A segunda receita de “O Chef e a Chata” é bem mais light que a da estreia: sopa de tomates assados! Eu AMO sopa de tomate, e essa versão do Gui é um pouco diferente das que eu já conhecia, a gente assa os ingredientes antes de transformar em sopa, deixando a casa com um cheirinho delicioso.
Pra acompanhar, torradinhas de camembert com orégano, deliciosas! Além da sopa, nesse episódio dá pra aprender também a fazer caldo de legumes em casa e assim parar de usar o comprado pronto, normalmente cheio de gordura e sódio. Clica no play:
A receita completa:
Sopa de tomates assados
Caldo caseiro de legumes
2 cenouras
2 talos de salsão
1 cebola
3 litros de água
2 folhas de louro
3 cravos da índia
grãos de pimenta do reino
Lave os legumes. Descasque a cebola e corte em pedaços médios. Corte a cenoura em fatias grossas e o salsão em pedaços grossos também. Numa panela junte os legumes e os temperos. Adicione a água e leve ao fogo alto. Abaixe quando começar a ferver e deixe cozinhar por 30 minutos. Coe. Pode conservar na geladeira por 7 dias ou congelar por até 3 meses.
Sopa
4 tomates grandes
1 cebola
3 dentes de alho
azeite
sal
1 pimenta dedo de moça
240 ml (1 xícara) de caldo de legumes
120 ml (1/2 xícara) de creme de leite pasteurizado
Torradas
3 fatias de pão de forma
8 fatias finas de queijo camembert
orégano
Coloque em uma assadeira os tomates e cebola grosseiramente picados, junto dos dentes de alho somente descascados. Salpique um pouco de sal, azeite a gosto e um pouco de pimenta fresca picada. Leve para assar em forno alto por cerca de 30 minutos. Tudo vai murchar bem e as pontinhas da cebola e tomate podem até ficar levemente escuras.
Despeje todo o conteúdo em uma panela e acrescente o caldo de vegetais. Deixe cozinhar por uns 5 minutos e prove o tempero. Se precisar coloque mais sal. Desligue, bata no liquidificador, misture o creme de leite e sirva quente.
Para as torradas: Pique as fatias de pão de forma em 3. Coloque uma fatia do queijo por cima de cada e salpique orégano. Leve ao forno até dourar (cerca de 5 a 8 minutos). Sirva com a sopa.
A receita é enorme, né? Mas é realmente simples de fazer, e se você estiver numa fase mais light é só tirar o creme de leite, eu já provei das duas maneiras e fica bem gostoso! Fiquei super feliz em ver um monte de gente marcando a gente nas fotos depois da receita da semana passada, pelo visto vocês gostaram dos biscoitos, né?
Quem quiser receber as novidades do programa em primeira mão é só se inscrever no canal do Youtube! Ah! E se você fizer a receita, posta uma foto no Instagram e não esquece de marcar com a tag #ochefeachata pra gente ver!
Humm…deu vontade! Tirando o creme de leite, coloca alguma outra coisa no lugar? Ou é só retirar ele da receita!
Que delicia
>>>>>>>> Mulherada, venham conhecer a loja mais descolada de T-Shirts: http://www.PISAICO.com.br <<<<<<<
Putz, minha pergunta anterior já foi respondida depois que eu assisti ao vídeo. O creme de leite é só no final né…e eu posso colocar ou não…Nem precisa aceitar os dois comentários! Mancada da apressada aqui! Bjos e estou amando os vídeos do #ochefeachata!
Kkk, pois é! Viu que eu não coloquei? Fica super leve sem!! Bjs!
Lu, adorei o cookie com Nutella, fiz e meu noivo aprovou o resultado!
Agora vamos ver o que ele acha da Sopa de Tomates Assados, eu já estou com água na boca…. *¬*
Achei vcs muito desanimados nesse episódio! E Lu, vc parece que não sabe fazer nem ovo frito pelo jeito que manipula os alimentos hehehehe parece que tem nojo! bjs
Carol, cozinho praticamente tds os dias aqui em casa, mas realmente sou meio sem jeito, kkkk! Gui já me ensinou muito, essas técnicas de cortar/ temperar e etc fazem mta diferença!! Tem mt truque legal nos episódios =)
Posso falar? vocês são f-o-f-o-s! Pouco comento, mas nesta série é impossível vê-los e não sentir vontade de cozinhar com vocês. Parabéns pelo excelente trabalho, tão criterioso e caprichado. Um beijo.
