Carregando...
Lifestyle

Intercâmbio: Amsterdam

12.11.2009
Lu Ferreira

A nossa guia da vez é a Elaine, mais conhecida como Cuca, brasileira que mora na Holanda desde Julho do ano passado. Ela conta que de cara ia só participar de um programa de intercâmbio, mas acabou ficando e agora se prepara para entrar na faculdade de Administração de Eventos de Arte (chiiiiiique!!!). Vamos lá?

“A Holanda é menor do que o estado da Paraíba e tem a imagem sempre associada a tamancos, queijos e moinhos… Na minha opinião é o país mais “open minded” do mundo. Aqui o aborto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a eutanásia, a prostituição e o consumo de maconha, por exemplo, são legalizados, o que a primeira vista pode soar um pouco estranho, mas por incrível que pareça é tudo super organizado e funciona muito bem!
A capital da Holanda é Amsterdam, uma cidade super cosmopolita, com cafés, pubs, museus, cinemas e boates por todos os lados, mas que ainda conserva o ar de cidadezinha interiorana, com suas casinhas antigas, seus charmosos canais, pessoas andando de bicicleta por todos os lados e feiras ao ar livre, e é sobre esta cidade que falarei um pouco mais neste post.

O que fazer em Amsterdam:

Claro que isso depende do tempo que pretende passar por aqui, das condições climáticas ( quase sempre chove ou garoa) e principalmente dos seus interesses  mas não deixe de desvendar a cidade, se possível caminhe pelos canais, faça pelo menos um passeio de barco, visite as feirinhas, vá ao Red light District e visite um coffeeshop e mate sua curiosidade, prove Stopwaffles, vá logo a um Snackbar e peça patat met mayonaise, coma a torta de maçã holandesa (apple taart), fotografe as casas barco (lembra que a Nanda, da Novela Páginas da Vida, morava em uma?), visite o Voldenpark… Enfim, não se limite apenas aos pontos turísticos, mas viva Amsterdam!

Cultura

Casa de Anne Frank
Quem leu ou já ouviu falar do livro ” O Diário de Anne Frank” com certeza sabe do que eu estou falando! Anne Frank foi uma menina judia que morreu aos 15 anos de idade em um campo de concentração durante a 2ª guerra mundial, e foi nesta casa (atualmente um museu) que ela se escondeu por 2 anos com sua família. Durante este período ela escreveu um diário, que foi publicado posteriormente por seu pai. (Nota da Lu: eu amei o livro, é emocionante… Certeza que quando tiver a oportunidade de ir a Amsterdam vou ao Museu!!)

Heineken Experience
Antiga fábrica da Heineken que foi transformada em museu e mostra as etapas de fabricação através de diferentes espaços multimídia, além da história da empresa e das campanhas publicitárias (que são ótimas!!).  O final do passeio pela fábrica é o bar Xtra Cold, um bar totalmente revestido de gelo (Eles fornecem casaco, luvas e gorro!) e é lá que você finalmente pode degustar sua Heineken!

Museu Van Gogh
Visita obrigatória para quem gosta de arte, lá estão expostos os famosos quadros “Doze girassóis numa jarra”, “A casa amarela” entre outros. A arquitetura do prédio é um show a parte! Van Gogh Museum – Paulus Potterstraat 7, Amsterdam

Madame Tussauds
O Madame Tussauds fica na Dam Square, e como todos os museus da rede, exibe bonecos de cera que reproduzem as maiores celebridades.

Compras

Vá direto para a Kalverstraat, que é uma rua no centro de Amsterdam e lá estão as principais lojas legais da cidade. O que não fica nesta rua fica nos arredores, o que facilita bastante!
Para comprar roupas, a H&M (Kalverstraat, 125) e a Zara (Kalverstraat,66) são imperdíveis!Lojas super conhecidas por venderem peças inspiradas em estilistas famosos por preços mais amigos!
A Bijenkorf,  (Dam 1, 1012 Amsterdam), é uma loja de departamentos Holandesa fundada em 1870, enooorme (5 andares!!), que fica no coração de Amsterdam (na Dam Square) além de ter marca própria, é uma loja multimarcas, e só no departamento de beleza tem Chanel, Clinique, Estee Lauder, Guerlain, Clarins,  Lancôme, Shiseido, Yves Saint Laurent, Dior, nossa querida MAC entre outras marcas…
Quem quiser comprar lingerires, recomendo a Hunkemöller Amsterdam (Kalverstraat 162). Na V&D,Outra loja de departamentos Holandesa, (Kalverstraat 203) você encontra inúmeras marcas e um departamento da SEPHORA. No topo da loja há restaurante maravilhoso que se chama La Place, é tipo um fast food saudável: você escolhe salada, sanduíche, peixe, suco, eles fazem na hora e o preço é bem acessível!
Para os acessórios, a  Claire’s (Kalverstraat, 42), é minha loja favorita por aqui. Tem bijoux, chapeus, bolsas, acessórios para cabelo, tudo bem baratinho!
Para quem procura cosméticos, a The Body Shop (Kalverstraat 157) dispensa apresentações, né? Amo os produtos, as campanhas e a filosofia da empresa!
E claro, a MAC (Heiligeweg, 5) tem bastante variedade apesar do tamanho da loja (bem pequena!) e os vendedores são sempre muito atenciosos.
Estas são minhas dicas de Amsterdam, quem tiver alguma duvida ou quiser alguma outra informação, pode me contactar através do meu blog. Obrigada e até a próxima!”

