Estava lendo um trecho de uma entrevista da Cathy Horyn no blog da Camila Yahn, e uma coisa que ela falou, a respeito das mudanças no processo de fabricação das roupas, marcou:
(…) a noção de modelagem, que é a engenharia das roupas, perdeu-se nessa questão. A maioria das pessoas não tem nem ideia do que isso significa. Muita coisa na moda hoje tem stretch. Você veste rapidamente, coloca leggings… Então há muita gente que não liga ou não dá muito valor para coisas realmente bonitas. Todos querem peças que sejam simples o suficiente para usarem durante o dia ou no jantar com o marido. (…)
Não sei se acontece com todo mundo, mas muitas vezes me pego olhando um foto antiguinha, coisas de família mesmo, e penso em como as pessoas se vestiam bem antigamente! Havia essa preocupação com a elegância, até porque não era tão fácil assim comprar roupas prontas, como a gente está acostumada hoje…
Acho que a gente perdeu muito com essa nova moda, a história do fast fashion mesmo, sabe? Temos um monte de roupas práticas, fáceis de lavar, muitas que dispensam a etapa de passar! Mas olha a diferença!
Pensando um pouco no meu guarda roupa, e nas peças que a gente acaba usando mais, o que aparece sempre é a malha e um jeans… Que têm lá seu charme, mas hoje em dia virou uniforme e perdeu a graça, né?
Há um tempo fiz um exercício de não me permitir comprar calças jeans durante um período… Tinha virado mania, não usava outra coisa! O resultado foram novos vestidos, shorts e calças de outros materiais, que eu acabava passando batido por ter sempre o meu uniforme por perto… Acho que o próximo vai ser não comprar peças de malha por um tempinho, até me desintoxicar e lembrar que existem outros tecidos!! Cansei de ser simples =D
A-DO-REI! nossa, sou tao basica.. jeans e camiseta ou polo.. nossa! vou me obrigar a nao comprar mais os dois! adorei a ideia! =)
Eu acho que tem muito a ver com a mudança na vida pessoal e profissional das mulheres! Hoje em dia temos muito menos tempo pra tudo, porque estudamos, trabalhamos, sustentamos nossas casas e ainda cuidamos das nossas famílias! Antigamente muitas mulheres não faziam absolutamente NADA e podiam se dar ao luxo de perderem todo o tempo do mundo consigo mesmas! Às vezes dá vontade de ter nascido em uma outra época sim e ser mais glamourosa! Mas as mulheres conquistaram tantas coisas ao longo desse tempo todo que tbm acho bacana o momento que vivemos hoje, embora pra quem dê uma olhada de fora pareça que perdemos algo no meio do caminho!
=)
Adorei o post! Relamente, se vestir com charme exige muito mais atenção e dedicação e nem sempre temos tempo para isso.
Super me identifiquei, pq também já fiz esse “exercício” de parar de comprar jeans. Assim como vc, fiz ótimas descobertas e descobri várias maneiras novas de usar as outrs peças.
Bjks!
Eu me propus a usar menos jeans desde dezembro o que tem dado super certo. vamos só ver como eu vou me arranjar agora que as aulas na faculdade vão começar.
Parece que quando se usa calça jeans e leggings não importa o quanto você invista na blusa e acessórios parece que é o mesmo look sempre!
Como eu gosto do seu blog! =D
Eu ainda não me cansei da “simplicidade”, até gosto bastante dela, rs! Mas as primeiras fotos são de encher os olhos!
Pois é, super concordo! Eu tô cansada dessa moda de leggings, calça jeans “coringa” e tudo mais. Sem contar que eu adoro uma roupa com um corte diferente, bem trabalhada. Meu sonho é um dia poder fazer minhas próprias roupas ;}
Muito bem colocado. Nesse verão eu decidi abandonar de vez as calças jeans e comprei vários vestidos, saias e shorts, que deixam fresquinha e bem confortável. Fico admirada ao perceber como estou exercitando minha criatividade! Basta olhar também o lookbook.nu: os melhores looks geralmente não têm calça jeans, é muito difícil encontrar um uniforme por lá. Talvez chegue um momento em que usar saia e short vai ser “simples”, exatamente porque todo mundo cansou de usar, e daí a calça jeans vai virar hit de novo (de novo). Hauhuhaa mas até lá vamos exercitando nossa elegância com outras coisas =]
Ahhhhhhhhh
eu já fiz este período NÃO VOU COMPRAR CALÇAS JEANS!!!
e foi ótimo.. realmente descobri uma nova versão Claudia de ser… rsrssr
bjO
e viva SEXTA!
adorei o post! eu amoo vestidos, mas quando queremos ser rapidas, ou praticas, sempre vamos direto pro jeans né??
tenho que fazer que nem vc!
