Carregando...
Moda

Bagunça fashion

19.01.2010
Lu Ferreira

Eu sempre gostei da história de acompanhar os bastidores de uma grande produção. Há alguns anos, trabalhando numa assessoria de imprensa, pude trabalhar em uma série de desfiles aqui em BH. Lembro que amei ter uma prancheta, nomes dos convidados, preparar as gift bags, enfim, ver de perto como aquilo tudo funcionava… Sempre gostei de moda, e poder participar de tudo aquilo era quase a realização de um sonho!

Os clientes eram bacanas, e o primeiro desfile que assisti foi da Ellus. Imagino que um desfile de uma grande marca numa semana de moda consolidada deve ser um pouco diferente do que presenciei, porque sinceramente não vi a menor graça! Um monte de gente se acotovelando, vips na fila A, o resto do povo se espalhando até a fila Z, e uma galera sentada no chão (!!!) em volta da passarela. À medida em que os famosos passavam (tinham 2 atores da Globo desfilando), a sala vinha abaixo, um monte de assovios e palminhas empolgadas… Estranhei, porque as roupas eram o que menos importava ali, sabe? Não sobrava espaço pra pensar nelas no meio da confusão de garantir um bom lugar, tentar roubar um brinde da fila A e aparecer…!
E aí que observando a SPFW, e a quantidade de informações que recebemos a respeito hoje em dia, fiquei tentando entender porque as roupas não são mais tão importantes assim numa semana de moda… A maior parte das notícias que vemos é sobre fulana que vai desfilar pra marca tal, quem sentou na dila A do desfile da outra, os gringos que vieram acompanhar, lançamentos de todos os tipos (esmaltes, sapatos, maquiagem, papel higiênico…), enfim, um bombardeio de novidades, que não deixa espaço pra gente ver com calma o resultado de meses de trabalho do estilista e equipe por trás de cada desfile.

fotos do GE!!

Pra quem anda estranhando a falta de cobertura da SPFW por aqui, explico: tô com preguiça. Não estou com muita vontade de ver o que está acontecendo por lá, porque saturei de lançamentos mil e das notícias ficarem velhas em um dia…!! Entre repetir o que está sendo falado por aí e ficar quietinha, prefiro deixar quem está por lá fazer o trabalho da maneira que acredito ser a mais adequada.
A parte que estou adorando é ver o que o pessoal normal, que está na Bienal trabalhando, anda usando. Disso eu não canso, afinal adoro bastidores, e fico acompanhado via GE e AQSR, que mostram tudoooo! Queria estar em SP pra poder ir almoçar e fofocar junto com a turmona de blogueiras pela Bienal… E só =D

18 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Christiane    19/01/2010 - 12h45

    hehehe Adorei o post!! E tbm to acompanhando as coisas pelo GE e AQSR, e para mim o mais bacana disso tudo e o que vc falou, as garotas que estao cobrindo. E mais divertido e de bom gosto.
    bjus

  2. Renata    19/01/2010 - 13h42

    Suuper concordo com vc Lu!até agora encontrei uma quantidade minuscula de sites que realmente falam das roupas!a maioria esta cobrindo esmaltes,makes,”celebridades”…a gente também gosta de tudo isso,claro,mas afinal,os desfiles são das marcas e estilistas,nao das industrias de cosméticos…para isso temos a beauty fair nao é?

  3. Lila    19/01/2010 - 13h58

    nossa adorei essa foto da passarela!

    A GE ta fazendo uma ótima cobertura mesmo! adooro saber dos bastidores, bem mais que o desfile em si!

    Adore seu blog

    bjoos

  4. lezocca    19/01/2010 - 14h21

    backstage é sempre mára né…mas será que o SPFW tá tão down assim? ainda curto muito os desfiles e a ousadia de cada estilista. me empolgo mais a cada ano.
    porém, o street wear tem sempre seu glamour né?! acho os dois lados bem legais!

    parabéns pelo site!

    http://modaonde.wordpress.com/

    beijooo

  5. Marilia Alves    19/01/2010 - 14h43

    Ótimo Lú, tb acho que assim os valores dos grandes desfiles parecem que já eram, as roupas são tão glamourosas quanto antes, mas parece que o menos importante são as coleções, as tendências e as novidades. As pessoas estão se importando mais quem foi com o que ou com quem, quem desfilou pra quem ou quem não desfilou. Virou um desfile de personalidades e não uma semana de moda.

  6. Bárbara López    19/01/2010 - 15h19

    Nossa, fiquei de cara agora. Nunca tinha lido um post desse em blogs. E quer saber Lú? Concordo em gênero, número e grau. Acho que não presciso falar mais nada no coment pq vc já disse tudo no post!

    beijos e continue com os ótimos posts (:

  7. Nai    19/01/2010 - 15h31

    Engrossando o coro: adorei o post!
    Autenticidade mesmo!

    Bjos.

