Carregando...
Lifestyle

No Cinema: Branca de Neve e os Sete Anões

19.05.2011
Lu Ferreira


Acho que não é novidade para ninguém que segue meus textos aqui no Chata de Galocha que sou completamente apaixonada por animações. Acho que é meu gênero cinematográfico preferido e fico muito feliz quando uma nova surge nos cinemas! Não sei se sei dizer qual a minha animação preferida (confusa a frase, não?), porque são muitas e cada uma mexe comigo de uma forma diferente. Porém acho que posso dizer que a que mais significa alguma coisa para mim é “Branca de Neve e os Sete Anões”.

Foi o primeiro filme que me lembro de ter visto no cinema, quando tinha mais ou menos uns 5 anos (tenho que confirmar com minha mãe se as memórias procedem ou se é invencionice da minha cabeça!) e me lembro de ter ficado completamente deslumbrada, com tudo! Os desenhos enormes em movimento, as cores, a tela grande… Claro que já tinha visto desenhos animados em casa, mas é diferente, né?!  Toda a experiência de ir ao cinema pela primeira vez e assistir algo tão sensacional (acho Walt Disney mais que sensacional) foi assim, mágico!

E há cerca de uns 2 ou 3 anos, o Cinemark do Pátio Savassi fez uma mostra infantil e um dos filmes em cartaz era “Branca de Neve”. Não pensei duas vezes se ia ou não assistir! Queria ver como seria a experiência de assistir novamente no cinema o primeiro filme que vi no cinema, cerca de 20 e poucos anos depois (é gente, tô velha). Ó, confesso para vocês que, como sou muito manteiga derretida, já entrei na sala do cinema chorando! Hahahaha! Era muita emoção! E foi só o filme começar que chorei mais ainda, porque toda aquela sensação maravilhosa que me lembrava de ter sentido quando era criança voltou! Não tem nem como explicar!

Mas, depois que essa carga emocional inicial toda passou, comecei a prestar mais atenção nas outras pessoas que estavam comigo e nas crianças que também assistiam ao filme. Achei engraçado notar que meus amigos e eu morríamos de rir em várias partes do filme e que ficamos até mesmo um pouco chocados com outras partes, que achamos meio fortes por ser uma animação e, teoricamente, um filme infantil. Tanto que mais pro final do filme várias crianças menores começaram a chorar e a gritar que queriam ir embora! Ah Senhor Walt Disney! Isso não se faz com as crianças, hahah!

Enfim, todo esse momento “good times” foi porque recentemente um amigo comprou para mim o DVD de “Branca de Neve”, edição especial e dupla, cheia de extras e queria dividir essa história minha (e esse filme) com vocês! Doida para ver tudo e descobrir mais coisas ainda sobre um filme que me é tão especial e querido! Qual o de vocês??

33 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Natália    19/05/2011 - 09h31

    Também sou apaixonada por animações. A Disney é fantástica! Recentemente tem lançado muitas animações que eu penso nem serem feitas para crianças. Esses da PIXAR então, nem se fale! Fiz até um post no meu blog sobre eles (http://fezsentido.blogspot.com/2010/12/ha-alguns-anos-atras-esse-nome-nao.html)… UP, Nemo, Monstros S.A., todos fantásticos! Mas dois me marcaram muito: o primeiro é O rei leão. Também um dos primeiros filmes que vi no cinema, lembro de ter deitado a cabeça no colo da minha mãe pra chorar quando o Mufasa morre! O segundo é Toy story. Era bem novinha quando o primeiro estreiou, e o lançamento desse último me fez sentir o que vc sentiu qdo foi ver Branca de Neve! Já entrei no cinema chorando de emoção! E as cenas não nos deixa mudar muito de reação. Um chororô do início ao fim!

