Carregando...
Viagem

8 dicas pra enfrentar aeroportos!

14.08.2013
Lu Ferreira

Depois de algum tempo viajando em média duas vezes ao mês eu aprendi muita coisa. Aprendi a fazer uma boa (e enxuta!) mala, a escolher exatamente o que levar na necessaire (e já mostrei aqui como faço) e também a como me vestir pra enfrentar o aeroporto.
Digo enfrentar porque uma viagem pode virar uma aventura se o vôo for cancelado ou se você for obrigada a tomar chá de cadeira esperando o seu vôo que atrasou. E nesse momento em que estou plantada no aeroporto de Guarulhos porque meu vôo só Deus sabe quando levanta, vejo que essa minha expertise viajante (HAHAH) é extremamente útil pra não surtar e querer voar no pescoço do atendente da companhia aérea num momento como esse. Vim dividir com vocês as minhas manias na hora de viajar de avião:

1- Eu tenho mania de sempre comprar uma revista no aeroporto. Gosto de ter alguma coisa pra me distrair caso não consiga dormir durante o vôo (ou enquanto espero e o 3G não funciona), por isso eu sempre passo na banca logo que entro na sala de embarque, é meio automático.

2- O segundo passo é comprar uma garrafa d’água, porque morro de sede e não é sempre que dá pra pedir um copo aos comissários durante o vôo. Também sempre levo uma barrinha (de proteína no meu caso, mas né, a ideia é ser uma comidinha) na bolsa, porque comida de avião é uma coisa triste demais e passar fome deixa qualquer uma mal humorada, né?

3- Outro hábito é sempre viajar com a capinha que recarrega a bateria (a minha é essa) do meu telefone, porque o tempo em trânsito (hotel> aeroporto > vôo > casa) pode demorar mais do que o esperado (meu carro já quebrou a caminho do aeroporto, imprevistos acontecem!) e eu fico super aflita sem telefone. Se você não tem uma devia comprar, investimento ótimo!! E mesmo assim não esqueça o carregador.

4-A aflição de ficar sem bateria é tanta que eu também sempre procuro as tomadas da área de embarque e quando chego um pouco mais cedo já vou logo plugando o computador e telefone pra não correr risco de ficar sem eles.

Pode parecer neura, mas depois de umas duas horas com a sala lotada de gente cansada e louca pra voltar pra casa você não vai achar nem meia tomada livre e se for tarde da noite pode saber que a única lanchonete da sala (caso você esteja no terminal 4 de Guarulhos como eu) vai fechar. Nessas horas ter o seu telefone ou computador como companheiros pode ser a glória, nem que seja pra pesquisar outros vôos ou reclamar com os amigos no Facebook (fazer o quê né!).

aero3

5- Ainda falando de apetrechos tecnológicos, eu sempre tenho um fone de ouvido na bolsa. Ouvir música faz o tempo passar mais rápido, juro!

6- O look também influencia muito o nível do mal humor: se você estiver com aquele sapato apertado, a calça que incomoda ou passando frio tudo fica pior. Vá pro aeroporto usando uma calça confortável, blusa não muito justa e sapato sem salto. Não esqueça um casaquinho ou blazer pra não passar frio e se for trabalhar direto do vôo leve o salto na bolsa. Imagina que horror ficar 4 horas de salto enquanto espera o avião?

7- E por falar em bolsa, uma necessaire com lencinhos umedecidos, escova de dente, corretivo e blush também ajuda a manter a dignidade. No meu caso eu também levo minha caixinha da lente de contato e costumo preferir os óculos na hora de viajar, é mais confortável.

8- Mas o mais importante definitivamente é não perder a calma quando o painel mostra que seu vôo não tem nem previsão de embarque. Não se junte ao bolinho ranzinza que fica gritando pro funcionário, isso não adianta absolutamente nada! Meu vôo atrasou porque foi preciso uma manutenção de emergência na aeronave. Eu vou lá reclamar disso? Se tem alguma coisa errada tem mais é que consertar!! Nessa hora você pega sua revista, coloca seu fone de ouvido e vai se distrair…

aero2

Comecei a escrever esse post na sala de embarque e consegui entrar no avião depois de cerca de 5 horas e meia aguardando no aeroporto. Cheguei na minha casa às 3 da manhã, tô moída, mas rolou até foto no Instagram na madruga enquanto eu esperava, hahah! Não pode perder o bom humor, né?

Alguém tem mais alguma dica pra enfrentar o aeroporto?

