Carregando...
Viagem

Intercâmbio: Varsóvia – Polônia

18.03.2010
Lu Ferreira

Essa semana vamos com a Denise para Varsóvia, na Polônia. Adoro quando aparecem relatos de destinos fora do comum!! Vamos?

Ano passado fiz um intercâmbio de 2 meses na Polônia que me deu a oportunidade de conhecer várias cidades por lá. Vou falar um pouquinho mais sobre Varsóvia, a cidade onde fiquei por mais tempo.
Varsóvia foi completamente destruída durante a segunda guerra mundial, então não estranhe se ao andar pelas ruas da cidade você ver muitos prédios sisudos na cor cinza, eles são herança da época comunista. Isso faz com que Varsóvia seja bem diferente visualmente das capitais européias mais conhecidas.

Lugares para visitar:

– Palácio da Cultura e da Ciência (Pa?ac Kultury i Nauki): o prédio imponente é o mais alto de Varsóvia e data da época da União Soviética (1955). Atualmente funcionam por lá escritórios, cinema e centro de exposição, dentre outras coisas.
– Old town: o centro histórico foi todo reconstruído após a segunda guerra e é um passeio bem bonito, com muitas igrejas no caminho.
– Warsaw Uprising Museum (Muzeum Powstania Warszawskiego): é um museu bem interessante sobre o movimento de resistência polonesa que se criou pela libertação de Varsóvia do domínio Nazista, durante a II Guerra Mundial.
– ?azienki Park: Foi criado no século XVIII e é o maior parque de Varsóvia. Famoso pelo Palácio na Água, bem bonito, e também pelo monumento ao Frédéric Chopin, que era polonês.
– Wilanów Palace: Um dos monumentos mais bonitos de Varsóvia, um palácio construído no século XVII e que sobreviveu às duas guerras mundiais.

Compras:

A Polônia leva vantagem na hora das compras por ser um país barato, principalmente por ainda não ter adotado o Euro. Recomendo o shopping Golden Terraces (Z?ote Tarasy), onde você encontrará as famosas H&M, Topshop, Zara, Mango, Sephora e M.A.C . Aproveite as lojas de departamento, a Polônia oferece muitas opções!
Uma loja que não conhecia e descobri por lá foi a New Yorker, uma cadeia de fast fashion alemã que tem muita coisa legal, principalmente na parte de acessórios!
Também não deixe de ir à loja de cosméticos Rossmann, tem várias pela cidade. A variedade é ótima e os preços são muito amigos!

Comida:

Se preparem para comer muita batata, repolho e beterraba! rs
Fora isso, prove o pierogi, um dos pratos típicos. Ele é um pastelzinho cozido que pode ter diversos recheios, um dos mais apreciados é o ruskie pierogi, recheado com batatas, queijo e cebola. Na Old Town você encontra restaurantes especializados no prato, como o ótimo Pierogeria (endereço: 14 Oraz ul. Krzkywe Kolo 30); prove também a versão doce do prato se passar por lá.
O melhor da culinária polonesa em minha opinião são os doces, deliciosos! Meu preferido era o p?czki, que parece muito com o nosso sonho de padaria, mas ele é recheado com geléia de rosas (isso mesmo, a flor!), que dá um sabor muito delicado ao doce. Outra ótima pedida é a kremówka, uma torta de massa folhada com nata, que era o doce preferido do Papa João Paulo II (figura onipresente aonde você quer que você vá na Polônia!). Recomendo também o faworki, uma massinha frita polvilhada com açúcar e a krówka, que são quadradinhos de doce de leite.

PS: Fora Varsóvia, não deixem de visitar a cidade de Cracóvia, ao sul do país. É uma cidade bem turística e muito linda! Se você passar por lá, tire um dia para ir ao campo de concentração de Auschwitz, que fica próximo à Cracóvia. É um passeio bastante triste como se pode imaginar, mas muito importante para entender a história recente do país.

Obrigada Denise! Quem quiser participar da seção Intercâmbio é só entrar em contato!

