e mais legal ainda é saber que em BH estão rolando eventos bacanas assim!
Beijão!
Você tem alguma dúvida que alguém não leia até o final????? Quando comecei a ler devorei tudinho!! Ficou ótimo, como tudo no blog! Que experiência única participar de um evento tão bacana!!
Parabéns pelo post!
bjks
hehe…li sim!
Vc tem um certo talento pra jornalista! ;)
Concordo com que a educação e o preparo são tudo…isso leva a gente longe!
Adorei o post!
Beijão!
Nossa Lu, esse post foi uma aula! Como é bom sempre poder aprender né?? Parabéns pra todos do Minas Moda + e pra vc tb!! bjoks
Oi Lu,
Estou acompanhando seu blog há pouco tempo, mas estou adorando as notícias e os temas selecionados. Me inspiro para que meu blog seja pelo menos 1/3 tão interessante quanto o seu. Está de parabéns.. Olha que coinscidência, sou de Bh também!!! Vamos postar lugares da nossa cidade. beijos
Nossa, com certeza, valeu muito à pena e eu li e reli tudinho!!!! Ótimo post, ótimos aprendizados e uma mega inveja boa de quem foi ao Minas Moda+! Quaria ter ido =(
Bjos e boa semana!!!
Li tudo, sahauhsuh :]
adorei o post, sempre aprendendo mais e mais
Li tudinho sim! hahah e adorei!
É a primeira vez que comento aqui
Parabéns pelo post, e pelo blog também!
Aproveitei ao máximo!!
Apesar de não ter ido ao MM+, tirei algumas lições que vou levar pra mim atraves de suas pipulas.
Ps: gostaria de ter ido só para poder aproveitar mais.
beijos
Lu, arrasou no resumo. Queria mt ter acompanhado a mesa redonda mas acho que você sintetizou bem toda a história. Post grande é ótimo quando o assunto é interessante. =)
Obrigada pelo post Lu! Vc arrasou e agora ninguem mais precisa escrever sobre o MM+. Só no próximo….
Vc foi uma participante super importante, nos ajudou durante todo o processo.
“Poe mais uma logomarca pra mim?”Rsrsrs
Obrigada!
Você certamente iria amar o evento da Li Edelkoort que eu fui aqui em SP há um tempinho atrás.
Nesse link tem as impressões gerais sobre o que ela disse na palestra.
http://boccanervosa.wordpress.com/2009/09/25/cupcakes-li-edelkoort/
Bj,
Li e concordo!
…vem cá…você é tímida né…e na hora de pegar no microfone? não travou não?
Tô perguntando isso, pq eu sou péssima pra falar em público, mega tímida, e fico pior ainda se as pessoas estão vendo que eu estou nervosa, quase morro kkkk, e gostaria de saber o que você fez pra perder um pouco da timidez.
HELP
bju :)
Aline, eu achei que ia ficar tímida e travar!!! Mas duas coisas me ajudaram a não deixar isso acontecer: uma é que já percebi que perco muitas oportunidades por causa da timidez. Vendo coisas que deixei de fazer por pura bobagem, acabei aprendendo que tenho que respirar fundo e ir!! E a outra foi que eu sou bem esquentada =DD Então qdo alguém falava alguma coisa que eu discordava, eu TINHA que falar, hahahahha…
Parabéns Lú!
E claaaro que todos lerão até o final, afinal ficou perfeeito… ajudou ainda mais a decidir que minha segunda facul vai ser relacionada ao mundo da moda (ainda nao comecei a primeira! HAHA)!
rsrsrs pois eh, verdade…vou tentar!
Obrigada
bju :)