33 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Leticia    14/08/2013 - 19h40

    Lu uma dica muito boa também pode ser levar um tapa olho em caso de vôos longos, ou já deixar um filme baixado no pc pra caso que o do avião não seja bom. Ahhh, e pra algumas friorentas levar uma meia bonita na bolsa pra manter o pé aquecido e n ter que fica de sandália/sapatiliha ou vôo inteiro

  2. Aline Pimentel Piemonte    14/08/2013 - 19h49

    Adorei as dicas!!! A ultima vez que fui viajar estava com minha mae e minha irma no aeroporto de Madri em uma escala de 6 horas, e para ajudar o aviao que iamos embarcar estava com problemas. O resultado: foram 8 horas de espera! Por sorte estavamos com um notebook e algumas series em DVD. Nao tivemos duvidas, deitamos num cantinho e passamos a noite vendo F.R.I.E.N.D.S e Sex And The City!!!

  3. Ana    14/08/2013 - 20h07

    Nem me fale, viajo TODA SANTA SEMANA ida e volta, já sou a rata das técnicas de aeroporto. Sei até qual o melhor assento a depender do trecho e do horário que tô indo. Acho que tudo que é possível acontecer em aeroporto/avião já aconteceu comigo, menos cair o avião. Até ir pro aeroporto no dia errado já fui.

    • Ana    14/08/2013 - 20h09

      Inclusive conheço todos os barulhinhos do avião (dependendo de onde vc senta eles são diferentes) e as sacudidas, e já sei prever turbulência antes de ela acontecer e do piloto falar. Mesmo assim morro de medo!

  4. Patrícia    14/08/2013 - 20h13

    Lu querida, de fato o melhor é estar preparada e não perder o bom humor mas 5 horas e meia chega a ser desaforo da companhia aérea na minha opinião! Certa vez me ocorreu a mesma situação num vôo de Brasília (onde moro) para SP. Perdi um compromisso e não pensei duas vezes: vou processar! O fiz e ganhei, poucos meses depois no Juizado Especial de Pequenas Causas. Sem dramas, apenas duas audiências e ao final, em dinheiro, a companhia me pagou algo equivalente a umas 6 viagens ida e volta. Fugi do tema, eu sei, mas vale a pena – além de não aborrecer -, brigar pelos nossos direitos. Uma tempestade, nevasca, ok, eu entendo, mas manutenção na nave não é desculpa. O avião deve estar em perfeitas condições no momento do embarque. É por isso que pagamos tão caro! Anyways, beijos mil! Amo o CDG!

    • Ligya    15/08/2013 - 02h23

      Patricia,
      As vezes durante o voo ou durante o pouso acontece algum problema com a aeronave e os problemas precisam ser resolvidos antes de liberar o avião para o próximo voo, é uma questão de segurança. Em casos de demora de mais de 2 horas a companhia aérea tem que providenciar alimentação e mais de 4 horas, se ainda não houver previsão de decolagem ou caso o voo seja cancelado, a companhia tem que providenciar acomodação e transporte.
      Sei que é muito ruim esperar horas e horas, mas pode ter certeza que a companhia aérea quer decolar o quanto antes, pois eles pagam por cada minuto em solo. É uma questão de segurança para os passageiros e tripulantes.

      Lu, muito boas as dicas!

  5. Marggah    14/08/2013 - 20h14

    Lu, perfeito seu post! Só complementando, eu levo sempre uma echarpe: protege o pescoço do frio do ar condicionado do avião e, de quebra, te deixa mais chique na hora do desembarque. ;)

  6. Ana Beatriz    14/08/2013 - 20h31

    Oi Lu, será que vc podia me dar algumas dicas de lugares bons em new york pra comprar maquiagens e o que quem quer começar uma “coleção” de maquiagem deve comprar, é que minha mãe vai pra lá essa semana e como não conheço lá e nem muito sobre maquiagens vc poderia me dar dicas?

  7. Amanda    14/08/2013 - 20h35

    Ai lu, como tu é diva!!!!
    http://amandalealdini.blogspot.com.br/
    beijinhos

  8. Taís Nunes    14/08/2013 - 21h26

    Aai Lu, esse post chegou um pouco atrasado! Teve um dia que uma conexão que eu iria fazer deu errado e não foi o frio o problema e sim o calor! Eu estava viajando de uma cidade fria para outra cidade fria, só com conexão em uma cidade quente, vesti um blusão de lã e fui! Adivinha? Fiquei 4 horas passando calor :(
    Então a minha dica é: além de levar um casaco, sempre tenha uma blusa bem basiquinha por baixo da sua produção, caso precise tirar!

