Todos os anos costumo fazer uma viagem que costumo definir como a viagem da grande família, aquela em que a família inteirinha costuma se aventurar para onde a curiosidade chamar. Esse ano resolvemos sair do roteiro Europa-EUA e fomos para Marrocos. Eu não sabia nadaaaaa sobre a cultura local e nem pesquisei antes (como dermatologista só sabia que o óleo de Argan era proveniente de lá e só isso já me fazia suspirar de curiosidade), estava em uma época de muito trabalho e o máximo que fiz foi a minha mala na manhã antes do vôo.
Ao colocar meus pés em Marrakesh me apaixonei logo de cara. O aeroporto é lindo e tem cara de museu moderno, contrastando com todo o exterior. Fiquei apaixonada por tudo que pude presenciar por lá, as casas todas em tom terracota dão a sensação de estar dentro de um filme antigo, as mulheres realmente andam de sári pelas ruas e o trânsito é completamente caótico e muito divertido. Perguntei ao nosso guia e ele me falou que acidentes de carros são raros, logo é um caos organizado!
De longe o meu passeio favorito da viagem foi visitar as cooperativas do famoso óleo de Argan. A simplicidade e alegria daquelas mulheres extraindo o famoso óleo de uma forma tão artesanal me emocionaram profundamente, minha vontade era de sentar e bater um longo papo com elas! Uma pena que apenas uma delas falava inglês e foi a que me explicou tudinho e me fez trazer uma mala lotada com os produtos do óleo de Argan!
Ela me disse que as sementes são retiradas de uma espécie de castanha, uma parte é torrada para a produção dos produtos comestíveis (óleo de Argan é uma delícia, eu provei!) e a natural é colocada em uma máquina bem artesanal que ela giram até extrair o óleo. A massa que sobra após a extração serve de comida para os animais.
Dentre os produtinhos comprei óleo corporal e facial puros (trouxe litros que e as minhas pacientes têm aprovado!), óleos com cânfora e laranja (segundo elas, bom para dores musculares), óleo, shampoo e cremes para os cabelos (são infinitamente mais baratos que o Maroccainoil e têm o mesmo efeito, sei pois tenho os dois!), e um kit de sabonete com uma luva para esfoliação corporal, maravilhososss!!! Vou parar por aqui senão poderia ficar dias falando só das compras né, heheh! Vou tentar ser mais direta, vamos lá:
Onde Ficar
Fiquei no hotel Le Méridien, adorei os serviços, a piscina era espetacular e era uma ótima opção para se comer quando não suportava mais o cheirinho das especiarias que as comidas marroquinas têm. Visitei também um Riadh, que é uma casa onde as pessoas recebem hóspedes, bem interessante para conhecer a cultura local, mas só fique se você não fizer muuuita questão de conforto.
Onde Comer
Em todas as esquinas você encontra ótimos restaurantes de comida marroquina e apesar dos locais parecerem sujos, ninguém passou mal e não comemos comida ruim nem uma vez. Amei o cuzcuz e frango com laranja!
Passeios
A praça Gema é parada obrigatória, lá você pode ver de tudo: cobras, macacos (morri de pena e nem tirei foto), mulçumanas fazendo henna (não é tipo ir em Porto Seguro e fazer tatoo de henna, é uma coisa espiritualizada, que as mulheres fazem para seduzir os maridos, fiz uma flor do amor no pé e durou 15 dias, amei), nessa praça existe também um grande comércio, tipo uma feira e os marroquinos adorammm negociar, dá até nervoso, mas vale muito!
Recomendo também o Palácio do Sultão, que são ruínas maravilhosas. No mesmo dia dá para aventurar-se andando de camelo pelo deserto! Eu sou super fresca, mas não senti medo nem achei eles fedorentos como falam, foi super legal (andamos só 15 minutos porque cansa muito)! Ah, mas fica a dica: marque uma massagem no hotel para a volta, o corpo fica dolorido, hehehe!
Separe um dia para ir às Montanhas onde a cultura é mais primitiva e você tem maior chance de conhecer as pessoas locais, vale a pena fazer uma pequena trilha para chegar ao topo, a vista é espetacular!
Como se vestir
Coloquei esse tópico porque tive bastante dúvida em relação as roupas antes de ir… Na verdade você pode observar pessoas de todas as formas, mas se for até a parte antiga da cidade recomendo vestidos mais longos… Do resto foi tudo normal, mas eles olham para nós assim como nós olhamos quando vemos alguém de sári aqui no Brasil!
Compras
Comprei muitooo artesanato local, um colar mais perfeito que o outro, Kajal comprei de todas as marcas possíveis (não é bom como o tradicional lápis de olho, mas dá um efeito borradinho legal), tapetes (foi uma comédia a gente pesando as malas para tentar trazer mais tapetes), bolsas de couro de camelo (comprei uma laranjinha linda, e é super barato porque compra-se dos próprios fabricantes).
