Carregando...
Viagem

Além das compras: o que vai deixar saudade.

17.05.2010
Lu Ferreira

Essa é minha primeira viagem à América do Norte, portanto ainda tenho aquela coisa de olhar tudo com olho de criança, achando lindo até o cocô do cachorro gringo, sabe como?! Por isso, acabei notando algumas atitudes nos gringos que poderiam muito bem serem adotados por habitantes das cidades brasileiras… Depois de alguns dias por aqui, a gente começa a pensar “mas gente, porque na minha cidade não é assim?”.

Aproveitando os parques!

Um dos programas mais legais da viagem foi quando passamos o dia no Central Park, comendo um pouquinho (a ideia era um mini piquenique!) e batendo papo. O sol estava lindo, as pessoas felizes pelo tempo bom, e o parque lotado de crianças gordinhas (com bochechinhas cor de rosa!) correndo, casais deitados na grama, malhados jogando frisbee… Todo mundo ali, aproveitando um espaço ótimo (e gratuito!), muito parecido com alguns parques que temos no Brasil (em BH consigo pensar em pelo menos dois!) e que a gente esquece de dar a devida importância… Qual foi a última vez que você foi passar um dia no parque?

Sentindo a liberdade fashion!

Em NY (em Montreal também), você poderia sair com uma melancia na cabeça e pegar um táxi ou o metrô. No meu hotel tinha estudante de jeans, travesti montada, indiano com traje típico e o que mais você conseguir imaginar… E ninguém, ninguééém dava aquela olhada de canto de olho, achando esquistito (ok, talvez eu tenha estranhado no início!). Mas a questão é que depois de um tempo você se sente no direito (olha que coisa) de se divertir ao se vestir (ai, rimou… hahaha)! De ignorar que o short tá curto demais, a blusa tá muito larga, o cabelo tá diferente… Começa a achar legal o que era esquisito e a insegurança que normalmente aparece na hora de escolher peças dá uma aliviada, e aí você descobre que pode usar um monte de coisa que antes não podia (ou que pelo menos na sua cabeça não podia, sabe como é?). Espero que essa sensação de liberdade fashion não me abandone ao voltar, porque nunca foi tão divertido me montar (porque agora rola todo um contexto fashion) antes de sair!

Sendo valorizada como cliente.

Nos EUA tem a história das gorjetas, que é um pouco diferente do que estamos acostumadas no Brasil… Para cada serviço que você utilizar (aí vale táxi, garçom, manicure…), você deve pagar gorgeta, de 10 a 20% do valor do serviço. Não sei se o motivo é esse, mas a impressão que fiquei é que as coisas são muito mais eficientes por aqui: o garçom não some tanto, o pedido chega rápido, as tias do caixa não ficam batendo papo… Outra coisa legal: entrou em uma loja? O segurança da porta te deseja um bom dia, sendo a loja a absurda Bergdorf Goodman ou a baratinha Forever 21. O serviço é bom, as pessoas são bem treinadas e eficientes… Enquanto que na terrinha, ainda esbarramos em vendedor grosseiro, garçom que esquece de te atender e outras atitudes que fazem com que eu prefira gastar meu dinheirinho em outro lugar… Vou sentir falta do atendimento simpático que encontrei na maioria dos lugares por aqui.

Claro que apesar de sentir falta de algumas dessas atitudes no dia a dia brasileiro, nada substitui a casa da gente, né? Vou aproveitar muuuuito essa minha última semana, mas confesso que não vejo a hora de me sentir em casa de novo (e parar de viver de mala, ô coisa chata!)..!

68 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Fernanda Siepierski    17/05/2010 - 09h21

    o q mais me deixa com saudades de NY sao os shows da Browadway… fui a 4 e iria em uns 5 mais se deixassem hahahaha

  2. Camila C    17/05/2010 - 09h27

    Sei bem como eh isso! Moro no Nordeste e as pessoas nao sao muito educadas em relacao a tudo.. quando viajei pro Sul pela primeira vez, fiquei impressionada com a educacao que todo mundo tem!
    Mas eu ainda acredito no potencial do Brasil.. um dia isso tudo vai melhorar :D

  3. Ju Santos    17/05/2010 - 09h39

    Lu, essa tua viagem, a descrição dela, as fotos do flickr, tudo isso só me deixou com mais e mais vontade de viajar também! Vc parece ter aproveitado bastante, e eu gosto desse olhar maravilhado. Às vezes fico um pouco frustrada qdo leio posts de blog de gente que fala que foi pro exterior como se tivesse ido pra casa da tia, bem ali na esquina. Parece meio esnobe.

