Carregando...
Lifestyle

Tereza Santos: porta-voz das novas mídias

25.07.2010
Lu Ferreira

Apesar da vinda da Eyeko para o Brasil despertar sentimentos diversos nas consumidoras da marca por aqui, uma coisa que não se pode negar é que essa vinda mostra o quão importante são os blogs femininos hoje. A marca, inglesa, começou a ser divulgada nos blogs e fóruns brasileiros há pouco mais de um ano, nunca fez nenhum tipo de propaganda em mídias tradicionais por aqui, e agora se prepara para abrir sua filial brasileira.

Nessa última semana tive a oportunidade de ir assistir a um bate papo com Tereza Santos, criadora da Patachou que hoje trabalha não só com moda, mas também com comunicação nesse setor. Tereza foi apresentar um pouquinho desse mundo de mídias sociais a lojistas do Shopping Cidade, um shopping que fica na região central aqui de BH. Na sua apresentação, que falava do novo perfil do consumidor, mostrou aos lojistas dados que ilustram a importância desse tipo de mídia no mercado de moda, e reforçou que hoje o consumidor é muito mais exigente, porque está sempre conectado, trocando informações. E é isso que a gente faz por aqui, né? Pensa: eu venho e mostro um produto que gosto. Nos comentários, vem a menina que concorda, a outra que acabou descobrindo um produto melhor para a mesma função, a que teve uma experiência diferente, a que comprou caro, a que comprou mais em conta e divide onde foi…

Perguntei a ela como uma empresa novata deve começar suas ações em mídias sociais. Tereza disse acreditar que o primeiro passo deva ser o aprendizado. Incrível como a gente cansa de ver marcas que tentam manter um blog ou usar o Twitter e acabam cometendo erros que irritam quem já está “escolada” por aqui, né? Ela também disse que é importante a empresa adotar uma postura ética, ser sempre sincera e não mentir nunca! Porque né, com a velocidade com que as coisas se espalham na rede, uma hora a mentira ia cair (quem lembra do caso do salão Ddios?) e para recuperar um cliente depois disso… Difícil, né?
O que achei impressionante durante a tal palestra foi ver que a maioria dos lojistas que estava ali é totalmente alheia a esse mundo, que pra gente faz parte do dia a dia! É esquisito pensar que muita gente ainda não descobriu a importância de blogs, twitter e afins, mas espero que iniciativas como a do tal shopping acabem despertando o interesse dessas pessoas em conhecer esse novo universo. Achei bacana que uma figura tão conhecida tenha sido a porta voz dessas mudanças, é mais fácil levar a sério uma “novidade” quando ela é apresentada por quem tem credibilidade, né? E também é sempre bom a gente perceber que faz parte de algo real, que está sendo levado a sério por quem entende. Obrigada Tereza!

13 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. […] This post was mentioned on Twitter by luferreira and Renata Pires, ? Moda. ? Moda said: Chata de Galocha * Tereza Santos: porta-voz das novas mídias http://bit.ly/9C1tGy […]

  2. Camila    25/07/2010 - 20h29

    A Eyeko vai vir pra cá? Ah não, vai ficar tudo caro, a não ser que eles fabriquem aqui… :(

  3. Lorena Borges    25/07/2010 - 20h49

    Posso falar que AMO Tereza Santos e que a Patachou não é mais a mesma desde que ela saiu? VOLTA TEREZA! Hahahahahaha!

    =p

  4. Jéssica    25/07/2010 - 21h17

    nossa, u li a Historia da moça do fio de seda,
    qse fosse eu no lugr dela, nossa, denunciava esse salão , odeio mentiras *-*

  5. Marina    25/07/2010 - 21h29

    Apesar de seeeempre passar por aqui, essa é a primeira vez que eu deixo um comentario..(nem sei pq,vou tratar de mudar isso agora). Mas dessa vez, nao pude ler esse post sem deixar registrado o quanto concordo 100% com tudo o que vc fala aí! Eu era uma pessoa completamente alheia a maquiagem ate descobrir seu blog..mas assim, desligada meeeeeesmo. E foi fuçando o Chata, lendo seus posts sobre poduto x, produto y, make do dia e etc q esse interesse se despertou em mim..e to assim, amaaando! Entao acho que iniciativas de blogs como esse aqui sao importantíssimas! Pq ajudam a trocar opinioes, dividir experiencias. Nao compro nada que eu tenha duvida qto ao custo/beneficio sem antes pesquisar na internet o que acharam outras pessoas a respeito desse mesmo produto, o que fez diminuir bastante a gastação de dinheiro com provaveis erros (odeio isso) e so ajudou a encontrar outras marcas boas (e ate entao desconhecidas) que pudessem suprir direitinho o que eu queria!
    Esse é com ceteza o novo perfil do consumidor!

    Parabens pelo lindissimo blog!

