Depois de passar por Santorini e Atenas (que achei meio sem graça e vou deixar sem post, heheh), fomos rever a Itália, país que conhecemos ano passado e virou favorito dos dois. Passamos uma noite em Roma por conta do horário do vôo e no dia seguinte cedo já estávamos a caminho da região da Toscana. Nós conhecemos Firenze ano passado, mas ficou a vontade de fazer uma viagem de carro e conhecer as cidades menorzinhas e Siena, que foi o que fizemos dessa vez.
Alugamos um carro na Hertz, que tem escritório na Estação Termini. A reserva foi feita do Brasil e foi só chegar na hora (mentira, chegamos cedo e tivemos que voltar na hora marcada) pra pegar o carro no estacionamento que fica na mesma rua. Eles pedem a carteira de motorista (a brasileira mesmo!) e o passaporte na hora de pegar, e você pode optar por ter ou não um GPS. Nós havíamos comprado chips de operadoras italianas (numa dessas lojinhas que vende tudo, de bateria de notebook a celular, eu escolhi a Wind e Leo usou a Vodafone. A Wind dura mais tempo e pegou melhor nas estradinhas!) e usamos o Google Maps do iPhone sem problemas.
Depois de um mini pânico na saída de Roma (se você dirige em Roma, dirige em QUALQUER lugar do mundo, acredite), seguimos pela autoestrada tranquilos. São quase 3 horas de viagem, mas a estrada é ótima! Nossa primeira parada foi Siena.
Optamos por ficar num hotel fazenda, eu queria aquele clima de Toscana que a gente vê em filme, sabe? Nosso hotel era também uma vinícola, e antigamente era um castelo, o Castel di Pugna. O lugar é lindo, a vista é espetacular, mas confesso que os quartos são bem mais ou menos… Não sei se me hospedaria por lá de novo. O legal do Castel di Pugna é que rola uma degustação de vinhos em que você conhece não só a vinícola, mas também a parte antiga do castelo, que existe desde antes de 1200! Fomos ao calabouço, é muito legal!! Mesmo se você não estiver hospedado pode fazer esse tour, é só agendar, eu acho que vale muito =)
Pra visitar o centro da cidade deixamos o carro no estacionamento San Francesco, que tem escada rolante (uns 5 lances de escada rolante! Hahahah!) e rodamos a pé (não que existisse outra opcão, hehehe). Siena tem a tradição do Palio, que é uma corrida de cavalos que acontece em Julho e Agosto na Piazza del Campo, por isso você vai ver bandeiras de cada um dos bairros espalhadas nas lojinhas de souvenirs.
Outro ponto turístico imperdível é o Duomo de Siena, na minha opinião ainda mais bonito que o de Firenze! Vale visitar os dois pra comparar. A Piazza del Campo tem vários restaurantes no entorno, eu jantei na Brasserie Al Mangia (que cobra uns 12/15 euros no prato principal) e foi ótimo (se for, peça o frango com ervas de Siena. Maravilhoso! E eles têm Cream Caramel de sobremesa, que nada mais é que o primo italiano do nosso pudim de leite condensado!), mas a experiência mais memorável foi almoçar num outro dia um belo panini com uma taça de vino sentada em uma das sacadas da praça. Várias lanchonetes têm a plaquinha dizendo que existe uma ‘sitting area on the balcony’, é só prestar atenção ;D
Siena é uma das cidades maiorzinhas da região, então se você estiver planejando fazer compras, faça aqui ou espere até Firenze. Nas cidades menores você só encontrará souvenirs e vinho, mas em Siena e Firenze tem lojas que vemos em cidades maiores da Europa.
Montalcino produz um vinho muito famoso, o Brunello di Montalcino, logo (a viagem foi meio temática, né?) fomos até lá para conhecer. No caminho entre Siena e Montalcino fica Buonconvento, uma mini cidade bonitinha, que vimos da estrada e resolvemos conhecer. Entramos por uma porta lateral que tinha um jardim super bonitinho, caminhamos pela rua principal até pararmos pra provar salumes numa vendinha. Acabamos almoçando por lá e chegamos a Montalcino junto com a chuva… Bleh. Não deu pra fazer muita coisa, mas fiquei com vontade de voltar, a cidade parece maiorzinha e muita gente deu dicas de restaurantes no Instagram, a estrutura parece legal. Antes de voltar pra Siena passamos numa loja de vinhos, claro, e Leo escolheu seus Brunellos.