  2. Larissa Rehem    19/05/2011 - 10h05

    Ah que fofo!!
    Adorei a história!
    São tantos os filmes que gosto, não consigo definir o melhor. Adoro “O diabo veste Prada”, “Moulin Rouge”, “O fantasma da Ópera”…
    Mas relacionado a animação (recente) a minha preferida é “Up altas aventuras”.

    xD

    Beijinhos…

  3. Catarina    19/05/2011 - 10h08

    Para mim o que mais lembranças me traz (não o que eu necessariamente gosto mais) é a Bela Adormecida. Lembro-me de implorar ao meu pai para SEMPRE alugar esse filme no vídeoclube, era o único que eu queria ver. Mais tarde foi a Pequena Sereia, hehehe! Nessa época eu não via no original porque não percebia bem inglês, via dobrado em brasileiro, ainda não havia em português de Portugal, graças aos céus (é uma bosta!). Lembro-me que tinha uma cassete da Branca de Neve com extras no fim, sobre o making. Já nem sei onde isso pára…

  4. Nati    19/05/2011 - 10h15

    Eu adorooo Branca de Neve também… sou louca por animações e fica muito difícil escolher uma só. Mas eu amei UP, achei lindo! Também gosto muito de Bernardo e Bianca, mas esse é muito difícil alguém além de mim conhecer rsrsrs… bjos!!

    • Luisa    19/05/2011 - 16h32

      Sua coluna é a minha preferida do blog! Amooo os filmes da Disney desde criança e depois de adulta fui trabalhar lá, entre 2009 e 2010, muito mágico! Branca de neve tb foi meu primeiro filme, mas amo A Bela e a Fera e Alladin! A Pequena Sereia tb tem hist, foi o primeiro cuja trilha sonora eu decorei em ingles e port! Hehehe. O novo A Princesa e o Sapo da Disney é lindo e no estilo antigo de animação, com jazz na trilha e new orleans como cenário, recomendo!!

  5. Grace    19/05/2011 - 10h26

    Não és a única,também fiquei muito encantada quando ví esse filme, e o Fantasia também, mas desse último, acho que só eu gosto…hehehe.
    Descobri a pouco teu blog, e estou adorando. Bj!

  6. Nina Dantas    19/05/2011 - 10h29

    Oi, Lorena! Amo cinema e adoro os seus comentários, claro. Gostei de ler o seu relato sobre o comportamento das crianças diante das cenas “fortes” de “Branca de Neve” e pensei algumas coisas a respeito… Engraçado como o mundo mudou nesses nossos tempos de “politicamente correto”! As crianças de hoje se habituaram a ver cenas coloridas e divertidas e reagem mal aos momentos mais pesados do filme! Mas o mundo em que a gente vive está muito mais para “filme de terror” do que a década de 1950, quando “Branca de Neve” foi produzido… Vai entender?!

    http://www.roadtripdanina.com

  7. Tacii    19/05/2011 - 10h51

    Momento nostalgia! rsr Me lembro muito do filme ” O Jardim Secreto” que me encantou na infância. Apesar de ele não ser totalmente infantil eu gostava muito ,porque queria ser como aquela menina que tinha um jardim só pra ela. Good times!

  8. Bya    19/05/2011 - 11h02

    Oiii
    Eu sempre entro no seu blog mas, nunca comento. Acho muito bacanetes o seu blog. Eu queria saber em que cinema esta passando o filme pois, eu tambem sou alucinada por desenhos do walt disney.
    beijos e obrigada

  9. Fran    19/05/2011 - 11h18

    Amooooo Alice no Pais das Maravilhas! em geral todos os desenhos antigos da disney são realmente mágicos!!! Os atuais são super legais, porem existe uma preocupaçãp muito grande em relação efeitos digitais, a história, o sentimo fica em segundo plano…uma pena! Ate hoje choro horrores com a morte da Charlotte em a Menina e o Porquinho…kkk

  10. Lii Oliveira    19/05/2011 - 11h25

    Nhayy… a historia da Branca de neve é realmente linda, e me lembro q foi o primeiro filme (ok, desenho) que eu aluguei na minha vida!!!

    Então quando se fala em filme de desenho (oi?) a primeira imagem q me vem a cabeça é a Branca de neve!

    Mas por quem eu tenho um amor alucinante é pela historia da Alice!!!! Meu Deuuuusss, como eu adoro a historia, as musicas, a propria Alice!!!! Posso dizer que é meu desenho favorito, e pasmem, só fui assistir o desenho o ano passado!!!! Antes mesmo dos rumores, pq achava a Alice linda, e sempre me simpatizei pelo nome dela (ok, o meu é Aline, mas até onde eu me lembre, só no seriado da Globo teve algum personagem com o meu nome [diga-se de passagem era muito legal e se nome tem a ver com personalidade, aquela era realmente uma ALINE], e Alice é o mais proximo… rsrs)…

    Não tem jeito… Alice vai ser sempre o melhor filme desenho (oi? de novo.. rs) da minha vida!
    E a melhor animação em 3D certamente é meu malvado favorito!

