Nunca. Nunca desista de uma viagem por algo que você possa resolver depois. Por alguém que continuará ali depois. Vá.
Tire uma semana ou vinte dias. Mude de país por uns tempos, faça uma mala enorme e volte com o dobro – ou menos da metade.
More com desconhecidos ou aproveite da casa daquele seu primo de terceiro grau que mora em NY. Arrisque sem medo, mesmo que na primeira noite você não tenha onde dormir. Os anjos da guarda dos mochileiros nunca deixam na mão. E tem sempre um brasileiro gente boa para ajudar.
Se permita ir. Junte uma grana por um ano. Mesmo que isso te faça ficar seis meses alternando entre miojo e salsicha, Netflix e cinema na quarta. A melhor sensação do mundo é comprar as passagens com o dinheirinho guardado, suado, e fazer no Google o seu próprio roteiro. Não ignore as dicas de quem já conhece o lugar. Anote todas elas.
Chute o balde daquele emprego que te deixa chata e sem pique. Na volta, procure algo que te faça verdadeiramente feliz. Se você voltar.
Renove a alma. Fique mais de dois dias sem encostar no celular. Viagem boa é aquela que não sobra muito tempo para as redes sociais. Desapareça um pouco.
Sinta as borboletas e dores no estômago. Experimente a comida apimentada, o suco da fruta típica, o cachorro quente da esquina e a sobremesa que equivale a um dia inteiro de refeição. Viva totalmente o lugar. A dor de barriga quase sempre vale a aventura.
Conhecer brasileiros é bom para matar a saudade de casa, mas faça amizade com os nativos. Fuja do guia de turismo quando puder. Pegue o metrô sempre que tiver. Sem frescuras.
Nunca deixe a oportunidade de uma viagem passar. Viajar é sentir saudade e deixar que sintam a sua falta também. A única bagagem que você não paga nada se exceder é a cultural.
Das coisas que eu precisava ler hoje…
Linda. Amei o post. :)
Muito legal ver a Marcella por aqui tb! Acompanho o Sem Clichê há algum tempinho e adorei essa novidade!
Bjs!
Nossa Lu! você me encorajou mais ainda!! estou programando uns 20 dias pela europa com maridón, para março de 2015…estava meio cá, meio lá, do dinheiro, da estabilidade financeira….mas vc disse tudo…BAGAGEM CULTURAL!!
Adorei! A nova colaboradora do Chata chegou com tudo!
Que demaais! Tudo oq eu precisava ler esse momento <3
Concordo tanto! Depois que vc vai, o mundo muda :)
Oi! Lu
Era o que eu precisava ler no momento.
Amei, amei!!!
Bjs e abraço
Ana
Texto mais que perfeito!!! Estou fazendo isso nesse exato momento. A galera da academia ta indo pra Buenos Aires e um deles me chamou. nao pensei 2 vezes antes de aceitar. Estou agora em sampa indo sozinha. Eles vao amanhã. Encontrarei com eles la!
Parece que foi escrito pra mim! Amei esse texto!!!
Eu penso exatamente como você, Lu. Pode ser que o custo financeiro seja expressivo, ou apenas razoável, mas a verdade é que o ganho da experiência não tem preço.
considero que seja um dos melhores investimentos que podemos fazer por nós mesmos.
de Lavras Novas a Zurique, que conheço, nenhum dinheiro pagaria o que meus olhos viram, minhas sensações perceberam, minha mente e minha cultura não tenham somatizado.
Amei e concordo plenamente! Parabéns pela nova coluna Marcella Brafman! Sucesso!
Aeeeee, acertei o assunto da cronica =) Mto boa, adorei!
Amei e concordo plenamente! Parabéns pela nova coluna Marcella Brafman! Sucesso!
Amei e concordo plenamente! Parabéns pela nova coluna Marcella Brafman! Sucesso!
Sincero e direto seu texto. Amei
Oi Lu, que texto ótimo! Super me identifiquei, viajar é uma das coisas mais valiosas da vida! O valor das experiências, do aprendizado, das amizades é maravilhoso!! Beijos
http://www.estiloadois.com.br
Acho que posso dizer que a Marcella “chegou chegando”!!!!! Bem vinda ao time e obrigada por compartilhar um texto tão sensacional com a gente!! Parabéns, Marcella :)
Adorei o texto! Parabéns e seja bem vinda Marcella! :D
Muito bom! adorei adorei adorei! amo viajar! Sabe q sem perceber, agora q foi suprido, estava sentindo falta destas pequenas cronicas do cotidiano, q embalam nossos dias, aqui no Chata!
Ameeeei! Texto sensacional!
Gostei do tema (porque adoro viajar)… mas achei um pouco clichê a abordagem!
Vai ser bom ler pequenos textos sobre o cotidiano… Amo o blog!
Bjos, Chata!
Nossa tô nessa vibe!!! Ótimo texto !!
Concordo com cada palavra escrita por você Marcela. Nada melhor que viajar para lugar diferentes e aprender mais sobre a cultura se cada lugar!
https://ummundonovoemqualquerlugar.wordpress.com
Texto sucinto e bem escrito. A mensagem, ótima!
Amei!
Garota, como vc escreve bem, fala a alma e deixa o coração mais mole. Não te conhecia, mas já virei fã. Bj,
Renata
Simplesmente AMEI ! Tudo o que eu precisava ler nesse momento !!
=) “Cai” aqui por um acaso e… Era exatamente o que eu precisava ler. Obrigada!
Simplesmente amei o texto!!
