Carregando...
Lifestyle

Curtas de Animação: Top 10!

21.05.2010
Lu Ferreira

Tem gente que adora fazer listas, né? Top 10 daquilo, Top 5 daquilo outro… Confesso que gosto sim de fazer listas, mas nem sempre desse tipo! Minhas listas são de compras que tenho que fazer no supermercado, de coisas que tenho que fazer e não posso esquecer, das contas que tenho que pagar, de coisas que quero comprar quando vou viajar e coisas do tipo… São listas mais, digamos, consumistas, hehehe…
Mas hoje vou dividir com vocês a primeira parte (no próximo post vêm os outros 5!) uma listinha que fiz há um tempinho já, de um assunto que sou completamente apaixonada: Top 10 Curtas Metragens de Animação! Mas já aviso desde agora que meu Top 10 não tem colocações! Explico: são meus 10 curta metragens de animação preferidos, mas não sei dizer qual deles gosto mais ou menos! Amos TODOS e não consigo rankear (de ranking! Essa palavra existe?)! Mas vamos ao que interessa! Vou falar um pouquinho de cada um, em ordem ALFABÉTICA, que é pra não dar briga (ahahah até parece)! Vamos lá?

Aria – Pjotr Sapegin – 2001

Animação do National Film Board do Canadá (NFB), que reúne artistas do mundo todo. Adaptação da ópera Madame Butterfly de Puccini. A princípio, pode parecer meio “engraçado” (eu diria inusitado) pela escolha dos bonecos para representar os personagens (por exemplo, o marinheiro é um Bob ou Ken, da Barbie, sabem?). Mas passado o estranhamento inicial, o curta nos envolve e se desenvolve maravilhosamente, sempre acompanhado da ópera (que eu acho belíssima). O final, um misto de metalinguagem e de desconstrução literal é sem explicação em palavras. Tem que ver. E sentir.

Au Bout Du Monde – Konstantin Bronzit – 1999

Engraçadíssimo, para descontrair! A técnica de animação é das mais simples – 2D – mas excelente resultado! Na verdade, animação NENHUMA pra mim é simples! Acho todas as técnicas super complexas! Rs!

Ballet Adágio – Norman McLaren – 1971

Passo MAL! Feita pelo mestre Norman McLaren para o NFB, tem trilha sonora belíssima (Adagio em G Menor de Albinoni) – que sempre me faz chorar -, uma dança emocionante e uma manipulação de tempo, espaço e corpos (daí ser considerado um curta de animação e não de live action) que impressionam. Cada segundo é uma obra prima. Sério.

Father and Daughter – Michael Dudok de Wit – 2000

Este curta metragem é holandês (bom que estou variando bastante os países, né? Rs) e também foi ganhador de Oscar de Melhor Curta Metragem de Animação. Está no meu Top 10 porque o traço do desenho é lindo, a animação incrível e a história é muito comovente! Choro baldes! O final é de derreter qualquer coração de pedra!

Le Nez – Alexander Alexeieff – 1963

Esse filme, para ser bem sincera, só entra na minha lista pela impressionante técnica de animação: tela de pinos (pinscreen)! Conhecem? É uma tela cheia de pinos. Ai, se empurramos de um lado, ela vai formando os desenhos do outro. Por exemplo, se colocarmos uma mão nossa de um lado e fizermos pressão, os pinos escorregam pro outro lado fazendo o formato da mão! Será que deu pra entender? Espero que sim! Agora imaginem um filme todo feito assim! Eu acho chocante!

Espero que tenham gostado! No meu próximo post vem o resto da listinha!

22 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Eva    21/05/2010 - 21h55

    Amei!

  2. Flávia Batista    21/05/2010 - 22h03

    Oi Lorena.

    Adorei a lista. Confesso que já vi lista de tudo nos blogs, menos de curtas.
    bem legais as suas dicas.

    bjs

    • Lorena Borges    22/05/2010 - 17h59

      Que bom que gostou! Eu adoro curtas e acho mesmo que eles são pouco conhecidos e discutidos no Brasil!

  3. Liliana    22/05/2010 - 07h54

    Parabèns pelas mudanças positivas do Chata. As chatinhas estão arrasando. Confesso que venho aqui com mais frequencia que antes, e acredito que vcs irão atingir um público mais variado pela quantidade de assuntos abordados agora. Adorei a dica dos curtas e amei essa seção sobre cinema em particular! bjs mil,
    Lili.

    • Lorena Borges    22/05/2010 - 17h56

      Obrigadinha! Se tiver algumma sugestão ou quiser saber de algum filme, é só falar! Beijocas!

