Vivi em Paris por dez anos, fui ainda adolescente. Estudei, me formei e decidi voltar ao Brasil, por isso queria falar aqui de coisas menos ébvias sobre Paris, como sentir o ar da cidade tal como os Parisienses fazem tão bem.
Pois é, os nossos amigos franceses da capital têm hábitos muito distintos. Eles são previsíveis e ao mesmo tempo fantasticamente surpreendentes. Todo parisiense que se preze tem a sua tribo e o seu estilo, lançando as tendências mais variadas, do jeito de se vestir ao local onde sair. Cresci num estilo meio boêmio, meio a la vadrouille como dizem os franceses, sempre buscando algo novo, eclética. Não me prendia a rótulos ou grupos, gostava de explorar. A dica que vai hoje é justamente de um dia parisiense, um pouco fora dos típicos padrões do turista sedento de monumentos e fotos souvenir.
Começar um dia em Paris é tomar um café no “zinc” (em pé no bar do café) e comer um croissant. Na verdade não existe um café especifico onde você possa começar o dia. Simplesmente escolha um, perto do seu hotel, albergue, apartamento, encoste-se no bar e peça seu café. Cafezinho na verdade, forte, acompanhado sempre por um copinho d’água. Seu croissant? Escolha uma boulangerie no seu trajeto e vá degustando enquanto caminha. Isso é o parisiense. Um cafezinho rapidinho, pra esquentar o começo do dia e opa, para não perder tempo, vai caminhando e mordendo o pãozinho de sua preferência.
Para aproveitar o dia sugiro um bairro que é a cara dos parisienses: do hype ao underground, tudo reunido num perímetro mágico, o bairro do Marais. Le Marais é muito conhecido por ser o bairro gayfriendly… Na verdade, a comunidade gay de Paris conseguiu transformar o bairro num dos centros mais diversificados da cidade, reunindo desde museus tradicionais, a lojas conceituais, galerias de artes, mercados públicos com variedades internacionais, feiras de antiguidades, restaurantes, cafés, lounges e por ai vai. É um bairro intenso, que vive 24horas por dia, todos os 365 dias do ano.
Com o metrô se chega lá rapidinho, linha 1, estação com o mesmo nome (St. Paul – Le Marais) e de cara, você sai numa praça com 5 cafés, duas boulangeries e um mundo de gente. Perca-se pelas ruas. Deixe-se levar pelo fluxo. Aos domingos as ruas internas do bairro ficam fechadas para os carros.
Um lugar muito bom para se visitar é o Museu Carnavalet. Situado no 23, Rue de Sévigné (fechado às segundas). É o museu da historia de Paris. Lugar incrível, com jardim interno e um acervo fantástico sobre a cidade desde a sua fundação, até períodos mais sangrentos como a Revolução e a Queda da Bastilha, passando também pela Paris romântica e a formação moderna.
Se bater aquela fome, sugiro uma volta pelo Marché des Enfants Rouges, no 39 Rue de Bretagne, pertinho da estação de metro Filles du Calvaire. De terça a sábado o mercado coberto e seus vinte e poucos stands ficam recheados de gastronomia. Do japonês tradicional, passando pelo bistrot francês, ao cuscuz marroquino, delicie-se com odores, cores e pessoas. Vive cheio, mas é uma beleza!
Depois do almoço, vale a pena dar uma esticada pela Rue de Bretagne, flanar e aproveitar para descobrir lojas de design, decoração e até mesmo de fotografia. Se você estiver com sorte, pode até cair num dia de Brocante, feirinha de antiguidades organizada nas calçadas do bairro.
Para fechar à tarde como se deve, cruze a ponte e pare no meio do rio Sena, isso mesmo, no meio, na Île Saint-Louis, pedacinho mágico de Paris que parece ter parado no tempo. Dê uma volta, va até as margens do rio. Sente. Tire fotos. No verão vale até fazer pic-nic. No inverno, dê uma fugida do frio, sentando-se para tomar um bom chocolate quente, alias o melhor que já tomei em Paris até hoje! O endereço certo? A Charlotte de L’Isle que fica no 24, Rue Saint-Louis em Lisle (de quarta a domingo a partir das 11h). É um cantinho fofo, cheio de bonecos em cerâmica e papel maché, bules empilhados, o cheirinho de chocolate artesanal saindo da cozinha… Parece que estamos em pleno chá da Alice no Pais das Maravilhas!
Não deixe de sair de l’Ile Saint-Louis passando pela ponte Saint-Louis. Além daquela foto linda com pontes de Paris no horizonte, você ainda sai de cara com os jardins de Notre-Dame. Daí, que sabe partir para uma noitada no Quartier-Latin? Mas ai já é assunto para outro lote de dicas, né?
Amei as fotos!
Amei a narrativa da Priscila!
http://lostinjapan.portalnippon.com
Adooreiii
Sem querer ser chata, mas faltou dar crédito a duas fotos ( a primeira e a segunda), pois ambas são do livre ‘A Parisiense’, da Inès de La Fressange.
Eu adoooro Paris, morro de vontade de voltar lá para passar mais tempo e explorar mais a cidade
http://www.unetelle.blogspot.com
Paris é linda, ainda não conheço mas quero muito visitar. Curso moda aqui na minha cidade e aqui tem alguns curso de pequena duração relacionados a essa área em Paris, quem sabe quando eu acabar o meu…
Muito bom esse post!
Com uma visão diferente sobre o que é a França, adorei!