Foi uma viagem espetacular, vale a pena mil vezes e é diferente de tudo que já se viu na vida. Super recomendo!
Adorei!! Tb quero ir!! Precisa tomar alguma vacina pra entrar lá?
Nossa, que legal!! É realmente muito diferente do que estamos acostumadas né.. Mas me interessei bastante por tudo que você falou no post! Aliás, me interesso por Marrocos desde que assisti a um ciclo de America’s Next Top Model que elas vão pra lá! hahaha lindo lindo :)
só aumentou minha vontade já existente de ir pra lá!!! Parece tudo lindo! Mas fiquei com uma dúvida: sári não é aquele tecido colorido q as mulheres indianas usam como vestido? Ou a palavra serve pra esse “lenço” que as muçulmanas usam na cabeça tb? (misturo tudo com esses nomes de roupas orientais hahahaha)
Que delicia LU! Caiu em mega boa hora a post! Estou indo para o marrocos sábado!! ehhe
Beijos!
Ana
Ahhh… eu estou lotada de coisas boas de Istambul, dicas, etc, fui pra lá em julho e foi um dos lugares mais inesquecíveis na minha vida!! Se vc quiser falar de lá me fala! hehe
Beijoss
Ana
Muito interessante! Tenho muita vontade de ir… Meu pai fez uma viagem de volta ao mundo por varios meses quando era solteiro e me falou que o pais que ele mais curtiu foi Marrocos. Desde crianca tenho vontade de ir! Vou planejar, ate fiquei mais animada com onseu artigo…
Que maravilha!
http://boutikevanny.blogspot.com/
Quanta vontade que me deu agora, paises com culturas e arquiteturas diferentes e sempre uma viagem das mais interessantes.
E o oleo de argan me deixou mais empolgada em ir ao marrocos!
Olá! :)
Sempre quis fazer um intercâmbio pra Inglaterra conhecer a terra da (imortal) rainha. Pra fugir do comum, que é ficar em Londres/Oxford/Cambridge, resolvi ficar em Bournemouth, que é uma cidade costeira LIIINDA de morrer!
Fiquei em casa de família, peguei algumas diquinhas hihi
A disposição para fazer o post! :)))
Beijos Luuuu!
Nunca viajei na vida, sempre que leio coisas assim dá um apertinho no coração… Será que um dia chegará a minha vez?
Muito interessante o post, porém eu tenho uma correção a fazer: o sári é usado na ìndia, no Marrocos e outros países árabes se usa a abaya ou gallabia q são vestido longos e algumas usam burca no lugar do véu.
Bjus
Amei!
Tá aí, um passeio diferente e lindo! Essa povo do oriente tem uma cultura bem exótica e isso é o mais legal. Adorei! Um dia eu ainda vou pra Marrocos. haha
Que maravilha ir ao Marrocos!
Também traria a mala cheia de produtinhos de óleo de argan.
Bjos.
http://www.carolgaia.com.br/
Sorteio de um Kit Moroccanoil
Gostei de tudo, até a parte do “bolsas de couro de camelo (comprei uma laranjinha linda, e é super barato porque compra-se dos próprios fabricantes).” … (Y)
Out.
Nossa, Lu, acho que esse foi o intercâmbio mais legal de todos! Amei, li de cabo a rabo!
Muito legal, matéria muito bem feita !!
Ja fui tres vezes para Marrocos, inclusive pro deserto e pra cidades escondidas no alto das colinas como Chouen. É muito interessante mesmo! Mas pra quem quiser investir em um passeio diferente, Egito e Turquia ganham de longe :) Beijos
Meu sonho de vida é ir ao Marrocos! Sempre quis ir em um país arabe. Depois que vi O Clone (2001) vi que era para o Marrocos que eu gostaria de ir. Recentemente uma conhecida minha foi para lá e postou umas fotos no Facebook, que eu amei de montão! Adorei o post, mas poderia ter mais fotos da cidade…bj, lu!
Menina, que cabelo perfeito é esse? Como faz para ter um cabelão forte, farto e saudável??? Passa a receita?? hehee
oooi (: minha mãe foi pra marrocos uns 13 anos atrás e amou!! Disse que é lindo! Ela participou de uma cerimonia de casamento e tudo! quero muito, muito, muito ir pra lá! Mas minha grande duvida é se nós, turistas, precisamos usar pelo menos um lenço na cabeça ou cobrir os ombros..
beijos
adorei , que delicia de passeio ,um lugar cheio de história,cultura
Acho que também ia ficar bem loca e comprar todo Kajal que visse pela frente kkkk
Adorei a ideia de ir para lá. Essa seção é muito show mesmo, principalmente para os apaixonados por viagens como eu!
Beijosss
É um lugar que eu tenho bastante curiosidade de ir, mas confesso que outros lugares são mais prioridade, hehehe!
Beijinhos!
Lu, adorei !!! Você é dermatologista ???
Esquece a esperta aqui não viu o nome embaixo !!!
Primeiro comentário e faz caca.
