Carregando...
Viagem

Intercâmbio: Copenhaguen e Oslo

08.03.2011
Lu Ferreira


Desde Fevereiro de 2010 estou morando na Alemanha, e claro que aproveitei todas as oportunidades para viajar. Do começo ao meio de outubro a oportunidade foi as “férias de outono”. O que no Brasil é uma semana (a do saco cheio) aqui são quinze dias, e apesar da estação do ano não ser a mais propícia para viajar rumo ao norte, decidi que dessa vez iria para a Escandinávia!
O outono europeu é bem úmido, e as temperaturas no norte da Europa variaravam de 10°C à 0°C quando estive lá. Recomendo levar um guarda chuva, botas e casaco! Um cachecol não vai mal, já que venta bastante! Na Dinamarca fala-se dinamarquês e na Noruega norueguês, mas não se assuste! As línguas podem parecer incompreensíveis, mas qualquer um se vira bem com o inglês. Todos os lugares turísticos têm informações bilíngües e até motorista de ônibus fala inglês (as pessoas são extremamente gentis: não se pode abrir um mapa no meio da rua sem alguém te perguntar se você precisa de ajuda)!


Visite:

Praça da prefeitura: marca o “coração” de Copenhague. As atrações principais estão a uma curta distância a pé, e existem muitas opções de restaurantes, bares e baladas por perto! Para visitar a prefeitura é preciso atentar aos dias e horários de abertura, que variam bastante dependendo da estação do ano.
Parque Tívoli: um dos mais antigos parques de diversão do mundo, imperdível. O esquema é diferente do Brasil: você paga por atração, não para entrar no parque.
Nyhavn: canal de onde partem os barcos turísticos, cheio de cafés e veleiros. Sentar em uma mesa na calçada é quase obrigatório!
Rosenborg Slot e Kongens Have: castelo onde está parte do tesouro real e jóias da coroa. O parque em volta é muito bonito ótimo para um passeio de bicicleta alugada no verão!
Pequena sereia: Hans Christian Andersen é um dos dinamarqueses mais famosos. Ele (e os irmãos Grimm) é um dos responsáveis pela maior parte dos contos de fada que conhecemos. A pequena sereia é uma estátua de bronze da mesma, que olha para um canal. A caminhada até lá é longa, recomendo pegar ônibus.

Para comer bem:

42° Raw: esse restaurante na área comercial de Copenhague se propõe a servir apenas alimentos aquecidos até 42°C, e por isso muito naturais. Os smoothies também são uma boa opção. Fica na Pilestræde 32.
Cafés do Nyhavn: não tem erro! Para um lanche rápido peça uma salsicha. No jantar, pratos de peixe ou frutos do mar ou fricadeles (bolinhas de carne).

Para fazer compras:

Storget: olhando para a prefeitura, saia pela rua da esquerda. Ali começa o Storget, área comercial para pedestres. Atente para lojas e marcas locais e também para loja da H and M com setor “Home”.
Illum: um dos maiores magazines, conta com marcas como Boss, Burberry e grande sessão de acessórios.
Magasin: outro magazines, do outro lado da rua. Basicamente as mesmas marcas do Illum, mas é onde fica a Mac por exemplo.
Souvenirs: a loja Audhild Viken é imperdível! Além de malhas e peles, tem muitas opções de lembrancinhas com motivos noruegueses, como alces! Fica na Roald Amundsens gate.

Arredores de Copenhague: Helsingor

Helsingor fica a 40 minutos de trem da estação central de Copenhague. Para quem tiver vários dias na cidade, vale a visita. Da costa de Helsingor vê-se a cidade de Halsingborg, já na Suécia. É o ponto mais próximo entre os dois países. Lá pode-se também visitar o castelo de Kronborg, cenário da peça Hamlet, de Shakespeare. O bairro medieval também é muito bonito.


Visite:

Fortaleza Akershus Slott: fortaleza medieval, com um parque lindo em volta. Como fica em cima de uma colina, a vista que se tem lá de cima é linda. A fortaleza fica às margens de um fiorde (braço de mar que entra no continente), então esse é o lugar para apreciar uma vista tipicamente escandinava!
Ópera: a ópera de Oslo é relativamente nova e faz parte de um projeto de revitalização da área portuária. Sua arquitetura causou polêmica entre os moradores, mas hoje em dia ela é bem aceita. Para entrar, só com ingresso ou tour guiado, mas andar pelo teto da ópera é de graça!
Vigelandsparken: um parque em homenagem a um escultor norueguês. O parque é cheio de esculturas, e também é enorme. Fica um pouco fora do circuito turístico, mas é de fácil acesso através dos bondes da cidade.
Prefeitura: também à beira do fiorde, é onde os Prêmios Nobel da Paz são entregues (os outros são entregues em Estocolmo).

Para comer bem:

Para ser bem sincera, comi muito pouco em restaurantes em Oslo, que é uma cidade especialmente cara! Existem muitas lojas de conveniência pela cidade para um lanchinho barato. Apesar dos preços, recomendo os chocolates Freja, uma marca local.