  6. Michellin    25/07/2010 - 21h54

    Concordo com a Marina…
    Antes de conhecer o seu blog e outros que leio diariamente, eu continuava a menina que veio do interior perdida pela capital.
    Me sentia totalmente cafona, mal vestida, não entrava em “N” lojas por vergonha, nem amizades conseguia fazer direito.
    Maquiagem então nem fazia parte do meu mundo.
    O chata me ajudou demais, principalmente com o primeiro tutorial de make (podia ter uns de vez enqdo de novo né?).
    Hoje consigo ver a diferença que faz as informações que leio aqui principalmente quando volto ao interior.
    As novidades ainda chegam com certo atraso por lá.
    Há coisas que eles nem sabem do que estou falando.
    O uso da internet ainda é pequeno e basicamente pra checar e-mails e páginas de relacionamento.
    Enfim….acho super importante essas trocas de informações e hoje não faço nada sem receber indicações!
    E é por isso que passo por aqui todos os dias….adoooooro suas indicações e os assuntos são interessantes!
    Tomara que continue sempre assim.
    :D

  7. Maíra dos Anjos    26/07/2010 - 01h54

    Fico feliz em saber, que um shopping que vou muito, quase todos os dias, nem que seja para olhar uma vitrine fique consciente das mídias digitais, principalmente blogs.!
    É por eles, principalmente o chata, que me inspiro, me identifico, as vezes sim as vezes não, mas é ele, o CHATA minha base para formar minha identidade, que ainda está em construção e acho que nunca será totalmente concreta.
    Obrigada Lu.

  8. Rebeca M.    26/07/2010 - 10h41

    Lú, adorei a matéria a visito o chata diariamente. Comecei a visitar blogs de moda no meio do ano passado. O chata é coisa recente. Visito tb outros mt legais como o Dia de Beaute e Garotas Estúpidas. Vejo que as blogeiras são muito atenciosas e bem informadas. Prefiro os blogs do que aquelas seçoes de sites reservados a moda e beleza, as blogueiras parecem entender mais as coisas que eu gosto. Parabéns pelo que faz.

  9. Moguinha    26/07/2010 - 10h57

    Lu, que post maravilhoso!
    Gosto muito do seu blog por mostrar o lado “mulherzinha” e fútil das coisas, mas, principalmente por te mostrar inteligente, antenada, com idéias e pensamentos sobre o mercado de trabalho e sobre a realidade do dia-a-dia que vivemos (com nosso trabalho, nossa vida, nosso “ganha pão”).

    Muito legal mesmo a iniciativa do shopping, assim como as idéias e sua pergunta à Tereza. O marketing digital está aí, é uma revolução que está começando com bases muito fortes e concretas, mas, infelizmente, tem muita gente (física e jurídica) que está “perdendo o bonde”.

    Mas, ao mesmo tempo, é incrível como empresas como Avon, Clinique, Phytoervas, e a própria Globo, já perceberam o poder das mídias sociais digitais, e em como você e outras meninas já são formadoras de opinião de consumo.

    Parabéns pelo post inteligente e construtivo.

    Beijos!
    http://www.moguinha.com.br

  10. claudia    27/07/2010 - 13h11

    Olaa lu!
    tb fui na palestra, achei bem legal sua interpretaçao!
    Cada um ‘pega’ as coisas de um jeito ne? Alias entende!
    Mas olha so… é muito complicado isso. Podemos contar nos dedos qtas blogueiras aparecem com alguma bolsa tipo victor hugo… ou tem na sua wishlist produtos que estao a venda no shopping cidade. Nas suas producoes que vc coloca qtas vezes vc apareceu com uma roupa da patachou?
    e vc nao acha que fica forçado vc passar a usar so a tal marca pq ela te patrocina?
    um dos poucos blogs que consegue unir a propaganda e o marketing direito é o da fran o shoe lovers, o da mariah tb …
    é mto complicado desenvolver essas parcerias, e essa imagem que divulga marcas… e alem do que mta pouca coisa nacional é taooo desejada aqui ne?
    e outra qtas lojas do cidade tem essa pegada moda e fast fashion igual o blog tem?
    eu sinto falta de um blog boom aqui de bh

    • A Chata    27/07/2010 - 14h57

      Claudia, na verdade eu pensei mais na ação das empresas em seus blogs e etc, e não na interação com outros blogs..!
      Acho que cada blog/blogueira tem sua política pra isso, mas no blog da Cris Guerra, por exemplo, aparecem milhões de marcas, muitas à venda em qquer shopping da cidade… Quem sabe fazer comunicação bem feita sabe como interagir com os blogs já estabelecidos, independente da nacionalidade da marca.
      E bem, modéstia à parte, eu gosto bem do Chata, viu? Hehehhe…

  11. […] • Quem diria! Tereza Santos, que fundou a Patachou, sabe super como fazer funcionar a coisa das marcas de moda na internet – de jeito inteligente! Que o que importa de verdade é a idéia, o conteúdo, não só “estar na internet”… o meio não é a mensagem!!! Uma aulona muito bacana no Chata de Galocha. […]

  12. […] legais para saber um pouco mais, sobre a importância das novas mídias e uma entrevista com a fundadora da eyeko.E o site da marca que tem uma estética super […]

Mais sobre Lifestyle