Carregando...
Beleza

Pra pensar… auto-imagem é tudo!

15.10.2009
Lu Ferreira

E aí que navegando, me deparei com essa imagem que abre o post, mais uma da revista Glamour, que parece que resolveu mesmo valorizar as plus size models e lembrar pra todo mundo (e ganhar espaço na mídia, né…) que mulher existe de tudo quanto é tamanho.
Só que, ao contrário do que esperava, o que mais me chamou atenção nessa imagem não foram as dobrinhas, as curvas, enfim, o plus size das modelos. Foi a expressão de auto confiança absurda, o olhar seguro, a maturidade que elas expressam ao posar assim, sem roupas e com dobrinhas, pro mundo ver.

No site da revista eles contam um pouquinho sobre cada modelo que aparece nessa foto, e uma delas não tinha como passar despercebida: Crystal Renn, que na foto da Glamour tem o cabelo mais perfeito ever (foi a primeira coisa que notei, hahaha), é uma modelo de sucesso, e já experimentou os dois lados!
Acreditem, ela era essa menina magrinha da imagem acima, e hoje é esse mulherão. Dividiu com o mundo sua história no livro “Hungry“, em que relata sua infelicidade nos tempos de magrinha… O incrível é que dá pra ver nas fotos, né? O olhar entrega!
Ela aprendeu a aceitar o tamanho natural de seu corpo, e agora é saudável (ela teve sérios problemas com a magreza excessiva) e, ainda por cima, feliz!
E linda!!!! E ela sabe disso, porque quem não gosta do que vê no espelho, não consegue transparecer tanta energia em fotos, sendo magra, gorda, alta, baixa, azul ou amarela…
E aí é fácil notar que, muito mais importante do que emagrecer, malhar, engordar, cuidar do cabelo e arrasar no make… É sorrir no final, né?

45 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Shirley Piccolo Vieira Stamou    15/10/2009 - 21h46

    Lú,

    Em agosto escrevi um post tb sobre uma outra matéria q saiu na Glamour sobre a polêmica em torno das modelos “plus size”, que muitas das vezes estão mais para “normal size”: http://www.garotasmodernas.com/2009/08/polemica-na-revista-glamour-essa-modelo.html
    Gostei tanto do seu post que vou escrever um lá no Garotas indicando o seu!
    beijos,

  2. Paula B.    15/10/2009 - 21h46

    Lu!

    Faz tempo que acompanho teu blog, mas nunca tinha comentado.

    Depois de ler o textinho acima, tive que parar elogiar o jeito que tu escreve e expressa as tuas idéias!
    Os posts são super gostosos de ler! Concordo com praticamente tudo que tu posta aqui :)

    Beijos!

  3. evy    15/10/2009 - 21h56

    As gordinhas são muito mais felizes… maaaasss eu prefiro ser magrinha! hahaha
    Porém todas elas não deixam de ser lindas e maravilhosas!

  4. Mi    15/10/2009 - 21h56

    adorei o post… e ser baixinha, é tudo de bom…

  5. Paula    15/10/2009 - 22h08

    OOi Lu, tb escrevi sobre essa foto hoje no blog e falei, mais ou menos, a mesma coisa. A atitude dessas garotas é fantástica e isso,para nós, gordinhas, é o máximo…tanto tempo vendo só as magrinhas, malhadas, saradas brilhando e hoje, as curvas têm um espaço no mundo fashion!
    beijokas
    Paula

  6. A Chata    15/10/2009 - 22h08

    evy: As gordinhas são muito mais felizes… maaaasss eu prefiro ser magrinha! hahaha
    Porém todas elas não deixam de ser lindas e maravilhosas!

    Acho que mais importante, mesmo, Evy, é gostar do que vc vê, né? E se vc se sente bem sendo magrinha, é assim que vc deve tentar ser (sem esquecer da saúde!), pra sempre se sentir bem!

  7. A Chata    15/10/2009 - 22h08

    Mi: adorei o post… e ser baixinha, é tudo de bom…

    Usando saltão então… =DDD Meia pata… da Arezzo… hahahahah, viciei!

  8. Aléxia Gouveia    15/10/2009 - 22h19

    kkkkkkkkkkkk… xuxu, eu lendo o post e venho ver os comentários e vc me solta essa: “Usando saltão então… =DDD Meia pata… da Arezzo… hahahahah, viciei!”. Não te aguento. Daqui a pouco o maridão vai começar a chiar.

    Sobre o post: Eu adoro ser gordinha! kkkk… tô brincando. Gosto do meu corpo, mas quero melhora-lo com saúde. O importante como vc disse é sempre ter o sorriso no rosto.