Lu, Creio que os legumes do caldo não se dissolvem totalmente
O que fazer com essa sobra? Tem alguma forma de reaproveitá-los?
Ana Paula, se quiser pode fazer uma sopa de legumes com um pouco do caldo e os legumes que sobraram, tb perguntei isso pro Gui =)
eles não se dissolvem! a única coisa que eu reaproveito mesmo é a cenoura, costumo fazer um purê pra acompanhar o franguinho grelhado do dia a dia. mas dá pra fazer outra sopa com os ingredientes dali se quiser. como eles soltam o sabor no caldo, não me preocupo tanto com eles, já cumpriram seu papel e ficam meio sem graça (sei que parece desperdício mas não é, tanto que tenho até o hábito de substituir o salsão pela parte verde do alho poró que normalmente a gente joga fora logo de cara). no nosso caso a produtora comeu as cenouras puras ali mesmo! haha, e todo o resto do caldo Lu guardou congelado pra usar em outras sopas e risotos.
Lu, foi impressão minha ou você fez uma cara de desconfiada antes de provar a sopa? rsrs
Não sabia se tava bom, uai! Kkkkk! Eu sou mto careteira né =D
Adorando O Chef e a Chata!
fiz o biscoito com nutella para o meu noivo e ele adorou, vamos ver se ele gosta da sopa de tomate também.
Juntou água na boca
Minha filha virou fã da Chata e o Chefe, tem 13 anos e tá bombando na cozinha! Parabéns o vídeos estão demais!
Gente! Nunca comento no blog, mas hj não me aguentei!!! Acabei de fazer a receita completa, com os pãezinhos e tudo… ficou MARA!!! Estou casada há 8 anos e no começo do casamento tentei fazer várias coisas que ficaram sempre horrorosas!!! Sempre tentando fazer e ficando porcaria, em uns 3 anos, desisti de fazer qualquer coisa na cozinha… e Lu, vou te contar… vendo o vídeo tão bem feitinho de vcs, me arrisquei à voltar pra cozinha (depois de 5 anos sem praticamente chegar perto de uma panela!!!) e fiquei ULTRA empolgada que eu prato ficou ÓTIMO… mto feliz! Continuem sempre com receitinhas saudáveis e práticas (: Sou uma leitora vegetariana o/ Sucesso pra vcs!
Que comentário mais querido!!! Amei que vc se arriscou a voltar pra cozinha, as dicas do Gui são boas, né?? Espero que goste dos próximos episódios tb =DDD
Luh nada a ver com o post, mas eu queria te ver usando aquele teu vestido verde e preto que você usou no jantar da Natura com aquele Louboutin preto que você postou no instagram esses dias, acho que vai ficar lindooo!!! Beijos
Olha, verdade!! Ainda não estreei aquela sandália, boa lembrança!! Qd usar eu posto, tá?? Bjs!
Essas torradinhas estão com uma cara suculenta! Apresentação na cozinha é tudo :) Obrigada, Lu e Gui, por tantas dicas!
Tudo muito fofo, mas você podia prender o cabelo, né? Tá na cozinha! Me dá aflição de ver esse cabelo solto!
Marcelle, eu estou na minha cozinha, fazendo uma comidinha pros amigos. Não é cozinha industrial, não é restaurante… Claro que tenho cuidado, mas tô em casa nesses videos, não vou ficar prendendo o cabelo o tempo todo!
Bjs!
Eu particularmente prefiro prender o meu cabelo quando cozinho…mas nos principais programas de culinária, sempre vejo as mulheres de cabelo solto. Vide Nigella, por exemplo…acho que é mesmo para fazer o telespectador se “sentir em casa” com a chef…
Posso contar uma coisa? Sempre fico com água na boca pelas letrinhas de biscoito que formam “O Chefe e a Chata” na abertura! Será que só eu sou gulosa assim? Haha
Bjos
E se eu te contar que eles são realmente gostosos?? Hahahah! Juro!!
Hum, Lu… agora fiquei querendo mais ainda! haha
Lu, estou AMANDO o chefe e a chata! Na verdade, amo todos os seus vídeos. São os meus preferidos no YouTube! Sempre muito divertidos! Não deixa de atualizar sempre, nem que seja respondendo tags, essas coisas, porque eles são muito divertidos! Aqui vai uma dica… Você não vai fazer um vídeo de comprinhas da última viagem que você fez com o Leo não? Estou super ansiosa pra ver, inclusive aquele louboutin lindo, detalhadamente! Hehehehe
Beijos querida!
