Carregando...
Viagem

Intercâmbio: Jerusalém

04.04.2011
Lu Ferreira

Já fui a Jerusalém, em Israel, duas vezes. Na primeira visita, talvez por falta de uma bela pesquisa prévia (haha), levei roupas bem compostas… Fui no verão, mas nada de levar shorts, sainhas e vestidinhos leves! Tinha a imagem de um lugar muuito religioso e de mulheres com roupas beeem diferentes. O lugar é realmente religioso, as mulheres são realmente compostas e, diga-se de passagem, muito elegantes – tanto as judias quanto as muçulmanas. Entretanto, tem muita gente moderna e estilosa, a cidade é bem americanizada! Pode levar seus shorts curtos se for no verão! A restrição vale para alguns bairros judaicos residenciais (alguns colocam placas pedindo que as pessoas respeitem e usem roupas compostas), mas na parte turística e badalada, não há problema. Já se for no inverno, capriche nas roupas de frio, a temperatura fica em torno dos 6 graus Celsius.

Jerusalém é uma cidade sagrada para as três maiores religiões (Cristianismo, Judaísmo e Islã), mas eles convivem bem. Imaginei encontrar um lugar conflituoso, mas fiquei feliz e apaixonada pela PAZ do lugar! Às vezes, em alguns lugares importantes e turísticos, por exemplo, bolsas e sacolas passam por revista, mas nada que incomode. A cidade é vigiada 24h por dia, a cada esquina você encontra um soldado israelense e não tem perigo nenhum sair com seu notebook na mão de madrugada, nem sacar dinheiro à noite… É um lugar muito tranqüilo.
A cidade é próxima de várias outras cidades turísticas, mas se for visitar alguma cidade palestina você terá que passar pela segurança e eles vão conferir tudo (até o porta-malas do carro). Visitei muitas cidades palestinas e fui muito bem recebida em todas elas.
Mas voltando a dar dicas de Jerusalém, assim como nas outras cidades israelenses, você vai conseguir se comunicar muito bem em inglês. Dificilmente um israelense não vai conseguir falar com você em inglês.

Onde comer: um lugar com uma comida ótima é o Café Rimon. As refeições são bem americanizadas na cidade (prepare-se para aquelas saladas de entrada com molhos incríveis e bastante sanduíche), mas no Rimon dá pra você encontrar mais variedades como salmão, frango com arroz etc… Tudo bem gourmet! Alimentação lá é um pouco cara, mas é tudo muito gostoso. Aliás, peça o salmão que vem um pão maravilhoso de entrada! Além do Rimon, tem sempre o McDonalds (a mesma coisa em todo lugar – caso você não goste de arriscar comidas diferentes!). Detalhe: durante o Shabbat (pôr-do-sol da sexta-feira até o pôr-do-sol do sábado) a cidade pára! Até os elevadores já são programados para o Shabbat! Todos os restaurantes fecham, mas tem um que fica aberto e é ótimo: o Iwo Burger. Se você não é judeu e não sabe onde comer no Shabbat, vá para lá. Os sanduíches são muito bons!

O que visitar: Tower of David, a Cidade Velha (tem a parte armênia, muçulmana, cristã e judaica), Biblical Zoo, Yad Vashem etc… O Yad Vashem é o Museu do Holocausto, não tem como você não ficar abalado, aliás, se você achar que não tem o psicológico muito forte para encarar essas coisas, melhor não ir! As cenas são muito fortes e o mais impressionante é que são verdadeiras. Visite também a Ben Yehuda – um espécie de shopping aberto meio popular, dá pra comprar várias coisinhas de lembrança, tem muitos lugares para comer (experimente o falafel, o scharma e o churrasquinho grego! Haha!) e sempre tem artistas de rua.