Para fazer compras:

Moods of Norway: loja com muitas malhar típicas norueguesas, mas com um toque fashion.
Bik Bok: fast-fashion local, original da Noruega. As roupas e acessórios são sempre a última palavra e os preços são amigos!
Glas Magasinet: esse magasine é um pouco estranho, porque dentro dele parece um pouco mais um shopping. O térreo tem cara de magasine europeu, com produtos como maquiagem e estética, mas nos outros andares existem lojas, cada uma com suas próprias portas, não “corners” como em outros lugares.
Karls Johans Gate: é a rua que une o palácio real ao parlamento e principal centro de compras, onde fica também o Hard Rock Café
Em tempo: grandes unidade de marcas como H&M, Bik Bok, Cubus, Lindex tem “corners” de beleza, vendendo produtos da própria marca (como no caso da H&M), mas também Maybelline, L’Oreal, Nivea, MaxFactor, MNY, Model’s Own, entre outras!

24 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Alice    08/03/2011 - 17h18

    geeeeeeeeeeente, que tudo *-*

  2. Anonima    08/03/2011 - 17h51

    Muito bacana essa parte de Intercambio.

    bjs

    http://digaladigacadigaae.blogspot.com/

    • A Chata    09/03/2011 - 21h38

      Eu tb adoro =) Fico ansiosa pra ver as dicas que chegam!

  3. Barbara    08/03/2011 - 19h50

    Ai ai… Viajar é o máximo! =)
    Gostaria de ver posts sobre a Alemanha, adoro desde cidadezinhas como Freiburg até a fantástica Berlin (minha cidade preferida)!

    • A Chata    09/03/2011 - 21h39
    • Barbara    09/03/2011 - 23h20

      Ai ai! E nesse post de Berlin tem TUDO que adoro lá! Com detalhe para a deliciosa Currywurst (minha preferida :P )
      Na redondeza de Berlin tem uma cidade linda chamada Potsdam! Fica a dica pra quem for passar uns dias por lá! Berlin merece vários dias de visita :D

      Bjos! Adoro seu blog Lu!

  4. Sofia Rambo    08/03/2011 - 23h20

    eu já não tive a mesma sorte com os dinamarqueses! também fiz um intercâmbio na Alemanha, em 2006 e aproveitei para viajar à Dinamarca e outros países. Sem dúvidas, os dinamarqueses foram os menos receptivos. Talvez, porque a cidade onde fiquei era no interior, há uns 30 km de Copenhaguen…Falo alemão fluentemente a maioria dos habitantes parecia não compreender (sendo que a Dinamarca está grudada à Alemanha)!

    • Lua Dandara    12/03/2011 - 10h23

      Para Sofia Rambo: Olha, eu não falo dinamarquês, mas falo sueco. Sei que alemão até soa meio parecido com dinamarquês e algumas palavras são semelhantes, mas você não pode esperar que eles entendam! Alemão é muuuito diferente das linguas nórdicas!
      Norueguês, dinamarquês e sueco são muito parecidas e eles costumam se entender entre eles, mas devo dizer que a maioria dos suecos não entendem muito dinamarquês por conta da pronúncia…

      Acho que você deveria considerar um pouco mais… alemão não é pra qualquer um! Beijos!

  5. Carolzinha    08/03/2011 - 23h39

    Adorei o post.Quero muito saber sobre brechó na Alemanha irei ficar agora nas ferias de verão 1 mês em Berlim.bjoss e obrigada.

  6. intercambio    09/03/2011 - 03h43

    Ótimas informações sobre intercâmbio!
    Parabéns pelo post, pelo trabalho e também pelo Blog!

  7. Iná    09/03/2011 - 10h52

    adorei o post, parabéns pela viagem… mas e as fotos? poxa, fique querendo mais =( bjs

    • A Chata    09/03/2011 - 21h41

      No próximo eu coloco mais, pode deixar! Bjs!

  8. Le    09/03/2011 - 14h07

    Nossa Lu, não tinha uma fonte mais serifada?

    • A Chata    09/03/2011 - 21h41

      Essa foi a mais exagerada que achei! Bj!

  9. Isadora    09/03/2011 - 15h07

    Adorei o Lettering novo (a letra “p” foi minha predileta). Beijos

    • A Chata    09/03/2011 - 21h42

      Obrigada =)

  10. aninha    09/03/2011 - 16h20

    dicas de bruxelas?! estou indo para la e qria algumas dicas!!! bjao

  11. Rossana Braga    09/03/2011 - 16h21

    Lindoooo!! Amei! =**

  12. Vivianny    09/03/2011 - 20h31

    Copenhaguem deve ser maravilhoso, tenho muita vontade de conhecer a Alemanha

  13. Pamela    11/03/2011 - 00h09

    Interessantíssima essa reportagem! Gente amei sério! Sempre quis ir a esses lugares diferentes mas tinha medo por causa da dificuldade de comunicação! Nos tempos de hoje onde somos cidadãos do mundo é muito bom essa troca de experiências! Mas uma excelente ideia da GLOSS! Obrigada!

  14. julia    11/03/2011 - 00h30

    Como entrar em contato com ela para fazer intercambio ?

  15. Gabriela Pantoja    11/03/2011 - 10h59

    nossa!!! É muuuito lindo!!

  16. TAYANA    15/03/2011 - 00h22

    DOS BLOGS DE MODA QUE EU VEJO TODOS OS DIAS EU ME APAIXONEI POR ESSA CHATA DE GALOCHA, ACHO MAIS FINO, MAIS DIFERENTE!
    E CLARO QUE NÃO IA DEIXAR DE COMENTAR NESSE POST, SOU APAIXONADA POR COPENHAGEN, QUERIA MORAR LÁ! TIRANDO QUE ANOITECE AS 4 DA TARDE, É UMA CIDADE QUE RESPIRA CRIATIVIDADE!!

    ADOREI!

Mais sobre Viagem