Carregando...
Lifestyle

Música no cinema

27.08.2010
Lu Ferreira


Como todos devem saber, o Cinema nasceu mudo, certo? Só que não! Hahahah… Desde seus primórdios, quando as exibições cinematográficas faziam parte de teatros de variedades (também conhecidas como vaudevilles) e afins, o som – e principalmente a música – estava presente no Cinema. O que acontecia é que um tiozinho sentava-se ao piano em frente à tela e ia tocando de acordo com o que acontecia na projeção. Assim, se na tela ocorria uma cena de ação, a trilha sonora era mais animada, agitada! Se era uma cena de amor, a música era mais romântica e assim por diante! Logo antes dos “filmes falados” (talking pictures, como ficaram conhecidos os primeiros filmes sonoros) era comum também atores ficarem atrás da tela dublando as cenas conforme elas iam se desenrolando. Lembram quando comentei de “Cantando na Chuva”? Pois então! O filme é justamente sobre a transição do Cinema Mudo para o Cinema Sonoro!

Mas, se a princípio a música surgiu como acompanhamento às projeções, com o desenvolvimento da linguagem cinematográfica passou a ser mais que isso e hoje em dia é peça fundamental na construção narrativa dos filmes. Uma trilha sonora eficaz agrega dramaticidade à ação e passa a ser quase um personagem a mais no filme! Alguém duvida disso? Exemplo clássico: Tubarão, de Steven Spielberg. Na época (1975) o diretor ainda não era reconhecido (e, mesmo que fosse, a tecnologia ainda era meio precária) e não conseguiu verba suficiente para fazer um tubarão mecânico convincente. Percebeu que se mostrasse aquele monstrengo ridículo, as pessoas iam rir e não sentir medo… Então, o que o diretor brilhantemente fez? Resolveu mostrar o tal monstrengo o mínimo possível e substituiu sua presença por uma trilha sonora original e marcante. Assim, toda vez que o público ouvia a tão famosa musiquinha, já ficava tenso na cadeira, porque sabia que o tubarão estava chegando. E parece que temos mais medo daquilo que imaginamos do que daquilo que vemos, não? Conclusão: genial!

Outro cara (olha a intimidade! ahahahaha) que soube dar aula de como empregar dramaticamente e com eficácia uma trilha sonora foi Alfred Hitchcock. Basta assistir à seqüência do Albert Hall em “O Homem Que Sabia Demais” (e aí eu acho que vale assistir inclusive às duas versões, a de 1934 e a de 1956, para compará-las s e perceber o que o diretor preferiu manter e o que preferiu mudar e/ou aperfeiçoar). Acho que o exemplo fala mais que qualquer coisa que eu possa escrever sobre o assunto aqui.

E aquela trilha sonora especial, pensada com cuidado e colocada de forma acertada nos momentos chaves dos filmes que fica na nossa cabeça? Quem nunca saiu da sala de cinema discutindo não apenas o enredo do filme, mas também as músicas? Dentre minhas favoritas, por exemplo, estão as de “Forrest Gump” (aliás, é um dos meus filmes preferidos!), “Pulp Fiction”, “Senhor dos Anéis”, “500 Dias com Ela”, “Ruas de Fogo” (esse é das antiiiiiiiiigas) e “Onde Vivem os Monstros”, só pra citar algumas. E uma que me marcou muito nos últimos tempos foi a de “Desejo e Reparação”. Se tiverem oportunidade, assistam ao filme reparando na trilha sonora. É incrível!
E vocês? Quais trilhas sonoras te marcaram no Cinema?

25 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Cristina    27/08/2010 - 09h49

    Nem acredito que você não citou a trilha do Le fabuleux destin d’Amélie Poulain feita pelo Yann Tiersen. Filme Perfeito. Trilha Perfeita!

    Beijo Beijo

    • Isabel Lima    27/08/2010 - 13h15

      Concordo!
      A banda sonora do filme “Le fabuleux destin d’Amélie Poulain” está muito bom também!