    Beijos Xuxu

  9. Ludmila    15/10/2009 - 22h27

    olha, me perdoem mas acho meio falso esse alvoroço pelo fat pride. acredito que as meninas consigam ser mais felizes e até bem mais “de sucesso” com os quilinhos a mais. mas se elas, você, eu, toda mulher pudesse perder os quilinhos a mais e manter sem fazer nada [comendo todos os doces], todas – com exceção da Jessica Biel, que tem o corpo perfeito – iam querer. ser magra é trabalhoso e requer privação, dedicação. algumas pessoas curtem as regras e entram no esquema, outras são aprisionadas e se sentem infelizes. sou a favor da realidade, mas é hipocrisia dizer que as mulheres deviam se sentir lindas com 110kg e cheias de doenças. ninguém deve se sentir obrigado a ser esquálida como a Kate Moss, mas ninguém quer ser um elefante num mundo programado para girafas. me aceitar, claro, eu me aceito. mas bem que eu queria perder uns 8kg e voltar pros meus 47kg de sempre…

  10. Amanda    15/10/2009 - 22h30

    Excelente post!!!!

  11. Dany Bello    15/10/2009 - 22h38

    Oi Lu! Adorei o post!! Eu tenho uma amiga modelo que tbm conheceu os dois lados, foi magrinha e agora é modelo gordinha e está fazendo o maior sucesso, fez umas fotos lindas um dia desse p/ uma marca famosa de ligerie.

    Bjs!!!

  12. Loli    15/10/2009 - 22h39

    Como disseram aí, quase todas elas na verdade são “normal” size… muito mais bonitas que as magrelas esquálidas, fato. Mas concordo com quem disse que tem um pouco de hipocrisia nisso tudo. Uma coisa é você não ser magrela e ter umas banhinhas, outra coisa é pesar 100 quilos…

  13. A Chata    15/10/2009 - 22h40

    Ludmila: olha, me perdoem mas acho meio falso esse alvoroço pelo fat pride. acredito que as meninas consigam ser mais felizes e até bem mais “de sucesso” com os quilinhos a mais. mas se elas, você, eu, toda mulher pudesse perder os quilinhos a mais e manter sem fazer nada [comendo todos os doces], todas – com exceção da Jessica Biel, que tem o corpo perfeito – iam querer. ser magra é trabalhoso e requer privação, dedicação. algumas pessoas curtem as regras e entram no esquema, outras são aprisionadas e se sentem infelizes. sou a favor da realidade, mas é hipocrisia dizer que as mulheres deviam se sentir lindas com 110kg e cheias de doenças. ninguém deve se sentir obrigado a ser esquálida como a Kate Moss, mas ninguém quer ser um elefante num mundo programado para girafas. me aceitar, claro, eu me aceito. mas bem que eu queria perder uns 8kg e voltar pros meus 47kg de sempre…

    Ludmila, eu tb não gosto do tal fat pride! Acho falso demais, pq acho que ng deve valorizar a falta de saúde, e pessoas obesas não são saudáveis, né? O que eu destaquei aqui, e nisso acredito, mesmo, é que mais que o corpo, o que importa é a cabeça! Nada adianta eu usar manequim 36 e me sentir insegura, né não?
    E o que essa foto me passou foi segurança, auto-confiança, e eu, Lu, mesmo sendo mais magra que qquer uma dessas modelos, jamais teria confiança suficiente pra posar como elas..! Conheço meninas lindas, que se sentem assim, mesmo pesando 80 quilos e medindo 1.60, e várias outras também lindas, mas mesmo pesando 65 medindo os mesmos 1.60, se sentem mal…!

  14. Frann - Curitiba    15/10/2009 - 22h52

    Comentando pela primeira vez… Como sempre amei o post!!!

    Acho que a idéia que vc passou é totalmente válida Lu. O que importa mesmo é auto confiança e felicidade…

    Beijo teu blog é lindo =D

  15. Carlinha    15/10/2009 - 23h10

    Ai eu amei

    Pois me identifiquei muito

    rsrs

  16. Fernanda    15/10/2009 - 23h19

    Oi Lú,
    Vc tem toda razão…o que importa é a cabeça,mas eu não consigo acreditar que uma mulher se sinta feliz estando com excesso de peso em um mundo como o que vivemos,aonde a pressão da mídia e da sociedade é enorme.Não acho também que ninguém precise seguir nenhum padrão para ser feliz,mas algumas coisas me soam falso,como por ex. esta foto.Apesar de estar mto bonita,rostos lindos etc…concordo com a Ludmila,acho que no fundo(e nem tão fundo assim), todas elas gostariam de perder peso.E,sinceramente,não consigo achar bonito.(me perdoem as gordinhas!!!).
    Olha Lú,não é nada contra o que vc escreveu,viu…pelo contrário,acho que vc escreve e se expressa suuuper bem,adoro seus post’s.
    Bjs.

