Carregando...
Lifestyle

Na TV: As minisséries brasileiras

26.11.2010
Lu Ferreira


Desde que comecei a escrever aqui no Chata, só falei de TV brasileira uma vez, nessa entrevista com o Pedro Neschling. O fato de eu não ter abordado o tema, não significa que eu não consuma, mas com corre-corre da vida, sinto mais dificuldade de acompanhar o que passa de bom na programação nacional.
Acho que a melhor coisa dos tempos modernos são os lançamentos em DVD das minisséries. Mas antes de citar algumas que acompanhei, vale uma mini explicação: minisséries são aquelas mini-novelas, que passam em duas ou três semanas, geralmente de terça à sexta na grade de programação, já as séries são aquelas que tem formato semanal.

A última minissérie que assisti foi Cinquentinha, escrita por Aguinaldo Silva (mestre!) e estrelada por Suzana Vieira, Betty Lago, Marilia Gabriela e José Wilker. Em duas semanas eu me deliciei com a história das três viúvas do mesmo marido e a disputa delas pela herança deixada por ele. Essa eu recomendo pra uma ótima tarde de diversão!
Outra minissérie super elogiada pela crítica e pelo público foi Hoje é Dia de Maria. Estrelada por Rodrigo Santoro, Letícia Sabatela e Carolina Oliveira, em 2005. Baseada na obra de Carlos Alberto Soffredini (1939-2001), conta a história da menina Maria, que depois de maltradata pela madrasta, resolve ir em direção às franjas do mar, apenas com sua trouxa de roupas e uma chave no pescoço. Esse é um pequeno (beeem pequeno mesmo) resumo dessa obra delicada, bem cuidada e, porque não dizer, cinematográfica. A minissérie teve 8 capítulos e foi idealizada durante 12 anos pelo diretor Luiz Fernando Carvalho.

Uma curiosidade: Hoje é dia de Maria foi toda gravada em um domo, palco em forma de círculo, onde foi realizado o Rock in Rio III, todo reformado apenas para a produção.
Outra minissérie que acompanhei numa reprise foi Engraçadinha, que estreou em setembro de 1995 e revelou Alessandra Negrini, no papel da personagem principal. Engraçadinha é baseada na obra do mestre Nelson Rodrigues! E por falar em pecados, as mocinhas que mexem com o imaginário masculino são temas freqüentes nesse formato de programa… Para citar alguns, lembro de Presença de Anita e Hilda Furacão, que revelou Thiago Lacerda e ajudou a elevar Rodrigo Santoro ao time dos grandes atores.

Minisséries de grande sucesso são também as que abordam temas históricos e literários, tipo JK, Amazônia e A Casa das 7 Mulheres. Já as baseadas em clássicos literários, como O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna e Memorial de Maria Moura, de Rachel de Queiroz, são muito bem aceitas pelo público e pela crítica. Eu poderia passar dias, falando sobre o assunto. Vale lembrar que se vocês ficaram com curiosidade, todas as minisséries citadas podem ser encontradas em DVD!
E vocês? Conseguem acompanhar as minisséries brasileiras? Recomendam alguma em especial?

56 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Carol    26/11/2010 - 11h27

    Oi Renata, adorei o post, pois sou fã das minisséries brasileiras, mas a minha preferida em disparado é o Alto da Compadecida, já assisti inúmeras vezes, clássico!!
    Bjo e ótimo fds!
    http://www.coisasdemulher.net, não percam sorteio de uma Alexa Bag Inspired!

    • Renata Pires    26/11/2010 - 20h30

      Alto da Compadecida é qusse unênime né?? Bjo

  2. Lorena Borges    26/11/2010 - 11h29

    Simplesmemte AMO as nossas minisséries! Os roteiros são absurdamente bem feitos, as interpretações impecáveis e as direções de arte então são de babar! Só de lembrar de “Hoje é Dia de Maria” já fico emocionada, do tanto que a minissérie foi boa e maravilhosa e tudo!

    Rê, dessas que você citou, acho que só não assisti mesmo Cinquentinha! Acho engraçado que, quando era mais nova, tinha todo o pique do mundo pra ficar acordada até tarde só esperando pelos próximos capítulos das minisséries! Mas, desde que comprei uma TV pra mim e coloquei TV à cabo, confesso que fico completamente alheia à programação da TV aberta e acabo perdendo essas pérolas da nossa televisão!