  4. Beleza põe mesa, sim!    17/05/2010 - 09h47

    Realmente, o Brasil tem alguns pontos a serem melhorados! Mas esse de não aproveitar os parques tb nunca entendi, talvez por causa do nosso sempre calor, não sei!
    Bjos!

  5. Fran Reinert    17/05/2010 - 09h51

    Oi Lu, eu leio seu blog diarimente e confesso que estou adorando saber coisinhas sobre a sua viagem… Eu viajo em lua de mel no fim do ano e me dá um nervoso só de pensar… srsrsr
    Meu pai sempre diz uma frase que eu vou levar comigo pra sempre: “Que vc pode perder tudo na vida, mas ninguem nunca vai poder tirar de você o que você viveu”, por isso que eu adoro viajar e admiro as pessoas que tem ousadia pra chegar em outro pais e viver um poukinho daquela cultura mesmo com o ingles se arrastando( no meu caso!) rsrsrs
    Beijos bom restinho de viagem e bom retorno…

  6. Claudia    17/05/2010 - 10h04

    Luuuu… que bom que está aproveitando demais esta terra!
    Ontem mesmo passou na televisão (não me recordo em qual canal) sobre esta diversidade de NY…
    é quase um “sem medo de ser feliz né!” rsrsrs
    bom restinho de viagemmmmm…
    bjO

  7. Claudia    17/05/2010 - 10h05

    Ahhhhh… e sobre os parques.. amo Curitiba por isto! Aki temos vários parques lindos… e próximos..

  8. Bia Saltarelli    17/05/2010 - 10h12

    Lu,
    Adorei esse post! ;)
    Essa coisa dos parques eu sempre reparo! Eu adoro parques! O problema aqui em BH também é a segurança né? Quando pequena eu ia muiiiito ao Parque das Mangabeiras, fazia as trilhas, adorava! Mas depois de um tempo começou a aparecer pivetes por lá e hoje em dia não sei como está, mas acredito que deve ser um pouco perigoso sair andando por dentro do parque!
    Um lugar legal aqui mas mínimo perto do Central Park é a Praça da Liberdade né? Até que lá costuma ficar bem cheio, principalmente nos finais de semana…

  9. Li    17/05/2010 - 10h44

    Verdade!
    Esse post me deixou uma certa nostalgia também… O pessoal do Brasil é realmente esquisito, ainda mais na nossa terrinha conservadora mineira!
    Bom, qnd li o post e juntei várias partes do Brasil que dariam uma NY! rs Acho que precisamos de educação (todos os tipos) e treinamento! No RJ, pelo menos na Zona Sul, as pessoas são bem treinadas, te atendem com entusiasmo e são educadas. Lá também as pessoas correm com a barriga de fora, seja lá qual o formato, e ngm olha! (Só malhando.Fora isso eles reparam tudo tb!rsrs Mas já é melhor que BH que o povo vive essa cultura interiorana do “reparo” e da “fofoca”…)

    Agora parques em BH com segurança para fazer alguma coisa? Me diga, please! Tenho medo de todos! Quando penso em parques só consigo lembrar de Curitiba… Lá as pessoas têm essa cultura, os parques são limpos e seguros.

    Enfim, a parte de ninguém reparar em ninguém não consegui encontrar em lugar nenhum aqui, né? Pensando bem, estamos muito longe de NY mesmo…rs

    Bjs!

  10. Lu    17/05/2010 - 10h53

    Lu, muita gente fala mesmo isso de que não aproveitamos bem os nossos parques. Mas na verdade se você for lá no parque das mangabeiras ou parque municipal aqui em bh, seja final de semana ou dia de semana, vai ver que estão sempre ocupados, que são ainda muito utilizados pela população da nossa cidade. A questão é que algumas pessoas vêem esses parques como perigosos ou destinados às classes mais baixas, mas não é bem assim. O parque municipal mesmo é um otimo lugar para entrar e passar alguns minutos sozinho, pensando na vida. Porque principalmente em dias muito quentes andando na Afonso Pena, entrar naquele parque e sentir o clima agradável que ele tem dá uma sensação otima! E acredite: não estão abandonados de forma alguma! Sempre tem casais deitados na grama lá, sempre tem crianças… e realmente tem alguns pivetes mas nada que seja diferente da praça da savassi! ¬¬ As vezes não deixamos de ir à esses lugares por preguiça e criamos conceitos falsas na nossas cabeça, como turistas sempre vamos conhecer o melhor lado das cidades e como viajamos “de folga” temos tempo de perambular, já em nossa cidade ficamos totalmente atarefados em nosso dia-a-dia que esquecemos destes lugares. Vamos valorizar um pouquinho sim o que temos por aqui! :)
    Beijocas

