Carregando...
Lifestyle

No cinema: adaptações

02.07.2010
Lu Ferreira

Quem nunca assistiu um filme adaptado de uma obra literária, seja ela um romance ou um conto? E quem nunca assistiu um filme ao invés de ler o livro, pra fazer aquele trabalho da escola? Pois é, já fiz as duas coisas, hehehe… Desde o que o Cinema é Cinema as adaptações literárias pululam nas telinhas!
É lugar comum dizer que o livro sempre é melhor que o filme, né? A grosso modo, é verdade. Em um filme de 2 horas é difícil colocar todos os elementos existentes num livro de 300 páginas! Por isso, na maioria das vezes o filme fica deixando mesmo muito a desejar. Mas atenção! Eu disse “geralmente” e “na maioria das vezes”! Ainda não aconteceu comigo de assistir a um filme que é melhor que o livro no qual foi inspirado/baseado, mas isso não quer dizer que um filme advindo de uma adaptação é sempre ruim. Pelo contrário! Há exceções! Exemplos? Vamos lá!

Stephen King. O mestre do terror já escreveu sei lá quantos livros (muuuitos) e grande parte já foi adaptada de forma brilhante pelo Cinema. Acredito que os exemplos mais notórios sejam “Carrie” de Brian de Palma, “Conta Comigo” de Rob Reiner, “Um Sonho de Liberdade” e “A Espera de Um Milagre”, ambos de Frank Darabont e, na minha opinião, o melhor de todos, “O Iluminado” de Stanley Kubrick. Genial! O escritor não gostou da adaptação que Kubrick fez de seu livro e, anos depois, fez sua própria versão que, na minha opinião, é um LIXO! Podia ter deixado quieto, hahaha…
Outra excelente adaptação literária – e falo isso como mega fã nerd do livro – é a trilogia “O Senhor dos Anéis” de Peter Jackson. O livro é MUITO detalhado e as descrições às vezes até cansam, de tão minuciosas. E a história não tem fim, né? Resumir tudo isso e colocar de forma satisfatória na telona do Cinema era uma tarefa de titãs e Peter Jackson conseguiu, de forma honrosa!
Adoro as adaptações dos livros da Jane Austen também, como “Razão e Sensibilidade” de Ang Lee e “Orgulho e Preconceito” de Joe Whright. Aliás, também de Joe Whright temos “Desejo e Reparação” que é assim, excelente! Ganhou uma nova dimensão como filme devido, principalmente, à sua trilha sonora genial (só lembrando que apesar do nome ser parecido aos dos livros de Jane Austen, “Desejo e Reparação” é uma obra de Ian McEwan).

Mais exemplos de filmes que quase chegam a ser melhores que os livros? A trilogia “O Poderoso Chefão” de Francis Ford Coppola, “O Silêncio dos Inocentes” de Jonathan Demme e “O Nome da Rosa” de Jean Jacques Annaud.
UFA! Muitos filmes não? Fica até difícil lembrar e falar de todos! Mais algum assim, super importante, que eu tenha esquecido de mencionar?

45 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. […] This post was mentioned on Twitter by luferreira, ? Moda. ? Moda said: Chata de Galocha * No cinema: adaptações http://bit.ly/c1ui6A […]

  2. Bianca Ladyhawke    02/07/2010 - 11h18

    Drácula de Bram Stocker, o filme é miiiil vezes melhor que o livro!!! bjs

  3. Gabi    02/07/2010 - 11h34

    Não super importante, mas digno de menção: Alta Fidelidade. Todo o espírito do livro traduzido.

    • Lorys    02/07/2010 - 14h46

      Ai, sabia que estava esquecendo filmes! AMO “Alta Fidelidade” e “Grande Garoto” também! Nick Hornby ahaza nos livro e na telona! Rs!

    • cintia amaro    02/07/2010 - 16h25

      eu nunca vi o filme, mas percebi que quem gosta do filme é mais quem já leu o livro. A maioria das pessoas que eu conheço que assistiram o filme sme ler o livro acham o filme meio sem proposito porque o cusack fala coma câmera! hehe
      Com certeza deve ser porque o livro é muito sobre a personalidade do Rob personagem principal né? Não tem como colcoar o coitado falando sozinho rsrs

    • Lorys    02/07/2010 - 16h33

      Já eu adoro o recurso de “falar com a câmera”, desde que o roteiro/enredo permita isso! E é o caso de “Alta Fidelidade”. O filme/livro é um relato sobre as decepções amorosas (dentre outras coisas) do narrador e acho super natural ele falar para a câmera, denunciando a linguagem!

