Carregando...
Lifestyle

Na TV: Law&Order SVU

10.12.2010
Lu Ferreira

Não sei como acontece com vocês, mas quando eu curto um seriado, passo a semana inteira esperando pelo dia em que ele passa. E quando não tenho o que fazer, começo a pesquisar sobre os atores, a trama, e a tendência é me apaixonar ainda mais. Logo que eu comecei a escrever aqui no Chata, disse que amava seriados e filmes com temas de “tribunais” (lembram de Damages?), então, Law & Order também está na minha lista de favoritos.

Há três anos acompanho semanalmente Law & Order –Special Victms Unit ou simplesmente SVU e ele é disparado um dos meus favoritos. Pra quem não conhece o formato, Law & Order foi criado em 1990 por Dick Wolf e se tornou sucesso pelo formato simples, mas inovador. Um crime acontece, a polícia investiga e depois esse crime é julgado. O mais interessante de L&O é que os personagens são fixos, mas as histórias deles não são o foco. A personagem principal é o caso a ser investigado. Por isso se vocês nunca assistiram não vão deixar de entender porque cada episódio é independente.
Por conta do sucesso, Law & Order rendeu algumas “franquias”. É o caso de SVU. O formato é o mesmo, a diferença é que os casos investigados são sempre de crimes sexuais, ou violência contra crianças. Em setembro de 1999 os detetives Elliot Stabler (Christopher Meloni) e Olivia Benson (Mariska Hargitay) estrearam a série que está na 12° temporada. Isso mesmo! 12 anos com o mesmo elenco.

O que deixa SVU especial são os detetives. Eles se envolvem com cada caso de forma quase visceral, ao mesmo tempo em que tem que manter distância daquela difícil realidade. Como eu tinha uma vontade de ser detetive e policial quando era pequena (acho que assistia muito filme), adoro o programa. A 11° temporada foi bem fraca e quase cancelada, mas a atual temporada estreou com ótimas histórias e atores convidados de peso como Joan Cusack, Jennifer Love Hewitt e Marcia Gay Harden.

Se vocês curtem histórias de investigação, dêem uma espiada em SVU. O canal por assinatura Universal exibe a 12° temporada toda terça às 23h, e todos os dias reprises das temporadas antigas às 20h. A série também está disponível em DVD.

Curiosidades: A Atriz Mariska Hargitay teve o primeiro papel de destaque em ER entre 1997/98. Quando estava participando da quinta temporada de SVU pensou em desistir de atuar na série porque recebia muitas cartas de vitimas de abusos e aquilo a estava afetando. Foi aí que ela decidiu ter uma fundação para ajudar as vítimas de abusos a “Joyful Heart Foundation”, descobriu a que ser atriz, tem também um lado social.
O site do Universal é super completo e tem vídeos e curiosidades sobre a série. Vale a visita.

28 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Camila Dias    10/12/2010 - 10h16

    Cara!Amo a Liv!!! Sou viciada em SVU, by the way ontem vi o ep 10 da temporada 12.

    PS.:Coitada da Liv só se f….,né?
    PS2.: Elliot sem camisa é tuuudo!

  2. Lorena Borges    10/12/2010 - 10h22

    Ai, só tenho uma palavra a respeito de L&O SVU: AMO! AMO! AMO! AMO! Mil vezes AMO! Hahahahahahaha!

    E fico arrasada a cada episódio, pensando em como um ser humano é capaz de fazer as coisas que vemos no seriado. E muitas vezes choro e fico com aquilo dias na cabeça. Mas não consigo parar de assistir. Já assisti a todas as temporadas e estou acompanhando a mais recente semanalmente tbm.

    O que mais gosto de SVU e que difere muito das outras séries da franquia, é que o foco é sempre nas vítimas e a gente sente muita empatia por elas. Além disso, é como vc bem disse, Rê: os detetives se envolvem demais e fazem com que tudo seja bem pessoal. E a parte dos tribunais está ficando cada vez menor, não sei se vc reparou. Tipo, cada vez interessa menos e talvez seja esse um dos motivos da série ter dado uma caída e quase ser cancelada! Não conseguem mais colocar uma promotora que o público adore, como Cabot, por exemplo!

    Enfim, falei demais de novo! Hahahahaha! Mas é que gosto muito mesmo!