Aaaah com certeza!
O jeans é tão versátil que a gente acaba indo praticamente a todos os lugares com ele: do supermercado (com uma t-shirt) a um jantar (com alguma blusinha mais fina).
Mas eu aaaaamo vestido! De paixão! Pra toda a minha vida! hahahahaha
Não importa quantos eu já tenha, toda vez que eu vejo algum outro me chamando todo lindo na vitrine, já dá vontade de comprar =)
E, se formos ver, o vestidinho é mais fácil de usar que a calça, né? E, sem dúvida, é beeeem mais feminino =)
Beijo! =*
Sabe que ultimamente eu tenho feito isso tbm…soh usava jeans jeans e jeans..cansei e parei de cmprar jeans por uns tempos.. To achando otimoo, pois descobri outros looks ki naum costumava usar…
Adorei o post!!
Realmente olhando para essas primeiras fotos a gente percebe que o glamour de antigamente virou a praticidade dos dias atuais… com a correria do dia a dia o simples vira uniforme mesmo! Porém, claro que uma variação básica faz bem ao guarda roupa de qualquer um, e já tem algum tempo que deixei de comprar calças jeans e comecei a adotar sainhas e vestidos, como o clima aqui em Natal é hot hot hot a troca foi muito bem vinda hehehe
Parabéns pelo blog! Adoro seu jeito de escrever! bjooo
Lu, eu tb diminui muito o uso de calça jeans, e comprar uma, entao, nem lembro a ultima vez, acho que tem 2 anos e meio! Desde entao, dou preferencia a bermudinha de alfaiataria (amo!), saias e vestidos. Estou adorando! O bom foi que com o fato de diminuir o uso do jeans, acabei comprando blusinhas diferentes, pq nem sempre uma blusa (batinha, por exemplo) que fica otima com jeans, fica legal com bermuda/saia.
Entao acabei mudando tb o tipo de blusa que uso/usava.
Um otimo exercicio para deixar o uniforme de lado.
Bjs
Lu, também cansei de ser simples! Sempre uso jeans, blusinhas e rasteiras, apesar de ter saltos, vestidos e outras coisinhas mais. Acho que me falta ocasião pra usar certas coisas… e o pior que são as que mais compro! Acho que vou aderir seu lema de “cansei de ser simples” e me obrigar a sair do básico.
Sempre leio seu blog pelo Google Reader, mas esse excelente relato eu tive que comentar. ;)
Beijo, você é linda.
Desde que eu defini meu estilo (há uns sete anos atrás), deixei de usar jeans. Não acho confortável e não me acho bonita neles.
Só uso vestidos, saias e shorts.
Calça só se for de brim ou outro material.
Super acho que devíamos ser como antigamente.
Infelizmente pra ser tendência com o budget disponível, é preciso recorrer às fast fashions que nem sempre tem a qualidade desejada!
Eu gosto de usar roupas simples: jeans e camiseta ou um vestido básico! Mas sabe o que faço para mudar isso, não deixando tão simples? ACESSÓRIOS e COMPLEMENTOS! Eles fazem toda a diferença em um look! Uma bela sandália, maquiagem, penteado, cor do esmalte, um cinto, um lenço, uma bolsa, bijus etc…ADORO!!!
Bjinhos :*
e verdade Lu!!! otimo post…sempre quis viver na realeza p usar aqueles vestidos maravilhosos, mas pensando pelo outro lado tambem deve cansar vc todo dia ter que colocar aquele tanto de camadas de roupas…o bom mesmo seria se pudessemos ter tudo ao mesmo tempo.!