Mesmo já conhecendo, passamos mais uma vez por Firenze, é uma das cidades que mais amo! Foi ótimo rever a Ponte Vechhio e conhecer curiosidades sobre o Palazzo Vecchio com a nossa guia ilustre do dia, Consuelo Blocker. Consuelo mora em Florença e é uma simpatia, nos levou para almoçar num restaurante delicioso junto do Roberto, seu namorado que, veja só a coincidência, também é fotógrafo! Fomos ao 13 Gobbi (média de 15/18 euros por prato), restaurante que tem decoração gracinha e pratos super fartos! Fomos de bruschettas mistas de entrada, seguido de Rigatoni com muçarela e tomate, prato mais famoso do lugar, servido numa enorme tigela transparente. E não acabou: também provamos a famosa Bisteca Fiorentina, que você encontra em quase todo restaurante da região (mas a gente ainda não tinha provado!) e pra finalizar, o cheesecake mais diferente que já provei: levinho, meio aerado, e claro, delicioso.
Depois de Firenze mudamos de hotel e fomos pra Gaiole in Chianti, mas isso eu conto na parte 2 desse post (que entra essa semana ainda!), senão ninguém aguenta ler, heheh!
Olha, Lu, eu diria que se você dirige não só em Roma, mas em boa parte das “grandes” cidades da Itália, você dirige em qualquer lugar do mundo hehe É a coisa mais louca!!
Lá em Siena, vocês não chegaram a subir a escadaria da torre na Piazza del Campo? É uma subida infinita, mas a vista que se tem de Siena lá de cima é impagável. Ah, dica pras pessoas muito altas (tipo eu, falo por experiência própria mesmo): em algumas partes da subida, as curvas da escada são TÃO estreitas e baixas, que rola subir praticamente de joelhos ;)
Oi Francine!
Não subimos!! Fizemos isso em Florença da outra vez e eu fiquei uns 20 minutos lá em cima pegando fôlego de novo, hahaha! Quem sabe numa próxima =) Bjs!
Florença é incrível. Que saudade. Como pode um lugar ser tão maravilhoso e charmoso?! Agora, sério que Atenas é sem graça?!
Amanda, eu achei!
Acho que pode ser pq essa viagem era diferente… A gente não estava muito no clima de turistar, enfrentar a galera de câmera na mão e boné na cabeça, hehehe! Fomos à Acrópole, ao Mercado Antigo, ao Parlamento, a alguns monumentos ali por perto, mas a cidade tá um pouco descuidada, suja… Não voltaria.
Bjs!
AMEIIII :)
Posso convidar você e as suas leitoras para conhecer minha loja de T-Shirts? http://www.PISAICO.com.br
Lu, fala sério!!!??? Que lugar INCRÍVEL é esse? Agora meu novo desejo: Toscana e Santorini hhahahahahha
Lú, sua lua de mel está linda! Acompanho seu blog, é um dos meus prediletos! Seus post são uma delicia de ler…acho incrível! Parabéns pelo trabalho! bjs
Como assim Atenas é sem graça?
conta pra gente!
Hehhe, td mundo assustou com isso =)
Mas enfim, achei muito turistão e meio descuidada… Eu não tava tão animada pra enfrentar galera em monumentos, era tudo cheio demais, e a cidade sujinha, coitada… Enfim, depois de Santorini tb, eu tava meio mal acostumada =) Bjs!
não tenho como negar minhas raízes! eu AMO a itália!
e qto à atenas, meu irmão já esteve lá e, vendo as fotos dele, achei realmente beeem sem graça, até feia (tirando a parte histórica né, das ruínas e tal). mas santorini deve ser outra coisa, incrível.
beijos!
Lu, eu AMO seus posts , sempre impercáveis! Narrativa deliciosa, com fotos maravilhosas.. Me sinto viajando junto :) Só me resta suspirar! Bjs
que lugar lindo
amei
bjos
kammy
Comer, Blogar, Amar
Nossa, Lu, me surpreendi com o seu comentário sobre Atenas. Fui para lá alguns anos atras e fiquei encantada com a cidade e com o misto de moderno e clássico, fora a Acrópole!
Mas gosto é gosto, hihi, sempre temos as cidades preferidinhas!
Adorei o post, fez jus à beleza da Toscana. :)
Beijos
Amanda, não sei se fui Chata de verdade, mas parece que o comentário geral é que a cidade tá mesmo mal cuidada… É a crise, né? Acho que não chegou a Santorini, outra cidade que visitei na Grécia, pq lá eles vivem principalmente do turismo… Bjs!
Ai, Lu, que delícia ! Quero ver o próximo post. Espero ansiosa.
Lu, pode me falar o nome e a cor do batom ? Adorei!