    =)

  11. Loli    19/05/2011 - 11h51

    Eu tenho essa relação com o filme A Bela e a Fera, vi no cinema e depois meu pai me deu a fita vhs, eu via quase todo dia… aff! Ainda amo o filme, apesar de não ter sido o primeiro desenho que vi no cinema, foi A Pequena Sereia, que também adoro de paixão, mas depois de A Bela e a Fera.

  12. Amanda    19/05/2011 - 12h05

    Também sou apaixonada por animações. Da Disney, especialmente. Branca de Neve também é, até hoje, um dos filme que mais tenho carinho. Junto à ele, A Bela e a Fera. Que até fiquei sabendo que iam passar novamente no cinema, em 3D, mas, pelo menos na cidade onde eu moro, nem sinal! Em compensação, já me senti feliz em terem lançado novamente o DVD, que já queria há tanto tempo.

    Em janeiro vou à Disney pela primeira vez, e com certeza uma coisa não vai poder faltar na minha bagagem: muitos lenços de papel. hehehe

    Beijo!

  13. Cássia Lopes    19/05/2011 - 12h08

    Depois que tive filho e comecei a ver filmes de animação me apaixonei completamente pelo Toy Story. Sempre que assisto ao final do terceiro filme eu choro!!!! Já conheci adulta mas acho a história muito legal e envolvente. E tem a vantagem de ser “politicamente correto”, sem as cenas mais fortes dos filmes mais antigos. Acho o John Lasseter um gênio! Beijos e adoro sua “coluna”.

  14. Nadia    19/05/2011 - 13h21

    Eu também adoro! Muito lindo. Foi um dos pimeiros que assisti também. E uma curiosidade: na versão dublada, quem faz a voz da Branca de Neve é a Dalva de Oliveira.

  15. Bia    19/05/2011 - 13h43

    Eu tenho a fita desse filme!!! Ganhei de presente quando eu tinha uns seis anos, e assistia muito! Só perdia nos meus preferidos pra um desenho da Barbie muito ruim que eu amava. rsrs

  16. julia    19/05/2011 - 14h24

    Entao se prepare, pq ja estão pra filmar a nova versão! igual teve com alice no pais das maravilhas, cinderella…o proximo eh da branca de neve, com a julia roberts como a bruxa!!

  17. elaine    19/05/2011 - 16h19

    aí é uma delicia relembrar esses desenhos de nossa época de infância!! adoro!
    ah tem sorteio MAC Wonder woman rolando no Blog!
    bjuxx querida!http://garotavaidosa.blogspot.com

  18. naná    19/05/2011 - 16h21

    meu primeiro filme no cinema eu tinha 4 anos e fui ver bambi! eu sai em prantos afinal, a mãe dele morria queimada num incêndio na floresta. um horror para crianças, acho que os filmes da disney são realmente pesados em alguns aspectos.

    outro que fez chorar muito e ao mesmo tempo me deixou aterrorizada e com medo foi et que assisti com uns 5 anos. dizem que nem o spielberg deixou os filhos pequenos assistirem na época, apesar de ser um filme para direcionado para esse público.

  19. Luisa    19/05/2011 - 16h34

    Ops, meu comentario saiu no lugar errado, era pra resp pra Nati ser: eu tb adoro Bernardo e Bianca! Hehe

  20. babi    19/05/2011 - 17h31

    os filmes de animação sao feitos teoriacamente para crianças, mas eles sao feitos por adultos (ne? ahuahh).
    eu percebo MUITO que várias piadas somente adultos entendem.. eu me divirto muito mais vendo o rei leao hoje do que quando eu era criança. serio.
    constatei isso de fato quando assisti procurando nemo no cinema! todos os adultos riam muito!! eu ri que chorei, fiquei sem folego, cai da cadeira.. hauhahha e as crianças nem tchum!
    adoro animações e elas sao pra adultos!
    bjo

