Carregando...
Moda,Viagem

Do outro lado: atrás das pérolas na China

01.02.2011
Lu Ferreira

Os esquimós possuem várias palavras diferentes para definir coisas que pra nós só é possível traduzir como “gelo”, o que mostra como o gelo e suas variações são importantes para a cultura deles. Outro dia eu aprendi uma letra em chinês (?, j?) que significa “pérola que não é perfeitamente redonda” e fiquei pensando como a pérola é algo especial aqui na China…


A China é o maior produtor do mundo de pérolas cultivadas (sim, pérola hoje vem de fazenda, natural mesmo é difícil de achar, acho que só vintage!) e as chinesas parecem gostar bastante, principalmente as mais velhas. Tenho impressão que a jade se destaca mais por aqui (é também usada pelos homens!), mas isso pode ser porque eu estou menos acostumada a ver as pessoas usarem a pedra verde no Brasil, né?
Pra achar as pérolas por aqui eu sugiro que você não procure, deixe elas te acharem, hahahaha! É sério, se vier à China e for a lugares turísticos e feirinhas é certeza que você vai encontrar bancas e mais bancas de pérolas, às vezes uns mercados inteiros só com disso… Daí das duas uma: você vai começar a achar tudo muito feio porque ficou saturada (isso acontece muito comigo, começo a achar tudo comum, igual e sem graça, depois me arrependo) ou vai virar a louca e querer sair comprando tudo, levar de presente e fazer um estoque, ainda mais porque o preço vai ser bom.
As pérolas aqui são baratas, mas tem alguns detalhes pra tomar cuidado na hora de comprar. Primeiro, é bom pensar se você quer isso mesmo e não está comprando por impulso (sabe aquela blusa que estava na promoção tão barata e você comprou mas nunca usou?) e quanto é um valor que você acha justo pagar porque esse é o tipo de produto que na China (e em vários países da Ásia) o normal é barganhar o preço. Então, nunca compre na primeira banquinha, bata perna mesmo, pergunte muito e não pague mais do que um valor bom pra você.
Nos mercados também é comum ter gente mostrando como a pérola é produzida, às vezes até tiram uma bolinha de dentro de uma ostra pra mostrar na sua frente e isso ajuda a aumentar a vontade de comprar… Mas, de novo, não se sinta na obrigação de comprar nada, os vendedores sabem que dar uma atenção especial ajuda a vender com um preço mais alto, não só pérolas, como também jade, seda, bonecos de terracota, chá, pinturas, carimbos com seu nome em chinês e por aí vai…
Acredito de verdade que a maioria das pérolas vendidas são verdadeiras, porque os vendedores sempre fazem um teste pra mostrar: esfregam uma lâmina e sai um pó, e quando o produto é fake, sai só uma tinta e fica aparecendo uma bolinha de plástico lá dentro (eles também sempre tem um colar falso pra mostrar a diferença). No entanto, o que eu já reparei é que não são pérolas do formato mais perfeito (bem esféricas). Na verdade, as mais baratas têm sempre um formato de batata, mais compridas e um  pouco tortas!
As pérolas por aqui são vendidas em meadas, amarradas em um fio, mas ainda sem o acabamento de colar. Quando for mandar fazer o colar, prefira que entre cada conta façam um nózinho, pra proteger as pérolas de riscarem umas às outras. Fora que se o colar arrebentar (pérolas de verdade são pesadas!) você perde só uma ou duas bolinhas, não vai sair desesperada catando pérolas pelo chão (quem é que curte um colar e nunca passou por isso? hehe).
O colar de pérolas é um clássico que eu acho difícil de usar, sabia? Ganhei um lindo (só que bijoux, né?!) faz muitos anos e que quase nunca sai da gaveta porque acho que me dá uma cara de velhinha… Invejo quem consegue (dicas, alguém?). Aliás, essa é uma coisa a considerar também: pérola de verdade tem que ser usada sempre, porque senão ela resseca (ela absorve a oleosidade da pele). Também por isso, deixe pra colocar a pérola só depois que já tiver passado perfume e feito a maquiagem, assim ela absorve menos os produtos químicos que podem estragá-la.
Pra ver outra “pérola” chinesa, passe na Oriental Pearl Tower,  um dos prédios mais altos do mundo, e um dos símbolos mais famosos da cidade de Xangai. Com três esferas enormes e brilhando muito (como toda pérola), dá pra subir nesse ponto turístico e apreciar a vista em dias (ou noites, de preferência) de tempo limpo. Vale a visita!