beijos
http://imgolden.wordpress.com/
Achei o post bem interessante. Acho que mesmo com uma vida atribulada, dá pra se vestir melhor sim. Acho que é a comodidade com que já nos acostumanos. Pense bem, o tempo de ir na loja comprar uma calça jeans ou uma blusinha de malha é o mesmo tempo de comprar outra roupa mais elaborada, E na hora de acordar de manha também, o tempo gasto pra arrumar com uma roupa básica ou uma roupa melhorzinha é o mesmo. Lavar, todo mundo lava (pelo menos eu espero), e passar sempre tem uma roupas que precisam ser passadas. Sem contar que quando vemos algo demais, acabamos procurando sempreo temos visto nas ruas. Então so vemos camiseta e jeans, so compramos camiseta e jeans… Eu até cansei de usar jeans, mas tenho uma dificuldade de encontrar calças que não sejam jeans, acabo so levando delas… Quando não vejo jeans, encontro de um material ou modelagem bem descontraida, nada mais elegante. Alguem tem sugestões de calas? Bom, isso foi um testemunho né, não um comentário hehe. Bjos e adoro muito seu blog
Lu, eu acho que a gente pode ser simples e fashion ao mesmo tempo, mas realmente na atualidade a simplicidade virou uniforme mesmo, a gnte fica super acostumado a usar as coisas ditadas pela moda atual e perdemos a identidade, porque não voltar à identidade de antigamente.
Nossa, depois de ler este post fiz uma reflexão sobre as minhas roupas e cheguei a conclusão que sou muito básica. Só uso calça jeans e camiseta. Estou precisando colocar um pouco de glamour e sair um pouco da mesmice.
Olá,
Sou uma visitante assídua de diversos blogs e vi esta chamada no blog Trendy Twins e resolvi espiar.
Achei muito bom esse post e me identifiquei com sua opinião acerca dessa modernidade, as vezes “desenfreada” que perdeu seu encanto…
Essa questão do “fast fashion” deixa muita gente perdida no que vestir e muitas não sabem o que é elegância.
Eu estou num momento de revisão, parar e pensar o que comprar.
Valeu! Parabéns por essa reflexão.
Beijos
Adriana, também estou nesse momento… É muito mais difícil né?? Mas espero que assim faça compras mais inteligentes, e acabe com minha situacão atual: um monte de roupas no armário e ainda assim nada para usar!
Tenho pensado nisso ultimamente. Sinceramente cansei do jeans. Estou investindo mais em outras peças, mesmo sendo difícil com a rotina de faculdade. Mas vale a pena! :D Beijo chata!
Adorei o post.! concordo plenamente, ja vivi sem calça jeans porque julgava muito normal,mas mês passado comprei uma e tento não usar todo dia,haha.
xo
Social comments and analytics for this post…
This post was mentioned on Twitter by luferreira: Novo post: Simplicidade cansa! – http://bit.ly/aorkvA…
Hoje tudo evolui para um único rumo, o da praticidade!
Com a moda também não foi diferente, basta mudar os acessórios e pronto sua roupinha de trabalho vira uma roupa linda de festa!
Não é o que usamos e sim a forma que usamos.
O seu post não retratou bem o passado. Essas divas que se vestiam bem e elegantemente o tempo todo, viviam para isso pois eram cheias de criadagem que faziam tudo por elas. As mulheres menos favorecidas economicamente não eram nada parecido com elas, vestiam-se mal e não tinham muitas opções de roupas.
Hoje em dia qualquer um pode vestir-se bem, independente da condição social. E o que proporciona isso é exatamente a praticidade!
Não acho que devemos abandonar o jeans e as blusas de malha porque eles são um simbolo da democracia! Ricos e pobres os vestem!
Hum… No post as fotos são de ícones, mas eu escrevi pensando mesmo nas fotos de família viu?? Meus avós de terno e chapéu, a família do meu pai com tds os meninos de camisa de botão, uma tia com blazer bem cortado… Aliás, vale dizer que a família não é rica, viu?? Mesmo com um monte de filhos, cada um tinha pelo menos uma roupa bacana! Cansei mesmo dessa praticidade toda, e uma boa camisa de algodão também é tão democrática quanto uma calça jeans!!
Ai, graças a Deus alguém concorda comigo! Já estava me sentindo uma ET!
Além disso, gostaria de acrescentar que o que vestimos (e a Moda, de uma maneira geral) reflete muito o contexto sócial, econômico e político da época que vivemos e por isso o que era usável antes nem sempre se aplica hoje! Que nem o citado fato de mulheres de antigamente, da alta sociedade, terem mil e uma criadas para fazerem TUDO por elas, inclusive ajudar a trocar de roupa e dar banho! Alguém imagina uma situação dessas nos dias de hoje?