36 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. keire Hiane    18/03/2010 - 19h59

    Um destino que a galera poouco se liga em conhecer..Morro de vontade!!!
    Pela parte cultural e pelo clima….Ai atiçou as lombrigas

    • Delores    27/03/2014 - 07h02

      Shoot, so that’s that one supesspo.

  2. keire Hiane    18/03/2010 - 20h06

    Ai sou totalmente apaixonada por esse lugar e tambem por fugir do óbvio escolhido pelos turitas..sem contar no clima né um charme a parteee

  3. Dri - EveryWhere    18/03/2010 - 20h09

    Amei a dica!
    Ano passado fui a Cracovia e A-MEI!
    Pra quem gosta de historia recente, a Polonia é um dos lugares mais emocionantes que existe!
    Entrar em um dos campos de concentracao é uma experiencia que nao dá pra esquecer!

    Bjs
    Dri Miller

    P.S. Acho que eu ainda estou te devendo um guia, né? :-(

  4. Laylla    18/03/2010 - 20h18

    Ela falou da new yorker, realmente é muito boa loja, super fashion e tem uma pedida rock… muito legal… conheci essa loja em Lugano na Suiça e tipo… saí de lá com várias sacolas!
    Aproveitei muitas promoções lá!…rs

  5. Beatriz Mantovani    18/03/2010 - 20h34

    Tava passeando pela net procurando encontrar coisas nova e acabei encontrando “chata de Galocha” Me encantei logo de começo, e falando em encanto que lugar lindo é a Varsóvia,depois dessa viagem por lá sem saír de casa,na primeira oportunidade vou fazer uma visita a Polônia.Nunca tive chance de viajar para fora do país, mais logo logo terei essa oportunidade. Parabéns Lú, adorei chata de Galocha e confesso que já sou uma leitora muito sastifeita. ;D

  6. Thami Guarinho    18/03/2010 - 20h42

    Que interessante,queria tanto visitar a europa, existe tantos lugares ricos de história,e é tão lindo.

    xo

  7. Laura    18/03/2010 - 20h45

    Nossa, fantástico! Deve ser incrível conhecer a Polônia!Adorei a reportagem, por alguns minutos esqueci onde estava! Esse blog é demais! Parabéns Lú!

    Beijos
    ;D

  8. Cecília    18/03/2010 - 21h17

    Adoro o blog da Tereza e me identifico muito com a maneira como ela escreve!
    Mas os seus posts do intercambio realmente me conquistaram , venho aqui sempre a procura de um novo! :)

  9. Stephane Shanne    18/03/2010 - 21h57

    Oi! Adoro os posts do Intercâmbio, é uma forma de conhecermos outros países sob um novo enfoque que não o de guias de turismo. Imagino como a Denise se sentiu ao visitar um campo de concentração, pois a mera leitura de livro “diários” já nos dá uma percepção da realidade tenebrosa daquela período. Pois então, aproveito para indicar, para quem tem interesse no assunto, dois livros:
    1)Refúgio Secreto, conta a história de uma mulher não-judia que abrigou judeus em sua casa, arriscando sua própria vida e de sua família na proteção dos perseguidos – se não me engano há um filme inspirado nesse livro;
    2) Resistência de Agnès Humbert, fundadora de um dos primeiros grupos de Resistência: “(…) mas, não canso de me dar o prazer de lhes dizer que nós teríamos preferido arriscar a própria vida a continuar vivendo sob o domínio de Hitler” (p.231)

    Abraços…

  10. Debora Leite    18/03/2010 - 22h53

    ei lu!! adoro ler sobre lugares diferentes. meu sonho e conhecer a russia, principalmente st petersburgo..quando eu for eu te mando meu journal! ahghaha…bjoss

  11. Luiza    19/03/2010 - 00h15

    Poxa, vc acertou em cheio! A Polônia está no roteiro do meu próximo mochilão na Europa! Morro de vontade de conhecer Auschwitz, principalmente depois de eu ter conhecido o campo de concentração de Sachsenhausen, que fica próximo a Berlim. Senti uma emoção que eu nunca tinha tido antes. Indescritível mesmo. Sou fascinada por história…
    Parabéns pela seção intercâmbio, é a minha favorita no blog!
    Bjs, xará!