    =p

  3. Danielle    10/12/2010 - 10h40

    Adorei a matéria! Sou fanzona dos dois l&o e também acompanho semanalmente.

  4. […] This post was mentioned on Twitter by Lu Ferreira, ? Moda. ? Moda said: Chata de Galocha * Na TV: Law&Order SVU http://bit.ly/hsMkWo […]

  5. Gabi Soares    10/12/2010 - 11h41

    Não tenho muito tempo pra televisão, mas tenho uma mania (chata) de quando estou com o controle remoto na mão, fico passando os canais até que um prenda a minha atenção. Já vi um episódio desse seriado, realmente muito bom.
    Na próxima terça vou assistir com mais atenção e depois comento aqui, ok?

    Beijos!

    http://gabisoaress.blogspot.com/

  6. Priscila    10/12/2010 - 12h07

    Renata, em alguns programas combinamos muiiitooo. Nossa, essa série é uma das minhas favoritas, no fim do ano passado dei de presente para o meu irmão e ele também viciou, creio que nas férias assistimos uns 40 episódios seguidos, hehehe. Gosto do fato dos casos serem independentes, e eu, apesar de a série ter uns casos muito dramáticos, não me envolvo com eles, penso no que poderia fazer para ajudar, ou então como ver os casos em várias perspectivas diferentes. Acho que é porque sou advogada e minha área de pesquisa é o dto da criança e do adolescente. Enfim, amo a série!!! Amei o post!! Beijão!!!

  7. Ana Luiza Alves    10/12/2010 - 12h34

    Adoro seriados e SVU é um dos meus preferidos. Não gosto muito do L&O mas o SVU eu amo de paixão! Muito, muito bom!

    bjs gatan

  8. Cela    10/12/2010 - 12h57

    É, sem dúvida, uma de minhas séries favoritas.

  9. Beatriz    10/12/2010 - 13h10

    Nossa, amo os tres CSI, amo criminal minds e um monte de series que tratam sobre essas coisas de vitimas e tals, mas nao consigo gostar de Law e Order :P Eu ja assisti aqueles velhoes, e sei la.. Muita coisa ligada a tribunal, nem gosto :/ Vou tentar assistir esse, pq me parece um pouco diferente do que eu conheço ^^

  10. Fernanda Rocha    10/12/2010 - 13h53

    Olá! Adorooooooooo seriados e Law & Order eu amo tb. Infelizmente nesse ano não tive muito tempo de ver, mas nada que não corrija agora nas férias…hehehe.

  11. Thaiomara    10/12/2010 - 14h01

    Eu amoooooooooooooo…. não quero que acabe… adoro, me emociona demais.
    Mariska pura emoção… rs rs rs.
    ADORO SEU BLOG!! Beijos

  12. Tha    10/12/2010 - 14h03

    FIco contando os dias!!!!!!

  13. Antonia    10/12/2010 - 14h24

    Amo ,adoro SVU,a melhor serie em exibição.Para mim o grande nome da série é Mariska Hargitay. Eu não tenho nem palavras para expressar a admiração que eu tenho por esta atriz. Ela é fantástica. Também gosto muito do Cris Melloni. Eles formam uma dupla maravilhosa. E são lindos.
    Só uma observação: a série nunca correu risco de cancelamento por falta de audiência. Houve problemas com a renovação de contratos dos atores mas a série continua em alta.

  14. Paula    10/12/2010 - 15h03

    Law and Order SVU é definitivamente, um dos meus seriados favoritos! AMO o Elliot e a Olivia, a série te prende muito e os casos são sempre chocantes… enfim, eu também recomendo, haha.

  15. Mari    10/12/2010 - 15h20

    Sem dúvidas, uma das melhores séries de investigação e policial que existe! Sou muito fã, acompanho há anos e anos! E justamente pelo enfoque não ser nos personagens detetives é que a série é muito bem direcionada!

  16. Amanda Boccato    10/12/2010 - 15h28

    Olá Renata!

    Parabéns pela matéria, muito boa como sempre!