Obrigada Cuca!! Fiquei com vontade de fazer as malas à medida que ia lendo seu texto… Amsterdam parece ser TUDO, acabou de entrar em definitivo pra listinha dos lugares que quero conhecer!!

46 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Kitsch Chic    12/11/2009 - 14h22

    Amsterdam é TUDO mesmo! Aliás a Holanda por si só! Super recomendo ir pra lá. Inclusive também já morei lá por 6 meses e eu simplesmente amei, foi o país que mais gostei de todos que tive a oportunidade de conhecer.

    O mais legal de tudo é que o povo é MEGA simpático e solícito, muito educados mas sem aquele “não me toque” típico dos franceses e ingleses (éca). Realmente dá pra sentir que vc é livre lá… tem muita gente diferente, vários estilos e povos e ninguém fica reparando na vida do outro (coisa que aqui vc ainda é xingado na rua).

    O centro de Amsterdam é imperdível e os trans (metrô que andam sob a rua, tipo um bondinho) são fofos e te levam pra qualquer lugar!
    A comida então nem se fale, engordei 8 quilos hauahaha. Essa batatinha é demais, nunca comi nada tão gostoso e adora pedir com molho de amendoim (coisa mega diferente).

    Enfim, Amsterdam só indo mesmo, não há palavras pra descrever!

    AMO!!!!!

    Bjos
    Carol.

    • ito    29/09/2010 - 10h38

      Para intercambio posso ficar 6 meses na Holanda?
      Disseram que lá é mais rigoroso que a Inglaterra em termos de imigração?
      Qual agencia vc foi?obrigado
      estou indo para londres mas queria renovar em outro pais depois, valeu!!

  2. Renata    12/11/2009 - 14h33

    Ameiiiiiiii!!!
    Quero levantar da minha cadeira de trabalho e ir agora hunffff.

    Beijos

  3. Rayra    12/11/2009 - 15h13

    Aiiii q inveja!!!!

    Adorei a descrição!

    É uma cidade que não conheço muito bem através da mídia (tv, revista, internet…), mas fiquei com vontade de conhecer!

    Aliás, a Europa é cheia de cidades interessantes!!!

    Gostei muito também da descrição de Vancouver. Me apaixonei pela cidade!

    Parabéns!!

  4. Bela    12/11/2009 - 15h25

    O museu da Anne é perfeito!!!!!!!!!!!

  5. Jaddy    12/11/2009 - 15h29

    Me vê uma passagem pra Holanda? Obrigada!

    Quero muuuito!

  6. Janine França    12/11/2009 - 15h49

    Aiii isso so me deu vontade de voltar a Portugal e fazer meu mestrado lah. ano passado foi maravilhoso ganhar um bolsa da universidade para estudar em Portugal e fériasss….na espanha!!

    Beijos, tenho certeza que ela esta adorando tudo.

    bjnhs

    http://www.biologadesalto.blogspot.com

  7. Daniela    12/11/2009 - 16h02

    Aiieeeeeee
    que post delicioso gente!

    Ai quero conhecer, dá vontade de fazer as malas agora mesmo, só do jeitinho que ela escrever!

    Parabens!
    Beijos

  8. Karollayne    12/11/2009 - 16h16

    Meu sonho !!!!!!!!
    Qro mto fazer intercâmbio e um dos destinos sonhados é Amsterdã!
    Adorei o guia!

    Bjos (;

  9. Camila    12/11/2009 - 16h30

    A prostituição aqui tb não é ilegal, só o rufianismo (cafetão). Poxa, conheço um casal que vai todos os anos para a Europa há muito tempo, e eles me disseram que Amsterdam está extremamente decadente depois da mão leve com as drogas, com gente largada em praça pública. Acho q eles foram lá ano passado pela última vez e não pretendem mais voltar.