  2. Gabriella Breder    27/08/2010 - 09h51

    OI Lorena (e Lú)
    Para mim a trilha sonora de filme que mais marcou, sem dúvida, foi do fiilme “Once’ ou “Apenas uma vez”, com o vocalista do The Frames e Marketta Iglova. Fantástica! Pena que esse projeto foi, literalmente, apenas uma vez…
    Tbm a trilha do “P.S. Eu te amo” ficou linda, especialmente a música “Kisses and cake”… suave, fofa e linda!
    bjos

  3. Aline Oliveira    27/08/2010 - 10h14

    Muito bom o post sobre filmes…

    Loris, faz um de filmes de terror, tipo “atividade paranormal”…. achei ooooooooooooooooooooooteeeeeeemoooo!!! =D

    • Lorena Borges    27/08/2010 - 10h24

      Aline,

      Sugestão anotadíssima! Adoooooooooro filmes de terror! Mas confesso que não vi “Atividade Paranormal” porque fiquei morrendo de medo! Sou muito influenciável e acho que a história do filme pode muito bem acontecer de verdade (ao contrário de um filme de Jason ou Freddy Krueger, por exemplo). Tbm adoro filmes de zumbis, mas tbm morro de medo de acordar um dia e a cidade estar invadida por eles! HAHAHAHAHAHAHAH!

      =p

  4. nina kitsch    27/08/2010 - 10h49

    o que acho legal é a gente também imaginar que a vida tem trilha sonora. assim como os filmes, tem músicas que marcam alguns momentos da vida, né? a minha mesmo, tem váaarias trilhas! e é só ouvir algumas músicas para… tchum… na mesma hora voltarem as sensações de uma época.

    • Lorena Borges    29/08/2010 - 18h26

      Nina,

      Minha vida super tem trilha sonora! Rs!

      =)

  5. Loli    27/08/2010 - 12h09

    Adoro trilhas sonoras e já vi vários filmes antigos, mas meu top 3 trilhas é:

    1 – Cinema Paradiso – quem não chorou no final do filme é um coração de pedra! 90% do que leva ao choro é a música.
    2 – Casablanca – Mas “As Tome Goes By” no piano, cantada não é tão bonita. O filme é um saco, mas a música no piano é perfeita. Minha mãe me diz que eu com 5 anos de idade ouvia essa música num disco de meu pai e dizia “que música linda”.
    3 – Dr. Jivago – Tema de Lara. Pena que o filme é meio sacal e a música toca DEMAIS, e na metade vc já enjoa.

    • Lorena Borges    29/08/2010 - 18h27

      Ai Loli!

      Meu coração até doeu de ler seus comentários! AMO Dr. Jivago e Casablanca “só” é meu filme preferido! Hahahahahahaha!

      =p

  6. Loli    27/08/2010 - 12h09

    ops, as TIme goes by

  7. Renata Meal    27/08/2010 - 12h27

    Simplesmente amo a trilha sonora do filme Once e Na Natureza Selvagem.

  8. Isabel Lima    27/08/2010 - 13h13

    Sem dúvida que a banda sonora do filme “(500) days of summer” está no meu top.
    Amo demais as músicas que aparecem no filme

  9. Kamila    27/08/2010 - 14h37

    Sem dúvida a do Senhor dos Anéis é perfeita! Além de amar os livros, acho que PJ fez um grande trabalho na adaptação, e com relação à trilha também, que nos transmite as emoções certas no desenrolar de todo o filme. Estou esperando por O Hobbit, mas ta tão devagarzinho, quase parando… Contudo, ainda me resta uma esperançazinha dele sair logo!

  10. Leticia    27/08/2010 - 14h54

    Lu, to com uma dúvida! Qual é o tamanho do seu short caramelo da queens wardrobe? To querendo um, mas to em dúvida em relação ao tamanho… Acho que tenho mais ou menos seu corpo!