39 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Carol Veit    01/02/2011 - 18h39

    Gente, que saudades que deu!!!!!
    Já fui na Pearl Tower e é realmente fantástica!!!
    BJOOOOOOO

    • Tati Akamine    07/02/2011 - 23h44

      A Oriental Pearl Tower é a torre que eu mais gostei de subir em Xangai. É emocionante ver tudo lá de cima e andar pela parte em que o chão é de vidro. Muita gente morrendo de medo e eu dando pulinhos de alegria :D
      Bjo, Carol!

  2. Bel Lüscher    01/02/2011 - 18h52

    Nossa, fiquei com vontade de ir pra China tipo agora!
    Eu uso pérolas sempre (de mentira, claro!) e com qualquer tipo de roupa… misturando com outros colares e tudo… é tão lindo! vale experimentar com peças mais desencanadas pra perder o medo – tipo jeans e camiseta mesmo!
    Adorei o post, Tati!

    • Tati Akamine    07/02/2011 - 23h45

      Obrigada, Bel!
      Vou tentar usar as pérolas seguindo suas dicas, adorei! Beijo!

  3. Monize    01/02/2011 - 19h03

    Nossa, que post mais interessante! Não sabia dessa história das pérolas da China. Não sabia tbm que elas pegam a umidade da pessoa! Adorei! Amo pérolas, acho um acessório muito feminino e clássico. Pode usar sem problemas que não vai ficar com cara de senhora não! Vai ficar com cara de chic! hehehe
    beeijo

  4. Gi    01/02/2011 - 19h19

    AMEI o post!!!! Continue com dicas interessantes e textos bem escritos assim, Tati!!! Parabéns!!!

  5. Adriana Alencar    01/02/2011 - 19h20

    Também só tenho pérolas de mentira em colares, mas até tenho um brinquinho com pérolas pequenas. Não acho velho não, acho clássico, deixa qualquer look elegante.
    Bj
    Adri

  6. Rafaela zelenski    01/02/2011 - 19h57

    AAAAhhhh como eu queria ter alguns colares de perolas..pulseiras de perolas…brincos de perolas…tudo de perolas….aaaah eu queria sim..

    te esperando la no meu blog…

    bjão

  7. Eulalia    01/02/2011 - 19h58

    Pérolas são pérolas!!!
    Amei!!
    http://www.papodemeninas.com/

  8. Luana Pagung    01/02/2011 - 19h59

    Eu amooo pérolas, de verdadeira tenho um par de brincos e um anel. Acho muito elegante e valoriza muito a feminilidade da mulher.
    (As de mentirinha eu tenho um monte, espalhada por tudo quanto é peça, rs.)
    Eu não sabia isso sobre a China! Fiquei muito feliz em saber, se esse post tivesse saído uns diazinhos atrás eu estaria doida com a coincidência, pois meu padrasto acabou de viajar para a China a trabalho. >___<
    Adoro posts assim, que informam além de dar dicas de compra.

    (:

  9. Nanna    01/02/2011 - 20h04

    Acho lindoo Pérola….mas nunca comprei nada que tenha essa pedrinha…aii agora me deu uma vontade de ter…
    Beeijos

  10. Alejandra Barrios    01/02/2011 - 20h55

    Eu do jeito que sou fanática pela China e Asia, pelo menos no meu humilde conceito, achei uma das melhores matérias publicadas até agora!
    O engraçado é que você comentou sobre o formato da pérola, no ebay está cheio de chinês vendendo esse tipo de pérola e aqui no RJ também já encontrei e já comprei dois brincos, parecem comprimidos e não são fakes, e você paga em media 2 reais pelo par….
    Eu acho bonito por terem formatos diferentes, não desqualifico não ;D
    Bom, espero que conte mais novidades! =*

  11. Rute    01/02/2011 - 21h17

    Adorei este post:)Muito interessante. Adoro pérolas:)

  12. Anonima    01/02/2011 - 21h21

    Eu amo perola, acho lindo, romantico… super fofo

    bjs

    http://digaladigacadigaae.blogspot.com/

  13. […] This post was mentioned on Twitter by Lu Ferreira, Tati Akamine. Tati Akamine said: RT @luferreira: Novo post: Do outro lado: atrás das pérolas na China – http://bit.ly/gmtnH5 […]

  14. Bruna Pereira    01/02/2011 - 22h49

    Oi Lú…..
    Acabei de ler a matéria do site IG sobre os blogs, e lá está vc!!!PARABÉNS
    Sou leitora assidua do blog, adora as matérias, e estão todas de parabéns…
    Muito legal a matéria da IG. E isso mostra o espaço que os blogs estão tendo, e quão importantes são para as nossas vidas, das leitoras. Vendo a matéria até dá vontade de fazer um,hehehehe
    Um beijão a todas e mais uma vez, PARABENS!