  10. Larissa Fernandes    12/11/2009 - 16h42

    Nossa que vontade de me teletransportar…

    Tive o prazer de conhecer Amsterdã esse ano nas férias, mas como fui pra Londres e Paris tb, e lá é menorzinho, o roteiro por lá era muito curtinho..menos de três dias. Mas deu pra passear muitooo de barco, e foi incrível conhecer o museu da Anne Frank (achei o melhor passeio que fiz por lá)…vc se sente vivendo aquilo quando entra na casa, não para de imaginar..Vale muitooooo!!

    O museu do Van Gogh tb é legal..e comprei uma gravura que tá no meu quarto..fico olhando pra ela e lembrando…

    Eu se pudesse morava um tempo por lá…aquelas bicicletas..o bondinho…as vespas..os canais..parece filme ou novela (quero uma casa barco igual a da Nanda). E são realmente lindas as casas barco…um sonho!

    Nem preciso dizer que adorei o post…Fico shonhando aqui…

    Bjooooo

  11. Hingrid Meinelecki    12/11/2009 - 17h19

    Luuu!

    Eu queria que você desse dicas de protetor solar, agora que está chegando o verão, eu sou branquinhaaaaa igual a vc!
    Mas não me encontro com protetores de corpo que deixam a pele muito oleosa na praia! =//

    beijooo!

  12. LAUA    12/11/2009 - 17h30

    oI, SABERIA ME DIZER QUAL O NOME DA UNIVERSIDADE QUE TEM O CURSO DE ADM EM EVENTO DE ARTE EM AMSTERDA? OBRIGAAD

  13. Ana    12/11/2009 - 17h49

    oi Lu, vc que é sempre tão antenada com as beauty news,já ouviu falar no “milagroso” Adonia Legtone Serum,um top produto anti celulite usado por várias celebs mundiais?
    Ana

  14. Mak    12/11/2009 - 18h07

    Deu até pra viajar nesse post… hehehe

    Lu, acabei de usar os produtinhos Tutanat, e meninahhhh! Foi milagroso pro meu cabelitcho!!!

    Ficou super macio e sedoso! Obrigada! E, onde que a gente compra aqui em BH?

    Bjão!

  15. Camila Souza    12/11/2009 - 19h09

    Eu morei em Amsterdam 2 anos e amei, uma cidade q sempre volto e sempre gosto; alias, estou aqui, rss.

  16. dafni marchioro    12/11/2009 - 21h28

    Eu simplesmente AMO Amsterdam! Fiquei até com saudades…

  17. Ritielle Nunes    12/11/2009 - 21h42

    gostei muito do post, holanda agora está na minha lista de lugares para conhecer!

  18. gizele    12/11/2009 - 22h38

    Nossa quem me dera !!!!!!
    TudoOOO de Bom

  19. Sophia    12/11/2009 - 23h17

    Adorei as dicas!
    Ano que vem estou indo morar 1 ano em Dublin e com certeza vou salvar essas dicas para quando foi conhecer a Holanda!

    :)

  20. viviane martins    13/11/2009 - 02h04

    Quando falam a palavra Amsterda…
    eu logo me lembro que o dia mais emocinante da minha vida aconteceu lah.
    O meu marido me levou pra Amsterda e lah me pediu em casamento. Sou apaixonada pela cidade.
    Saudades!!!
    Adorei o post.
    bjs

  21. Andrea Viel    13/11/2009 - 07h53

    Tive a impressão de ter visto você na TV ontem!

  22. Bruna    13/11/2009 - 08h31

    Concordo que a Holanda seja super open-mind, mas como eu moro na Suiça, tenho que vender meu peixe também, né? :)

    – Aqui o aborto tbém é legalizado (até o terceiro mês de gravidez);

    – Eles tem um programa de Auxilio ao suicidio (acreditem…);

    – Vc pode consumir e plantar maconha na sua casa, mas nao pode vender;

    – Toda lei vai pra votaçao publica (quer coisa mais democratica?);

    – Cada cantao (equivalente à um estado) tem um governo independente, com leis independentes. Mas também tem um presidente e as leis federais, que todo mundo tem que seguir;

    – A Suiça tem 4 linguas oficiais (Alemao Suiço, a mais falada, Francês, Italiano e Romanche, um dialeto que quase ninguém fala) mas muita gente fala inglês, principalmente em Genebra, considerada a cidade internacional, graças às Naçoes Unidas.