  12. Ai que doida!    19/03/2010 - 02h16

    Taí um lugar que eu não tenho vontade de ir: visitar um campo de concentração. Deve ter uma energia tão carregada no lugar!!! Credo! Bjo
    http://broguedadoida.blogspot.com/2010/03/unhas-o-eterno-dilema-feminino.html

  13. Larii    19/03/2010 - 09h36

    Lú, sou neta de polonês e estou tirando minha cidadania, tão logo pretendo estar por lá… esse post foi perfeito para a minha situação! e queria saber mais coisas como, que tipo de intercâmbio a Denise fez, se em dois meses ela já dominou o polonês, enfim, se ela autorizar podia me passar o contato dela pra bater esse tipo de papo que super me ajudaria no planejamento da minha viagem! ;) dObrigada!! beijos!

    • Felipe    12/12/2017 - 09h00

      Olá, deu certo a sua cidadania?

  14. Georthon Branquinho    19/03/2010 - 09h56

    Excelentes dicas. Com certeza será uma boa fonte de referência para aqueles que estão de ida para a Varsóvia. Gostei muito!

  15. Jowzinha    19/03/2010 - 10h17

    Nossa!!!
    Fantástico!!!
    Eu adoro esses lugares q tipo assim, foram mto importantes na história!!!
    Essa imagem de Auschwitz me deu tipo, uma sensação estranha de agonia, palpitação…

    =**, Jowzinha

  16. Denise Forini    19/03/2010 - 14h06

    Oi Lu, adorei que vc publicou meu mini guia de Varsóvia, obrigada!! ;)

    Para Larii: pode me escrever sim que a gente conversa sobre a Polônia! Meu e-mail: [email protected]
    =)

    Bjs

  17. Débora Motta    19/03/2010 - 19h06

    Meninas, um livro (que por coincidência estou lendo agora) muito bom sobre a Polonia é “Uma Ponte para Terebin”, da Leticia Wierzchowski (a autora da Casa das 7 mulheres).
    Narra a vida do avô dela, imigrante polonês.
    Recomendo!

  18. ana paula    19/03/2010 - 23h45

    Meninas, sou leitora assídua do chata de galocha e adoreiii esse post, por ser descendente de poloneses e por também ter tido o prazer de conhecer esse país fantástico que é a Polônia. Super indico pra todos, bjssss.

  19. Tef    20/03/2010 - 16h12

    Estive na Polônia por pouco mais de 2 meses em 2007. Realmente é um lugar muito interessante, morei em Cracóvia, é uma cidade lindíssima, grande, mas ao mesmo tempo fácil de conhecer. O clima não é dos mais agradáveis na verdade, neste tempo q fiquei lá o céu ficou azul poucos dias. Cheguei a pegar 15 graus negativos em uma cidade fofa q tem perto de Cracóvia, chamada Zakopane. Esta cidade é bem pequena, turística e ótimo para quem gosta de esquiar! Auschwitz é imperdível, mas a quase inevitável sair de lá deprimido, é muito triste…
    Os poloneses são muito gentis mas a língua muito difícil!

  20. Bábara    21/03/2010 - 11h31

    Ano passado visitei a Varsóvia e a Cracóvia!
    Nossa… comi tanto Pierogi!!!! :P

    A Varsóvia é bem legal, mas me apaixonei pela Cracóvia que além dos campos de concentração de Auschwitz tem o de Birkenau (que é um tanto quanto angustiante a visitação, mas vale muito a pena pra gente refletir sobre muitas coisas e valorizar o que a gente tem!), e outro local legal pra se visitar é a mina de sal de Wieliczka (super legal!!!).

    Super indicado!!!