  15. Mariana    01/02/2011 - 22h52

    Nossa, adorei esse post! Eu simplesmente AMO pérolas!!! Que vontade doida de ir pra China só pra comprar pérolas!

  16. Bruna    01/02/2011 - 23h15

    acho q um jeito bom de usar colar de perola sem ficar com cara de vó é misturar com outros colares com correntes mais pesadas ( tipo preta e mais grossinhas)
    Bjs

  17. Moda e Modices    01/02/2011 - 23h20

    Lu, te vi hoje no SPFW. Aí que vontade que deu de tirar fotinha com você!!! Pena que sou tímida e não consegui pedir. Espero ter outra oportunidade :(.
    Você é linda!!!
    Beijos

  18. Mariana    02/02/2011 - 07h53

    Noossaaaa haja estomago para tanta pérola!!! Já estou enjoada daqui!!! =)

    Bjks
    Mari

    http://trendlovers.wordpress.com

  19. Paulinha    02/02/2011 - 09h33

    Tati, sempre leio seus posts, mas nunca comento…
    Adoro as coisas que vc escreve! Adorei isso de ter uma palavra pra pérola não totalmente redonda! Hehehheeh… que legal tudo isso!

    Já queria conhecer a China, agora surtei! Hahahahah…
    bjs

  20. Juliana    02/02/2011 - 09h39

    Tati, eu amo pérolas!! Tenho um colar lindissimo que foi presente do meu avô pra minha avó, e ela passou pra mim, e outros de bijoux mesmo, e uso sempre! Acho sim que dá uma cara de velhinha, mas eu adoro isso, gosto mto de roupas mais antigas, mas acho que sempre dá pra deixa o look atual se vc combinar com outras coisas, desde um make mais moderno até um jeans…

    Adorei o post! Beijo

  21. Lorena Borges    02/02/2011 - 09h50

    Tati! Vira exportadora de pérolas! Hahahahaha! Nó! Fiquei querendo demais da conta e olha que nem sou tão fissurada assim em pérolas! Rs!

    Entendo o que vc quis dizer com usar e se sentir velhinha! Acho que a idéia é tentar “combinar” (melhor “compor”, né?) com peças mais despojadas, tipo jeans e camiseta, ou com roupas de corte mais modernete! Acho que fica bacana!

    E, vou fazer uma pergunta indiscreta: vc ficou falando de preço que a gente acha justo pagar. Pois é. Não faço idéia do preço de um colar de pérolas, mesmo porque deve ter de váaaaaarios preços, né? Então, a pergunta é: quanto é um preço justo de uma meada (é isso mesmo, né? rs) ai na China? Pra gente ter noção quando for! Rs!

    Beijão!

    • Tati Akamine    08/02/2011 - 00h04

      Eu acho que saber que a pérola é de verdade, mesmo que não seja a mais perfeita, já dá um outro clima, né? Por isso que dá vontade de ter!
      Então, eu não coloquei o preço no post porque acho difícil dizer um valor certo. Essas feirinhas na China tem esse problema: tem sempre que negociar e a gente nunca sabe se está caro ou barato, porque o que é caro pros chineses pode ainda ser barato pra brasileiros… se a pessoa é local tem mais oportunidades de comprar e muito mais tempo e paciência, fora o domínio da língua. Pra quem está só passeando, às vezes pode valer mais a pena pagar um pouquinho mais caro e não perder tempo discutindo preço.
      Falei, falei e não disse nada (rs), mas eu vou tentar andar por aqui e ver o valor mais barato que eu consigo, daí eu te conto, beleza?
      Beijo!

  22. Chrystal    02/02/2011 - 10h08

    Nossa, AMEI esse post. Fiquei com vontade de comprar um fio desses de pérolas para usar junto com uma corrente durada de 2 ou 3 voltas em cima de uma camiseta. Tá aí uma sugestão!
    Precisamos de mais pérolas e mais jade aqui no Brasil!
    Parabéns pela matéria, excelente, viu?
    Beijossssssss
    http://crazyboutnails.blogspot.com