  11. Samantha    17/05/2010 - 11h01

    Sinto muuuuita falta de um atendimento simpático tanto como em NY ou RJ ou SP… Vivo em Lisboa e aqui é terrível, pra esquecer meeeesmo… Parece q tão te fazendo um gde favor… em bons restaurantes, em boas lojas, tanto faz, é sempre um descaso com o cliente… Meu marido q é tuga pede always o livro de reclamações! Pra ver se isto muda… afff Estivemos em Paris semana passada e apesar de não serem os reis da simpatia, são eficientes… Qdo vou ao Brasil é q me sinto no paraíso, ô povo simpático! Do Cipriani ao quiosque da praia somos mto bem atendidos. A gente paga com “gosto”. I heart Brazil!:D

  12. Marcela    17/05/2010 - 11h24

    Nos EUA prevalece a cultura do dinheiro. Em NYC, especificamente,se vc não der gorjeta ao door man piriga, na próxima, ele soltar a porta na sua cara. É uma instituição, muito chata por sinal. Pagar para tudo. Em relação a curtir os parques. O brasileiro acha brega fazer pic nic, deitar na grama, etc. Mas quando viaja, acha chic. Dá-lhe sub cultura provinciana e colonizada! Enquanto não investirmos em cultura e informação, não haverá mudanças nas pobres cabecinhas tupiniquins.

  13. Fernanda    17/05/2010 - 11h26

    Lú,
    Aproveita meeeeeeeesmo a sua última semana,viu…..
    Qto ao post,imfelizmente estamos no 3o mundo né….temos ainda muito o que aprender! A começar por um governo menos corrupto.
    Bjs. e divirta-se!!!

  14. joana    17/05/2010 - 11h29

    Achei muito engraçado, quando vc falou que o olhar de canto de olho partia de vc, lembro que quando fui aos USA pela primeira vez estranhei um pouco a liberdade fashion das pessoas principalmente as negras americanas, pelo tamanho das unhas, a complexidade dos penteados.

  15. Ana Carolina Garrana    17/05/2010 - 11h34

    Primeiro mundo é outra coisa … HAHA

    Mas, a gente (não só no Brasil, todas as pessoas) vive para trabalhar e acaba se esquecendo de como é bom ficar ao ar livre e aproveitar o tempo bom, a companhia. A gente se esquece de apreciar um vento no rosto, um sorriso, uma flor … “A mentira secular de trabalhar para viver e a rotina angustiante de viver pra trabalhar”. Depois a gente olha pra trás e vê o quanto a gente perdeu só por ter deixado de lado um simples passeio no parque pra ir fazer um relatório para ganhar dinheiro, dinheiro e mais dinheiro e depois ficar doente e ter que gastar todo o dinheiro com a saúde. Saúde que a gente tinha antes de trabalhar, trabalhar e trabalhar.

    http://creusa-vaidosa.blogspot.com/

  16. Milaa    17/05/2010 - 11h45

    Wounn! Demais saber que você continua com esse olhar por aí, eu amo isso, conhecer cada pedacinho de um novo lugar!
    Quanto ao nosso Brasil brasileiro é complicado, temos que mudar habitos né… aqui em Porto Alegre temos a Redenção e o Gasômetro que fica em frente ao rio Guaíba e a tradição é sentar no fim das tardes e ver o pôr do sol, sério, é demais!
    Aqui no RS pelo menos os parques tem uma boa visibilidade, e isso é demais! ^^

  17. Carol-Alfinetes de Morango    17/05/2010 - 11h51

    Lu
    Fico esperando as minhas viagens pra me montar..Adoro..
    Mas chego aqui, confesso que vou broxando…mas esse ano tomei uma atitude diferente..Montada 24 h por dia..Me divirto..
    Aproveita..

  18. Fabrícia Martins    17/05/2010 - 12h20

    Adoreeei a foto do central park. Todo mundo bem acomodado, sentados e deitados, crianças e todo mundo com um sorrisinho no rosto’ huahua!

  19. Renata    17/05/2010 - 12h42

    Aqui no RS o pessoal aproveita muito os parques. Em finais de semana de sol, pelo menos 3 parques lotam de gente, passeando com seus auaus, tomando chimarrão ou lendo. É bem legal.