  17. Lara    15/10/2009 - 23h22

    em tempo: obesidade não é sinônimo de doença. conheço pessoas magérrimas que sofrem com colesterol alto e diabetes, ao passo que conheço pessoas gordas com a saúde muito em dia. pensar que uma pessoa de 110 kg não pode ser feliz devido ao simples fato de pesar 110 kg, a meu ver, representa uma certa dificuldade em perceber que as pessoas podem ter outros motivos para serem felizes e outros padrões para se gostarem, diferentes do que você aceita para si própria. e, acredito eu, se as pessoas se voltassem prá estes padrões diferentes e prá objetivos um pouco maiores na vida, todo mundo ia ser bem mais feliz.

  18. Valéria Pedrochi    15/10/2009 - 23h35

    O melhor post de todos os tempos!

    Acompanho o blog há muito tempo mas nunca tinha comentado, mas depois de ler este post resolvi me manifestar. Parabéns pela sensibilidade e pelo conteúdo, que falta a muitos blogs de beleza desses que se disseminam por aí.
    Não é tão simples aliar conteúdo e senso de estética e você o faz muito bem. Parabéns!

    Abraços,

    Valéria

  19. Kátia    15/10/2009 - 23h52

    Adorei!Amor próprio é tudo.Olhar no espelho e estar de bem com o que é,felicidade e beleza é vista quando a gente esta bem
    Bjs

  20. Dany    15/10/2009 - 23h56

    Falou e disse no seu último comment, Lu!!

    Tem milhares de magrelas infelizes, ou inseguras por aí… e mais um montão de gordinhas felizes e bem-resolvidas com o que têm.
    Acho que o grande lance é ser feliz, e valorizar o que se tem de melhor. Um cabelo impecável, um belo sorriso, o olhar…

  21. jeh    16/10/2009 - 00h33

    A confiança no olhar delas é incrível! Eu admiro muito as pessoas que se sentem bem com o corpo que têm, que não estão nem aí pro estereotipo da mulher magra, modelo.
    Eu mesma sou magra mais me pego diversas vezes dizendo o contrário ou até mesmo reclamando de coisas que são simples e eu posso conviver bem com elas…
    Temos mesmo que é gostar do que somos, nos sentir bem com o nosso corpo, que importa sim, mais o caráter é fundamental.

    Beijinhos

  22. Giselle    16/10/2009 - 05h11

    Lu amei o post a realmente oq chama mais atençao é o olhar de confiança delas amar o seu corpo sem restriçoes eu gosto muito desse blog uma menina Francesa gordinha cheia de estilo e confiança de uma olhada e ve se gosta:
    http://www.leblogdebigbeauty.com/

  23. Pâmela S. Teixeira    16/10/2009 - 07h36

    Gente, já está mais que na hora de mudarmos esse imagem de photoshop que fazem a gente querer ser, além de fazer mal para a saude mental e fisica de muitas meninas, que ficam se cobrando isso… não é o que os homens realmente procuram em uma mulher!
    Eles gostam de mulheres seguras de si mesmas! Eu sei pq já vivi isso, e agora vejo que não existe coisa mais chata do que ter que aturar alguém que não se gosta, que não se sente bem..

    Deveriamos liderar uma revolução contra esse massacre da nossa auto-estima! :)
    Somos lindas, cada uma da sua maneira, e não podemos deixar que a midia destrua nossa vontade de ser feliz com o nosso corpo, porque insistem em vender um modelo criado no computador!

    Isso não fica somente no quanto pesamos, e se temos ou não curvas, eles criam uma imagem mto surreal, peles lisinhas sem manchas, sem olheiras, cabelos lindos hidratados, etc…

    Não estou dizendo que devemos deixar de nos cuidar, pois isso faz parte da nossa felicidade! Mas, não devemos nos maltratar tanto quando!
    Devemos aproveitar mais a nós mesmas, e ver feliz semmmpre!