  8. Elaine Porto    19/01/2010 - 15h44

    Bárbara López: Nossa, fiquei de cara agora. Nunca tinha lido um post desse em blogs. E quer saber Lú? Concordo em gênero, número e grau. Acho que não presciso falar mais nada no coment pq vc já disse tudo no post!beijos e continue com os ótimos posts (:

    idem! =))

  9. Camila    19/01/2010 - 16h25

    Muito bom! Todo mundo falando a mesma coisa, dá uma preguiiiiiça…..

  10. Daniela    19/01/2010 - 16h51

    Aposto que um convitinho VIP (com direito a jantares legais, sitting perfeito e badalações mil) faria este post mudar de tom…tou sentindo um cheirinho de despeito no ar…de quem ficou em BH tendo que responder comments de ‘bloguete’ chata!

  11. Aline Cavalcanti    19/01/2010 - 18h25

    Concordo com vc Lu. No Fashion Rio, até fiz um post sobre os desfiles aqui no Rio. Mas, o que é legal mesmo são as pessoas, os bastidores.

    E não concordo com o comentário da Daniela, não acho que seja despeito, mas esse negócio de desfile dá uma cansada sim.

    Beijo

  12. Rosangela Piraja    19/01/2010 - 20h00

    Oi Lu,

    Entendo seu ponto de vista, mas eu também sinto que hoje as pessoas precisam urgentemente do imediatismo, sabe? Eu li os coments da Camila do GE sobre as suas postagens rápidas e quase sem seus comentários em cada release… mas será que alguém tem mesmo interesse em lê-las? Eu sinto isso em muitos blogs: não há conhecimento suficiente para falar de uma coleção sobre um estilista e a marca ao qual trabalha, mas sim verificar quem é o modelo/artista desse desfile, qual esmalte, maquiagem e blábláblá e isso realmente cansa!
    Eu li ontem no seu blog uma menina comentar o porquê vc estava ” de fora ” do SPFW e vc, muito simples, respondeu justamente o que virou esse post. E tem que ser muito autêntica para falar sobre isso abertamente e sem firulas!
    Mas àquelas que querem virar jornalistas do mundo da moda que fiquem sabendo: não rola preguiça para uma jornalista especializada neste segmento!

    Beijos!

  13. Barbara Queiroz    19/01/2010 - 22h32

    Oi Lu! vc conseguiu traduzir de forma simples e objetiva o que eu tb penso a respeito disso. Ha alguns anos assisti a uns desfiles em Salvador e não vi o menor sentido naquilo tudo. Hj ao visitar os outros blogs, percebo que os comentarios sao bem repetitivos sobre a SPFW. E é por isso que o seu blog tá muito melhor…ah, tb concordo com os diamantes :)
    bjs
    Bárbara

  14. joana    20/01/2010 - 09h45

    concordo com seu post totalmente. prefiro ver moda na rua e a capacidade de algumas pessoas se destacarem esquecendo a moda que é ditada e fazem seu proprio estilo. a roupa foi esquecida na spfw, mas completaria com o post da thereza sobre o fashion rio. ta tudo muito chato, copiado ou seria inspirado? versão brasileira da moda gringa… sei la.

  15. Ka Lopes    20/01/2010 - 14h06

    Pois é Lu, é o que eu disse pra você no twitter! Não faz sentido nos fazermos a cobertura do SPFW! O que chega pra gente, já está em todos os blogs do pessoal que está lá. Prefiro acompanhar tudo com a Camila e a Jana, que estão fazendo um trabalho incrível!

    Beijãão querida

  16. Paula    20/01/2010 - 22h33

    Lu, realmente o que mais vemos falando é de quem esteve nos desfiles, e não sobre as roupas. Bom, eu não entendo é nada de moda, mas tb acho um pouco boring, e não dá para imaginar a gente usado as roupas no dia-a-dia e nem com a maioria das maquiagens… Vc viu falando sobre uma atriz hj que quase atrasou um desfile pois os fotógrafos não davam tregua?
    Li agora uma reportagem no Folha Online na UOL comentando sobre a magreza das modelos. Fiquei de cara com a modelo na foto…

  17. Ana Paula Pedras    21/01/2010 - 08h37

    Fui um dia ao SPFW, Terça, vi como tudo funciona, assisti um desfile, contei no blog e pronto! Ontem fui passear, hj também!
    Prefiro ler a cobertura de gente que entende (amo o Alcino!) do que circular pela bienal tirando fotos de famosos pra encher o blog!
    Estou morrendo de preguiça de milhões de infos genéricas e que no final não têm conteúdo.
    Ao invés de mostrar brindes e fila A vou dar uma volta em SP… Tem muita coisa legal acontecendo off bienal!
    Beijos!

  18. Julia    23/01/2010 - 21h24

    Gostei da tua crítica apresntada nesse post, porém vc entra em contradição quando elogia blogs como, “Garotas Estupidas” e “Agora que sou rica”, afinal, o que essas meninas postam é exatamente o alvo da sua crítica: esmaltes, fila A, esmaltes, maquiagem, celebridas…

Mais sobre Moda