  9. Caroline Mascote    14/08/2013 - 21h57

    Levar uma muda de roupa emergencial.
    Na minha última viagem minha bagagem se perdeu e eu não pude pegar o voo porque perderia a conexão. Passei a noite com a mesma roupa porque estavam tentando retornar minha bagagem. Por isso digo, não esqueçam de levar uma muda de roupa reserva. Haha

  10. Sarah Florencio    14/08/2013 - 22h31

    Oi Lu, que dicas mara hein?! Amei! Mas me diz aí colega, onde vc indica P eu comprar essa capinha aí q vc falou?! iPhone+bateria êh um trem q nao combina! Aheuhaueh bj bj

  11. Isaura    14/08/2013 - 23h28

    E eu que na primeiríssima viagem de avião tive o voo cancelado!? Quis morrer!! Graças aos céus, meu namorado tem o poder de me acalmar em qualquer situação, e nós super rimos e encaramos como uma aventura mesmo! Faz parte… ficamos jogando Candy Crush e fazendo piadinha de tudo que podíamos. Fiz até um post sobre a viagem depois (http://bit.ly/16kgLeD), porque apesar disso, foi tudo incrível :)

  12. Andréa    15/08/2013 - 09h14

    Lu, não sei se você sabe, mas algumas (ou todas, não sei) aeronaves que fazem vôos internacionais, embaixo da poltrona tem uma tomada para carregar eletrônicos! Essa foi a melhor coisa que eu descobri na vida! rsss Agora baixo todos meus seriados e atualizo nas longas horas de vôo!

    Beijos!

  13.     15/08/2013 - 10h08

    Adorei as dicas Lu…
    Dicas de quem VIVE vooando né? heheh

    Meninas, conhecem a PISAICO Moda Feminina? Vocês vão amar! Acessem e conheçam: http://www.PISAICO.com.br

  14. Anna Martinelli    15/08/2013 - 10h33

    Como blogueira de viagem, só posso dizer que concordo em absolutamente tudo, ainda mais na parte das roupas. Eu vou muito basicona, sapato baixo, muito casaco porque sou friorenta.
    Esses dias fiz um post sobre isso. Nada melhor do que viajar confortável!
    (post aqui: http://wp.me/p1dlxU-4DI)

    E como já dormi inúmeras vezes em aeroporto e estações de trem, é bom sempre estar atento com suas coisas. As vezes a gente relaxa demais, é bom estar sempre de olho. (fiz um postzinho também)

    Pra quem viaja o tempo todo, essas coisas ficam automáticas já, e vamos incorporando alguns rituais, como o seu da revista.
    Engraçado que no fim, todos os viajantes tem os mesmos hábitos de conforto, hehe.

    Beijo!

  15. Ana Paula    15/08/2013 - 11h09

    Haha!essa eu nunca vou entender,nunca entrei num aviao morro de medo,eu ser caipira demais bjo!

  16. Karine    15/08/2013 - 12h32

    Lu amei a dica 8, vc é mto educada e fofa, o mundo precisa de mais gente assim!!!

    bjs

  17. Lívia Santana    15/08/2013 - 13h55

    Adorei as dicas e parabéns pela paciência, são para poucos.

  18. Alice Marques    15/08/2013 - 14h08

    Adorei Lu, super divertido o post e útil ne? Eu uso óculos também, mas engraçado é que mesmo minha vista ressecando (tenho problemas de ressecamento) e tendo que usar colirio direto quando uso lentes, prefiro as lentes ao óculos que sempre me deram nervoso, engraçado ne? Antes de conseguir usar lentes era uma tortura, uso óculos desde os 12 anos.

  19. Carol    15/08/2013 - 15h19

    Impressionante sua cara de felicidade na foto Lu hahaha eu nem conseguiria abrir o olho! Mas concordo com tudo…principalmente a parte da roupa! Uma vez viajei com uma jeans meio desconfortável, ninguém merece haha nada como uma sapatilha, uma legging e uma camisa que não marque!

  20. Daniele    15/08/2013 - 16h07

    Adorei as dicas Lu, são ótimas!