    Enfim, posso citar um milhao de coisas! Mas ainda acho que a vida é beeeeeem mais agitada na Holanda que aqui!! A Suiça continua muito conservadora e às vezes é até um pouco chato! Mas temos a vantagem de estar no centro da Europa!

    Acho que todo mundo devia tentar morar no exterior, mesmo se for so por 3 meses. Depois de uma experiência dessas, a gente nunca mais é a mesma.

  23. Fernanda    13/11/2009 - 10h38

    Passei um fim de semana em Amsterdã ano passado em julho…peguei o maior calorzão e sol! É linda demais!!! Fiz o passeio de barco pelos canais, fui ao museu de cera e curti a cidade! Amei a comida e o povo é muuuito simpátco! Mas o tempo foi muito curto! Quero voltar com certeza…

  24. Jaqueline    13/11/2009 - 11h01

    Adorei!Entrou pra minha listinha de lugares que não vou morrer sem conhecer, e bom ter esclarecido tb, pq a visão que eu tinha de Amsterdã,apesar de um belo lugar, é que como a própria Elaine caracterizou como “open minded” até demais.Enfim, eu quero irrr tb

  25. A Chata    13/11/2009 - 11h08

    Andrea Viel: Tive a impressão de ter visto você na TV ontem!

    Viu sim =D

  26. Marta Zanetti    13/11/2009 - 11h42

    Oi Lú e Cuca,
    Adorei este post, eu também amo Amsterdam. Fiquei lá por uns 7 dias quando estava morando na Itália e me deu mais vontade de morar lá do que em qualquer outro lugar. Fiquei no Vondelpark hostel super recomendo, fica em frente a este parque de mesmo nome. Também me afundei na The Body Shop de lá, me lembro que tinha uns produtos feito de hemp, alias, foi o melhor balm que eu já usei na minha vida.

    beijos grandes

    Marta

  27. Rafaela    13/11/2009 - 12h36

    Aii que delicia!
    Março estou indo pra Londres, estudar 6 meses por lá. Quem sabe não sou a proxima a passar um roteiro turistico da Europa, por aqui ;]

    Um super beijo.
    =*

  28. Karina Muniz    13/11/2009 - 13h15

    Eu fui a Amsterdã esse ano, em julho, e AMEI!
    Fui em todos os lugares indicados pela Cuca, ainda bem!
    Eu acrescentaria ainda que é fundamental fazer um passeio de barco pelos canais de Amsterdã, muito lindos!!!
    Fiquei impressionada com a quantidade de gente de bicicleta pelas ruas, não importando a idade. Tinha um estacionamento de bicicletas de três andares!
    Resumindo, me diverti horrores e só tenho ótimas lembranças.

  29. Cuca    13/11/2009 - 14h12

    Nossa que legal que ficou o post!!!!

    Meninas venham todas para Amsterdam me visitar =)

    Laua, o curso de administracao de eventos de arte eh esse aqui http://www.hku.nl/web/Studiekeuze/Kunstmanagement/EventManagement.htm mas o site eh em Holndes =/
    Bruna, acho que voce precisa escrever o proximo post da tag intercambio hahahha, fiquei super curiosa!

    Lu, mais uma vez obrigada!
    Bejao!

  30. Fernanda R Andrade    13/11/2009 - 15h43

    Cuca,
    Estou indo aí no começo de março! Vou primeiro a Paris correr a meia maratona (aff) e devo chegar em Amsterdam dia 14/03.
    Estarei sozinha, você pode me indicar um lugar legal-não caro-seguro pra ficar alone?
    Qual a tempereatura média nesta época?
    10 graus?

    Se preferir pode responder por e-mail
    fernanda_fer27 arroba hotmail ponto com

    Bjks!

  31. Aline Trevisan    13/11/2009 - 17h08

    Guria,
    Amei muito o post… A menina (cuca) escreve muito bem e soube descrever com muita clareza Amster!
    Amei mesmo!!!
    Beijos

  32. Rafael Amaral    13/11/2009 - 17h09

    Me orgulho da Elaine, (Cuca para os íntimos e amigos). Desde o ínicio qnd ela estava agilizando o intercâmbio e a documentação e visto p/ a Holanda, até a aprovação recente no curso de Holandês em mais uma etapa! Já era de se esperar dessa menina que me orgulho tanto!!! Já era de se esperar, a Elaine é tudo de bom! Conhece-la é fundamental para a vida!