  4. Ju Ferreira    22/05/2010 - 11h09

    Nossa, eu já tinha visto Au Bout Du Monde, mas nao lembrava o nome e nunca mais tinha ouvido falar!!! é engraçadissimo!! =]]
    adorei as dicas!!!!

    • Lorena Borges    22/05/2010 - 18h08

      Ju, bom demais, né? Morro de rir do passarinho! =p

  5. Fefeh B.    22/05/2010 - 12h40

    Eu tenho um dvd do Animamundi com o Au Boute du Monde e o Father & Daughter e eu adoro.

    Ganhei do meu irmão, que é publicitário.

    Esse festival é mto bom, sempre passam mil coisas interessantes.

    Adorei esse tipo de post!

    Beijos

    • Lorena Borges    22/05/2010 - 18h06

      AMO o Anima Mundi! Tenho todos os DVDs e sou LOUCA pra ir no festival! Quem sabe um dia?

  6. Silvia Oliveira    22/05/2010 - 23h28

    Amei !!!

  7. Silvia Oliveira    22/05/2010 - 23h41

    SÓ PRA QUEM TEM AMA SENSÍVEL AMEI AMEI AMEI EM PARTILAR O PRIMEIRO VIDEO !!! AMEI.

  8. Bruna    23/05/2010 - 04h19

    Muito interessante o post! Adorei o “au bout du monde” :)
    Beijinhos

  9. Janaina    23/05/2010 - 09h38

    Olá Lorena,

    Fiquei encantada com o post.

    Continue assim!

    =)

  10. Letícia P.    23/05/2010 - 11h28

    Eu vi o Father and Daughter e o Aria, chorei muuuuuuuito no Father and Daughter, achei MARAVILHOSO, chorei principalmente mais pro final, na hora que ela já velhinha deita no barco, e achei muito triste o Aria :( muito boa a lista

    • Lorena Borges    23/05/2010 - 18h19

      Letícia, sou suspeita para falar, porque sou muito emotiva e manteiga derretida pra filmes! Choro demais nesses dois filmes que vc falou! São tão lindos, não? O final de Aria, quando a boneca de despedaça, é de cortar o coração! E a persistência da menina em esperar o pai em Father and Daughter tbm é de arrepiar! Choro muuuuuuuuuuuito! Rs!

  11. Bib's    23/05/2010 - 13h32

    Legal demais!!!Fiquei babando no adagio! (Dancei Ballet por muitos anos!)
    ÓOOOOtímo post!!!

    • Lorena Borges    23/05/2010 - 18h23

      Bib’s, no post eu disse que não tinha preferidos nem colocação, mas é meio mentira minha, sabe? Hahahahah! Ballet Adagio é o que mais gosto! Sou completamente apaixonada por TUDO! Pela dança, pela música, pela manipulação… Acho o diretor um gênio! Se você gostou, assiste esse outro curta do mesmo diretor chamado Pas de Deux (http://www.dailymotion.com/video/x6znw7_pas-de-deux-norman-mclaren-1967_creation). Tbm ADORO!

  12. Jéssica Natasha Cazal    23/05/2010 - 19h30

    amei todos os videos. ótimas escolhas. Historias emocionantes mesmo. Mas esta tecnica dos pinos é nova pra mim. nao sabia que faziam desenhos com ela… muito legal

    • Lorena Borges    23/05/2010 - 22h12

      Jéssica, e depois, outro animador do NFB (Jacques Drouin) apaixonou-se pela técnica e quis aperfeiçoá-la! Fez curta metragens com tela de pinos COLORIDOS! Loucura, não? Confere o resultado em um dos curtas dele, chamado Nightangel: http://www.youtube.com/watch?v=jSrl7i7Rc0w. Na verdade, é um misto de técnicas, mas mesmo assim, não deixa de ser impressionante!

      =)

    • Lorena Borges    23/05/2010 - 22h16

      Só mais uma explicação, pra ficar claro! Nesse link que postei por último, a parte feita com a tela de pinos coloridas é a parte de fora do apartamento, onde o anjo aparece em meio às arvores e postes de luz. O outro tipo de animação usado foi o stop motion e o responsável por essa parte foi outro diretor (Bretislav Pojar, especialista na técnica. Aliás, o leste europeu todo tem muita tradição neste tipo de animação e sempre AHAZAM).

  13. […] link eu vi aqui onde tem outras curtas bem legais pra assistir, com explicações e […]

Mais sobre Lifestyle