  21. Clara    19/05/2011 - 17h44

    Pequena Sereia é assim pra mim também. Meu filme favorito na infância, quiçá da vida.
    Quando fui pra Disney, chorei quando fui tirar foto com a Ariel. Parece bobeira, mas foi muito emocionante pra criança que tava dentro de mim. E a moça foi tão fofa! <3
    Na real, acho que eu chorei a Disney toda, todos os videos, brinquedos e fofuras hahah

  22. raffa    19/05/2011 - 19h45

    são muitas as minhas memórias especiais e queridas relacionadas a desenhos, cinema, filmes, etc… lembro direitinho do meu primeiro filme legendado – jumanji, e de quando fui ver meu primeiro filme da disney na telona, foi super passeio em família com uma prima e nossa bisavó, o filme? o rei leão… no entanto definitivamente o desenho da disney que mais me marcou foi a bela adormecida.

    eu não explicar o porquê, é chato isso de não lembrar direito o que tanto me encantava nele quando eu era pequena, só sei de ouvir dizer que eu abraçava a minha fita fita VHS e dizia que amava muito muito muito o filme.
    mas o faz dele o mais importante é que lá pelos idos de 1994 (mais ou menos) eu era tão fã da obra que tive um aniversário temático da bela adormecida! muito antes dessa moda atual das casas de festa pegar meu aniversário no play do prédio onde eu morava teve decoração toda especial com direito a painel do beijo final e castelo da princesa, tudo feito pela minha própria mamãe!! e teve também vestido da princesa para a aniversariante, esse feito por uma das minhas avós – a nona, que era costureira, e se, não bastasse, vestido idêntico em miniatura para a minha barbie favorita confeccionado pela outra vovó!

    foi bem mágico… tanto que se alguma sala de cinema no rio resolver exibi-lo eu, que não sou de chorar tipo nunca, nem me surpreenderia com algumas (muitas) lágrimas escorrendo!
    e também tanto que eu senti que precisava compartilhar! :]

  23. Vivianny    19/05/2011 - 22h59

    Que fofo!!

  24. Fer Piccolo    20/05/2011 - 10h16

    Minha mãe sempre ia na locadora e voltava com algum desenho, então assisti vários e repeti alguns também. Meu filme favorito é (e sempre será) “A Bela e a Fera”. Não cheguei a ir no cinema assistir, mas sempre pedia pra minha mãe locar pra mim. E tem também o Pateta, o Donald.. Esses não podiam faltar!

    Dos atuais, creio que os da Pixar são os melhores.

    • Fer Piccolo    20/05/2011 - 10h23

      Esqueci de dizer!

      Meu primeiro filme no cinema foi um desenho, mas não um Disney. Foi quando eu e meus irmãos pegamos nosso dinheiro de “boas festas” e fomos assistir Pokemon sem meus pais acompanhando. Imagina só, 4 crianças com idades entre 13 e 8 assistindo um filme sem um adulto acompanhando? Foi a coisa mais legal que fizemos! Nunca esqueceremos..

  25. Ana Luiza Diniz    20/05/2011 - 18h10

    A Disney é realmente imbatível, e eu, como muita gente da nossa idade, tenho uma ligação muito forte com as animações produzidas pelo estúdio. Guardo até hoje a coleção de VHS com os desenhos, que é bem grande inclusive e cobre quase todos estes clássicos até Rei Leão, sendo que o único que falta é Bambi, que nunca gostei muito. Acho que, da velha guarda, o mais especial pra mim é Alice no País das Maravilhas (http://www.imdb.com/title/tt0043274/), que é uma estória que eu amo, baseada em dois livros absolutamente encantadores. Não é o filme que eu acho melhor, mas é meu preferido. Também tem A Bela Adormecida (http://www.imdb.com/title/tt0053285/), que está para mim no mesmo patamar dentre os que assisti na infância, e foi a primeira fita VHS que eu ganhei, com a trilha sonora maravilhosa baseada em Tchaikovski.