    Infelizmente, o atendimento não é eficiente mesmo, e pior, aqueles que são aptos para atender pessoas não conseguem empregos, justamente por serem educados e certinhos demais!:/

  20. Susan Labão    17/05/2010 - 12h52

    Lu, essa sua viagem me faz lembrar das duas que fiz à Londres.Eu amo aquela cidade, não só pelos inúmeros pontos turísticos, parques, mas pela cidade em si.O charme de Londres é Londres…
    Senti essa mesma liberdade de se vestir de qq jeito sem alguém te olhar ” de rabo de olho “!Ainda mais no inverno, quando há necessidade de mais roupa, fazia umas produções estilo british e lá íamos eu e meu marido fazer compras na Harrods, visitar o Big Ben e passear no Hyde Park.
    As pessoas são amáveis e educadas na rua, nas lojas, no metro, nos hotéis, nos restaurantes, em todo lugar.Os turistas são respeitados.
    As raras grosserias pelas quais passamos vieram de brasileiros, infelizmente.Agora eu entendo porque muitos brasileiros que conhecemos em Londres não faziam questão de falar português para não denunciar a procedência!
    Nosso povo ainda tem muito o que mudar!
    Não estou dizendo que a Europa ou os EUA são melhores que nosso país, mas temos muito o que aprender.Todo país tem problemas, graças à Deus não temos guerras, terrorismo, furacões, terremotos e espero que continue assim.Mas um pouco de educação e respeito pelo próximo não faz mal, não é mesmo?
    Abs,
    Susan

  21. Debora Leite    17/05/2010 - 13h26

    ótimoo post!!!! vontade de viajar p fora!!!
    beijoss

    http://imgolden.wordpress.com/

  22. Lorys    17/05/2010 - 13h31

    Engraçado que ontem, ao irmos embora de Bs As e observarmos as pessoas deitadas nas praças tomando sol, com suas crianças e cachorros correndo e brincando, fazendo pequiniques etc, comentamos exatamente isso: como aqui em BH, pelo menos, não temos disso! Faz uma falta, né?

  23. Nayara    17/05/2010 - 13h33

    Nossa, acho que o que mais me impressiona é realmente a liberdade pra se vestir do jeito que queremos e gostamos livres de pré-conceitos nossos e da sociedade em geral. :)

  24. giovanna l.    17/05/2010 - 13h56

    amooooo os eua por causa de todas essas coisas q vc disse..as coisas ai sao simplesmente mais faceis..e mesmo amando estar perto das pessoas q amo, familia, amigos..nao vejo a hora de passar um tempo nos States!!!!!!!aiiiiiiiiiii…quero mtoo ir!!rsrs..
    aproveita bastante aii Lu!!!
    bjjsss

  25. Alice Désirée    17/05/2010 - 14h00

    Eu iria adorar passar meus dias no Central Park!
    =1

  26. Ana Paula Pedras    17/05/2010 - 14h15

    Saudades da nossa tarde no Central Park! Delícia, né?

    A liberdade fashion continua pra mim! Tô saindo montada todos os dias! hahahahahahahaha

    Saudades amigaaaaaaaa!!!!! Escritório tá solitário sem você!

    Aproveita horrores sua última semana e se prepara pra Sex And The City!!!!!!! uhuuuuuuuuullll

    beijos!

  27. Hannah Sá    17/05/2010 - 14h41

    Ai ai, sonho de ter no Brasil(em especial no Nordeste) o espírito de liberdade fashion nas ruas… xDD

    Mas acho que esse negócio de gorjeta, Lú, tem mais a ver com a vontade (e obrigação) de fazer com que o cliente volte do que questão das pessoas serem legais e educadas, é estratégia, no Brasil em geral as pessoas não sabem “vender o seu próprio peixe”, aqui os 10% é opcional em restaurantes e por isso mesmo deveríamos ser mais bem tratados, afinal quem define isso é o próprio cliente. Mas os garçons ainda se acham no direito de reclamar e ser super grossos quando questionados se na conta está incluído ou não os 10% (aconteceu isso ontem com uma amiga minha), bom… culpa do cliente que não cobra e mais ainda do empreendedor que não investe no tratamento de seus clientes

  28. Sara    17/05/2010 - 16h02

    Sinto muito falta aqui no Brasil de atendentes educados e “tô nem aí” lifestyle.
    Eu realmente fico muito chateada quando sou mal atendida, e se eu não precisar muito, eu faço questão de não voltar ao lugar. Eu não penso muito o que vão achar de como me visto, mas mesmo assim, ainda tenho receios e as pessoas olham diferente! Por mais que você saiba que olhem por ser um look bonito, é chato…isso impede que muitos brasileiros se vistam melhor!
    Brasil, infelizmente, é muito atrasado. Em todos quesitos!

  29. Mila Dias    17/05/2010 - 16h27

    Oie
    só uma obs chata como o nome do blog sugere: é gorJeta e não gorGeta!
    ;***

  30. Silvia G.    17/05/2010 - 16h41

    Nossa, adorei a lista de coisas que vão fazer falta. Eu senti muita falta do Central Park. Bom, fiz um programa desses no Parque das Mangabeiras com um amigão, e vou te falar…foi tão gostoso quanto.
    O antendimento… bem, não concordo tanto. Tem lugares que vc consegue ser bem mal atendida por aí.

