Se você já sabe a programação do inverno Nova Iorquino e escolheu o seu hotel tem algumas dicas aleatórias que eu gostaria de dar para você aproveitar a cidade da melhor maneira!
Quer subir em algum prédio para ver a vista? Prefira o Rockfeller ao Empire State, você passará menos tempo na fila e ainda poderá ver de cima do Top of the Rock (Rockfeller) o Central Park e o próprio Empire State. Vale a pena!
Ultimamente a maioria dos turistas tem escolhido o VTM ( Visa Travel Money) como forma de gastar dinheiro no exterior. Realmente é uma forma muito boa, já que o cartão funciona como um cartão de débito e o preço do IOF cobrado é absurdamente menor que o preço do cartão de crédito. O único detalhe porém, é que dependendo do cartão ele vem sem nome, e aí algumas lojas como a Apple, Louis Vuitton e Gucci não aceitam de jeito nenhum. Como resolver? Faça um saque com o seu VTM antes de fazer as comprinhas em qualquer caixa automático, os ATM’s, espalhados pela cidade.
Não esqueça de pagar gorjeta! A maioria dos garçons e atendentes em NY ganham salário mínimo e a maior fonte de renda vem da gorjeta. Geralmente a gorjeta é de 15% a 18%, mas se você tiver em um grupo maior que 6 pessoas, você é obrigado a pagar 20%. Ahhh, e se não pagar é bem capaz deles irem atrás de você para tirar satisfações… O sistema é diferente do Brasil.
Assim que chegar no aeroporto coloque seu telefone em modo avião para não levar aquele sustinho quando a conta chegar. Mesmo se sua empresa telefônica falar que tem um plano super especial para você, não acredite muito não, nunca ouvi ninguém falar que valeu a pena, a surpresa é sempre amarga… O jeito é ligar a cobrar pro Brasil (18003441055), ou ir em uma loja da T-Mobile e comprar um chip que permite ligações ilimitadas para os EUA, ligações internacionais e rooming de dados por U$59,00 (se o seu telefone for desbloqueado, claro!).
Não estresse muito com os motoristas de táxi, geralmente o seu inglês é melhor que o deles, e eles passam a corrida toda falando no telefone em alguma língua estrangeira super difícil de decifrar e não são nem um pouco simpáticos. Se você tentar pegar um táxi e ninguém parar para você, não estranhe. Fique atento ao letreiro que aparece em cima do veículo, ele possui três luzes, uma central e duas laterais. Quando apenas as laterais estão acesas, o taxista não está trabalhando; quando apenas a central está acesa, o táxi já possui passageiro; quando nenhuma luz está acesa, o táxi está livre.
Curta a cidade, ande com calma, entre em ruas desconhecidas, faça caminhos alternativos, entre em restaurantes que ninguém te indicou, e faça a sua própria experiência! Aproveite muito!
PS: A Fê é amiga e escreveu uma série de posts pro Chata sobre a cidade, já que entende bem do assunto: é guia turística e sempre organiza viagens pra NY e outros destinos. O próximo grupo vai em maio, e tem mais informações no blog dela.
Oi,
muito bom esse guia, vou imprimir e juntar aos essenciais de viagem :)
Alguma dica de hotel no Rio? Minha irmã e eu vamos passar uma semana em Março e não sabemos onde começar a procurar – nos estamos decantando por Leblon e Ipanema, aqui na Europa é o que conhecemos do Rio :)
Todas as dicas são bem vindas!
Um beijo de Bruxelas nevada :)
Excelentes dicas. Postagem muito bem elaborada!
Uma observação – há opção de fazer o cartão para saques internacionais nominais.
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//
Olha, não sabia desse tipo de saque! Deve ser mais seguro pra quantias maiores, né? Boa dica!
Meu sonho ir pra NY, tenho uma prima que tem a sorte com certeza de morar por lá!
Meninas, ao se cadastrar na minha lojinha estará automaticamente concorrendo á um lindo brinde, que tal?
http://modalternativa.demostore.com.br/login.php?action=create_account
Só queria compartilhar a minha exequência. Não tive nenhum problema pra fazer compras na Luis Vuitton com o VTM, mas na Victoroa’s Secret eles não aceitaram. Isso varia muito, até mesmo do vendedor que atende.
É sério que essas são as dicas??? Acho que ninguém tá querendo trabalhar!!! Sério mesmo, estava exportando algo com um pouco mais de informação. Isso aí é o minimo que qualquer um queconhece alguém que já foi pra NY já sabe…
Ei Malu. É engraçado que depois que a gente viaja algumas vezes, se acostuma tanto que esquece das primeiras dúvidas, né? Mas as dicas da Fê são bem legais pra quem nunca viajou, e também pra quem não tem a sorte de conhecer alguém próximo que já foi à cidade. Se quiser escrever um post pra seção com dicas para viajantes mais experientes, fique à vontade! Bjs!
Oi Lu, estou indo para Chicago, caso tenha dicas de lá, gostaria muito!
Bj
Essas dicas são ótimas!! Só queria acrescentar em relação ao telefone, que pra quem usa Nextel no Brasil(aqui no Rio pelo menos, 90% das pessoas q conheço usam) é super válido habilitar o roaming internacional para uso do rádio somente. O valor que se paga é bem baratinho a diária, ou o mês inteiro por cerca de R$30,00 independente da qtde de vezes q usar. O meu já fica habilitado direto, assim não preciso ficar pedindo toda vez q viajo.
Fê;
Parabéns pelo post, as dicas são diretas e claras, também muito realista.