  23. Marcela Linhares    02/02/2011 - 10h11

    Que coisa linda! Amo pérolas, e sempre uso as minhas (tenho um colar de pérolas verdadeiras e um brinquinho. O resto é biju mesmo). Eu uso até com jeans e camiseta, como disseram aí nos comentários. Mas também é legal colocar um vestido tubinho preto, daqueles com corte mais reto e decote mais fechado, e encheeeer de colares de pérolas. Coloque vários tamanhos de colares, vários tipos de montagem (tenho um que tem uma pérola, um brilhinho, uma pérola, um brilhinho). Vai arrasar pra um lugar à noite um pouco mais formal. :) Já fiz esse look com sapatilha dourada e com peep toe preto. *-*

  24. Marcia    02/02/2011 - 12h57

    Sou completamente apaixonada por pérolas, eu ficaria louca nesta loja.

    http://www.investigandoamoda.blogspot.com

  25. Carol    02/02/2011 - 14h17

    Na época do Hi-Lo, é só usar o colar de pérolas com outras peças beeem jovens pra não deixar com cara de velha.. mas com alguma peça que “ligue”, que complete a harmonia. Imagina um short jeans meio desfiadinho, uma camiseta podrinha com estampa ou silk clássico (essa peça que vai unir novo e antigo), e o colar com várias voltas, talvez até com uma parte só por debaixo da gola da camiseta.
    Que tal, Tati? Faz um teste no espelho com suas roupas e acessórios mais moderninhos e vê o que funciona.
    Acho também super válido, simplesmente por o colar e sair, entende? As vezes isso é igual batom vermelho.. no primeiro momento dá um receio, mas depois que a gente experimenta (e recebe mtos elogios), quer usar sempre!

  26. Vivianny    02/02/2011 - 17h26

    Achei o post bem interessante

  27. Anitta    03/02/2011 - 16h36

    A cada post fico mais interessada em conhecer a China!!! Adoro!!

  28. Paula Tsutae    04/02/2011 - 08h20

    Nossa… concordo com alguns comentários anteriores: seus posts estão me dando MUITA vontade de conhecer a China!!!

  29. Nikki Lee    04/02/2011 - 14h11

    Adoro esses posts sobre a China, e esse fez meu dia! =)
    Sou neta de chineses e amo pérolas, tenho inclusive algumas jóias de pérolas naturais que herdei da minha bisavó. São tão liiindas!
    Acho que a dica para usar pérolas é combinar com looks mais descontraídos, pra não ficar com cara de vó. Carrie Bradshaw era a rainha dos looks com pérolas, então eu costumava me inspirar nela!
    Beeijos

  30. Priscila    12/02/2011 - 18h07

    Eu adoro pérolas, estou sempre usando um colarzinho, eu acho q elas sempre dão uma mais digno ao look, mais elegante. Uma combinação q sempre uso é uma camiseta branca, uma calça jeans azul clássica, um scarpin, e uma colarzinho de perólas. Adoooro, acho muito elegante…..
    Beijos

  31. Tami    16/02/2011 - 17h58

    Oi Tati! Realmente, a infinidade de cores de pérolas em Xangai é fascinante! O que me disseram qdo fui pra lá é que elas são todas produzidas em água doce, por isso são mais baratas… comprei de todas as cores, rosinha, a negra e a clássica branca… eu lembro que a mais cara era uma amarela, linda tb! Paguei super super barato, lembro que o colar saiu uns 15 reais. Até me arrependi depois, pois é um acessório ótimo para se usar em qq ocasião!! Beijos

  32. Valeria    14/03/2011 - 22h00

    Oi,tambem amoo perolas,fika a dica de um shopping chines em Dubai que tem perolas maravilhosas e bem baratinhas!!!!!Trouxe um monte!!!! :)))

  33. Ademir Alavarse Bilha    17/04/2011 - 19h09

    Legal estas dicas estou em Shanghai e vou aproveitar prestar atenção de que as pérolas me encontrem também,assim poderei levar umas para minha mina!

  34. Aurizete    19/12/2011 - 01h11

    Fiquei com a maior vontade de conhecer esta loja,pena que não dá! pois eu também amo pérolas.

  35. Simone    15/02/2014 - 21h39

    Meu amor, a peróla é fantática, combina com tudo. Abra tua mente: crie e inove! Pq é chiquerrimo e sempre atual. bjs

  36. Carolina    20/04/2016 - 21h30

    Obrigada pelo seu texto. Eu não sabia da origem das pérolas de rio que por sinal uso bastante na fabricação de semijóias que faço. Se você puder dê uma passadinha no meu site http://www.facebook.com/lilitybijoux ou simplesmente pesquise no google “lilitybijoux” para conhecer o meu trabalho. Amo fazer colares de pérolas naturais com fios banhados em ouro 18k. Parabéns!

Mais sobre Moda