    Agora, quanto a liberdade fashion… Nossa, vc descreveu direitinho o que sempre falei pras minhas amigas e minhas irmãs! Achei tudo tão limitado em BH depois que voltei! Não acreditava na minha irmã dizendo: “vc vai assim?” “isso não combina!!!”. Só sinto que, com o tempo, eu tenha me acostumado novamente com o rigor fashion imposto pela moda de BH.

  31. Larissa Rehem    17/05/2010 - 17h02

    Ai Lú, tenho muita vontade de conhecer o Central Park. Adorei o post, parabéns!!!

    Acompanho o blog já tem um tempo, mas não era muito de comentar, até aderir ao movimento #comentemais!
    xD

    Mudei o domínio do meu blog e linkei o seu,tá?

    O link é: http://odiadalila.wordpress.com/

  32. Aninha    17/05/2010 - 18h16

    Olha querida, arrasou! Aproveita mto. esse negocio de atendimento faz mta diferençane? queria q aqui no brasil fosse assim, pq a gente ve aquelas vendedos com cara de que quer matar a gente e nao atender hahaha
    Foto linda.
    bjos

  33. Bruna Campos    17/05/2010 - 19h12

    Venho acompanhando seu blog um pouco antes da sua viagem a NYC e estou adorando. Estive em Miame em julho de 2009 e soh tenho a te dizer q os EUA é realmente muito diferente de qualquer lugar do Brasil, a gnt pode sim ser diferente e ngm la se importa com isso, mas uma coisa q pra mim me chamou muito a atençao foi como eles sao atentos ao dinheiro, SIMPLISMENTE nao existe a famos frase brasileira “aceita uma balinha de troco” um cent é realmente um cent, isso sim vai demorar um pouco pra chegar no costumes do brasileiro.

    beijos, Bru

  34. marina    17/05/2010 - 19h17

    Como eu queria que por aqui também fosse assim! :)

  35. Camila Beltrao    17/05/2010 - 20h21

    Concordo com tudo que você falou! Realmente é um outro mundo… Já estou com saudades daí =(((

  36. Narda Rafaela    17/05/2010 - 20h27

    Você já com saudade e eu já morreeeeendo de vontade de voltar a NYC!
    (Faz 10 anos que fui a ultima vez!!!).
    Depois se puder fazer um post só com “dicas”, a gente agradece! ;)
    Beijocas e bom retorno!

  37. Thais    17/05/2010 - 20h48

    Nao concordo! Me desculpe Lu, mas nao concordo com voce! Ja e’ a segunda vez que vou a NY e cheguei a conclusao de que sou muito bem tratada aqui mesmo, em Belo Horizonte.
    Quando fomos a F21, este ano, a vendedora so faltou tirar as roupas das nossas maos pra colocar de volta no cabide, tamanha falta de interesse no cliente. Outro lugar que nao consegui encontrar ninguem para me atender foi o Best Buy. Cheguei a conclusao de que como la’ nao existe comissao para os vendedores, eles simplesmente nao se importam se vao fazer a venda ou nao. O interesse e’ meramente do cliente, nunca deles.

    Com os autros topicos estou com voce, mas a respeito do atnedimento? Nao mesmo! hehehe

  38. Dani Camelo    17/05/2010 - 20h48

    Luu! Adorei esse seu post!

    Acho que o que mais marca qndo se viaja é essa liberdade fashion, tava conversando sobre isso cm minha irmã, a gnt sempre se permite extrapolar um pouco mais esse lado fashion, no exterior, pq ninguém te julga com os olhos…
    Seria mtoo bom se aqui a gnt pudesse extrapolar tb!

  39. Lilian    17/05/2010 - 21h58

    Seus posts foram muito legais… vão deixar saudade também. Foi muito dificil escolher entre em NY e Suiça, mas seu blog e o da Camila me animaram bastante. Que bom que valeu a pena!!! Quanto ao Brasil… ah querida, me falta esperança!

  40. Tanedinha    17/05/2010 - 22h05

    Me identifiquei muito com esse post, moro fora tb, e sei como eh, estou no Japao e aqui cada um veste o que bem entender, sou bem atendida nos lugares, todos te saudam e mimam seja onde for, por mais estrangeira que sou, tenho cara de japonesa e isso ajuda um pouco tb… kkkkkkkk Claro tenho 1000 saudades do Brasil e nada se compara a nosso lar, masssss, ir no parque e passar o dia debaixo das arvores conversando, ser bem atendida e tudo ser limpo, fazem a diferenca total nehh…..