      Aliás, acho que rola de fazer um post sobre metalinguagem, né? Rs!

  4. Renata Pires    02/07/2010 - 11h55

    Acho que vc falou dos mais importantes Lore!! Ameiiiiii o texto, o assunto. Amo quase todos os filmes citados aí. Menos o Senhor dos Anéis. Mas é porque não é meu estilo de filme mesmo, nem de livro.

    Beijoooooo

  5. Fer Piccolo    02/07/2010 - 12h04

    Não sei se você gosta, mas tem a saga Harry Potter. Li os três primeiros livros e gostei das adaptações para o cinema.

    Apesar de “O Iluminado” de Stanley Kubrick ser um ótimo filme, quem já leu o livro percebe as diferenças. A adaptação feita pelo escritor não ficou perfeita, pois ele quis ser o mais fiel possível. Como o primeiro filme foi os “top top”, as comparações foram inevitáveis.

    Agora, quanto aos outros, não posso dar minha opinião, pois não li seus respectivos livros.

    • Lorys    02/07/2010 - 14h50

      Fer,

      Eu gosto muito mais dos livros do Harry Potter que as adaptações, exceto pelo “Prisioneiro de Azkaban”. De resto, acho os filmes MUITO mais ou menos! Enfim!

      Sobre “O Iluminado”, quando li o livro, apesar de conhecer a “veia” suspense do escritor, imaginei mais um delírio psicológico mesmo, criado pelo isolamento, que uma história de fantasmas! Por isso acho que Kubrick foi brilhante! Mas depois, com a versão do escritor, percebi que ele queria mesmo dar um ar mais sobrenatural, mas… Continuo achando a visão de Kubrick muito mais foda! Rs!

  6. Dany Vianna    02/07/2010 - 12h26

    Confesso que concordo com muitas das adaptações, Carrie, por exemplo. Agora sou obrigada a discordar da generalizaçao da série de Thomas Harris [O silêncio dos Inocentes]. Como fã mesmo do Dr. Hannibal, embora quase todos tenham sido uma ótima adaptação, o filme com a Julianne Moore foi uma adapação péssima e pobre. O livro tem um final completamente diferente e mostra além disso um insigth na dinâmica da relaçao entre a Clarisse e o Hannibal e um vislumbre da história dele. Mas Hannibal Rising foi uma adaptaçao exccelente, mas considerando que o roteirista foi o próprio autor…

    Uma outra idéia de post seria vc mencionar as piores adaptaçoes para o cinema?

    bjos

    • Lorys    02/07/2010 - 14h52

      Ei Dany!

      Então, já tinha pensado em fazer um post das piores mesmo! Mas vai ter MUITO filme, né? Hahahahaha!

      Quanto a “Silêncio dos Inocentes”, quis falar só do primeiro mesmo. Não gosto das “continuações” e, mesmo gostando demais do filme, não sei se ultrapassa o livro! “Hannibal”, 0 filme, é SOFRÍVEL! E aquele outro então, que nem lembro o nome, que conta a infância do Hannibal? Pelamordedeus!

      =p

  7. Valeria    02/07/2010 - 12h43

    Muito bom o texto.

    Crônicas de Nárnia é o único exemplo que já vi, que o filme ficou muito melhor que o livro!

  8. Giovana C Marin    02/07/2010 - 13h31

    Um filme que eu adoro, e que não li o livro é ‘Big Fish’. Não conheço ninguém que tenha lido, mas o filme é ótimo, quem sabe seja até melhor que o livro, não?
    Só conheço um filme que é melhor que o livro (na minha opinião): ‘O diabo veste Prada’! Tá, eu sei, não é lá um grande exemplo, mas gostei do filme e resolvi ler o livro… Não me cativou!
    Tenho tendência a preferir os livros, mas acho que adaptação é adaptação, não tem como ser 100% fiel! E existem muitas adaptações ótimas por aí!
    Bjo!

    • Lorys    02/07/2010 - 14h55

      Giovana,

      Tbm nunca li “Big Fish”, mas AMO o filme! Choro só de lembrar!

      Sobre “O Duabo Veste Prada”, não posso opiniar, porque não li o livro, mas não gosto da idéia que o filme passa que vc ou é feliz na vida pessoal ou tem sucesso na carreira. Não sei se o livro é assim!