Bejinho
http://pamelabento.blogspot.com/
Paris é tudo!!!
http://boutikevanny.blogspot.com
Maravilhoso o post! Fiquei com mais vontade ainda de ir a Paris!!!!
Adorei o post! Acho que pra conhecer uma cidade devemos nos deixar levar por ela, caminhar ao acaso pelas ruas, observar as pessoas, degustar os sabores locais e, se tudo der certo, ir embora com um gostinho de quero mais!
Beijos
Adorei esse post!
Sempre quis ir para Paris,e sonho poder ir não a passeio e sim para fazer um intercambio para estudar a língua ou fazer um curso.
Parabéns Lu Ferreira pelo o blog que e Priscila pelo post.
Amo Paris com paixão e você descreveu um dia incrível por lá!
Deixaria só como uma última dica, uma cervejinha no Pub Le Klein, lá no Marais mesmo, na Rue Roi de Sicile, bem próximo à estação de metro St Paul. O clima é ótimo, as cervejas deliciosas e só toca rock!
Nossa adorei, muito obrigada pelas dicas.. EStou LOUCA para ir a Paris e isso me serviu muito hehe. Quando chegar lá irei fazer tudo isso COM CERTEZA *-*
muito legal. mas, pelamor que fonte é essa??
Adorei o post e as fotos. Mas também acho que falta citar mais as fontes das imagens no blog, raramente isso acontece quando a foto não é de sua autoria. No mais, o post ficou ótimo! Obrigada pelas dicas Priscila!
Tambem gostei muito do post, mais ainda do cabelo curtinho na 1ª e 3ª fotos do post,rsrsrsrrs… Essa moça das fotos são da Priscila Leal? Ela tem algum blog? To louca pra cortar o meu cabelo assim, queria ver mais fotos de outros angulos para levar ao cabelereiro,rsrsrrsrsr….
Muito legal a postagem, mas acho que vale colocar os créditos das fotos, que são da filha da Ines de la Fressange.
Amei o post!
Priscila,
Paris é meu sonho de consumo, procuro ler tudo que me cai as mãos sobre a cidade luz e sempre estou procurando informações sobre o assunto.Mas, que post lindo, poético, me deixou ainda mais apaixonada pela cidade.Parabéns!!!
PS: Fiquei me imaginando em cada lugarzinho desse!
Moste perfeito! o melhor de todos! Parabéns!!!!
Que tudo essas fotos, adoreeeei!!
Os looks então nem se fala!
ótima escolha!
Beijos,
Clara
Estou indo para Paris em Abril, e adorei as dicas. Acho que será ótimo, fugir um pouco dos clichês turísticos. Adorei o post!
http://scarpimvermelho.blogspot.com/
adoro o seu blog! principalmente essa parte de intercambio.
Daqui uns 10 dias irei viajar pra Argentina, então, queria saber
se tem como fazer um post sobre Buenos Aires!! :D
Obrigada, beijos.
A primeira vez que fui a Paris eu odeiei. Nao me pergunte o pq… mas ficar em Paris por 2 semanas eu nao via a hora de ir embora para os Estados Unidos ( naquela epoca eu morava la) pois bem, esse ano fui novamente a Paris e mudei minha visao… agora amo…
bjs
http://digaladigacadigaae.blogspot.com/
Paris é magnífica! Um dia irei conhecê-la! Com essas fotos, a cidade parece mais mágica!
Queria seguir seu blog, mas não há link para isso. Só dá para curtir pelo facebook, porém, não tenho-o.
Seu blog está lá na lista dos meus links favoritos, no blog.
Boa noite!
Ana Carolina,
http://realezacontemporanea.blogspot.com/
Amei as dicas.. Paris eh sempre linda neh.
Flor, gostaria de entrar em contato com voce sobre essa coluna. gostaira de saber como poder participar. Bjss
Incrível!!! Paris é uma cidade mágica, simplesmente isso!!! Esse post deixou esse encanto ainda mais forte!
Ameiiiii
Fugir do óbvio e se sentir da cidade é o melhor da viagem(sente a rima.kk).Você mostrou uma visão diferente, encantadora até.Gostei:D heheh
Ah!Essa parte do intercâmbio é simplesmente maravilhosa, Lu!O que é mostrado aqui tem sempre algo a mais,não são só umas dicas,tem a opinião de cada um, e é uma delícia saber um pouco + sobre esses lugares*.*
Nossa, eu me apaixonei pelo post! De verdade, você me deixou com uma vontade imensa de conhecer a cidade. Parece ser um lugar encantador e surpreendente! Adorei mesmo :) Um beijo
[…] Intercâmbio em Paris por Priscila Leal […]
Quando vi o post pela primeira vez, logo de cara adorei e pensei que a menina que aparece nas fotos fosse a própria autora do post. Mas, visitando mais tarde outros blogs encontrei essa menina ( a da foto) novamente e vi que não é a autora, ela nem sequer é brasileira. Acho assim, o post ficou muito legal, bem escrito e útil, mas acabou enganando um pouco as desavisadas (como eu). Então bora colocar créditos! Beijos
Charmosas, essa é a palavra!
Dicas de Intercâmbio em Londres/Oxford: http://www.brunaduarte.com.br
Adorei a maneira como você descreve um “típico dia parisiense” ao passo que nos dá dicas de como fazê-lo ao modo de Paris. Adorei a experiência de ler esse post e viajar instantaneamente até cada lugar citado. Muito bom!