  41. Nadia    17/05/2010 - 22h52

    Esse post é exatamente a minha opinião também, que as coisas podiam ser melhores aqui no Brasil, mas a falta de educação estraga tudo.
    Sobre atendimento, moro perto do Shopping Barra Sul em Porto Alegre e faço algo só para “tirar onda”, escolho roupas “meia boca” para ir só e morro de rir quando os vendedores FOGEM de mim, hahaha, adoro a cara de embasbacados que fazem quando veem eu arrastando a cestinha/carrinho/sacola e gastando um monte. Infelizmente, nossa cultura precisa melhorar e muito.

  42. Bela Duarte    17/05/2010 - 22h57

    Tenho o costume de ir a algumas praças aqui em BH passear com o cachorrinho, mas parques realmente não… Vou passear com o pet na lagoa da pampulha tbm!
    E o clima?? Não dá saudade não??!! Adorei as fotos com aquele ar de friozinho gostoso!
    Bjo!

  43. Tassia B    18/05/2010 - 00h16

    Acho que essa é a parte mais legal de estar viajando. Percebero que é bacana e diferente de onde a gente mora. Pena a gente não poder transformar as coisas por si só, né?
    Lembro bem logo que voltei da Europa que o fato de esperar um farol de pdestres (ou uma boa alma atrás do volante) para poder atravessar a rua começou a me deixar bem chateada, apesar de ser comum aqui. Lá é só botar o pé pra fora da calçada que os carros param pra vc atravessar.
    Além do mais, lá não se joga lixo no chão (ok, na maioria dos lugares, não é em todo lugar infelizmente), e hoje ainda estamos engatinhando nessa de ensinar todo mundo a jogar lixo no lixo, né?

  44. Mel    18/05/2010 - 00h38

    Oiiiii!!!!Parabéns pelo post e, gostei muito da análise e das pequenas resoluções!!!
    Sobre o que vc escreveu, fica a impressão de que as vezes nós ficamos tão na “nossa” realidade, tão no “mundinho” que nos cerca, que não nos deixamos ousar, não nos permitimos ser ou fazer as coisas de forma diferente da habitual,e é por isso que viajar é uma das experiências mais sensacionais que qualquer pessoa possa experimentar!!!! E é isso aí…. abrir a cabeça, ter visões diferentes e claro adquirir valores novos!!!! Parabéns e aproveita o restinho da viagem!!!!bjs!

  45. Angel    18/05/2010 - 07h06

    Ah viajar é bom demais, mas chega uma hora que até isso cansa!
    É bom ver como são os outros países mesmo! Aqui no Japão (lugar onde moro atualmente) tbém notei a diferença no atendimento ao cliente (e aqui não existe cultura de gorjeta!), porém o atendimento em muitos estabelecimentos brasileiros, o atenção ainda deixa muito à desejar! Será da nossa cultura mesmo?!
    beijso lindaaa e aproveite sua última semaninha!

  46. carol m    18/05/2010 - 09h51

    Engraçado como aqui no Japão é totalmente diferente. Ninguém dá 10%. Isso simplesmente não existe. E se vc quiser dar, o vendedor/garçom/seja lá quem for, fica ofendidíssimo. E o atendimento é o melhor que eu já recebi dentre todos os lugares que já fui…

  47. Carol Canário    18/05/2010 - 11h08

    Menina!
    Concordo com você em número, gênero e grau.
    A única coisa que eu acrescentaria é a sensação de segurança que vc tem…vc anda de metrô e ônibus e pode ouvir música tranquilamente no seu mp3, acessar o seu iPad, seu smartphone sem se preocupar que vai entrar um pivete e vai te roubar.
    Isso me fez pensar seriamente em mudar de país.

  48. Josi    18/05/2010 - 11h41

    Oi Lú!Usei uma fotinho sua em meu blog para mostrar o que as blogueiras brasileiras estão usando quando se fala em meia.Permite-me a isso?
    Beijos da Jo

  49. Alice Marques    18/05/2010 - 14h04

    Passei no centrar park no inverno, não tava assim tao lindo e cheio. Enquando a isso que você falou sobre ninguem te olhar torto, das gorejas, do tratamento… nossa é tudo tao diferente e a limpeza entao? ah que saudade

  50. Mayra Fagundes    18/05/2010 - 14h44

    Lú,

    Espero que esteja registrando os looks da viagem
    para nos mostrar depois…
    Vai ser otimo ver na pratica a sua liberdade fashion!!!

    bjinhos

  51. Laura    18/05/2010 - 14h45

    Eu acho que você deveria ter tirado fotos dos seus looks louquinhos de NY…REalmente a gente fica mais livre onde não conhecemos ninguém…afinal, que diferença faz alguém que não conhecemos olhar torto para nós…

  52. Gi Roichman    18/05/2010 - 15h08

    Lu,
    Fico encantanda com você sabe transformar o simples em algo encantador.
    Parabéns!

