Carregando...
Moda

Do outro lado: Jade, jade e mais jade.

18.08.2010
Lu Ferreira

Falar de joia (e bijoux) na China e não começar pela jade é impossível. As chinesas veneram a pedra verde como ninguém e nas joalherias ela está ao lado do ouro e da prata. Não existe vitrine de jóias sem jade deste lado do mundo!

Pra quem não conhece, a jade é uma pedra verde que pode ser esculpida em detalhes absurdamente pequenos. Na China (e também em outros países na Ásia e na América Central) existem objetos de jade encontrados em escavações que datam de períodos pré-históricos. Pra ver uma boa amostra do que o homem andou fazendo com a pedra verde, recomendo o Museu de Shanghai, que fica numa região bem central da cidade e é de graça. Foi lá que eu me encantei de verdade com a jade.
Os chineses mais tradicionais, além de enxergarem a jade como um símbolo de status e riqueza, também atribuem a ela poderes místicos capazes de espantar energias negativas e contribuir para a saúde. Assim, além das mulheres, muitos homens andam por aqui com pingentes ou pulseiras. Os acessórios mais comuns que vejo pessoas usando são pingentes em formato de disco ou Buda, sempre amarrados por uma cordinha vermelha, pulseira inteiriça ou de bolinhas.
Tem jade de tudo quanto é forma e preço, pra quem não tem grana pra comprar uma joia, tem bijuteria (igual no resto do mundo tem bijoux imitando ouro, prata, diamante e pérola). Agora, saber como identificar uma pedra boa, eu ainda não consegui descobrir. Já perguntei pra muita gente, mas é bem complicado e ninguém me dá uma resposta muito objetiva, da mesma forma que explicar se algo é de ouro de verdade é tarefa difícil… Então, muito cuidado se for se arriscar a comprar algo caro, procure lojas famosas, com certificados e, se possível, pergunte a alguém que entende do assunto e você confie.

Ah, uma última curiosidade: todas as medalhas olímpicas de 2008 (Beijing) possuem no verso um disco de jade incrustrado. Chamado de bì, esse disco aparece na cultura chinesa desde o período neolítico e é associado ao céu.

Pronto, agora vocês já conhecem mais um pouquinho sobre a fonte de inspiração da Chanel para o esmalte mais cobiçado de todos os tempos (e outras coisinhas mais: repare no bì que aparece nos botões e anéis da coleção de outono-inverno do ano passado!).

13 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Isabella Rabello    18/08/2010 - 10h21

    Eu acho a cor da Jade liinda. Pena que aqui no Brasil essa pedra não é tão difundida…

  2. Ana Maria    18/08/2010 - 10h45

    Adorei!! Sou amante das gemas e pedras preciosas (engenheira de minas..rsrsrss)
    Jade, Onix, Turmalina … tudo de lindoooo!!!

    Vale apostar em outras… bjs

  3. Angel    18/08/2010 - 10h55

    Oii Tati!
    Já conhecia a Jade, mas não sabia da veneração que existe sobre ela! Mas é linda né?!
    Flor, vc ainda está morando na China?
    Tenho uma amiga que irá à passeio para China e gostaria de pedir umas encomendas de makes daí, mas estou com receio de que ela não saiba onde comprar. Vc sabe me dizer se existem boas lojas para se comprar maquiagens de qualidade?
    Fico no aguardo! Beijãooo querida

    • Tati Akamine    18/08/2010 - 13h14

      Angel, tem Sephora na China! Pra ver onde ficam as lojas entre em http://sephora.com.cn/aboutstoreAction.html (dica: use o Google Chrome mais novo, tem tradutor no próprio browser).
      Se a sua amiga for pra cidades grandes como Beijing ou Shanghai, ela também vai achar maquiagem em lojas de departamento ou shoppings (tem vários e são enormes!) mas daí tem que tentar barganhar um pouco o preço. Tente pedir sempre um desconto e já vá com um preço em mente pra não pagar caro.
      Beijo!

  4. Karika Ramiro    18/08/2010 - 11h24

    Nossaa!!!! Como essa pedra é linda, não!? Fora a cor que deixa qq look maravilhoso!!!! Parabéns pela matéria.
    Gostaria de convidar a todos do blog a visitar o meu mais recente mimo: http://bijouxeglamour.blogspot.com/ Lá vc encontrará dicas e as peças que ando criando!!!!!
    Bjo forte da Ka

  5. Beca P.    18/08/2010 - 11h40

    Adorei o post e adoro a tag! Meu irmão foi a trabalho para China e trouxe de presente pra mim um conjunto de jade que eu amei!
    Ah, só pra acrescentar, diz ele que visitou o famoso Buda de Jade, e que a característica principal da pedra, é que ela é gelada… e portanto o local onde fica o Buda é congelante. Talvez essa seja uma distinção da pedra verdadeira não?
    Bjks

  6. Silvia    18/08/2010 - 11h58

    Oi Lu! Aimplesmnete AMO seu site, acho o máximo! Sou apaixonada por pedras desde pequena e sei que para indentificar se uma pedra é verdadeira ou nao, basta verificar se ela é gelada. Ela nunca vai estar em temperatura ambiente, a nao ser que você a use proximo ao corpo, (por exemplo em anéis, pulseiras, colares, enfim… ela pode absorver um pouco do calor, mas logo que você tirar a peça, a pedra volta a ficar gelada). Se ela for bem pequenininha e você nao conseguir sentir a temperatura, coloque ela no lábio, que é mais sensível!
    Bjo bjo!

  7. Clarissa    18/08/2010 - 12h57

    Que bacana, Tati! Muito boa a matéria!
    Bjos!

  8. […] This post was mentioned on Twitter by luferreira, Bruna Tessaro and ? Moda, Haranin Souza. Haranin Souza said: RT @luferreira: Novo post: Do outro lado: Jade, jade e mais jade. – http://bit.ly/aEEiK8 […]

  9. Fabiana    20/08/2010 - 00h27

    Parabéns pelo post! Supercompleto, é mto bom poder saber de onde realmente vem as inspirações fashionistas…

  10. Jô    20/08/2010 - 20h48

    Amooo essa pedra, a Marré Infinito ta com varias peças em Jade Verde. Conheci a marca a pouco tempo, e fiquei triste de n venderem diretamente p/ o consumidor final! Mas não foi difícil achar uma revendedora aqui em SP pelo menos. Vê lá http://marreinfinito.com/blog/

  11. Jade    26/08/2010 - 15h25

    Amo essa pedra, ainda mais pq ela tem meu nome *–*

  12. jade    03/09/2010 - 15h57

    Eu adoro Essa pedra sera que ela vem da china???

    por jade y paliano

Mais sobre Moda