Nossa Lú,
me identifiquei muito com este post
pois ontem separei algumas roupas e bijus que eu amo,
mas que por comodidade acabo não usando
pq escolher roupa de “madrugada” é meio complicado…
Assim, decidi que nos proximos dias só vou usar as coisas
que estão separadas, para ver se saio um pouco do uniforme,
e desencalho coisas bacanas que estão apenas ocupando espaço no guarda-roupa.
Como você mesmo diz:
“Cansei de ser simples”
Hoje foi o primeiro dia
Vamos ver se funciona…
;)
bjinhos
Nossa, nunca tinha pensado por esse lado!
Sou tão básica! Concordo com o que você disse, acho que antes as pessoas se vestiam com mais “vontade” rs!
Beijo
Mania, mania, mania.
Eu vivo de calça jeans, até no verão eu não abria mão, e nesse verão eu fiz uma promessa, não usar calça jeans de jeito nenhum! Consegui e adorei!! Pernas de fora, novos modelos de roupas, um visual diferente…
Acabei gostando, só preciso aprender a usar calça de malha, não consigo!!!!
Bom fim de semana pra vc Luu.
BJo
Amei o post! Concordo que a elegância – pelo menos parte dela – se perdeu no meio dos jeans e das malhas. E muito da feminilidade tb! Como sou advogada, uso muita peça de alfaiataria. A marca MOB faz calças q vestem com perfeição no meu corpo. Assim, sempre invisto nelas. Para camisas, o corte é importantíssimo! Uma camisa sem corte te faz parecer um saco de batatas. Ultimamente, em busca da feminilidade perdida e da fuga do calor, investi em saias lápis e vestidos. Tenho recebido elogios, meninas! =)
Sabe que vc tem razão? Eu tenho vestidos, saias, shorts.. mas acabo sempre caindo no jeans! nunca tinha parado para pensar nisso
vou tentar deixar os jeans de lado e começar a usar vestidos, saias, shorts.. tentar compor um look mais bonito!
beijos
Olha Lú,
Concordo que boa parte das roupas perdeu o glamour de antigamente, mas as mulheres ganharam muito com a praticidade das roupas atuais. Seria uma espécie de prisão se a gente tivesse que trabalhar do que jeito que trabalha com o guarda-roupa da nossa avó.
O legal de hoje é ter escolhas.
O que não concordo é com a falta de qualidade dos tecidos de agora, pois as coisas são feitas para durar apenas uma estação.
Beijos
Bem vinda a luta Lu!
Eu tenho tentado, trocar o tênis e as plataformas por sandálias fresquinhas e sapatilhas, faz um bom tempo que não compro malha e hoje em dia, calça jeans é desconfortável!
Depois de usar outras alternativas de tecido e modelos, as calças jeas são duras, apertadas e quentes. Já a malha, é ótima pra mim que moro sozinha e não gosto muito de passar roupa e além de tudo, se você engorda um pouquinho a sua roupa não ficar justinha do braço… Mas você perde muuito estilo.
O maior problema é que eu sempre comprava roupas em shoppings e tal, mas agora, existem poucas lojas que ofereçam essa alternativa… Aqui em florianópolis parece haver uma regra de cabelão, calça de ginástica super apertada, blusinha de malha e sandálias plataforma… tente fugir disso e você é “estranha” e precisa fazer compras em outras cidades…
beiiijo!
Oi Lú.
Preciso #urgente me desapegar dos jeans e das camisetas.
Tô tentando, mas tá difícil =/ .
Bjos!!!
eu deixei de ser viciada em camisetas
ate pq p meu TAMANHINHO(54) era tudo igual,de homem as vezes ou de nao tanta qualidade tipo Marisa(6 lavadas e cara de MOPY)
OPTEI POR COMPRAR BLUSAS e descobri que e muito legal pq anima,da p colocar mais acessorios e estar sempre mais arrumadinha e tals……
Well, venho fazendo o exercício de definir metas de compras pro ano há tempos. Defino metas de compras de beleza, roupas e calçados no início de cada ano e isso tem me ajudado bastante a controlar gastos. Coincidentemente, no ano passado vetei o jeans na minha lista e passei o ANO TODO sem comprar um sequer. Agora tenho um guarda roupa muito mais elegante, com calças, saias, vestidos e camisas alfaiataria. Mas confesso que mal virou o ano e comprei uma calça jeans e um short. Ocorre que, na hora de comprar a calça jeans, percebi que optei por um modelo bem mais clássico, clean. Esses exercícios fazem muito bem!