    Pronto! Resolução de Ano Novo: voltar a assistir as minisséries da Globo! Hahahahaha!

    Beijo grande, adorei o post e, pra variar, escrevi demais, de novo! Rs!

    • Maíra dos Anjos    26/11/2010 - 12h21

      Oiiii… aconteceu o mesmo comigo… heheheheheheh

      Mas cariocas eu tô fazendo questão de ver. é tão divertido…. e é bom pra ver o outro lado maravilhoso do rio. que amo tanto. as belezas naturais e quando a cidade não fica violenta! =/

    • Renata Pires    26/11/2010 - 20h32

      Você nunca escreve demais Loree!!!

      E o post foi idéia sua né?? Fico feliz que vc gostou. Confesso que estava bem insegura, mas agora com o número de comentários vi que as meninas adoram uma ninisserie brasuca tb né???

      Beijooo!

  3. Adeline    26/11/2010 - 11h30

    Eu recomendo que assistam “Clandestinos”. A série é muito legal!

    Ah! Só uma correçãozinha: “Auto da compadecida” se escreve assim e não assim: “Alto da compadecida”

    Bjoks

    • Renata Pires    26/11/2010 - 20h33

      Ai gente! Sorry pelo erro!! Vou pedir pra lú ajeitar. :))

      Beijo!!

  4. Luciana Pereira    26/11/2010 - 11h49

    “Clandestinos” e “Afinal, o que querem as mulheres?” são boas pedidas atuais!!!

    • Maíra dos Anjos    26/11/2010 - 12h19

      Não curti clandestinos!!! =/

      mas to amando o que pensam as mulheres e cariocas!
      Minha paixão pelo rio de janeiro explica.

  5. […] This post was mentioned on Twitter by Lu Ferreira, ? Moda. ? Moda said: Chata de Galocha * Na TV: As minisséries brasileiras http://bit.ly/eLG0hC […]

  6. CARLA M.    26/11/2010 - 11h59

    ACHO QUE EM QUESTÕES DE MINISERIES, NÓS ESTAMOS BEM SERVIDOS DAS OBRAS BRASILEIRAS!!…A MAIORIA QUE É PRADUZIDA, SÃO SUPER BEM FEITAS! MUITO BOM!
    ADOREI TODAS AS QUE VC PONTUOL AQUI!!…
    FALANDO DOS OUTROS POST QUE VC ESCREVEU TBM ADOREI!!!…DESCOBRIR AQUI, QUE MUITOS SÃO LOUCOS POR SERIES, TANTO HOMENS E MULHERES!!! ADOROORÃO SERIADOS, DE TODOS OS GENEROS!

    • Renata Pires    26/11/2010 - 20h34

      Que fofa Carla.. Eu tb adoro trocar idéias com vocês por aqui. Semrpe descubro algo novo. Beijo!!

  7. Hariel    26/11/2010 - 11h59

    AMEI o post , mas achei que ficou faltando aí a minisérie que fizeram baseada no livro Dom Casmurro , foi liiiiiiiiiinda DEMAIS , bem ludica, delicada e deliciosa, mais ou menos parecida com Dia de Maria

    • Renata Pires    26/11/2010 - 20h35

      Eita HAriel.. Essa eu não vi… Mas tks pela dica!! Já tá anotado. beijo

  8. larissa    26/11/2010 - 12h11

    “A cura” é uma serie nova..curti bastante…uma coisa diferente do que a globo sempre fez (ok nao sei se é verdade…nao assisto a globo tem anos)
    enfim..a serie terminou do nada..nao sei se foi cancelada ou se vai ter 2 temporada…

  9. Annita    26/11/2010 - 12h14

    Gosto muito de minisséries!
    Adorei “A Casa das Sete Mulheres”, “Um Só Coração”…
    “Hoje é Dia de Maria” foi realmente inovadora, acho que não cheguei a ver o final, mas mto bonita e delicada.

    • Maíra dos Anjos    26/11/2010 - 12h18

      Nooossa.. esqueci de falar a casa das 7 mulheres.. essa é mesmo MUITO BOA. vi todos os capitulos e ainda comprei em dvd!