    Eu amo séries e o que mais gosto na SVU é o detetive Munch. Acompanho ele desde Homicide, não sei se você já leu sobre o ator/personagem.
    O Det. John Munch (sim, o personagem) está em séries desde 1993 quando começou em Homicide, já teve participação em X Files, em Law & Order, The Beat (essa não conheço), Law & Order Trial by Jury, Arrested Development e The Wire (tb não conheço). E a história do bar que ele teve em Baltmore foi tema de mais de um episódio do Homicide, assim como o passado dele como hippie (sensacional! morro de rir toda vez que ele fala sobre esses assuntos na SVU).
    (Fonte: IMDB)

    Beijocas Laranjas

  17. Fernanda    10/12/2010 - 16h02

    Eu amo, amo SVU. É uma série ótima e bem realista. Ela prende a gente. Amo!

    http://frescanachuva.blogspot.com/

  18. Maíra dos Anjos    10/12/2010 - 17h15

    EU AMO LAW AND ORDER SVU.. aliás… eu amo todas os segmentos policias de law and order…

  19. Núbia Cavalher    10/12/2010 - 18h28

    EU SOU APAIXONADA, LOUCA, PIRADA POR LAW AND ORDER SVU E DEXTER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! PARA MIM SÃO DE LONGE OS MELHORES SERIADOS POLICIAIS DE TODOS OS TEMPOS! ASSISTO QUASE TODOS OS DIAS E NÃO ENJÔÔ!!!!!!

  20. Camila    10/12/2010 - 20h03

    ADORO Olivia e Elliot!
    Bjos

    http://docencantoshop.wordpress.com

  21. Nanda    10/12/2010 - 22h08

    Nossa, eu tb fico assim quando gosto de uma série… The Vampire Diaries por exemplo, agora entrou em Hiato, só volta em Janeiro, to em tempo de ter um troço… hauhauauuha
    Adoro SVU, esses seriados policiais são ótimos. Outro que adoro é Cold Case. Muiiito bom!

    Ah! Tem sorteio acontecendo lá no blog. Passa lá pra participar!

    Beijos

  22. Tassia    11/12/2010 - 01h14

    Ah eu tb quando vicio numa série é um absurdo! Ando muito muito viciada em Glee, daí fico lendo biografia dos atores, baixando as músicas do episódios… haha bom descobrir que não sou a única (logo, deve ser normal :P)
    :*

  23. Marília    11/12/2010 - 11h51

    Sou viciada no SVU!

  24. […] Steffens do Lost In Chick-Lit. 3 – Visual para o final de ano, por Sá do Coisas de Diva. 4- Na TV: Law&Order: SVU, por Renata Pires para o Chata de Galocha 5 – Maquiagem para o verão!, por Thais Marques do […]

  25. Patricia    11/12/2010 - 18h39

    em abril estivi em NY, uma dia sai andando sem destino e super aliada passei por um rapaz que estva de costa segurando uma grande placa, por curiosidade voltei e li. ali dzia que quem passsasse pela rua estava liberando direitos da imgaem para LOSVU, quase tive um troço por que percebi que tinha passado no meio da fiomagem pelo lado de olivia e benson e não vi. com já tinha sido filmada deixaram eu passar de novo sem parar, foi uma passar de lá para cá e querendo chegar perto deles sem poder. A atriz que Faz olivia é linda, cara a mulher é tão bonita por perto que vc quase não presta atenção ao ator que faz o benson, e olha que na tv eu acho ele um gato, mas pessoalmente a olivia é aquele tipo de mulher que chmama todas as atenções. o sorriso delea é lindo, fiquei dias ababacada, foi ums da melhores coisas que aconteceram na viagem foi uma suspresa maravilhosa que NY me deu e por pouco perdi, porque ando sempre no mundo da lua. OBS IMPORTANTE: ADORO O BLOG

  26. Thaiana    12/12/2010 - 01h06

    Renata, tb gosto muito de Law & Order e todas as séries estilo “investigação/tribunais”, mas ultimamente tenho gostado mais de The Good Wife, que sei q você já comentou por aqui, e principalmente de Rookie Blue, sobre novatos na corporação policial mas com enfoque na vida pessoal deles tb, tipo um Grey’s versão policial!!

    Vc com certeza deve conhecer, Universal-addicted como parece ser, assim como eu! rs

    Gostaria muito que vc fizesse um post sobre a série (se vc gosta, é claro,
    espero que sim).

    Beijos!

  27. Glamourando    12/12/2010 - 13h46

    É a série que eu mais amo na vida <3 já assistiu o episódio com o Robin Williams? É incrível!
    Beijo

  28. Carol    21/12/2010 - 23h59

    Melhor série disparada!

Mais sobre Lifestyle