  21. Alice    22/03/2010 - 10h27

    Adorei o destino, eu fiz intercambio em 2008/09.. para os EUA e até pensei em participar da sessão mas para dizer que nem tudo é uma maravilha, minhas lojas de comprar eram o Walmart e o big alguma coisa….rsrs
    Agora fiquei com vontade de ir a Polonia.Muito boa matéria, ela vendeu bem o produto.

  22. Mayara    22/03/2010 - 17h59

    Interessante :)

    Meu irmão fez intercâmbio na Rússia e “estágio” na Disney…vou ver se ele topa escrever algo para esta tag do seu blog…

    Aliás, to sempre por aqui, mas acho que é a primeira vez que comento…

    Beijokas

  23. Lady Baginski    29/03/2010 - 10h45

    Cracóvia foi antiga capital “medieval” polonesa e a tradução de seu nome é algo como “A Cidade dos Reis”, é infestada de universidades e um sonho para muita gente *-*

    Dri – EveryWhere: Amei a dica!
    Ano passado fui a Cracovia e A-MEI!
    Pra quem gosta de historia recente, a Polonia é um dos lugares mais emocionantes que existe!
    Entrar em um dos campos de concentracao é uma experiencia que nao dá pra esquecer!Bjs
    Dri MillerP.S. Acho que eu ainda estou te devendo um guia, né?

  24. Julliana    02/04/2010 - 21h42

    Eu sempre quiz ir na Grecia então no começo do ano meu pappys me levou lá! Ameeeeeeei :) :) :)

  25. Áurea    09/04/2010 - 09h25

    lindo demais, fiquei com vontade de conhecer !
    qual o idioma falado lá ?

  26. Marlon e Lú    31/05/2010 - 08h49

    Bom dia…. adorei encontrar assunto sobre a Polônia. Estudo sobre a II grande guerra e meu sonho desde pequinininho é ir conhecer a Polônia, seus campos de concentração e ver como ele se reengueu de tudo que sofreu. Eu e minha esposa realizaremos este sonho ano que vem. Acompanharei teu blog para conseguir mais dicas do pais. Muito obrigado!!!

  27. ana paula    01/07/2010 - 21h14

    Oie!
    estou indo morar em Varsóvia e quero o contato com a Denise para saber mais!
    Tks!

  28. Elisangela ALves    03/10/2010 - 23h16

    Olá, amei ler sobre sua viajem a Polônia, sou descendente e meu sonho é ir conhecer esse lugar maravilhoso…

  29. Andreza Moraes    04/04/2011 - 18h52

    k-ra eu amei esse lugar, é super legal gostei de tudo, principalmente os shoppings e as comidas…
    by: Andreza moraes…
    ou Dezza
    beijosss

  30. Grasiane    09/10/2012 - 03h44

    Estou em varsovia e realmente muito lindo , as lojas então e tudo com preço muito Bom vale a Pena visitar…

  31. Roberto    12/07/2015 - 21h48

    Estive a trabalho na Polônia, foi inesquecível Cracóvia é linda, Castelo Real de Wawel, Auschwitz, Mina de Sal entre outras coisas. Enfim adorei e recomendo a todos que tem vontade de conhecer.

  32. Edinete    10/04/2016 - 10h56

    oolá , alguém sabe informações sobre intercâmbio para aprendizagem do Polonês em Varsóvia. Obrigada

  33. Edinete    11/04/2016 - 00h46

    Boa noite Lu. meu filho quer fazer intercambio na Polônia para aprender a língua polonesa. Tens umas dicas de serviços e escolas de idiomas… obrigada.

  34. Lucas    22/04/2016 - 10h58

    Bom dia Denise, tudo bom? Estava pesquisando intercâmbios para Polonia e vi que você ficou 2 meses. Não sei como estava a moeda quando você foi mas acredito que não da muita diferença de agora. Gostaria de saber quanto você levou fora as passagens. E quanto da pra levar economizando na Polonia, irei ficar 2 meses. Muito obrigado, espero seu retorno, beijos.

Mais sobre Viagem