Carregando...
Moda

No ipod: Fiona Apple

30.03.2013
Redação Chata de Galocha


Apesar de ter cancelado três aguardados shows no Brasil bem no finalzinho do ano passado, Fiona Apple ainda parece ter planos de aparecer na América do Sul em breve. Pelo menos é isso que diz a justificativa feita por ela através de uma longa mensagem escrita a mão, reproduzida tanto em seu site oficial quanto na sua página no Facebook. Nessa carta aos fãs, a cantora abre seu coração e conta que decidiu não viajar para poder se dedicar mais aos difíceis momentos finais de Janet, uma cadela de estimação que tem sido sua melhor companheira há quase 15 anos. Dá pra entender, né?

Desde seu disco de estreia, Tidal (1996), Fiona sempre deixou seus sentimentos ficarem à frente de sua carreira. Enquanto a letra super triste da canção “Sullen Girl”, por exemplo, reflete uma traumática experiência de estupro que deixou marcas profundas em sua adolescência, a bem trabalhada melodia de “Criminal”, hit que a fez estourar no mundo inteiro, trata da sensação de culpa da cantora ao usar sua sexualidade para conseguir algumas coisas com mais facilidade. Aliás, o clipe deste single, com cara de propaganda da Calvin Klein, é imperdível!

Mesmo depois de milhares de discos vendidos, Fiona nunca fez questão de esconder sua personalidade frágil e instável. Em 2000, durante um show de seu segundo álbum, When the Pawn (1999), a pianista chegou a abandonar o palco da apresentação chorando e se queixando do som do lugar. Daí, só em 2005, depois de uma grande mobilização dos fãs batizada de “Free Fiona”, a artista resolveu lançar outro CD, Extraordinary Machine, misturando elementos do jazz e música experimental. O trabalho rendeu ótimas críticas, mas novamente o lado emocional dela falou mais alto.

Depois de um hiato de sete anos, o mais recente disco da cantora, com o quilométrico nome de “The Idler Wheel Is Wiser Than the Driver of the Screw and Whipping Cords Will Serve You More Than Ropes Will Ever Do” (Ufa!), chegou às lojas em junho de 2012. Poucas semanas depois, a música “Every Single Night” estava no topo das paradas da Billboard, e Fiona voltou com tudo para a estrada! Porém, um mês antes de desmarcar as datas em Porto Alegre, São Paulo e no Rio, ela teve problemas com a polícia americana, mas logo superou o escândalo com novos shows intensos e apaixonados.

Hoje, com 35 anos, Fiona Apple lembra pouco a garota introspectiva que ganhou seu primeiro Grammy aos vinte e poucos. Seu estilo pessoal amadureceu ao longo dos anos, mas ela não dispensa o uso de peças e echarpes mais coloridas. Durante suas performances, a nova-iorquina também adora vestir saias longas combinadas com tops e regatinhas com ares de sportwear, além de prender seu cabelo com rabos de cavalo. Como outras artistas alternativas, o guarda-roupa da cantora acompanha o estilo de sua música. Raramente ela exagera na maquiagem, mas quase sempre valoriza seus olhos verdes.

Mesmo as vezes sendo um pouco dramático demais, o trabalho de Fiona impressiona por nos mostrar de uma forma bem natural e empolgante a essência de um artista, sem esconder seu amor pelo que faz. Não era de se esperar menos de uma garota tão incrível e talentosa que faz aulas de piano desde os 4 anos de idade, né?

10 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Keith Pappen    30/03/2013 - 09h36

    Eu nunca tinha ouvido falar dela, mas eu adorei. Beijão <3

    http://www.detalhesamor.blogspot.com

  2. Mariana lima    30/03/2013 - 09h43

    Amo a Fiona! Ela eh linda e de uma sensibilidade incrível, e faz musicas maravilhosas, que tocam lá na alma da gente.
    Confesso que fiquei feliz dela ter desmarcado os shows, pq não ia poder ir, e agora quem sabe dá, rsrs

    Alias vc devia falar mais do seu gosto musical por aqui, sempre bom ter umas indicações, conhecer musicas novas e tal.

    Bjinhos!

  3. Geo    30/03/2013 - 11h16

    Eu já fiquei viciada nas músicas da Fiona Apple! Paper Bag me fazia rir, ela é irônica e não tem vergonha de falar do que acontece com ela. Hoje não escuto tanto, mas mesmo assim continuo admirando o trabalho dela.
    Você conhece Tori Amos? Ela é pianista e compositora e tem uma historia parecida com a da Fiona Apple. Recomendo também :)

  4. […] post No ipod: Fiona Apple apareceu primeiro em Chata de Galocha! | Lu Ferreira, e é de autoria de Júlia […]

  5. Juliana    30/03/2013 - 13h11

    Minha artista favorita! Amo Fiona!
    As letras dela tem uma ironia e inteligência sem igual, e tem música que parece que ela escreveu pensando em mim. Amo amo amo!
    Beijos

  6. Tatiana    31/03/2013 - 16h44

    Não a conhecia e adorei! Muito bom esse tópico aqui no blog, sou péssima pra achar novos artistas e aqui sempre conheço um novo que adoro!Bjs!

  7. Naty Gerhard    31/03/2013 - 20h46

    Tu escreve de uma forma tão gostosa e envolvente (Ui! hahaha) que já adoro o artista antes mesmo de ouvir! :D
    Estou adorando ler os teus posts por aqui!
    Descobri na semana passada a banda Nico Vega, e estou gostando bastante! Tudo culpa de um novo jogo que virou post no meu blog! Viciei!
    Bjss

  8. Priscilla    31/03/2013 - 22h09

    Apesar de conhecer o trabalho da Fiona a muito pouco tempo, me apaixonei por esta artista única e cheia de personalidade.
    Fiquei extremamente triste pelos shows no Brasil, inclusive tinha ingresso comprado. Mas a gente entende Fiona!
    Continue assim

    bjos e super parabéns pelo post

    Priscilla

  9. Mariana    31/03/2013 - 23h17

    Lu, reparei no meu iPod e só tem dica sua, hahahaha First Aid Kit, Cat Power e agora mais uma =) to amando músicas mais calminhas, não sei o que está acontecendo com o meu velho rock =/

  10. Mariana    01/04/2013 - 10h59

    Ela é realmente bem problemática. Certa vez, há anos, ela disse que gravaria mais um album e depois se mataria. Ela precisa de ajuda intensa!

Mais sobre Moda