    Mas por maior que seja o laço emocional que temos com os antigos, é inegável que vários filmes desta geração da animação computadorizada são realmente muito bons, e de todos o meu preferido é, disparado, Wall-e (http://www.imdb.com/title/tt0910970/). Achei até engraçado que ninguém se lembrou dele por aqui, a jóia da Pixar. Eu acho o filme simplismente fenomenal! O modo como o robozinho é tão expressivo – sem contar FOFO! -, toda a estória de amor entre os dois, a qualidade do trabalho dos animadores, enfim, tudo é absolutamente incrível! Não tenho palavras para descrevê-lo, é um filme que desperta em mim todo tipo de emoção. Eu considero este uma obra-prima, e um dos melhores, se não for o melhor, filme de animação de todos os tempos.

    Ah, e antes que eu me esqueça, vale lembrar também que Branca de Neve e os Sete Anões (http://www.imdb.com/title/tt0029583/) foi o primeiro longa metragem de animação produzido pela Walt Disney Productions, em 1937, e o primeiro deste gênero a ser feito nos Estados Unidos. Uma estréia e tanto, né?!

    Abraços,
    Ana Luiza ([email protected])

  26. Natália    20/05/2011 - 19h57

    Adorei o post!!!

  27. Clarissa    21/05/2011 - 02h02

    Ló, minhas sobrinhas têm muuuuuuuito medo dos desenhos da Disney! Principalmente da bruxa da Branca de Neve!!! Ela é maligna! rs.
    Vai entender pq eles fazem vilões tão medonhos e com mortes tão trágicas! Já reparou? rsrs.

    Por exemplo, o vilão do Rei Leão morre comido vivo pelas hienas! O do Corcunda morre queimado, depois de cair da torre! Fala séeeerio, né!

    Detalhe, depois que tive sobrinhas, matei a saudade de tds os filmes infantis, rsrs.

  28. Katiana Maia    21/05/2011 - 12h19

    Nossa que post legal! Não tinha como deixar de comentar! Amo muito a Disney e tenho todos os dvds disponíveis, ela demora tanto pra relançar que é difícil achar. Recentemente completei minha coleção de clássicos com a Bela e a Fera que adoro! Acho que os desenhos tem umas sacadas muito boas, as piadas, os trejeitos, pegadinhas, todas de um humor, uma inteligência que só ela tem. E me surpreendeu muito qdo um amigo me disse que os filhos não viam os desenhos pq tinham medo, mas pensando é vdd, sabe-se lá se eram pra crianças pequenas ou grandes que ele fazia né? Fora a empresa Disney tb que é um encanto, como funciona tudo por lá, a qualidade deles é incrível. Já foi pra lá? É uma viagem que com toda certeza vou fazer um dia. Bjs!

  29. Belmália Maciel    21/05/2011 - 22h13

    Querida…
    Se vc está velha, eu então… Vi este filme em um cine q já nem existe mais, pois os cinemas do RJ foram sucateados, infelizmente!!!
    OK, voltando…. nunca me esqueci do meu primeiro filme, e em um dos meus aniversários minha irmã me deu em vídeo cassete… Pode acreditar, tdas as x q o vejo, choro mt, um mixto de sentimentos, é mta emoção junta… HAHAHA… Adorei saber q ñ sou só eu q sinto assim!!!
    Bjs
    Bel

  30. Letícia Mostaro    23/05/2011 - 23h03

    comprei esse filme para minha filha, de presente de aniversário semana passada, para ela conhecer os “clássicos”, e depois de muito tempo sem assistir confesso que também me choquei com umas partes, meio crués ou fortes demais para crianças, também achei outro traço patológico no dunga (Sem falar, bobinho mas com uma sexualidade bem desenvolvida né!) além de achar a Branca de neve uma folgada (mandando os bichinhos arrumarem a casa para que ela possa ficar lá…)
    mas continuo adorando o filme ótimo…

  31. Beatriz    27/05/2011 - 21h11

    EU SOU APAIXONADA pela Branca de Neve ! É o meu filme preferido da Disney, de histórias de princesas e qualquer coisa do gênero. Na verdade, vai continuar sendo, mesmo quando falam que enredo é chato, sem o climax, eu continuo amando. Para ter uma ideia, chorei quando vi a minha princesa preferida na Disney
    HAHAHA boba, eu sei. HAHAHA.

Mais sobre Lifestyle