Parabéns pelo blog. Viciei todo mundo no trabalho nele 1!
Sari? No Marrocos? Acho que deve ter algum engano aqui…….
Visitei o Marrocos, passei 3 semanas lá, indo até o deserto, passando por lugares fantásticos, é um país maravilhoso, muito diferente do que estamos acostumados. Recomendo a viagem.
Bjs
Amei esse post!
Nunca saí do país, e me deu muita vontade de fazer do Marrocos o primeiro destino quando tiver tempo$$$, hahaha!
Beijos!
Li a matéria toda, muuuiito interessante! Dicas ótimas, principalmente em relação as roupas que deve ser a maior dúvida. Muito legal mesmo!!
Post massa!
Eu Adorei a experiência até a parte contraditória:
“lá você pode ver de tudo: cobras, macacos (morri de pena e nem tirei foto)”
“bolsas de couro de camelo (comprei uma laranjinha linda, e é super barato “porque compra-se dos próprios fabricantes).
Frustante, nem terminei de ler.
Camila, adoro seu blog. Original!! Bjos
sorry: Lu!!
(tbm gosto mto do GE de Camila)
Anw faz um tempinho que não entrava mais aqui, mais olha estou de volta pra ver as novidades!!
http://www.celebritiesboring.blogspot.com
segue? gentechatacb
Oi Lu, queria te fazer uma pergunta… vi que vc comprou um Espadrille vermelho da Lilly’s Closet, queria saber se vc comprou pelo site que vc colocou no post mesmo e se chega realmente com 3 dias úteis! Outra coisa, eu calço 35, posso comprar meu número mesmo ou a forma do sapato é maior(ou menor)?! Obrigada! Beijos ;*
Deve ser inesquecível, só pelo seu post. Viajei na cadeira hahah
O Marrocos foi a viagem mais incrível da minha vida! Vale muito a pena viajar até o Sahara, andar de camelo e dormir numa tenda. O céu a noite é daquelas coisas que vc nunca esquece! Não precisa usar lenço nem nada disso, mas acho que é sempre válido evitar decotes e roupas curtas, até por uma questão de respeito. Mas a verdade é que eles são super receptivos aos turistas! Mas uma coisa é certa, as normas de higiene são praticamente nulas por lá, mesmo quem não é de frescura fica assustada no começo, mas assim como disse a Renata, não passei mal um único dia e todas as comidas eram muito boas! Sempre passo mal em viagens, o que não foi diferente nem em Paris ou Londres mas no Marrocos nem um probleminha sequer e comendo de tudo!! Cada organismo é diferente, mas digo isso para que niguém deixe de experimentar a cozinha marroquina mesmo que veja algumas coisas que a vigilância sanitária certamente desaprovaria… faz parte da aventura!!
bjos
Boa pedida para ano que vem. Eu já morei em Toulouse, França. E graças a isso conheci a Europa de cabo a rabo. Nunca fui aos States, mas pretendo ir em Julho… Conhecer NY. Mas em Outubro sempre viajo e fico um mês. Eu estava pesquisando um lugar bacana para ir, porque nos últimos anos eu fiquei na América do Sul e só dá brasileiro, vixi Maria. Buenos Aires então… EU ADOREI ESSA DICA. DE VERDADE.
Amei, beijos.
http://meuladoameliepoulain.blogspot.com
Bem interessante e as fotos lindas!
FELIZ NATAL!!!!
Erica Gomes, concordo com voce! As dicas tao otimas e o post tambem, mas nao entendo como alguem tem dó de ver cobras e macacos em jaulas em uma feira mas nao se importam em comprar uma bolsa feita com a pele de um camelo. Absurdo!!!
menina, adorei o post! Lindo lá né!? E a moda super diferente desta parte do mundo inspira demais né……
Lú, adorei participar.Todos os comentários são válidos né¡fico feliz em dividir minhas opiniões com o mundo!!!
Morro de vontade de ir ao Marrocos e a outros países exóticos, como a Índia *-* Qual o custo dessa viagem comparada a outras que você está acostumada a fazer, pros EUA e pela Europa? Tô começando a planejar minha viagem de formatura :}
As fotos ficaram um ARRASO!!
oLHA,
publiquei hoje no Blog o Catálogo de peças ZARA, MANGO, H&M e SACOOR,
passa lá!
http://www.luearu.blogspot.com
Beijinhos, Aru.
como assim “como dermatologista”???? vc é???
ADOREI! TAMBÉM FUI E TIVE A MESMA INPRESSÃO! BEIJOS
Amei Lu!
Tô fazendo intercâmbio no México, se quiser, posso contribuir também!
Estou contando minhas experiências em http://www.aaandale.tumblr.com
Beijobeijo.
a-m-e-i! também morro de desejo d conhecer paises assim, exoticos :) haha
http://itgiirl.blogspot.com/
Lu,
adorei esse post! Super educativo!
Será que a gente consegue um roteirinho pelo Marrocos com a Renata, ou como ela conseguiu o guia..???
Beijos