      E concordo totalmente: adaptação é adaptação! Não tem como ser 100% porque são linguagens diferentes!

      =)

  9. thalita    02/07/2010 - 13h43

    hmmm, V for Vendetta, O Leitor( acho que é adaptação, mas nao tenho certeza) Bons Companheiros ficaram de fora, mas a tua seleção foi mt boa, e O Nome da Rosa foi a cereja do bolo (akjslaj), pq é dificilmente lembrado, mas genial.

    • Lorys    02/07/2010 - 14h57

      Thalita,

      “V de Vingança” é genial, como filme, mas continuo preferindo os quadrinhos!

      “O Leitor” estou em dívida, porque não li o livro nem vi o filme! Heresia! Rs! E “Os Bons Companheiros” eu adoro o filme, mas nunca ouvi falar do livro! Vou procurar saber!

      =)

  10. Amanda Medeiros    02/07/2010 - 14h22

    Sabe qual eu gosto? O menino do pijama listrado… O livro é melhor (na minha opinião), mas o filme ficou ótimo… muito emocionante. Muito bom esse post, parabéns Lorena.

    • Lorys    02/07/2010 - 15h00

      Amanda,

      Ainda não li o livro nem vi o filme! Tá na lista!

      Já leu “A Sombra do Vento”? Li o livro e AMEI! E acredito que daria um filme muito bacana! Vamos aguardar! Rs!

    • Fer Piccolo    02/07/2010 - 15h33

      Bem lembrado, Amanda!
      O Menino do Pijama Listrado é lindo, mas ainda acho que eles podiam ter feito um pouco mais fiel ao livro. Várias coisas boas ficaram de fora =/

    • cintia amaro    02/07/2010 - 16h33

      eu acho que o filme do menino de pijama listrado, é um livro que saiu do flme. Não sei se estou errada, mas acho que o livro surgiu ao mesmo tempo em que já se pensava no filme, o livro é curto e soa como um roteiro. Quando li, já enxergava o filme… mesma coisa que aconteceu coma série do harry potter, a partir do quinto livro foi ficando mais como um roteiro do que um livro ….

  11. Lorys    02/07/2010 - 14h58

    Ps: posso abrir um parênteses pra dizer que estou arrasada porque o Brasil perdeu? Então! Tô arrasada! Rs!

  12. Juliana    02/07/2010 - 15h00

    Um filme que tu esqueceu de mencionar é “Breakfast at Tiffany’s” (o clássico Bonequinha de Luxo) que foi adaptado de um livro do Capote. Nunca li o livro, mas o filme…ah o filme…eu amo!

  13. Marina G.    02/07/2010 - 15h16

    “Laranja Mecânica” é um ótimo filme do Stanley Kubrick, e o livro é tão bom quanto. Mas as adaptações que você citou sou ótimas também. “Silêncio dos Inocentes” é um dos melhores, pra mim!

    Beijos

  14. Elaine    02/07/2010 - 16h41

    Menina sobre o Senhor dos Anéis concordo com vc em gênero, numero e grau! Gente só não desisti de ler porque sou muito persistente, achei a narrativa lenta, e o que era aquelas musicas??? Há, eu também adorooooo Jane Austen, todas as adaptações que encontrei assisti, porque tenho esperanças que um dia encontre a “perfeita”, hehehehehe

  15. Kátia Resende    02/07/2010 - 17h25

    Desculpas, mas não posso concordar que O Iluminado filme é melhor ou ligeiramente tão bom quanto o livro. Assim como “O Nome da Rosa” e qualquer adaptação de qualquer livro de Jane Austen (a ironia e o estilo de Austen são incopatíveis com a sétima arte).

    Mas realmente “O Senhor do Anéis” e “O Poderoso Chefão” são bons exemplos de versões cinematográficas que ficam lado a lado dos livros originais.

    Quanto ao Breakfast at Tiffany’s, citado pela leitora Juliana, o livro de Capote é muito bom, mas a história é muito diferente da do filme. Parecem coisas distintas e por isso valeria ter sido citada.

    • Lorys    03/07/2010 - 00h05

      Kátia,

      Eu amo Cinema, mas Literatura não fica atrás. Como disse, até hj não vi nenhum filme que supera o livro, mesmo porque são duas artes bem distintas, cada qual com sua linguagem.

      Mas “O Iluminado” de Stanley Kubrick, para mim, é uma obra prima do Cinema! E, apesar de AMAR Stephen King e já ter lido quase todos os livros que ele escreveu, não acho que a genialidade dele se compare à do Kubrick, salvo suas devidas diferenças. Aliás, nem sei se dá pra comparar, né? Rs!