  33. Thais Taylor    14/11/2009 - 09h14

    haaa
    como assim cuca???
    Moro aqui na Holanda tb e conheco a Cuca
    gente que mundo minusculo!!!!
    adoreii

  34. andressa    15/11/2009 - 22h41

    Infelizmente soh passei alguns dias em amsterdã + eh mtoooooooo perfeitooo, amei d++
    quero voltar o + rapido possivel!!!

  35. Bruna    16/11/2009 - 11h55

    Cuca,
    era pra ser um coment basiquinho, mas me empolguei!! :D

    Se tiver afim de conhecer Genebra, dê um grito!
    bjs

  36. Isa Resende    16/11/2009 - 15h49

    Nooossa ooow.. super legal.. tirou aquela imagem que eu tinha que em Amsterdam em todo pub ou café vc come um bolinho de haxixe!

  37. Jé Nogueira    17/11/2009 - 17h30

    Oii! Primeira vez no seu blog!
    E adorei! Vc escreve mto bem, sobre coisas diversas e interessantes! Vou passar mais vezes por aqui!
    E dps desse post qro mto conhecer Amsterdam!

    Beijos

  38. Luiza    27/11/2009 - 13h50

    Adorei o post! Me deu uma saudade deste lugar incrível que é Amsterdam….
    Ah, só mais duas dicas da cidade: ir no Rijksmuseum (não sei pronunciar isso até hoje! kkkk!), que é o maior museu da Holanda e abriga uma vasta obra de Rembrandt (que eu adoro!)e Vermeer. Onde fica: tá vendo essa primeira foto que tem o monumento “I Amsterdam”? POis é, é na enorme construção que vc vê atrás dele!
    A outra dica é visitar o Amsterdam Arena, o estádio do maior time da Holanda, o Ajax. Meu noivo é louco por futebol (qual homem não é, né?!) e acabou me convencendo a ir no Arena. Fui meio a contra gosto, inclusive pq era meio distante do centro da cidade, mas acabei adorando o passeio! Tem tour guiado em que visitamos toda a Arena, desde o campo até as salas de imprensa, da direção do Ajax e o local onde os jogos são transmitidos!

    Não percam a oportunidade de um dia ir na Holanda, pq é muito diferente de tudo o que vc já viu na vida! E não vá apenas em Amsterdam, conheça tb o interior da Holanda, que é simplesmente encantador! Fui nas cidades Marken e Voledam e vi moinhos, vaquinhas e holandesas com trajes típicos (usando inclusive aquele tamanquinho de madeira!).

    É isso. Sou fã do blog! Parabéns, xará!

    Beijos!

  39. Ana    15/12/2009 - 18h05

    Oi, Cuca! Adorei suas informações.
    Pretendo ir para Amsterdam em fevereiro e ficarei no bairro Bosenlommerplein.
    Gostaria de fazer um curso de inglês.
    Vc conhece algum?
    Obrigada!

  40. Eliene Silva    22/03/2010 - 14h59

    Olá!
    Elaine eu gostaria fazer intercâmbio (1 mês) em Amsterdam… poderia me esclarecer algumas dúvidas…
    O custo de vida em Amsterdam é muito alto?
    E qual o período de baixa temporada?
    Qual o programa de intercâmbio vc participou?

    Grata,
    Eliene Silva

  41. Carla Nunes    13/04/2010 - 22h29

    Nossa que vontade de dar um pulo aí, ah se fosse fácil assim… Eu queria saber se você puder me ajudar se as maquiagens da mac são muito caras aí, comparadas ao preço em dollar. Um blush que sai por 18,50 dollares, quanto será que custaria na Holanda. Faço essa pergunta, pois tenho uma amiga que mora aí e queria saber se compensa pedir a ela para me mandar algumas maquiagens… Muito obrigada Carla

  42. Caroline    10/06/2010 - 18h08

    Gostaria de informações sobre intercambio…. valores, acomodações….

  43. luiz jr    12/06/2010 - 10h46

    queria saber mais sobre cursos em amsterdam, estou na Irlanda
    quero renovar em amsterdam. Como eu faco?
    gostaria de saber sobre cursos de ingles ou arte!

    abradeceria pela ajuda,valeu…

  44. Luis Giani Vasconcellos    04/07/2010 - 18h55

    Oi , gostaria de saber sobre cursos de ingles intensivo em amsterdam. Obrigado

  45. Maya    22/08/2010 - 13h59

    Oi, não pude deixar de comentar que o bar Xtra Cold não fica no Heineken Experience. retifiquem aí , se puderem.

Mais sobre Lifestyle