Eu sempre compro makes KIKO aqui : http://www.facebook.com/cadadiamaislindamakeup
É uma Brasileira que mora na Italia, super de confiança !!
Beijos !
Bel
Nossa! Que coragem dirigir em Roma! Eu quase morri de medo andando de táxi! E a pé parece que você pode ser atropelado a qualquer momento…CAOS!!!
A gente não tinha escolha, hahahah! Mas sério, CAOS!
O taxista era muito barbeiro! Ele foi xingando (com as duas mãos) todos os motoristas que passaram pelo caminho! Muito medo! o.O
tb to #chatiada queria saber de Atenas!
Divino, adorei seu roteiro!
Posso convidar você e as suas leitoras para conhecer minha loja de T-Shirts? http://www.PISAICO.com.br
Realmente, tenho escutado muitos comentários sobre como Atenas está mal cuidada, suja e até perigosa. A crise pego feio e eu sinto muita pena pq tem tudo para ser um lugar lindo… =/
Toscana, meu sonho de viagem <3 Já guardando as dicas, pretendo ir ano que vem!
Que roteiro maravilhoso Lu! O Leo fotografa muito bem e a paisagem também ajuda, né!
A Itália, é um dos lugares pra onde quero muito ir, e com esse roteiro bem explicadinho, facilita saber de lugares e restaurantes bons! Paisagem muito rica!
Deve ter sido bem romântico, né! ?
Tô esperando a parte II! haha
Beijinho!
Lu,
Ótimas dicas, roteiro sensacional. A Toscana tem paisagens de tirar o fôlego e delícias de comer de joelhos. Rs. Eu moro no Vêneto, região de Veneza e aqui também a natureza foi generosa, as colinas do prosecco por exemplo são lindas. Eu e uma amiga também jornalista e que mora em Firenze temos um blog com dicas de cultura, viagens, moda,arte, gastronomia e vinhos aqui da Itália. Espero que você e suas leitoras possam dar uma passadinha: http://www.grazieate.wordpress.com
Um beijo,
Isa
Isa, passei alguns dias em Verona e Veneza ano passado, e tb amei!! Acho que não tem como não amar a Itália =) Bjs!
Que delícia de viagem… fotos maravilhosas!
Quando puder coloca mais detalhes do seu casamento… tipo fornecedores de BH, seu convite (parece lindo pelo pedaço que vi em uma foto), buffet… enfim, foi td tão lindo que queria ver mais um pouquinho!
Bjos
Oi, Lu
Estava na Italia no mesmo período que você e também fiquei encantada pela Toscana. Você usa algum programa específico para fazer a montagem dessas fotos ou é photoshop? Obrigada e parabéns! Beijos
Lu, uso o Photoshop mesmo! Bjs!
Lu, fala sério. Eu moro em Londres e nós sabemos que a cozinha daqui não é uma das melhores. Fui pra Itália no começo de Maio, e eu só fazia comer! Só fiquei 5 dias mas deu pra dar uma turistada boa, infelizmente não pude ir nesses lugares lindos que cê foi, mas quero voltar lá muito em breve, com mais calma.
E o que você achou dos Italianos(as)? Eu achei eles meio truculentos à primeira vista!
Beijoca! =*
Babi, a comida é uma das melhores partes da viagem!!! Até falo isso na segunda parte do post, vc vai ver, heheh!
Sobre os italianos, AMO. Acho eles meio toscos, mas amo num grau essa tosquice!! No primeiro restaurante que a gente foi em Roma, o garçom tava mega apressado. Pedimos um vinho, ele veio, abriu, e todo esbaforido, serviu as taças, deixando respingar um bocado de vinho na mesa e até no meu braço! A reação dele quando viu o que vez? Exclamou: “Alegria ê! Saúde!” Hahahahahahahhaha! AMO!
Que lugar lindoo Lú!!!
Ameii demais, fiquei encantada pela Toscanaa!
Ansiosa pra ver o próximo post!
beijOO
http://achadosdabrunna.com.br/
Lu,
Estou super ansiosa para continuar a ler sobre sua viagem. Viajo no fim do mês para a Itália, e estou aproveitando as suas diquinhas. Além disso, sou sommeliére e tenho um blog de vinhos, então com esse plus sobre vinhos estou amando!
Beijo
Lu, sem dúvida a Toscana é impagável… Viajar pela Chiantigiana é um passeio inesquecivel… Só queria fazer um comentario… A foto da praça acima é da Piazza il Campo, onde ocorre o famoso Pálio de Siena, e não San Marco… Beijos e felicidades pelo casamento…
Gente, que leseira minha! Falei certo no texto, escrevi errado na foto =P Corrigido, obrigada por avisar! BJs!