      Enfim, tudo isso é pra dizer que, embora algumas adaptações dêem até vergonha alheia na gente, essas são ótimas! Podem até não chegar aos pés dos livros, mas funcionam muito bem como filmes!

      =)

  16. Fernanda Lelis    02/07/2010 - 18h57

    Esqueceu de “As virgens suicidas”, de Jeffrey Eugenides, cujo filme foi dirigido por Sofia Coppola, e “Correndo com tesouras” de Augusten Borroughs, filme dirigido por Ryan Murphy. Dois filmes geniais, apesar de eu ter achado “virgens” mais fiel ao livro.
    Bjcas

    • Lorys    03/07/2010 - 00h06

      Fernanda,

      Nunca li nenhum dos dois livros e só vi o “As Virgens Suícidas” que, por sinal, gosto muito!

      Vou colocar na listinha!

      Obrigada pela dica!

      =)

  17. Naiara    02/07/2010 - 19h00

    Um filme que ficou excelente tb foi “Marley e Eu – A vida e o amor ao lado do pior cão do Mundo”..
    Chorei horrores no livro e no filme.. Ficou otimo, eles souberam pegar vários detalhes importantes do livro e representá-los muito bem no filme! Mas o livro, na minha opinião, continua sendo bem melhor!
    Bjs!

    • Lorys    03/07/2010 - 00h08

      Naiara,

      Nem se me pagarem muito caro eu leio esse livro ou vejo o filme! Outro dia tava passando na TV e meu marido ficou assistindo e eu só vi uns pedaços. Em 5 minutos eu estava aos prantos, porque sabia o que ia acontecer!

      Dô conta desse tipo de filme/livro não! Mesma coisa daquele com o Richard Gere, que agora eu esqueci o nome, mas que o cachorro vai esperá-lo na estação de trem (ou algo do tipo) todos os dias! Não dou conta mesmo! Rs!

  18. Tati Akamine    02/07/2010 - 21h15

    Lorys, adorei o post! “Um sonho de liberdade” e “Conta Comigo” eu vi primeiro os filmes e depois li (estão dentro de um mesmo livro!) e acho a versão da telona melhor. Deve ser porque sou viciada nos filmes, já vi milhares de vezes os dois.
    “O nome da rosa” acho o filme maravilhoso também e quando tentei ler o livro nem consegui terminar hahaha, eu tinha só uns 11 anos, acho que preciso ler agora.
    E de cinema brasileiro, o que você acha? Me veio à cabeça o “Carandiru” como uma boa adaptação.
    Seus posts são imperdíveis! Beijo!

    • Lorys    03/07/2010 - 00h14

      Ei Tati!

      Obrigada! Posso fazer um momento “eu confesso” aqui? Todo mundo ama “O nome da rosa” livro e baba ovo demais, mas eu tbm nunca consegui passar das primeiras páginas! Hahahahah! Tenho um problema sério com esse livro! E olha que já tentei várias vezes e em várias idades diferentes! Total fail! Hahahahahah!

      Sobre Cinema Brasileiro, tenho que pensar um pouco. Confesso (cheia de confissões hoje! ahahah) que não é muito minha praia. Temos algumas boas adaptações como “Vidas Secas”. Aliás, acredito que é uma das melhores! Ah! Lembrei de uma que AMO e muita gente torce o nariz: “Lavoura Arcaica”. Achei a adaptação muito boa mesmo! Outro que acho muito bacana tbm é “Abril Despedaçado”. Acho o filme excelente. Se lembrar de mais depois, volto a comentar!

  19. Tassia B    02/07/2010 - 22h11

    Amo as adaptações para os livros da Jane Austen! Aliás, Orgulho e Preconceito é meu livro favorito e meu filme também. Acho que apresar de se perderem alguns detalhes, e representação do que a gente lê é sempre interessante.
    O filme baseado em Ensaio Sobre a Cegueira também é brilhante!

  20. Tassia B    02/07/2010 - 22h15

    Ah, tô muito na expectativa por Comer Rezar Amar que sai logo! Espero que a Julia Roberts dê conta e que o filme entre pra listinha de livros bem adaptados pro cinema :) Se não, se o filme estragar com um dos melhores livros que já li, vou me revoltar haha

    • Lorys    03/07/2010 - 10h45

      Tassia,

      “Ensaio Sobre a Cegueira” é mega controverso, né? Teve gente que amou e teve gente que odiou. Eu gostei bastante, tirando algumas coisas e bato palmas para a ousadia do Fernando Meirelles. Adpatar Saramago é bem difícil, porque o estilo literário dele já é complexo para o mundo da Literatura, imagina transpor pro Cinema! RS!