Onde comprar: se você quer lembrancinhas, procure na Ben Yehuda. Se você quer bijoux, lenços muuuuito bonitos e objetos de decoração, compre no mercado que fica na parte armênia da Cidade Velha. Dica: pechinche muuuito. Eles não tem preços fixos no mercado, sabe? Então faça de conta que está em um camelô brasileiro e capriche na pechincha! Se você quer comprar coisas mais cool, visite o Mamilla Mall. O shopping aberto é novo e muito lindo, e tem muitas lojas legais tipo a the Body Shop, Golf (lojinha fast-fashion de lá), Gap, uma loja muito incrível que vende Abercrombie & Fitch (esqueci o nome, sorry), uma farmácia giga com muuuitos produtinhos de maquiagem e perfumaria ótimos, lojas de obras de arte, loja ótima da MAC e etc. Dica: Israel é conhecido como lugar do povo de pele bonita, haha! Lá tem muitos produtinhos de beleza feitos com minerais do Mar Morto (aliás, muita gente vai até o Mar Morto tomar banho de lama!), então aproveite para comprar produtos da Ahava (marca israelense) e da Sea of Spa. A Ahava tem várias lojas próprias na cidade e você também encontra nas farmácias e o Sea of Spa dá pra encontrar em várias lojas da Ben Yehuda.

 

40 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. paulinha    04/04/2011 - 16h45

    Adorei o post!!! Fiquei com vontade de viajar…

  2. Maísa Machado    04/04/2011 - 17h00

    Camila, achei seu post mto delicado… Eu tb tinha uma idéia totalmente diferente sobre Jerusalém. Bom pra gente quebrar mais um preconceito da nossa cabecinha!
    Abraços

    • Mila    05/04/2011 - 20h24

      obaa! que bom que gostou!

  3. Leli Correia    04/04/2011 - 17h08

    Nossa adorei as dicas… É como se eu estivesse lá! As então são maravilhosas… Lindo o post!!!

    iloveleli.blogspot.com

  4. sara    04/04/2011 - 17h10

    Acho que fomos as duas a “Jerusaléns” diferentes! :S Achei a cidade conflituosa e mandavam-me tapar-me (as pernas e os braços e eu a suar em boca!!) constantemente!

    Ah e é israelita e não israelense!

    Beijinhos!

    • Mila    05/04/2011 - 20h29

      a cidade é realmente dividida em Jerusalém antiga e Jerusalém moderna. vc deve ter visitado só a parte antiga (que é onde a maioria das caravanas ficam) e pra visitar os lugares religiosos exige-se um dress code (ombros e pernas cobertas: tipo calça e t-shirt mesmo ou só cobrir os ombros com um lenço, sabe?) ;D

  5. Mariana Lopes    04/04/2011 - 17h15

    Nunca na minha vida eu iria pensar em viajar para Israel, acho que pelo que você falou no começo do post: sempre achei que lá fosse um lugar super conservador, sei lá, achei que não me sentiria bem por lá. Mas, sei lá, deu vontade de conhecer Rs Quem sabe um dia
    Bjs

  6. Ana Carolina    04/04/2011 - 17h42

    que legal..adorei conhecer mais sobre essa regiao !!!
    mto legal o post !!!!
    beijoooo

  7. ANITA    04/04/2011 - 18h06

    Gente, FANTÁSTICAS as dicas! Post espetacular! Parabéns e já está registrado.
    Beijos, ANITA
    http://www.anitabemcriada.com

  8. Deia Naslauski    04/04/2011 - 18h14

    Eu moro em Israel , em Tel aviv que eh uma cidade com um contraste…
    Mto diferente de Jerusalem , eh modernosa e varias pessoas estilosas…
    Dependendo do lugar em Jerusalem , vc realemnte deve se cobrir , mas nao em todos lugares , e sara vc pode falar israelense… nao ha nenhum problema!

  9. Deia Naslauski    04/04/2011 - 18h18

    a farmacia giga eh a Super Pharm e o Mc Donalds em Jerusalem nao vende carne de porco ( como nenhum outro em Israel) e nao tem queijo nas refeicoes.

  10. Julia Motta Blanck    04/04/2011 - 19h21

    Matei um pouquinho da saudade lendo esta matéria…
    Já fui a Israel e morro de vontade de voltar!!
    Lugar lindo, místico e tranquilo!! Sem essa violência cotidiana que temos aqui no Brasil… nada de assaltos!! Cheguei a ver idosos passeando com seus cachorros na insônia da madrugada!!
    Fui no final da primavera, início do verão e achei super tranquilo quanto as vestimentas… não tive nenhum problema em todas as 8 cidades que visitei!!
    Em Jerusalém, indico experimentar o falafel do Moshiko (na Ben Yehuda)!!