Bj
Renata
ps: Saberia me indicar algum albergue ou hotel com preços camarada.
Pois é, também dou a maioria destas dicas pra todo mundo que vai, especialmente pra subir no Top of the Rock ao invés do Empire State! Apesar de que eu subi nos dois, hehehe! Os taxistas de fato são muito mal educados, mas como eu só andei de táxi para ir e voltar do aeroporto, não me importei muito. Outra dica muito legal, é andar de metrô, sempre! É barato, é seguro, a rede é ampla, e acho que é o jeito mais eficiente de conhecer toda a cidade!
Beijinhos!
Oi! Como é esse lance de colocar o celular no modo voo o tempo todo?
Qual a diferença entre o perfil voo e o normal?
Bjo.
Ameei suas dicas!
Já fui algumas vezes para NY e achei que vale a pena seguir suas orientações.
Bjos,
Carol
http://www.carolgaia.com.br
Náo só em NY, mas em geral nos EUA, você acha uns celulares baratinhos que já vêm com esses chips de ligações baratas. Acho uma ótima opção, até porque não é somente o celular que deve estar desbloqueado, mas ele também deve operar na mesma frequência que as operadoras de lá.
E adorei a dica do taxi. É uma dica simples que faz você ter menos raiva dos taxistas rsrsrs
Adoro dicas sobre NYC, pena que está cada vez mais longe as chances de eu ir pra lá, eu sofro. ): Mas claro, vale as dicas, pra quando eu finalmente for, não ficar louca deslumbrada, hahaha!
Gente, eu também usei o VTM na Apple store sem problema nenhum! Acho que realmente depende da boa vontade do vendedor!
Eu usei o meu cartão VTM tanto na Apple como na Louis Vuitton…Sem o menor problema…eles já estão bem acostumados com esse cartão…
Quando fiz o meu VTM, me entregaram o cartão sem o nome, mas me deram a opção de gravar o nome. Esse era um serviço que não era oferecido na unidade onde fiz o meu, mas poderia ir ate outra e gravar. Por via das dúvidas, apesar do trabalho de ter que ir até outra unidade, preferi gravar. Então, fica a dica, perguntem se outra loja pode gravar o nome. ;)
Ainda não conheço NY, mas é meu sonho!!
http://www.mulhersemmanual.blogspot.com
Adorei as dicas, só não concordo com a parte da gorjeta.
Realmente lá o usual é pagar 15 a 18%, mas da mesma forma que no Brasil, vc NÃO É OBRIGADO a pagar, principalmente se for mal atendida!! O garçon pode até tirar satisfações ou não te receber bem próxima vez, mas por lei, vc tem que pagar o preço do cardápio, igualzinho no Brasil. Bjos!
Amei as dicas. Vou pela primeira vez pra NY em breve e não vi essas dicas em nenhum guia. Essa Malu que criticou tá viajando.
Amoo NYC, pretendo fugir de vez pra lá em breve! rs… mas to indo de tour daqui 2 semanas e estava suuuper em duvida se subia no Empire State ou no Rockfeller, da outra vez acabei não indo em nenhum! Tkssss pela dica! ;D
Oi Lu, só tem uma coisinha errada no post….a informação sobre o VTM. Eu estou em NY e em lojas como Apple, gucci e LV aceitam sim este cartão. Não se preocupem em sacar o dinheiro até pq cada banco tem uma taxa diferente. Beijos Beijos. Foi só pra constar mesmo….e qm vier aproveite mto q NY ta ótimaaaaaa!!! Mto caloooooor…..(sério!rs)
Ola,
So queria fazer uma correcao! Acabei de voltar de NY, morei 6 meses la… Quando a luz do taxi esta apagada quer dizer que esta ocupado e quando a luz do meio esta acesa quer dizer que esta livre!! Concorda que faz muito mais sentido pois vc vê o taxi de longe!! ;) fica a dica!
Oiiiie!!!!
Lendo esse post dá uma saudade absurda e vontade de voltar em breve!!!!
Posso me permitir indicar uma cantina italiana?
http://carminesnyc.com/
CARMINE´S!!! O ambiente é suuuper aconchegante! a comida deliciosa! os pratos enormes, com um preço justo!
Um beijoooo!
Aline
http://blogdalilipa.blogspot.com
bem legal as dicas :) agora so falta o dinheiro pra ir >< haha
http://itgiirl.blogspot.com/
obre a dica do CHIP do T-mobile, o preço de US$59,00 é para cliente pós-pago, com assinatura de contrato de 2 anos. Para turistas, sugiro a compra de chips pré-pagos e a T-mobiletem o prepaid – pay as you go. Cuidado para não serem enganadas e assinarem contratos com fidelidade.
Olá!
Bacanas as dicas! Só queria fazer um comentário: o VTM não tem taxas se vc utilizar como débito. Mas se vc fizer saques com ele, será cobrada taxa por saque. (acho que isso não ficou claro no post).
São ótimas as dicas Fernanda! Existe muita gente procurando dicas como essas para quem vai para NY (EUA). Parabéns e já compartilhei!
Muito legal suas dicas!
Estou indo para Oxford em janeiro de 2013.
Não vejo a hora!! Só de pensar dá um friozinho na barriga! *-*
Criei um blog para ajudar na ansiedade: http://www.brunaduarte.com.br
Confira lá, tudo sobre o meu intercâmbio!
Beijinhos
Meu sonho é conhecer NY, imagina então intercambio!
Dicas de Intercâmbio em Londres/Oxford: http://www.brunaduarte.com.br