  21. Babi Almeida    15/08/2013 - 16h57

    Lu, certamente manter a calma é a melhor solução! Minha penúltima viagem era pro rio (ia comemorar meu aniversário lá!) e foi cancelado. Mesmo cheia de planos eu ri, peguei meu reembolso e voltei pra casa. Fiquei brincando que fui passar aniversário em Confins! Hahahha! É o jeito. Detesto reclamões e acho que só piora tudo. Tá super certa! Beijos!!

    • Lu    15/08/2013 - 19h37

      Só devemos tomar cuidado para não acomodarmos, o que certamente é bem pior que os reclamões! Essa cultura do brasileiro de não reclamar do que está errado colabora para que as empresas deixem de respeitar o consumidor. E mineiro tem o hábito de calar por vergonha de exigir o próprio direito. Lamentável…

  22. Leticia    15/08/2013 - 20h09

    Lu, acho que você cobriu bem os principais pontos pra manter a calma e enfrentar o aeroporto!!
    Também ando pegando muitos vôos e vou aprendendo a cada viagem!!
    A roupa confortável, o lanchinho emergencial, a água, o estoque de coisas para diversão + eletrônicos + bateria…
    Sempre levo uma pashimina, dificilmente viajo de calça jeans ou roupas de brim, sempre uso camadas de roupa (pra não passar frio nem calor), viajo de óculos e levo as lentes de contato na bolsa (o que também pode ser um problema, já perdi alguns pares em trajetos e acabei tendo que comprar novos pares nos destinos), … Acaba sendo uma checklist enorme né? Mas com o hábito acho que as coisas viram automáticas nessa rotina de enfrentar aeroporto!
    Quando pego um vôo bem longo, viajo de roupa térmica por baixo da roupa que eu escolher pra ficar “aparecendo” (o que seria o look do dia). Sinto muito frio e acho desconfortável demais o ar geladão do avião! Prefiro ir prevenida mesmo e ficar confortável.
    Uma coisa que é importantíssima também é sempre tomar cuidado com os documentos e nunca tirar os olhos da bagagem. Não dá pra bobear!!
    E vamos manter todos a calma no aeroporto, né, galera, porque não tem nada mais deselegante do que fazer escândalo no aeroporto. É importante pensar que no mínimo no mínimo tem varias outras pessoas no mesmo “barco” que você – afinal, se um vôo atrasa, atrasa pra todo mundo que tem que embarcar!

  23. Cibele Porto    16/08/2013 - 05h46

    adorei! eu nao viajo tanto (infelizmente!) mas é sempre bom ter esses tipos de dicas. bju Lu!

  24. Karina Muniz    16/08/2013 - 16h35

    Só eu percebi que vcs ocuparam os assentos preferenciais? E tipo, “de mala e cuia”? kkkkk Espero que nenhum velhinho ou gravidinha tenha ficado em pé nessa espera! bjs

    • Lu Ferreira    16/08/2013 - 17h25

      Eu sabia que alguém ia comentar isso… Essa foto foi tirada à uma da manhã na sala de embarque completamente vazia… Só o meu vôo aguardava para embarcar, cada passageiro poderia dormir em 5 cadeiras que ainda sobrava…

  25. […] A Lu Ferreira do Chata de Galocha dá 8 dicas para quem vai enfrentar […]

  26. […] de turistar um pouquinho por SP, cheguei em BH na madrugada de quarta feira (já contei que meu vôo mega atrasou), dia que foi super arrastado por conta do cansaço (só consegui dormir […]

  27. […] de turistar um pouquinho por SP, cheguei em BH na madrugada de quarta feira (já contei que meu vôo mega atrasou), dia que foi super arrastado por conta do cansaço (só consegui dormir […]

  28. Renata Nogueira    18/08/2013 - 20h02

    Oi Lu, tudo bem? Falando de viagem, aero e tals, vc bem que podia fazer um post/video dando dicas de como fazer as malas, hein?! Bjs!

  29. Elisa    19/08/2013 - 10h46

    Oi Lu!!
    Com certeza a melhor dica é a ultima! É impressionante como o povo enlouquece quando acontece alguma coisa fora do previsto! Povo reclama até quando o aeroporto está fechado e não tem como decolar! Eu que não ia querer decolar numa aeronave que precisava de reparo. Esse povo quando o pneu fura na estrada faz o que? Processa o Estado? Imprevistos acontecem… Mas tenho certeza que se a espera fosse em Paris ou NY ia achar a coisa mais linda do mundo né!
    Ainda somos obrigados a escutar/ler que brasileiro não reclama.

Mais sobre Viagem