Oi! To indo em Setembro com meu marido e adorando as dicas… Só to um pouco preocupada com a lei seca, vamos alugar um carro para girar pela Toscana mas nao queria ficar sem beber os famosos vinhos… Como foi isso para vcs?
Nunca me canso de ler sobre a Italia! Eu e meu namorado italiano moramos na Holanda que é bem sem graça comparada a maravilhosa italia. Mas no verão vamos pra Italia novamente, e eu anotando as dicas pra pedir pra ele me levar!
Lu e Meninas,
A sorveteria Grom tem em NY tbm, na Columbus Circle e Soho. Eu fiz até post no Glam quando estudei lá, pq ia TODOS os dia tomar um sorvete, que pra mim era o melhor do mundo. Tomava até quandp estava 1grau.
Beijocas e estou amando os posts, Xú!
Adorei ler seu roteiro e ver suas fotos! Viajar para a Itália sempre é um sonho!
Também fui nesse restaurante, por indicação do hotel e tive uma excelente experiência!!
Vontade de voltar logo :)
Escrevi no meu blog o roteiro que fiz e também pode ajudar quem estiver programando viajar por lá.
http://luigginomundo.blogspot.com.br/2012/11/roteiro-de-viagem-italia.html
Não se diz o Duomo, se diz a Duomo… que significa catedral… beijos
Ei Lu um dos meus maiores sonhos é conhecer a Itália, especialmente a Toscana!! Vou fazer de tudo para ir ainda esse ano! Você viajou por qual agência em BH? Ou foi completamente por conta própria? Já peguei várias dicas em outros sites de pessoas que já foram para Toscana e se você puder me enviar mais dicas tipo: hotéis, roteiro etc te agradeceria imensamente! Ameiiii o post e de qualquer forma já anotei muitas dicas, mas fiquei na dúvida por exemplo: depois do passeio em Montalcino você retornou para Siena; no outro dia você foi de Siena para Firenze? Ansiosa pelo próximo post! Obrigada Lu!! Gde beijo e Parabéns pelo blog é demais!!!
um dos meus sonhos de viagem é fazer uma road trip pela Itália <3
Lu tudo bem? fotos lindas, vc aguçou mais ainda minha vontade de conhecer a linda Itália! Então gostaria de saber qual é o programa que vc trata as fotos? E qual câmera usa?
Beijos
http://luanabalbine.com.br/
http://luanabalbine.com.br/
Sou louca pra conhecer a Itália, é um lugar lindo demais, talvez ano quem eu faça intercambio lá.
[…] início da semana mostrei a primeira parte da minha viagem pela Toscana, quando passei por Siena, Montalcino e Firenze. Aqui vai a segunda pra […]
[…] início da semana mostrei a primeira parte da minha viagem pela Toscana, quando passei por Siena, Montalcino e Firenze. Aqui vai a segunda pra […]
Luu, não sei o quanto vc gosta de ler, mas tem um livro que eu adoooro e como vc acabou de voltar da Itália, não poderia deixar de indicar. O título é Julieta e a autora é Anne Fortier. É uma releitura de Romeu e Julieta e o cenário, ao invés de ser Verona, é Siena.
Ainda não tive a oportunidade de conhecer a cidade, mas só com os relatos da autora, já fiquei super apaixonada.
Um dos pontos que eu fiquei super curiosa pra conhecer é a Fontebranda, vc chegou a ouvir falar?
Enfim, vale suuuper a leitura!
Beeijo =))
Ai Lu, como eu adoro seu blog!!! Tudo é tão bem feito!
Bjs
Mais uma vez..que lugar lindo!!!
Lu, qdo vc sai com o bofe de batom vermelho como vc faz?
Beija e lambuza o coitado ou deixa o pobrezinho na seca?
Nunca uso batom quando saio com o bofe por isso…
Fernanda, eu super evito usar quando tô com ele!! Esse dia da foto fiquei de batom por uma hora no máximo, comprei, testei, e pouco depois já tava tirando pq ele tava ficando de boca vermelha, hahahah! BJs!
Lu, nunca comentei no seu blog, mas sou seguidora há um bom tempo e sempre leio os posts. ADORO. Bem, estou indo p Itália em maio do ano q vem c meu marido. N verdade será nossa lua de mel, já q nunca tivemos uma hehe. Gostaria muito de saber os nomes dos hoteis q vc ficou em Florença e em Roma. Ficaremos 2 dias em Veneza, 4 dias na Toscana e 4 em Roma. Tem alguma indicação de hotel em Veneza. Muito feliz em ver o qto vc está feliz. Bjos
Oi Anna Paula!