  53. Karine    18/05/2010 - 15h44

    So uma clarificada, nao entendi qdo vc fala sobre a gorjeta de 10 a 20 %. Ngm aki deixa 10% p/ um garcom, na verdade e de 18 a 20%, 10 % e uma ofensa ao garcom, ja q eles nao tem salario fixo, e suam a camisa p/ dar um execelente servico,serem gentil e terem a maior paciencia com os clientes.

  54. Fabiana Bertini    18/05/2010 - 15h50

    Oi Lú! Descobri o seu blog a algumas semanas atrás, e sempre q posso dou uma passadinha para saber as novidades! Nunca comentei, mas fiz questão de comentar este post, pq me identifiquei muito com ele! Parece q sou eu mesma falando! rs Na realidade, estou morando em Londres desde o final de Fevereiro, e tudo q vc comentou é a impressão q tenho do estilo de vida aqui, e adoro!! Aproveito para te dar os parabéns pelo blog! Bjinhos!

  55. Ilária    18/05/2010 - 15h59

    aii q inveja dessa liberdade fashion….!!

  56. Izabela    18/05/2010 - 16h57

    Bem que eu gostaria de passear no parque, mas me fala, vc iria mesmo fazer piquenique no parque Municipal??? Tem coisas que não possíveis em lugares onde a criminalidade aumnenta a cada dia (vide centro de BH).
    Bjs

  57. Laura    18/05/2010 - 17h27

    Oi Lu, mto legal esse post. Deve ser muito bom estar em um lugar em que vc pode se vestir como bem entender e ninguem fica reparando! Aqui toda vez que vc sai com uma roupa diferente fica todo mundo olhando e comentando..

  58. Liliana    18/05/2010 - 17h49

    Acho que reclamamos tanto mas a mudança tem que partir de nós mesmos. Tanto para ir ao parque, quanto pelo tratamento ao cliente e reparar ou não nos outros. As pessoas no Brasil não sabem tratar os trabalhadores de empregos tidos como mais humildes. Como pode chamar um ser humano estalando os dedos? E o garçom lá é cachorro? O brasileiro precisa saber tratar esse tipo de gente, e isso não significa dar a roupa usada para a empregada, nem ajudar o marido da secretária a arrumar um emprego, significa olhar para aquele ser humano como vc olha para qualquer outro, para seu primo, seu amigo da faculdade. Quanto à liberdade fashion, é a mesmo princípo. Tem que partir da gente não olhar para a fulaninha que é gótica, para a beltraninha que tem tatuagem até no rosto, respeitando a liberdade. É isso! Espero que vc volte ao Brasil com essa consciência! bjs

  59. Juliana    18/05/2010 - 19h29

    Deve ser maravilhoso aí, né?
    As pessoas aqui tem a cabeça muito atrasadas
    e nem fazem questão de melhorar.
    E em relação à moda e liberdade de poder se vestir como quiser,
    tem hora que a pessoa perde até a vontade de fazer isso
    aqui, os brasileiros tem muito o que mudar ainda.
    E pegar por serviço ruim e falta de educação, odeio.
    Adorei o post, só me deixou com muito mais vontade de conhecer outros lugares.

    Beijo e aproveita sua última semana! ^^

  60. Line    19/05/2010 - 11h26

    Nunca fui lá, mas juro que fiquei com vontade!
    Amei o post, beijos, Line.

  61. Ana (Trendy Twins)    19/05/2010 - 12h10

    Lu, essa foi exatamente a impressão que eu tive em Sydney, e acho que é coisa de cultura anglófona, sabe? As pessoas são muito menos preconceituosas, e muito mais abertas à liberdade dos outros (sinto que aqui a gente preza muito mais a própria liberdade, se é que vc me entende). A relação com a vida ao ar livre é isso mesmo aí que você falou. A única coisa que discordo é da questão da gorjeta: na Austrália não tem disso, e fui bem atendida em tudo que é lugar que entrei. Acho que é cultural mesmo. Apesar disso tudo, não sei se troco o Rio por outro lugar. Bom, talvez por alguns meses… rs

  62. Tamyris Roxo    20/05/2010 - 13h55

    Olha…tenho que discordar em um ponto. O atendimento em NY e acredito que em boa parte dos EUA não é sua maioria repleto de simpatia e atenção. Principalmente em NY, onde em diversas lojas os vendedores muitas vezes nem te dão bola ou te atendem com cara de “vai logo, nao atrasa minha vida”.
    De qualquer jeito, moraria lá minha vida toda…tirando esses percalços AMO aquele lugar! rs

    Beijos

  63. Bella    21/05/2010 - 11h37

    Oi Lu, adorei o post (como sempre), e penso exatamente do mesmo jeito. Tanto é que, quando vou para os EUA, faço mil compras que acabo nem usando tanto aqui no Brasil, pq aqui me sinto meio estranha em não ser a clássica, mãe de família (bem vestida hein?). Mas agora vem a crítica. Não acho que vc tenha mudado tanto assim… Nos post do look da lu, continuo achando td muito básico, bem igual do que vc usa aqui. E olha só, é uma meia crítica na verdade tá? Pq eu gosto do seu estilo, tanto que sou leitora assídua do blog, da que entra várias vezes por dia, mas essa é uma característica sua.