    Alta, baixa, gordinha, fofinha, cabelo crespo, liso, longo, curto, negra, branca, amarela, india, devemos ser a gente mesmo e nos curtir em primeiro lugar! :D

  24. ione    16/10/2009 - 09h02

    Lu,
    Sobre o assunto, não deixe de ler este artigo:
    http://www.revistaparadoxo.com/materia.php?ido=6887
    A Ticcia conta a história recente que rolou com um anuncio do Ralph Lauren, que foi tão photoshopado que a Filippa Hamilton (que é linda e não precisa de nenhum retoque) ficou com a cintura mais fina do que a cabeça (no artigo tem o link para a foto bizarra!).
    Depois de ameaçar o site que veiculou as tais imagens com ações judiciais, a empresa teve de reconhecer que postou uma aberração!!!
    O tema é bem polêmico, e eu acho que o foco deveria sempre ser a saúde, mas não dá pra tapar o sol com a peneira e achar que se muda um padrão de beleza da noite para o dia. Na RG do mês passado a Leticia Birkheuer conta horrores da vida dela como modelo, muito triste mesmo. A maioria das pessoas não tem noção do que essa gente passa.
    Outra coisa que me deixou assustada foi saber que a galera do Cirque du Soleil é quase toda viciada em antiinflamatórios e remédios para dormir, porque a carga de treino deles é desumana. Daí a gente acha a oitava maravilha do mundo um circo sem animais (oh!), e quando vai ver os seres humanos é que são tratados como bichos. Tenho um primo que é médico em Orlando, e como ele é ortopedista e atende num pronto socorro bem grande da cidade, ele contou que não raro atende o pessoal do Cirque (já que em Orlando há um espetáculo fixo, o La Nouba). Ele disse que o pessoal por treinar tanto acaba viciado em antiinflamatórios e com isso tem a ‘vida útil’ como artista bastante reduzida. Fiquei chocada!

  25. G Florees    16/10/2009 - 09h02

    Lu, adorei o post, fiz um bem parecido no meu blog, usei a mesma imagem, que aliás, ficou linda, essas modelos são perfeitas com curvas e barriguinha.

    Adorei!
    beijos

  26. Ana Beatriz    16/10/2009 - 10h03

    Lú, gostei do post. achei q vc falou com o coração.Continue assim.

  27. Carol    16/10/2009 - 10h53

    Lu, A M E I este post.
    É importante que as mulheres se aceitem como vieram ao mundo. SIM! Temos que nos cuidar, mas entre cuidado e loucura há um enorme abismo.
    Tenho uma coléga que sofre com a bulimia e vendo essa situação me valorizo cada dia mais por ser saudável.
    Bjo

  28. Mariana    16/10/2009 - 10h54

    Adorei o post de hoje.
    As modelos são lindas e como vc mesmo escreveu aqui, tem um olhar super confiante.
    Eu tb tenho dobrinhas e gostaria muito de tirar uma foto assim tb. rsrsrs
    Beijão e até a próxima.

  29. Elida    16/10/2009 - 11h02

    Concordo com o post, publiquei algo parecido no meu blog veja, foi a primeira foto que fez o maior sucesso!
    bjokas,

    Elida

    http://stylistmineira.blogspot.com/2009/09/repercutiu-muito-e-muito-bem-aparicao.html

  30. Lísia    16/10/2009 - 11h04

    Oi Lu!
    Sempre leio seu blog e raramente comento….mas com esse seu post tive que vir aqui!
    Tenho uma loja de Moda Grande em Florianópolis e tb já havia publicado no nosso blog sobre a revista glamour!
    E como acompanho diretamente as plus size por causa da loja vejo de tudo! Gordinhas que se amam e já chegam abalando geral na loja e as mais tristes que querem emagrecer e não conseguem. Ms a maioria não quer ficar seca e sim mais saudável. E o que mais me motiva a trazer coisas lindas, joviais e realmente diferentes para minhas clientes é ver o sorriso e auto-estima delas lá em cima quando saem da loja! Isso não tem preço que paga! Ah! É bem raro vir aqui na loja uma plus size solteira! =)
    Bjs parabéns pelo blog!

  31. Laíza A PAQUITINHA    16/10/2009 - 11h38

    Com certeza este é um assunto super polêmico. Quem está com quilinhos a mais , na maioria dos casos , quer eliminá-los. Isso não é errado. Sou a favor de cirurgias pláticas tb, mas sei que deve existir RAZOABILIDADE. Ser mais magra não vai te trazer a felicidade automaticamente, quem pensa dessa maneira deve procurar ajuda profissional. O errado não é se olhar no espelho e querer melhorar alguma coisa, o errado é não enxergar nemhuma qualidade.
    O que posso dizer é que se amar é bom d+!