  10. Maíra dos Anjos    26/11/2010 - 12h17

    Aiii amei o post. Eu amo miniséries brasileiras.

    A QUE MAIS AMEI DE TODOS OS TEMPOS FOI MAYSA. me inspirei demais nela… falo quanto a moda, quanto ao comportamento (calma gente.. não copio o comportamento dela nao.. é que bom ver as pessoas na realidade)…

    Amei Jk, Amei Queridos amigos, Amei presença de anita (que assistia escondido, pq minha mae não deixava eu ver.. kkkkkkkkkkkkkkkk falava q nao era pra minha idade..kkkkkkkkkkkkkkkkkkk), amava hilda furacão… Nossa… São taaaantas que curti.

    É bom ver que a cultura televisiva nacional têm um outro lado e excelente lado.

    • Renata Pires    26/11/2010 - 20h36

      Ma… Você é expert em minissérie hein??!! Adorei suas observações e suas dicas. Beijo grande!

  11. Gisa Lucid    26/11/2010 - 12h23

    Hoje é Dia de Maria, pra mim, é a top das tops!!! foi a mini, ou melhor, microsérie, mais linda que eu já assisti!

  12. Araceli    26/11/2010 - 12h53

    muito legal você falar da tv brasileira
    mas + legal ainda é ver Wagner Moura na primeira foto
    agora faz um post do capitão (ops atual coronel) nascimento – já que esse personagem caiu como uma luva para o menino

    beijos

    • Renata Pires    26/11/2010 - 20h44

      Araceli, sobre o Capitão Nascimento vou ter que passar a bola pra Lorena Borges que escreve aqui no chata sobre cinema. Ela sempre le os coments. Fica a dica. Ainda mais em tempos como esses em que a ficção é um retrato fiel da realidade…

      Beijo!!

  13. Mari    26/11/2010 - 13h06

    Acho que não podemos esquecer também da Minissérie Capitu, baseada em Dom Casmurro de Machado de Assis.
    Um clássico literário com uma Minissérie perfeitíssima!

    • Renata Pires    26/11/2010 - 20h52

      Ótima lembrança Mari!!

  14. Liliana    26/11/2010 - 13h09

    Eu não tenho tv ha anos e nem sei direito que passa por ela, rsrsrs acho que tv eh perda de tempo… mas como dizem.. cada um sabe o qu eh melhor pra si. O post ficou muito bem escrito! adoro o chata dew galocha!

    • Renata Pires    26/11/2010 - 20h53

      Fico feliz que mesmo vc não gostando de TV, tenha curtido o texto. Beijo!!

  15. Bianca Ladyhawke    26/11/2010 - 13h35

    Dessas que tu citou a que eu mais amei foi A Casa das Sete Mulheres (e não foi pq foi gravada aqui em Pelotas =P) A primeira que me lembro de assistir foi a reprise de O Tempo e o Vento, com o maravilhoso do Tarcísio Meira com o Capitão Rodrigo (aquele sorriso dele, ai ai…) e depois a Hilda Furacão, quando eu tinha uns 12, 13 anos (a bundinha do Aramel, ai ai…). Mas vale lembrar também de A Muralha que passou em 2000 e eu tava fora do Brasil e toda a brasileirada se reunia pra assistir, hehehe

    Beijão

    • Renata Pires    26/11/2010 - 20h54

      Que ótimas histórias Bianca!! Adorei! Beijo

  16. talita    26/11/2010 - 13h47

    Amooooooo as minis da globo. Sempre gostei muito. É bem verdade que quando iniciou a facul a noite, perdí o pique, voltei a assistir quando teve “Maysa”, e realmente encantei. A primeira foi “A muralha” e aquilo me encantou. “Presença de Anita” foi outra que amei.

  17. Nat V.    26/11/2010 - 13h50

    CAPITU. Capitu foi a minissério mais perfeita. A trilha sono, com abertura de Beirut com a música Elephant gun!! a Capitu tatuada, a estética a adptação.

  18. Loli    26/11/2010 - 14h08

    Não vejo muita minissérie porque não consigo ficar acordada até tarde, meu relógio biológico é meio de criança de 8 anos – velho de 70.
    Mas uma que eu vi e AMEI foi Capitu, que passou no fim de 2008. Nunca na minha vida eu vi algo tão belo assim na TV. O final da minissérie foi absurdamente poético e perfeito, chorei litros.