      Outro controverso que eu amei de paixão foi “Onde Vivem os Monstros”. Achei que resultado final ficou excelente!

      Agora, a pir adaptação de todas, para mim, foi de “O Amor nos Tempos do Cólera”, que émeu livro preferido e o filme ficou péssimo! Lamentável!

    • Gabi    04/07/2010 - 17h47

      acho que até hoje eu tinha bloqueado “O Amor nos Tempos do Cólera” da mente! É meu livro preferido tb, mas ir ao cinema e ver o publico rindo de tiradas não cômicas foi triste.

      Não sabia dessa controvérsia de “Onde vivem os monstros”, o Spike Jonze trabalhou junto com o autor pra realizar o livro, ou seja, garantia de aprovação dele, apesar das mudanças na história.

    • Lorys    04/07/2010 - 20h45

      Gabi,

      Foi controverso para o público, não para o autor! Na própria sessão que fui ouvi muita gente XINGANDO ao final do filme! Dá pra crer? Rs!

  21. luciana*    03/07/2010 - 19h54

    o diário de bridget jones, filme muito mais divertido que o livro. ;)

  22. Ana Luisa    04/07/2010 - 16h57

    Outras adaptacoes maravilhosas para o cinema: Dr Jivago, E o vento levou… e Rebecca de Hitchcock. Os dois primeiros tambem sao otimos em livro, mas MUITO longos e Hitchcock com Sir Laurence Olivier… sem comentarios. E continuo sempre adorando qualquer adaptacao de Jane Austin e Diarios e etc de Briget Jones.
    Um abraco,
    Ana Luisa

  23. Cláudia Garcia    04/07/2010 - 19h40

    O Barba azul da Catherine Breillat ( http://www.imdb.com/title/tt1355623/ ) é a melhor adaptação que eu já vi! não é 100% fiel ao conto, mas faz juz a ele, e eu que sempre gostei da história não tenho defeito (quase nenhum) para por no filme!

  24. Leticia Slemer    04/07/2010 - 20h24

    Tb tem o “Memorias de uma Gueixa”. Apesar das muitas diferenças do livro pro filme, ficou fantastico, a fotografia do filme é linda.
    Meu amor e devoção pertencem ao remake de “O Jardim Secreto” de 1993. Tb é um exemplo que tem muiiita coisa diferente, mas a adaptação dele, pode-se dizer, chega a ser melhor que o livro.

    No momento, estou pra descobrir de “A Historia Sem Fim” dos filmes é tão boa quanto o livro (ou se o livro vai estragar minha visão do Falcor sobre a cidade rs)

    • Lorys    05/07/2010 - 10h19

      AMO “História Sem Fim”, o filme! Marcou demais minha infância! Falcor é VIDA! Hahahahaha! Ai, e eu sempre chorava demais na cena do cavalo… ENFIM! Mas o livro nunca li e tenho um pouco de medo de ler tbm e estragar essa lembrança boa de criança! Rs!

    • Leticia Slemer    10/07/2010 - 23h31

      consegui chegar na metade. Até o momento, eles tão andando juntos, tirando uma ou outra passagem. Tenho a impressão que o livro engloba os dois primeiros filmes, então acabei o primeiro (Bastian acabou de chamar a Imperatriz Menina pelo novo nome).
      É lindo, recomendo!

  25. Marianna Cataldi    05/07/2010 - 12h07

    Lorena, eu preferi mil vezes a última versão do filme de “O véu pintado”, que aqui ganhou o nome de “O despertar da paixão”.

  26. Eveline    06/07/2010 - 15h47

    Oi Lorena,

    No livro “O Diabo Veste Prada” mostra que ela passou o emprego na frente de tudo (mesmo! família, namorado, melhor amiga no hospital…) na vida dela e não soube equilibrar a vida pessoal com o trabalho (mas também, a ‘diaba’ não dava um descanso hehehe).

    E também nunca vi nenhum filme que superou o livro, porém, achei que “O Guia do Mochileiro das Galáxias” empatou: gostei tanto do livro quanto do filme!

Mais sobre Lifestyle