O que acho mais bacana em ver os homens num red carpet é observar o que posso usar num casamento ou outra festa mais formal que eu for convidado. Muitos homens tem a errada mania de achar que só as mulheres devem brilhar e que são as únicas a serem reparadas nessas ocasiões… Claro que não é pra ficar como o Samuel L. Jackson, cujo smoking de veludo vinho era um pavor e chamava todas as atenções, mas a gente tem o costume de achar que todos os homens estão vestidos iguais. É bom reparar a diferença que fazem os pequenos detalhes, e que dá sim pra ser mais elegante e ficar mais bonito na hora de ir pra uma festa formal.
O grande vencedor da noite, Daniel Day-Lewis, pra mim foi o que mais conseguiu aliar o “diferente” ao elegante e ser um dos mais bem vestidos da noite: num mar de smokings pretos, ele surgiu num azul marinho com a lapela preta. Repare o quão bem ajustado ao corpo o smoking é: slim fit, com a calça sem sobras acima do sapato. Pra finalizar, além da gravata borboleta no tamanho ideal, um lenço branco perfeitamente dobrado no bolso. Daniel conseguiu ficar moderno e jovial no alto dos seus 55 anos. Quero ser assim!
Já que falamos de alguém que usou algo diferente e deu certo, vamos pro total oposto: Jamie Foxx. Não bastasse o smoking cinza todo amarrotado, a combinação da lapela preta com a camisa também preta não caiu bem. Pra finalizar ele ainda colocou uma gravata toda brilhante, um horror!
A barba dominou o tapete vermelho ontem e George Clooney foi um dos que fez um bom uso dela, perfeitamente aparada combinada a um cabelo clássico: um topete bem penteado que fez com o que o ‘desleixo’ da barba ficasse da forma elegante pra ocasião.
Já Jeremy Renner pecou pelo excesso de pano na calça em cima do sapato. Olha a diferença quando você olha pra ele e pras calças do Daniel Radcliffe, por exemplo.
A Gravata. Tenho visto o Justin Timberlake usando muito o estilo de gravata borboleta oversized, que eu particularmente não gosto. Nesse Oscar quem estava com uma assim foi Chris Tucker. Já Keith Urban fez o oposto e usou uma muito pequena. Uma gravata no ponto: Justin Theroux. Na hora de escolher uma gravata borboleta fique atento a lapela do seu paletó. Uma lapela mais fina não fica bem com uma gravata maior. Na dúvida vista as peças e repare se o resultado é harmônico. Uma boa escolha de gravata foi a do Liev Schreiber: Nem tão fina, nem tão grossa, bem pareada com camisa e paletó. Olha o lenço no bolso de novo! Liev estava elegante, impecável e deixando toda a atenção pra linda esposa a quem foi acompanhar. Outro exemplo de bom uso da gravata: Jean Dujardin.
Nunca vá vestido como Quentin Tarantino, a não ser que você queira parecer bêbado antes de qualquer festa começar: a gravata de couro é skinny em excesso e essa forma desleixada de colocá-la não fica bem nem pros mais jovens. O outfit todo é maior do que deveria, que o fez parecer mais gordo, ficar com as mãos meio tampadas pelo paletó e a calça toda embolada no pé. Outro que engordou com o smoking foi Ben Affleck: o colete por baixo não favoreceu. A gravata também não foi uma boa escolha. Era questão de pequenos ajustes (não usar o colete e trocar a gravata), o que não o fez brilhar menos em seu emocionado discurso, mas poderia tê-lo feito brilhar mais.
No fim de tudo, se eu fosse escolher o que usar na ocasião, faria como o Eddie Redmayne: clássico que ganhou estilo com um detalhe: o slipper de veludo, que claro, usado num smoking perfeitamente ajustado e na mesma cor sóbria, fez a diferença.
Ao contrário das mulheres, é mais fácil pra um homem acertar num look pra ocasiões como essa, e tudo se resolve com uma boa olhada no espelho: todo o conjunto bem ajustado ao corpo; calça com a bainha no lugar, sem sobrar pano; gravata em harmonia com a lapela; um bom sapato e algum detalhe pra dar charme e fazer a diferença, como um lenço branco dobrado no bolso. Uma boa dose de bom senso e voilà, você estará impecavelmente vestido.
Aaaaah, o Gui voltou!
São os melhores posts sobre moda masculina de toda a internet! Estava com muitas saudades e já lembrei porque amava tanto os posts antes!
http://www.blogcoisaetal.blogspot.com
Até corei com esse comentário! Obrigado!
Eu gostei das vestimentas do Samuel Jackson e do Jamie Foxx!
Hi Sweety,
I found your blog by chance, while peeking others and I decided to check it out! I’m glad I did it, because I am really delighted with yours. It’s beautiful, well structured, interesting, cool and it’s evident your sense of style!!!…
If you love mine too,I’d like to invite you to follow mine . I’d be very pleased…..Then I’ll follow you back!!! ;)
http://www.thechicetoile.com
kisses,Francesca
Adorei o post e as dicas!
Um mais elegante do que o outro.
“Nunca vá vestido como Quentin Tarantino”, realmente acho que no caso dele regras não funcionam muito né?! Você não acha? Teus comentários são interessantes, mas me parece que tudo é uma questão de regra, “bom senso” e num sei o que mais. Ai pergunto: e personalidade das pessoas? O que seria estranho era ver Quentin Tarantino super bem vestido, seguindo todas as regrinhas do bom senso, bem bonito e engomadinho. Mas isso só acontecerá talvez na outra encarnação. Personalidade é uma coisa, e tem certas pessoas que nunca vao ter “bom senso” e nem por isso deixaram de ser quem são. Tarantino é Tarantino. rsrs se ele parece bêbado ou não, enfim… acho um critério errado para se julgar.
Oi Poliana. A questão do texto nunca foi dizer quem é certo ou errado, mas pegar os exemplos do red carpet pra transportar pra vida. Claro que os atores de hollywood podem fugir da regra por sua personalidade, como é o caso do Tarantino. Mas agora imagine seu marido/namorado/irmão numa entrevista de emprego vestido assim? Ele poderia não conseguir o emprego somente pela maneira como se veste! Imagine ele sendo um noivo. Tiraria a atenção da noiva e viraria motivo de piada entre alguns convidados. Não é verdade? Querendo ou não existem certas regras que a gente precisa seguir em algumas ocasiões. E os grandes destaques pra mim, como enfatizado no texto foi quem conseguiu dar personalidade (como o smoking cool do Daniel e os slippers do Eddie), fugindo do padrão mas ao mesmo tempo seguindo as regras apropriadas pra um evento como aquele. :)
Lú,
Destaco a gravata de couro do Tarantino que eu achei maravilhosa! Estou louca para comprar uma para o namorado! Rsrs Peça elegante e super estilosa!!
Sem duvidas os homens não “sofrem” nada para se arrumar nessas ocasiões! ((( invejinha )))
:))))
Lu adorei sua iniciativa de falar sobre os looks masculinos, já que a maioria das pessoas que postam sobre essas grandes premiações dão mais foco para as mulheres!!! Muito bom o post!!! Adorei!!! Você também vai fazer sua seleção das mais bem vestidas??? Eu fiz a minha no meu blog! Um beijo
Gostei, por favor façam mais posts com moda masculina, algo direcionado aos homens. Obrigado.
Gostei das dicas, prestar atenção nesses detalhes quando for “vestir” meu namorado para um casamento, formatura. Bjos!!