  64. Cissa    21/05/2010 - 12h14

    A “Liberdade Fashion”.
    Adorei o título do post!
    Também sinto muita falta disso aqui no Brasil.

    Nos EUA, Canadá, na Europa também… a impressão que eu tenho é que depois que uma moda passa, as pessoas não se sentem obrigadas a se desfazer das roupas!
    Elas “acumulam” modas! rsrs. Vão agregando roupas da moda anterior com as novas tendências, e o leque de possibilidades vai só aumentando! É tão bom!

    Saudades! rs. Aproveite bastante o finzinho da sua viagem, e traga essa liberdade com você sim!!!
    Abçs!

  65. Michele    22/05/2010 - 17h08

    Oi!!!
    Achei seu post interessante. Lembrou-me de diversas coisas…
    Morei fora muuuuiiito tempo, e estou prestes a voltar,na Europa. Viajei muito. Lá aprendi grandes lições.
    Essa liberdade do vestir, existe sim.
    Na Itália vivi em uma cidade no norte, chamada Modena, lá as senhorinhas, usavam seus casacos de pele direto o inverno todo! E ninguém falava nada! O melhor tratamento que tive foi em Londres e Atenas, pasmem. Os gregos são ótimos, desde que vc os trate bem.
    Outra coisa que não entendo aqui: fui fazer uma compra recentemente e deu R$ 130,87, dei o valor de R$ 131,00, ou seja, deveria retornar R$ 0,13, certo ? Errado, o troco foi “jogado” e somente 0,10.E os 0,03? Onde estão? Esperei que ele, o caixa, pedisse desculpas ou mesmo posse caçar o troco, nada.

    Não aguento, falo mesmo, esperei e reclamei. Afinal aprendi na Europa, que mesmo sendo 0,01, eles devolvem seu troco com o maior respeito.
    Ai,ai, mas ainda acredito que devemos reclamar não importa, seja de atendimento, troco, qualquer coisa, principalmente política ,né? Temos de aprender!

  66. Fernando Tadeu    23/05/2010 - 12h05

    Oi, Lu, tudo bem? Minha esposa gosta muito do seu blog e estava me mostrando seus posts da sua estadia nos EUA, pois moramos lá também e foi bacana ver suas fotos para relembrar. Só não concordei com o que vc disse da simpatia dos atendentes e vendedores não, achei que todos os “good morning’s” e afins que recebia lá eram extremamente mecânicos, e sem qualquer parcela da afetividade natural que encontramos aqui no Brasil quando dois seres humanos se encontram. Moramos em alguns lugares já e confesso que não encontrei até hoje um atendimento como o que encontramos aqui no Brasil (motivo pelo qual voltamos para cá, inclusive! :) ).

    É claro que existem as exceções lá e cá, mas achei que valeria a pena expressar minha opinião aqui no seu blog, que inclusive é muito bonito e mostra que você tem uma sensibilidade muito bacana.

    Um beijo e realmente não há nada “como se sentir em casa de novo”!

  67. Cintia    23/05/2010 - 12h11

    Lu, eu morei nos EUA e percebi que eles atendem rápido mesmo, mas com certeza não é por consideração ao cliente e sim porque querem se livrar logo da gente pra poder atender o próximo.
    Uma amiga minha trabalha como garçonete lá há anos e diz que é isso mesmo… por isso que ele levam a conta pra mesa antes mesmo de começarmos a comer o que pedimos. É mto desagradável esse tipo de pressa que eles tem.
    Aqui no Brasil, ficamos super à vontade e podemos levar o tempo que quisermos em um restaurante.
    Beijos

  68. Camila    26/05/2010 - 11h37

    Lú, adorei a descrição sobre a “liberdade fashion”. Moro no Rio Grande do Sul e percebo o quão conservadoras são as pessoas daqui. É algo gritante e que me incomoda bastante. Short no inverno é algo “absurdo” por aqui. Meia rendada é motivo para milhões de olhares tortos. Nem da minha mãe escapo: sempre ouço algum tipo de comentário maldoso quando resolvo ousar. hehhe
    beijos

Mais sobre Viagem