    • Renata Pires    26/11/2010 - 20h58

      Pelo que estou vendo Capitu é quase unânime hein?? Achava que Hoje é dia de MAria ia ganhar disparado!!! hehe

      E minha gente!!! Não consigo lembrar de Capitu de jeito nenhum!! acho que deve ser porque odiei o livro quando li! Sorry!!

  19. Bianca Homrich    26/11/2010 - 14h29

    Gosto bastante de algumas séries/mini-séries da globo,e adorei o post,afinal,a tv Brasileira também tem ótimos programas nesse estilo!

    Eu gostei muito de “A casa das sete mulheres”,assisti ns duas vezes que passou.Gostei também de Capitu,tanto que comprei o DVD,e depois de ver a micro-série decidi ler o livro (e amei!).

    No momento eu estou acompanhando As cariocas e Clandestinos,e estou gostando bastante,principalmente dessa última.Fiquei morrendo de vontade de assistir a peça,e bem que eles podiam fazer turnê por todo o Brasil com ela depois que terminasse o seriado,né?Eu iria assistir!

    E claro,tem “A grande Família” que sempre vale a pena dar uma assistida,tem um elenco ótimo e ó enredo tão bom quanto!

  20. Christiane    26/11/2010 - 14h33

    Todas as series e miniseries que voce falou sao realmente espetaculares. Presenca de Anita eu era fa na epoca, e ainda gosto! Hoje e dia de Maria e simplesmente arte, AMO! E as outras tbm sao muito boas. Vi JK e e bem legal voce acompanhar de forma gostosa a historia do Brasil. Mas nao posso deixar de falar de A Muralha que eu tbm amava, foi uma miniserie sensasional! E para mim, Os Maias foi top de linha tbm! Sem pormenores, atuacao, a narracao, todo aquele drama, tbm achei super artistico! Por ai podemos ver que o tema e realmente muito bom e gostoso.

    Bjuss

  21. Bárbara    26/11/2010 - 14h36

    E Capitu??? ótima também!

  22. EusouRhyca    26/11/2010 - 14h49

    Nossa eu ODIAVA aquela do Dia de Maria, hahaha…
    Gostava de Hilda Furacão (aposto que muitas não lembram)…

    http://eusourhyca.blogspot.com/

  23. Karen    26/11/2010 - 15h02

    Realmente, eu adorei a JK. Achei muito boa!
    Essa clandestinos também eu estou gostando bastante!
    O único sério problema é que elas passam muito tarde.. rsrs

    Beijo

  24. Camis    26/11/2010 - 15h27

    Se é pra falar de passado, Engraçadinha,pessoas, Engraçadinha!
    Se bem que me acho meio velha por ter lembrado…kkkkkkkkkk

  25. marina    26/11/2010 - 15h52

    Adorei Capitu (inspirado no livro Dom Casmurro, Machado de Assis) e As Cariocas! Vale a pena ver!

  26. Cida Levino    26/11/2010 - 16h36

    Post brazuca =), esqueceu de citar Os Maias amava desde a trilha sonora, fotografia, diálogos, interpretações…enfim tudo! Pena que passem tão tarde ainda não vi As cariocas, Clandestinos e O que as mulheres querem por conta do horário, gosto bastante das séries brazucas e/ou globais =P

    Bjs Chatinha

    • Renata Pires    26/11/2010 - 21h00

      É mesmo… Os maias passou batido!! Mas tb assisti e tem em dvd!!!

  27. Laura    26/11/2010 - 16h47

    Pra mim a melhor foi Chiquinha Gonzaga, umas das primeiras a passar na Globo.

  28. Nikki    26/11/2010 - 18h27

    Acho que a que eu mais gostei foi A Muralha, que passou há uns 10 anos! Eu era novinha mas assisti inteira! E Capitu também era ótima!!