Tô amando demaaaaais esse programa. Essa receita eu já tinha feito do blog do Gui umas cinco vezes haha Achei o máximo vê-la em vídeo. E vcs dois são um amor, gente. Campanha “falem com a Multishow para ganhar um programa extremamente merecido!” hehe
Tava olhando a receita nova e Opa!, achei minha foto aqui! hahahaha
Os biscoitos foram muito mais do que aprovados, sem dúvida. Ultra mega super simples de fazer e ficam crocantinhos na medida. Arrasaram ;)
Rendem quantas porções?
4 porções!
Adorei a receita… Vou arriscar dias desses e depois conto…. Ao ver o vídeo tb fiquei um pouco aflita com seu cabelo… Quem sabe arriscar no penteados diferentes… (Uma dica!) Percebi tb que o posicionamento da câmera pode dar uma diferença, pois nos programas q mulheres lindas (como vc) cozinham não dá esta aflição… Bjs e Sucesso!
Lu, amei amei e amei! Sei que vocês tão fazendo algo bem informal, por isso os adornos, cabelos soltos e etc, mas tenho alguns comentários: o Gui poderia explicar algumas coisas importantes, como:
Embaixo da tábua é sempre bom colocar um paninho ou guardanapo molhados pra evitar que ela “corra”
Caldos precisam sempre ser escumados pra tirar a espuminha que sai deles, a panela tem que tá destampada e o caldo não pode ferver, então é sempre em fogo baixo
Não vejam isso como uma crítica, por favor, até porque a proposta de vocês é realmente muito boa. Fiz esses comentários pra dar um feedback mesmo.
Adoro vocês! Sucesso
P.s.: sou gulosa, então sempre coloco queijo parmesão ralado na hora nessas sopinhas tipo tomate, batata… kkkkkkkkkkk
Uma dúvida sobre o queijo da torradinha.
A aparência dele, é a mesmo do queijo brie.
Queria saber se o camembert e o brie são queijos similares, ou se mudam de nome de acordo com a região?
Oi Thaís! O Brie e o Camembert tem a mesma receita originalmente, mas não são exatamente o mesmo queijo. Reza a lenda que a família que criou o Brie, na região de Brie, na França deu a receita à uma família que morava na Normandia, também na França. Isso mais ou menos na época da Revolução Francesa. Começaram a fabricar por lá a mesma receita, que ganhou o nome de Camembert. A grande diferença é que o Brie é feito em queijões de 3 kg e cortado em pedaços pra vender. O Camembert é feito em fôrminhas pequenas, de 100g a 200g. Se você reparar no supermercado vai ver que o brie vem sempre cortado e o camembert inteiro em caixinhas. Mas e aí, qual a diferença? A diferença é que o processo de maturação é diferente pelas quantidades em cada um. O brie ao ser cortado e enviado para os supermercados continua sua fermentação, formando um novo tipo de casca onde foi cortado, o camembert não. Isso acaba dando um sabor um pouquinho diferente de um para o outro.
No caso da receita, pode usar qualquer um dos dois, sem problemas. Os dois vão ficar incríveis ali! :)
Oi Lu! Eu queria saber se esse carimbo para biscoitos pode ser usado em outras coisas, ou só dá nos biscoitos mesmo? É que eu estava pensando em carimbar na pasta americana pra colocar em cima do cupcake. Você sabe se dá pra fazer isso?
Eu fiz e ficou deliciosa!
POr quantos dias posso guardar o caldo de legumes na geladeira?
Posso congelar o caldo de legumes?
Obrigada
Lu, qual a marca da faca? Tô precisando trocar as minhas.
Eu e meu marido fizemos a receita lá em casa e adoramos! Mas a parte mais divertida mesmo foi a de ir ao supermercado e descobrir o que era salsão! rs
O costume de comprar tudo industrializado é tão grande (fazer um caldo de legumes em casa? Nunca!) que tivemos que googlar “salsão” pra descobrirmos que cara tinha aquilo pra conseguir achar.
A sopa acabou ficando uma delícia, com e sem creme de leite. Mas preferi cobrir a torrada com cream cheese, ficou ótima!
Parabéns pela receita, Gui :)
[…] Sopa de tomate assado […]
[…] de arroz arbóreo ou carnarolli -2,5 l (10 xícaras) de caldo de legumes (quer fazer o seu? Ensinamos aqui!) -1 cebola grande picada -5 colheres (sopa) de manteiga -350 ml (1 + 1/2 xícara) de vinho branco […]
[…] 01. Sopa de tomates assados – aprenda aqui […]