Carregando...
Belo Horizonte

Guia BH: Provincia di Salerno

07.03.2013
Lu Ferreira

O Provincia di Salerno é um dos restaurantes mais tradicionais aqui em BH. Eu me lembro da minha mãe falando do lugar, sabe? Comentando com amigos que era bom. Ele existe desde 1983 e é um italianão, no melhor sentido! Vocês lembram que estive na Itália no ano passado? Foi uma das melhores experiências da vida, e quando entrei no Provincia a decoração me levou de volta aos restaurantes que frequentei em Firenze: luz super amarela, uma infinidade de pratos e travessas nas paredes decoradas, muita moldura dourada nos quadros e peças exibidas em cristaleiras. Decidi que quando for avó quero ter uma casa igual ao Provincia! É tudo tão quente, sabe? Parece um lugar cheio de história pra contar.

O atendimento é uma das melhores coisas da casa. Sabe garçom meio tiozão, que trabalha há pelo menos 20 anos na casa e o faz com prazer? Vi muitos cumprimentando os clientes de outras mesas, acho fofo. O couvert chegou rapidinho, mas eu não pediria novamente por lá: uma cesta cheia de torradas meio bobas acompanhada de pastinhas (aquela coisa meio de sempre de beringela, tomates e uma manteiguinha). Pedimos a entrada que eu adoro em restaurantes italianos: caprese! Mas… Me decepcionei de novo: o prato vem cheio de rodelas de tomate maçã suculentas, mas a muçarela (muçarela é com ç mesmo) era pouco maior do que uma azeitona! Eu esperava uma do tamanho de uma bola de tênis, sabe como é? Também não pediria de novo.

Aí vocês estão pensando: ih, Lu odiou o lugar. Que nada: na hora de pedir o prato principal fiquei numa super dúvida… O menu tem muitas opções, e várias me pareciam deliciosas… Eis que vem um dos garçons (outra coisa fofa: não tem só um garçon na meda, todos te atendem com igual atenção!) e me pergunta o que eu estava procurando, se ele poderia me ajudar e tals. Eu queria uma massa da casa (são fabricadas lá!) com molho vermelho ou branco (sem ser de queijos) e uma carne, poderia ser no molho, poderia ser grelhada, enfim. E aí vem o atendimento show: ele trouxe exatamente isso, meio que saindo do cardápio, sabe? Quer coisa mais legal do ter um prato feito só pra você? E claro: um prato MARA, com massa fresca, cozida no ponto certo, com mix de molhos temperados na medida acompanhados do filet mais macio e saboroso que já comi (acho que tinha dois meses que não comia carne vermelha, é bom né… Hehehe!). Depois do prato eu entendi a fama do lugar, é realmente delicioso!

A sobremesa foi a torta Tree Leche. Eu adoro leite, baunilha e etc, mas não conhecia essa torta e fiquei meio na dúvida. Perguntei pro garçon: “Como é feita essa torta? É boa mesmo?” e ele: “Vou trazer pra você. Se não gostar, te trago outra coisa.”. Óbvio que eu gostei.
Sabe o que é mais legal no Provincia? Ele é um restaurante tradicional, caro e etc, mas zero afetado. Vários restaurantes de BH “se acham” porque são considerados bons pela crítica, e eu acho super nada a ver um lugar que tem como princípio servir e receber gente (qualquer restaurante) ser antipático. No Provincia você é recebido pelo dono, bate papo com os garçons e come muito bem (principalmente se pular a entrada). Não tem como não fazer sucesso!

O provincia di Salerno fica na Rua Maranhão, 18, em Santa Efigênia.

19 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Milena    07/03/2013 - 12h47

    Lu,

    O irmão do dono do Provincia tinha (ele já faleceu, mas o restaurante continua lá) um restaurante na Pampulha, chamado Anella (nome da mãe deles). Já que eu moro pertinho, virou quase continuação da cozinha lá de casa. Pra mim, nem compara em relação ao Província: a decoração pode não ser tão bonita, mas a comida é muito melhor. É longe pra quem mora na zona sul, mas se quiser conhecer, não vai se arrepender. Eles estão reformando a parte do fundo, que vai ser a parte nova do restaurante, mas ele continua funcionando normalmente.

    Endereço: Avenida Ministro Guilhermino de Oliveira, 325 – Santa Amélia – 3441-8748

    Se você for, comenta que quem te indicou foi a Milena, filha da Mariusa, pelo blog. Os donos, Paulinho e Teodoro, estão sempre por lá.