  11. Giselle    27/08/2010 - 15h14

    Oi Lú…amo seu blog mulhé…por dimais da conta….hehehe
    Falando emtrilha..nada melhor do que trilha de filme de animação-infantil…eu amo e meu filho então…hehehe

    passa no meu blog também…garanto que vc vai gostar…ta no começo mas ta bom de mais!!
    beijinho!!!

    http://fashionmammy.blogspot.com/

  12. Fernanda    27/08/2010 - 18h24

    Minhas trilhas preferidas, assim sem pensar muito, são Star Wars, O Senhor dos Anéis, Psicose, O Poderoso Chefão, Cinema Paradiso, E o Vento Levou e as trilhas sonoras dos filmes da Disney, fantásticas.
    Tem algumas séries que tem trilhas memoráveis também, não só a incidental, mas também as músicas pop que eles colocam. Quem não se lembra da introdução de Desmond, em Lost, ao som de Make your own kind of music, e da Carrie Bradshaw andando pelas ruas de NY ao som de Moon River?
    Beijos!!

    • Lorena Borges    29/08/2010 - 18h28

      Concordo Fernanda!

      As trilhas são super importantes nos seriados tbm! Antes eles costumavam atentar pra isso só nas aberturas, mas agora acho que estão tendo um cuidado maior com as músicas em cada episódio tbm!

      =)

  13. […] – Fotógrafa wannabe!, por Camila do Garotas Estúpidas. 2 – Música no Cinema, por Lorena Borges para o Chata de Galocha. 3 – Como Usar: Lenços na Cabeça, por Gabi do Just […]

  14. Ludi Knaus    28/08/2010 - 02h45

    Nossa, esse post renderia um blog inteiro, adorei! Engraçado que essa semana tive uma aula na faculdade com esse assunto com praticamente os mesmos exemplos.
    Pra mim, além dos ja citados como pulp fiction, forest gump e o muito bem lembrado nos comentários, Le fabuleux destin d’Amélie Poulain, marcaram muito também as trilhas de High Fidelity, I’m Sam e Almoust Famous.. mas acho q sáo umas trilhas mais óbvias né…ah sim, e não posso deixar de indicar as ultimas trilhas que eu mais ouvi que eu gostei muito, dos filmes Come early mornig e Dan in real life…alem dos musicais, adoro a do chicago e também da noviça rebelde, muito infancia.. mas to quase fazendo outro post neh?! haha Desculpa, me empolguei!
    bjos

    • Lorena Borges    29/08/2010 - 18h30

      Ei Ludi!

      Menina, á um blog só disso mesmo, né? Hahahahaha! Lendo seus comentários, lembrei de outro filme com trilha fantástica: Across The Universe! Sou LOUCA com Beatles e não tem como não gostar de um filme que tenha a trilha TODA deles! RS!

      =)

  15. Renata Pires    28/08/2010 - 10h56

    Minhas trilhas favoritas: Muitas!!! Vamos a algumas: A Noviça Rebelde, Vanilla Sky, Quase Famosos (tenho “tara” pelo Cameron Crowe), O Paciente Inglês, Psicose…. Um de cada estilo??
    Minha adolescência era indo ao cinema, e depois meses de procura pela trilha de um filme que eu gostasse…

    Bjo Loreee!!

  16. kelly    28/08/2010 - 21h31

    sem a música os filmes seriam totalmente sem graça!

  17. Dayse Galhardo Camara    30/08/2010 - 22h58

    Eu viciei tanto na trilha de “500 dias com ela” que baixei o cd e coloquei no ipod. E gente, juro que pensei em entrar na igreja, no meu casamento, com a música do Hall & Oates “You make my dreams” hehehheh

  18. Cintia    01/09/2010 - 21h05

    Ai q fofo vc lembrar de “Ruas de Fogo”… É uma das minhas trilhas favoritas. Amei tb “Dr. Jivago”, “Dirty Dancing”, “Um lugar chamado Notting Hill” e “Cinema Paradiso”, essa última maravilhosa mesmo, de fazer chorar. Adoro seus posts sobre cinema. Beijo

  19. Cintia    01/09/2010 - 21h07

    Ah, já ia esquecendo de “500 dias com ela” e “Uma linda mulher”. Bjos

Mais sobre Lifestyle