  29. Laise    26/11/2010 - 20h05

    Eu tbm adormo minissérie, gosto mais q novela!
    As minhas preferidas: Capitu (sou uma Machadiana e advogada da Capitu em tudo que é conversa do assunto), Queridos Amigos, Hoje é dia de Maria, A Casa das Sete Mulheres… gosto destas beem literárias!!!
    bjs

  30. Fê    26/11/2010 - 21h32

    Faltou citar A Muralha! Tarcísio Meira nunca fez um papel tão impactante como nessa minissérie.
    Dia de Maria realmente foi uma obra prima (valeu tantos anos de trabalho)
    Mas pulando das minisséries para as séries brasileiras… gente, o que foi Sexo Frágil?! Wagner Moura arrasa até vestido de mulher:P
    Bj-bj

  31. Cíntia Mara    27/11/2010 - 00h03

    Eu amo A Casa das 7 Mulheres, tanto a minissérie quanto o livro. Acho que foi a única que eu consegui acompanhar, porque gravava os episódios. Tentei assistir JK, mas ficou muito tarde depois que começou aquele lixo do BBB :(

  32. Érica    27/11/2010 - 09h55

    De todas que assisti, Capitu foi a que mais me emocionou.Luiz Fernando de Carvalho + Michel Melamed + Machado de Assis. Tem como não sair coisa boa.Maravilhosaa.
    Atualmente estou assistindo Afinal o que querem as mulheres tb do Luiz Fernando e com o adorável Michel.Recomendo.

  33. Carol Martins    27/11/2010 - 14h26

    Nem sou fá de mini-serie/novela da Globo, mas uma que eu achei sensacional foi a adaptação de Dom Casmurro pra tv, que se eu não me engano se chamou Capitu.
    O cenário era lindo, a trilha sonora era poética e a escolha de Letícia Persiles no papel principal não poderia ter sido melhor.
    Amei e depois de assistir ainda fiquei muitas semanas procurando minhas cenas preferidas no YT.

    Beijo :*

  34. nathalia    27/11/2010 - 19h12

    fazia algum tempo que não assistia nada com muita epolgação, apesar de me lembrar de ter gostado bastante de Capitu, Maysa e Cinquentinha tbm. Mas atualmente ando tão,tão, mas tão apaixaonda por Clandestinos. é ótima, historias apaixonantes e emocionantes, daquelas que dá uma dorzinha no coração quando acbam. se já tou assim com as histórias “avulsas”, vai ser um desastre quando a minisérie acabar :/

  35. Esther    27/11/2010 - 22h26

    Lembro de pegar minisséries relativamente antigas e muito boas, como Chiquinha Gonzaga e A Casa das Sete Mulheres…
    Recentemente assisti Clandestinos e achei uma graça =]
    No geral gosto bastante das históricas ou que tratam de personagens brasileiros característicos. Além das citadas acima, Capitu, Maysa e Dalva e Herivelto foram minisséries que eu gostei bastante.

  36. […] Nunes do Gostei E Agora? 4 –  Strange Angels de Lili St. Crow, por Pâm do Garota It. 5 – Na TV: As minisséries brasileiras, por Renata Pires para o Chata de […]

  37. anna luisa    28/11/2010 - 11h05

    sou muito nova, a maioria não é da minha época, mas agora que todas estão saindo me dvd minha mãe comprou, já vi quase todas e adoro!
    mas minha favorita é chiquinha gonzaga (o canal viva vai começar a reprisar!!!). mas gosto muito também de hilda furacão, noivas de copacabana (muito boa!), auto da compadecida, primo basílio (velhaaaa!), anos rebeldes, os maias, a muralha (acho que é outra favorita), o tempo e o vento, e etc, etc, etc.
    dessas novas, não estou muito por dentro, mas ouvi falar que a cura é muito boa.

    • Renata Pires    28/11/2010 - 15h20

      Ótimas dicas Anna!! Noivas de Copacabana é muito boa mesmo!!

  38. Debora Oliveira    28/11/2010 - 16h18

    Adorei Capitu, com o ótimo Michel Melamed.

  39. Thayssa    28/11/2010 - 23h31

    Amooo as minisséries da Globo!
    “Hoje é dia de Maria” foi encantadora, mas pra mim a mais inesquecível foi “Capitu”! A trilha era incrível, assim como a intepretação e a direção. Isso sem falar que é baseada na obra de Machado de Assis né? O cara arrasa!rs
    De todas as minisseries que eu vi, é a única que faço questão de comprar em DVD (ainda não consegui, mas não desisti).

  40. Débora    03/12/2010 - 22h23

    CAPITU foi a melhor!

Mais sobre Lifestyle