  32. Michelle    16/10/2009 - 11h40

    Oi, Lu! Descobri seu blog ontem, super por acaso e já não consigo mais viver sem! rs AMEI e te visitarei sempre. Deixa eu te perguntar uma coisa… vc conhece alguma base que fique melhor para pele com acne??? Tbm sou mt branquinha como vc e tenho algumas acnes/manchinhas de acne e estou sempre na busca da base perfeita. É duro viu? Tanto pra achar uma cor clarinha que fique bem, quanto pra achar algo que realment COBRE as manchas. Tô usando atualmente um duo powder da Contém 1g, mas não tá me agradando já tanto… gostaria de alguma dica, se tiver, é claro. Obrigada desde já e bom fds! Bjks!

  33. Erika    16/10/2009 - 14h03

    Lu,
    Super pertinente essas fotos! Para mim soa assim: Cada um do jeito que quer!!! E claro, com a saúde em cima!!!
    Bjos

  34. Tatiana    16/10/2009 - 14h23

    Essa coisa de ser gorda e feliz com esta condição me intriga muito, talvez não entenda esse conceito porque nunca fui gorda mas quando penso que estar muito acima do peso é algo que prejudica até a sua saúde e qualidade de vida, fico ainda mais intrigada quando escuto coisas desse tipo.
    Por outro lado ser anoréxica é tão ruim quanto ser gorda e estar com um corpo legal é condição fundamental para que eu viva bem e feliz, mas cada um é cada um e concordo com a idéia de que o importante é sorrir no final, eu jamais iria sorrir de verdade se fosse GORDA.

  35. Carol Delgado    17/10/2009 - 00h34

    OI Lu,

    adorei tua abordagem sobre o tema, e na minha opinião, tão importante quanto o amor próprio e a auto-confiança é cultivar a tolerância, a compreensão das diferenças….

  36. Tamirys    17/10/2009 - 14h28

    lendo alguns comentários dá pra ver o tom de preconceito ainda nas pessoas.
    conheço muitas meninas hiper magras e que sofram de diabetes,colesterol…e gordinhas também!é claro que gordas ou magras,todas temos que cuidar de nossa saúde!

    eu sinceramente prefiro ser uma gorda saudável do que uma magra ANORÉXICA!
    dá pra ser feliz tanto magra quanto gorda e com saúde,o que importa é se amar!

    Lú,seu blog é liindo de viver!

  37. Cris Mereu    17/10/2009 - 19h05

    Lu, esse post tò perfeito!!
    Adorei, parabens!
    Bjos

  38. Laís    17/10/2009 - 23h43

    Nah, pra mim, o importante é ser feliz e ter saúde. Se você está saudável [uma magrela bem nutrida ou uma gordinha de gostosura, whatever] se olha no espelho e se sente bem consigo mesma, está de ótimo tamanho. Eu só vestia 36, essa semana descobri que estou vestindo 38 e estou NUMA FELICIDADE QUE SÓ ! kk. Eu quero ter o corpão da Beyoncé [sonha, bem], mas não ponho minha saúde em risco por isso, porque se é o sorriso que vale no final das contas, eu preciso preservá-lo, não é ? ;)

  39. Clara Rocca    18/10/2009 - 22h13

    O post ficou ótimo!

  40. Luiza Oliveira    19/10/2009 - 15h30

    Isso é pra chutar a autoestima lá pra cima e sair de casa pronta para arrasar.
    E como um amigo meu diz: As baixinhas são as melhores.

    A Chata:
    Usando saltão então… =DDD Meia pata… da Arezzo… hahahahah, viciei!

  41. Ilka    20/10/2009 - 18h18

    Lu,

    Achei seu texto ótimo, mas as mulheres da foto não são gordas, são mulheres normais, lindas e maravilhosas.

    Beijos

  42. Sis    21/10/2009 - 11h29

    Lu, sempre leio seus posts, sempre adoro. E deste, mais do que nunca. Quando tiver um tempinho, dá uma olhada neste aqui:

    http://paratudoblog.blogspot.com/2009/10/salve-glamour.html

    Escrevi sobre o mesmo assunto há uns dias atrás. No blog tem outros “assuntos de menina”…
    Bejos!

  43. Élida    06/11/2009 - 19h35

    Eu sempre achei esse blog incrível, mas depois desse post resolvi ir à praia. Muito obrigada, você tem me ajudado a descobrir coisas legais e (re)inventar meu estilo. Beijos. ;*

  44. […] aí! Acontece com vocês também? E pensando nessa proposta de Dove, lembrei que há uns tempos (lááá em 2009) escrevi um post inspirado numas fotos que a Glamour lançou na época com modelos plus […]

  45. lorena    08/10/2011 - 16h05

    Beleza é uma questão de atitude!!!
    parabéns!!!
    http://donaloren.blogspot.com/

Mais sobre Beleza