Ótimo post. Me fez lembrar de quando eu era criança e via minha tia que é costureira das antigas, fazer vestidos lindos para suas clientes. Até hoje ela não usa nada de malha e ela faz todas as roupas dela, muito bem cortadas e com acabamento impecável. A partir de agora é bom mesmo fazer uma revisão de tecidos e etc.
Sempre observei isso nas fotos antigas de minha família.
Ficava sempre admirando aquela época, o bom gosto, elegância.
E vamos inovar!
Bjs**
Super concordo. Nunca gostei de roupas de malha, tinha umas poucas para ir a aula, mas nem uso mais. Estamos necessitando de elegância.
Ai Lú faço o exercicio de vir aqui todos os dias !!!
Sabe estou me formando amo a minha profissão, mas tenho Paixão por moda, não essa moda tosca de rede globo, a história da moda sabe de antes das divas como eram estremamente lindas chic “s” e clamourosas sem expor o corpo ou parte do próprio nada, a postura , as ombreiras. Um simples coque era tudo uma elegância. Vejo ainda as roupas de minha mamis todas feitas na costureira feitas para ela … Não essas coisas de carregação que encontramos por aí muitas vezes a custo de ouro… Por fim paro por aqui e digo a você que essa nostalgia me salva…Um beijo enorme .
Lú, tu tá super certa! Eu só andava de calça jeans, até o dia em que Porto Alegre virou Forno Alegre. Impossível de usar jeans e, quando abri meu guarda-roupa, eu não tinha uma outra opção, sabe. Estou na fase de não comprar mais jeans, de jeito nenhum! Como disse a Katherine aqui em cima: “Estamos necessitando de elegância”. FATO! Beijinhos
Eu já acho que é uma questão de gosto e personalidade e não só do dia-a-dia atual… Eu por exemplo AMO calças jeans e não deixaria jamais de comprar por causa disso. É o meu gosto, a minha pesonalidade…. Quanto à malha, tudo bem. E é aí que está a questão. Posso muito bem usar um jeans e ser elegante! Só depende do resto do look: acessórios (esmaltes, bolsas, sapatos, brincos, tiaras….), blusas com modelagens e tecidos diferentes… Enfim. Não podemos falar nada do jeans pelo mesmo motivo que todo mundo o usa: “Ele nunca sai de moda. É uma peça coringa”. Só devemos ter cuidado pra não ficar numa monotomia extrema. Afinal, mesmo amando, é bom dar uma fugidinha de vez em quando né?
Lu, AMEI o post! Serviu pra me dar um sacudida… vou tentar fazer o mesmo exercicio que você: deixar a calça jeans de lado e ousar em outras coisas! Sei lá, eu também preciso abrir mão do meu uniforme e passar a comprar coisas diferentes e mais sofisticadas!
Vamos deixar a simplicidade de lado, certo?
beijão querida!
Amei o post!!! Já tinha percebido que o meu guarda roupa estava virando uma coisa só, então desde outubro eu parei de comprar blusas de malha… Agora com mais roupas de tecido natural não fico horas diante do guarda roupa achando que eu não tenho roupa para ir em determinado lugar que pede uma roupa mais chique…
ok. as roupas ficaram mais simples, mais “sem graça”, mas o rítimo de vida mudou alucinamente! a moda acompanha os movimento das “pessoas de verdade” querendo ou não. Desde os anos 70, por exemplo, rolou uma descomplicação na vestimenta feminina, foram-se os vestidos rodados dos anos 60… Nos anos 70 foi a grande ida da mulher ao mercado de trabalho, e isso tem um preço. Mudou-se o conceito de mulher [automaticamente mudam-se as vestimentas].
Amei esse post, me identifiquei com ele totalmente desde pequena que fico namorando as fotos antigas de familia e as revistas da minha vó, sonhava em crescer e me vestir daquela forma,mas o tempo passa e corre então você acaba vestindo tudo o que pode se adequar a essa vida louca. Porém como você eu comecei a fazer o exercício de vetar os jeans e aproveitei essas liquidas de verão pra dar uma renovada no closet e o resultado foi incrível!!! Bjs
Oi, conheci hoje o seu blog, e estou curtindo demais!
Tempos atras estava pensando exatamente sobre isso. Vc sai à rua e parece que todos estão iguais a você! Temos que largar de mão um pouco da praticidade e sermos mais Elegantes!