    Beijos

  2. Brisa    07/03/2013 - 13h03

    Lu, tô doida para saber onde você vai se casar em BH. Beijos!!!

  3. Nathália Coelho    07/03/2013 - 13h09

    Nossa, esse restaurante é uma delícia mesmo. Há 2 anos meu namorado e eu comemoramos 3 anos de namoro lá. O Província é o nosso recanto para aniversários de namoro, o atendimento é excelente e as massas então nem se fala… Dá água na boca só de lembrar. ;)

  4. Camila    07/03/2013 - 13h17

    Lu, e o preço? Como é?

    • Marcello Peluso    22/05/2013 - 10h05

      Bom dia, Lu Ferreira!

      Para aqueles que perguntaram sobre os preços, o cardápio virtual no site do Provincia di Salerno tem todos os valores atualizados e a explicação dos pratos: http://www.provincia.com.br/cardapio

  5. Bel    07/03/2013 - 13h24

    Eu adoro comida italiana e gostei da sua parte sincera sobre o início da experiência. Amo massa fresca, no ponto… dá até vontade de experimentar!

    http://nacasadabel.wordpress.com/

  6. Luciana Custodio    07/03/2013 - 13h34

    Lu, imagino sua cara ao ver esse prato de caprese depois de comer tantas maravilhosas pela itália…hahahaha
    Eu nem curto muito rest. italiano, claro que acho gostoso, mas sempre tem mil cozinhas que penso antes!

  7. Rafaella Ramos    07/03/2013 - 13h44

    Huuum só de olhar ja deu fome!!!

  8. Maria    07/03/2013 - 14h54

    Sou amiga do dono Remo Peluso deste restaurante desde pequenina porque sempre frequentei este lugar! O melhor é que ele nunca muda, mantém a mesma qualidade. O Remo vive viajando para a Itália, principalmente no sul e traz receitas das terras. Por isso a comida tem aquele gosto de mamma italiana!

    Eu sugiro uma entrada que sempre peço, Beringela recheada! É uma delícia! Divida esta entrada com alguém, porque é grande.

    Adoro a sardella dele! Sempre peço um potão para comer com as torradinhas!
    Também adoro esta sobremesa, torta de leite!

  9. Alessandra Saraiva    07/03/2013 - 16h48

    Oi Lu!
    Eu to morrendo de fome, e com essas fotos então!
    Ei Lu qual é a média de preço?
    bjs

  10. Maria Elizia    08/03/2013 - 11h25

    Nossa Lu, moro em BH há pouco tempo e não conhecia o restaurante. Amei a sua dica..qualquer hora vou aparecer lá com certeza! Beijinhos ;)

  11. Roberta    08/03/2013 - 15h55

    Mais uma para o coral: Queremos saber o preço!!!! Queremos saber o preço!!!!
    É facada? Tem que deixar um rim, o fígado, um olho e ajudar a louça para pagar a conta?
    Please! Dê uma ajudinha informando o preço (mesmo que estimado) às amigas com água na boca e orçamento restrito…
    Beijos e parabéns pelo blog!!!

    • Luiza Marques    01/07/2013 - 12h43

      Nossa, ma que lugar lindo!
      Vontade absurda de conhecer.

  12. Priscilla S Lima    10/03/2013 - 13h17

    Ei Lú, dicas de restaurantes são super bem vindas, mas e o preço?

  13. Manu    17/09/2013 - 23h37

    Nossa Lu, parece delicioso e perfeito o lugar!

    Um dia quem sabe eu não frequente também rs

  14. […] Terça feira foi dia de festa no Província di Salerno: o restaurante é um dos mais tradicionais de BH e completou 30 anos, por isso fez um jantar especial para a imprensa. Eu conheci o Província no início desse ano, no meu aniversário, e além da comida boa também gostei muito do atendimento, e na época fiz post contando a experiência aqui. […]

  15. […] Terça feira foi dia de festa no Província di Salerno: o restaurante é um dos mais tradicionais de BH e completou 30 anos, por isso fez um jantar especial para a imprensa. Eu conheci o Província no início desse ano, no meu aniversário, e além da comida boa também gostei muito do atendimento, e na época fiz post contando a experiência aqui. […]

  16. Renato Mendonza    07/12/2013 - 17h24

    Nossa, que fome que deu kkkkkkk
    O lugar é lindo, um dia ainda quero visitar.

  17. […] também a opinião de outros blogueiros sobre a Provincia di Salerno: Chata de Galocha – Clique aqui para ver o post: Guia BH: Provincia di Salerno Sem Pepino – Clique aqui para ler o RW: […]

Mais sobre Belo Horizonte