  11. Helaine    04/04/2011 - 19h56

    Que lugar mágico…Pena que tenho medo de viajar sozinha =(

  12. Amanda Medeiros    04/04/2011 - 20h05

    Muito boa essa tag. Deu mt vontade de conhecer… =)

  13. Julia Falci    04/04/2011 - 20h47

    Legal essa materia, eu sou super afim de conhecer Jerusalem e Israel. Parece ser uma cidade cheia de jovens e energia. Adorei, Camila ;)

  14. Vivianny    04/04/2011 - 20h59

    Esse lugar deve ser realmente maravilhoso, mas acho que eu teria um medinho de visitar esses lugares assim, cheios de conflitos..aff..rsrsrs

  15. Ju Ferreira    05/04/2011 - 00h21

    ai, fico até boba vendo essas fotos…..acho muito legal conhecer essas culturas diferentes.. dedinhos cruzados pro meu intercâmbio por lá sair mesmo.

  16. Carolina    05/04/2011 - 01h10

    Nada a ver com assunto mas queria falar do Day off, fui ontem e achei uma tarde bem agradavel , só achei que algumas marcas que gosto muito foram um pouco desfavorecidas , como a Boutique Bardou, e A Fluê. Elas estavam tão no fundo que só fiquei sabendo depois cheguei em casa que elas participaram pois só passei pela casa por causa do calor e 2 amigas minhas comentaram o mesmo.
    No resto amei o crepe !! e meu presentinho!

    • A Chata    05/04/2011 - 10h19

      Oi Carolina! Que bom que gostou! Mas então, cada loja escolhia a sua localização… Ainda tinha espaço dentro da casa quando as meninas escolheram, mas elas preferiram ficar na tenda! De qquer maneira, vamos anotar isso para melhorar a sinalização da póxima vez! BJ!

  17. Tassiana Lima    05/04/2011 - 06h49

    Oi Lu
    dia 3/05 chego em BH… procurei no blog um post assim como esse sobre a cidade e não achei. Seria legal um post com dicas culturais e de comprinhas, pq já anotei as várias dicas que vc dá sempre sobre locais p comer na cidade…

    xeiro

    Tacy

  18. Rejane    05/04/2011 - 07h41

    Meu sonho é conhecer um dia essa cidade…

    http://www.pattycinhanaoarrumadinha.blogspot.com/

    PARTICIPE SORTEIO ACESSÓRIOS PATTYCINHA

    bju

  19. Juliana    05/04/2011 - 08h21

    Estive em Israel a 2 anos atrás e adorei. Sem dúvida foi um lugar que me surpreendeu! A paz que eu senti em Jerusalem é inesplicável. Outras cidades me encantaram com Tel Aviv, Haifa (nunca vi jardins tão lindos) e Tiberiades. O mar morto também foi muito legal, os spa´s que funcionam ao redor são maravilhosos. Israel é um país que sem dúvida quero voltar.

  20. Débora    05/04/2011 - 08h51

    Adorei! Minha m~~ae está indo, e eu estou fazendo minha listinha de encomendas… E os preços nesse shopping? MAC por exemplo, vale a pena?

    • Debora    05/04/2011 - 16h00

      Respondendo a pergunta da Debora (xara ;-) os precos da MAC sao bem razoaveis aqui…digo isso porque comprei um blush ano passado que paguei U$25 e vi no site americano que estava U$19, entao nao sai tao mais caro!
      Mas para sua mae que vira do Brasil, uma boa eh ficar atenta ao duty free. Ela pode comprar na MAC saindo ou entrando no Brasil e na MAC saindo de Israel. So tem duty free na saida de Israel, mas vale muito a pena! Ele eh gigante e sempre tem muitas promocoes -tipo leve 2 perfumes ganhe o terceiro! Fora que no duty free de Israel tem a linha completa do Moroccan oil (se vc quiser) e os precos sao super bons porque os produtos sao produzidos aqui!
      Espero que ela goste daqui = ) bjs

  21. Alex de souza    05/04/2011 - 09h55

    Viajar para Israel e procurar coisas amarizanizadas para mim é coisa de gente limitada! É o que pensooo

    Beijos de lisboa

    http://www.makebafonica.blogspot.com

  22. fashionstorm    05/04/2011 - 10h22

    que demais… sempre tive muita vontade de conhecer Jerusalem.. deve ser um país incrível mesmo!

    Beijos!
    Vivi – FashionStorm

  23. Jana Falcão    05/04/2011 - 11h34

    Israel é a CIDADE SANTA!