Bom, dessa vez eu não me hospedei em Florença. Optei por ficar em hotéis próximos a Siena, e o que mais gostei foi o Castellare di Noveschi, uma graça!! Em Roma fiquei no Eurostar International que achei ok… Ficamos em um dos quartos novos e o hotel é grande, mas não é muito charmoso, heheh! Eu deixei pra escolher hotel meio tarde e tive poucas opções, achei Roma uma cidade difícil de achar hoteis com preços razoáveis!
Sobre Veneza, quando fui optei por me hospedar em Verona e AMEI. Fiquei pensando no trampo de andar com as malas naquelas ruas de Veneza, não deve ser fácil… O hotel que fiquei por lá foi o Hotel Milano.
BJs!
Lu, como sempre, vc é uma fofa. Muito obrigada pelo carinho e pela resposta rápida. Que vc continue a ter sempre muito sucesso. Vc merece. Bjos
Oi Lú, vou para a Toscana e estou um pouco perdida. Você reservou os hotéis daqui do Brasil?
Contrataram alguma agência ou contrataram tudo por fora?
Poderia me passar os hotéis que você se hospedou em Florença na vez anterior?
Muito obrigada,
Lorena
Lorena, sempre reservo os hoteis usando o Booking.com. Tenho preguicinha de agência, costumo eu mesma planejar tudo e fiz isso dessa vez e na anterior. Fiquei num B&B em Florença bem simpático, esse aqui: http://www.laresidenzadellorafo.it/en/. Bjs!
Oi Lu, adorei o seu post sobre a viagem para a Itália. Você poderia me enviar o seu roteiro? Siena fica pertinho de Firenze? Você já foi com os hotéis todos reservados ou foi viajando e parando para dormir nas cidades menores? Você conheçe algum lugar que vende mapa da itália em BH? O mapa que eu achei no google não tem muito detalhe das cidades que ficam no entorno de Siena.
Lu,
Vou passar 1 semana na Região de Toscana, quero alugar um carro, é tranquilo mudar de cidade com o carro alugado ? exemplo, 1 dia iremos para Roma, podemos ir sem problemas ?
Outra coisa, Gostaria de ficar no Centro de Siena, próximo a praça, porém sei que o acesso de carro é ruim, é possível alugar o carro e se hospedar no centro de Siena ??
Lu,
Como é a questão de beber e dirigir pela região da Toscana? Existe fiscalização? Estou ´planejando viagem de carro por lá e fiquei em dúvida com relação a isso já que é uma região de vinhos.
Oi, Lú!
Que graça de blog! Adorei o look!
E esse assunto em especial rs. Sonho em conhecer a Toscana, mas sempre pensei que de carro seria dificil pela questão da CNH. Jura que podemos usar a nossa? Não precisa da internacional ou traduzida?
Siméia, não tivemos problemas ao alugar o carro! Usamos a nossa mesmo =)
Oi, Lú!
Adorei seu blog! Estou indo pela 1ª vez à Itália em lua de mel no mês de setembro. Vamos ficar alguns dias em Roma, mas depois partimos para Toscana. Vc acha que a base que devemos fazer deve ser em Florença ou Siena? Obrigada! bjos!
Vivian, Florença!!! É a principal cidade! Eu já passei alguns dias por lá em outra viagem e por isso preferi focar em Siena na Lua de Mel, mas Florença é maior e tem mais coisas pra fazer =)
Amei saber mais um pouquinho da Itália sobre sua perspectiva.
Aumentou ainda mais a minha vontade de largar tudo aqui e fugir pra lá.
Vou batalhar mais e mais pra viver por lá, lugar lindo, cheio de delicias.
[…] publicar um post com fotos linda de lá. Vale também dar uma liga na série de posts da Lú do Chata de Galocha contando sobre a viagem que ela fez pra lá e também das dicas do Aprendiz de […]
Lu, estou indo em março agora pra Italia e também vou fazer essa rota do vinho. Vocês levaram malas no porta malas do carro? Como vou de Roma a San Gimignano num dia, vou precisar deixar as malas no carro em Montepulciano e em Siena. Estou um pouco preocupada com furto de bagagem… li vários relatos na internet, mas nenhum sobre a Itália, será que posso ficar tranquila?
Nayara, como foi sua experiência? Tranquila?
[…] de Um Dia Saindo de Roma na Itália. Se você está sonhando com um dia de aventura através das pitorescas colinas de Chianti e desfrutar de algumas das mais encantadoras regiões tem para oferecer, este passeio é para […]