  24. Mari    05/04/2011 - 14h35

    Adorei o post, legal falar sobre viagem e fugir do local comum, EUA e Europa. Deu vontade de conhecer!

    Beijo

  25. Mônica    05/04/2011 - 16h20

    Oi Camila!

    Estou indo para Israel na próxima semana e stou com muita dúvida sobre que roupa levar. Qaul é realmente a temperatura nesta época? Devo levar casaco mais pesado ou apenas um casaquinho?

    Bjs,

    Mônica

  26. intercâmbio br    05/04/2011 - 18h32

    Ótimo post mencionando sobre sua experiencia parabéns! Estarei coloca no meu blog… Obrigado!

  27. vanessa mesko    05/04/2011 - 20h00

    Oi adorei o post e gostaria de saber a fonte usada em lilas,linda ela..
    onde diz obrigada camila,mala de verao mesmo,etc..tem como passar o nome?? desculpa mas sou doida por fontes,kkkk

  28. Mila    05/04/2011 - 20h35

    Lú, que bom que postou as diquinhas!
    Qualquer coisa é só falar ;D
    bjo =*

  29. Isabela    05/04/2011 - 22h43

    Fui pra Israel em fevereiro e, realmente, Jerusalém é uma cidade encantadora! A viagem foi maravilhosa e fui superou em tudo as minhas expectativas! O povo, os lugares, as sensações, as experiências… Foi uma viagem maravilhosa!
    Sobre dicas de lugares para se visitar, tem ainda o Jardim do Túmulo, o Cenáculo. Pertinho de Jerusalém, na cidade de Quiriate-Jearim tem o Kibbutz Yad Hashmona onde vc ouve e aprende coisas maravilhosas.

    A região do Mar da Galileia também é maravilhosa!

    Sobre os produtos, o Duty Free de Tel Aviv tem muitas promoções de perfume, e uns kits bem baratos da MAC. Moroccan oil eu comprei na Ben Yehuda por um preço muito bom também. Agora, produtos da MAC no geral, são mais baratos no duty free de São Paulo.

    Haa! Quero voltar pra Eretz Israel!!

  30. Raquel    05/04/2011 - 23h30

    Faltou mencionar a Castro, loja de fast fashion israelense suuuuper gracinha !!!

  31. Julia    06/04/2011 - 18h38

    Oi meu nome é Julia moro no Brasil,sou judia e tenho 18 anos pretendo ir a Israel em Julho com um grupo de amigos judeos e passar um mes.O unico problema que estou passando é pelo fato de que a minha mãe esta com medo da violencia enquanto estiver la.Primeiro gostaria de saber uma opnião de outra pessoa para tentar convencer ela,queria saber que tipo de roupa tenque levar na mala de inverno,queria saber mais dicas de hospedagem,comida,compras e lugares bonitos de se visitar e quanto tempo você ficou lá.

    Parabéns pelo post!!!
    Abraços Julia

  32. Raquel Lima    08/04/2011 - 12h17

    Oi, Júlia, Camila e todo mundo. Sobre Israel e Jerusalém, escrito de um jeito bem jovem e atual, a Sabrina Abreu, que edita a revista Ragga (www.ragga.com.br/digital) do Estado de Minas, lançou um livro pela editora Leitura. Vale muito a pena ler -> “Meu Israel – viagem ao país onde céu e Terra se encontram”. Ela até poderia fazer um post, hein, Lu, sobre outras cidades israelenses … sei lá, a Sabrina viaja muito!

  33. Giovanna    10/04/2011 - 23h09

    Nossa que delícia Jerusalém, deve ser muito bom lá.
    Bjksssssssssss

  34. Fernanda    01/06/2011 - 14h48

    Oi,
    Adorei as dicas!
    Gostaria de indicação de hotel em Jerusalém!
    Obrigada!
    bjs

  35. Saheila    06/11/2011 - 13h39

    Acho que minha proxima viagem é para lá!!Adorei o post.

  36. Mac Laine    14/05/2015 - 11h27

    Bom dia!!

    Tenho um amigo que está querendo ir à Israel para fazer intercambio, estudar hebraico. Tenho tentado encontrar agencias de intercambio que oereca curso lá mas não estou achando. Alguem pode me ajudar, por favor?

    Obrigada.

Mais sobre Viagem