Anotei todas as dicas ;)
Texto sucinto, amei!
http://fashion-soup.com/
Gostei muito do texto! Era bem o que eu estava precisando ler … Foi quase uma resposta para a minha indecisão de fazer uma viagem nesse fim de semana, mas que não vai sair exatamente como planejei! Parabéns e beijos Lú e Marcella.
Perfeito!
Nossa Lu! Faz tempo que eu tenho me identificado muito com o blog, mas depois desse post eu tenho certeza! Eu amo viajar! Amo conhecer novas culturas, experimentar aquele suco estranho com frutas nativas, aqueles pratos com sabores diferentes, conhecer novas linguas, desembolar a minha para poder falar um obrigada na lingua nativa… sou mto curiosa, e creio que um dia poderei desfrutar dessas aventuras!!
Observação: Aqui em BH há alguns lugares que são casas de culturas de outras nações, e por uma noite vc pode experimentar um pouco de como são essas regiões, não somente na culinaria, mas o ambiente também! Eu amo :)
Amei o texto!!! Penso assim tb ;)
Aprovado!!!!!
Renda mensal da brasileira: X. Renda mensal da mulher que acessa o blog: Z. Chutar o balde e ir, por exemplo, para Europa com o Euro a mais de 3,2: não tem preço. Mentira, tem e é incompatível com a realidade da maioria. Moça bonita, escreve bem e deve ser legal e deu uma boa dica, massss… nem todas temos essas condições. Naquela pesquisa de perfil seria legal incluir item de quem aqui tem família, filhos etc. E depois divulgar os resultados e tentar compatibilizar com a realidade de quem vos lê. Assim nós, simples doutorandos com bolsas no exterior, ou voltamos ou desistimos de vez.
Bjk!!
excelente!!!!!!!!!!!
Amei!! Agora só preciso colocar tudo que está no texto em prática!! hehe
“A dor de barriga quase sempre vale a aventura”… hehe, acho que vale pra tudo na vida, né?
Totalmente de acordo com cada frase. E já fiz assim, mala e pé na estrada, bom de mais! Agora estou morando na Argentina por estudos, e aos amigos que fiz aqui sempre os convidava para ir de férias de verão ao Brasil, porque sempre vou nas férias, eles sempre saíam que o cambio, que o dinheiro, e eu sempre pentelhando! rsrsrsrs este ano eles vão! Acho que nem voltam…rsrsrsrsrs…
nossa mei o texto!!!! descreveu exatamente o q fiz qd resolvi morar fora ou qd fui fazer mochilão na europa!!!
me deu até um friozinho na barriga de relembrar!!!
beijos
Marcella, seja bem vinda! Essa palavras se encaixam perfeitamente com um post que fiz no meu blog.
Dá uma espiadinha lá. É sobre viagens.
http://www.destinofeliz.wordpress.com
Ótimo texto! Não tem nada melhor nessa vida do que ir viajar.
https://agordaamagra.wordpress.com/
Oi Marcella,
Adorei o seu texto, bem “vamos fugir ‘proutro’ lugar baby”. Rsrs
Só gostaria de sugerir que esse modo de olhar para viagens como libertação e limpeza da alma não precisa ser “viajar pro exterior”. Vivemos em um país de dimensão continental com belezas naturais e culturais riquíssimas, e bastante variadas.
Adotei a estratégia de ter esse olhar mesmo para cidades próximas, e isso me permite viajar mais. Viajar é encantar – se com o cotidiano estrangeiro, conhecer modos diferentes de ser “ser humano” e com isso sempre levar uma faísca de transformação a cada volta para aqueles que te esperam no seu “lar, doce lar”. Nem só de passaportes e aviões vivem o viajar ;)
Parabéns pelo texto! Foi pauta de uma tarde de conversa no nosso grupo de mochileiros hoje!
Graças a você criei coragem e comprei uma passagem para curtir a Octoberfest com meus amigos mochileiros. Mesmo pagando mais caro na passagem. Afinal não podemos deixar a vontade de viajar passar por causa de dinheiro. Trabalho muito pra pagar isso.
Como diz a Julia Faria: ” O importante é ser feliz, o resto a gente mistura com vodga. rsrsr
[…] – Ainda no assunto viagem a Marcella Brafman, nova colunista do Chata de Galocha, deixou bem claro: NUNCA DEIXE A OPORTUNIDADE DE UMA VIAJEM PASSAR! Amém. […]
Adorei! Ótimo texto!
Muito boa essa provocação para o próximo destino, independente se será longe ou perto, de mochila ou de mala, sem hotel ou com hotel é sempre uma oportunidade de se desligar e viver o lugar, seus costumes, sua gente! Abraço e parabéns pelo blog, Lu!
Amei o texto!
Texto Mara!! Adorei! A meu ver uma viagem vale muito mais a pena que gastar o dinheiro com algum bem material!
Recomendei lá no meu blog teu texto! =]
Beijos
Sempre passo por aqui, mas nunca comento, obrigada pelo texto, fez muito sentido nesse meu momento, beijos.
[…] 5 – Nunca dispense uma viagem! […]
[…] primeira coluna já está no ar, leia aqui. É sobre um tema que eu gosto pouco: largar tudo e viajar por esse mundo afora. A próxima entra […]
Engraçado quando a gente lê umas coisas e pensa “vc tb pensa assim?! que máximo!”..ainda não tive essa experiência de morar fora do país,por enquanto faço essas vivências gastronômicas,culturais,etc e tal por aqui mesmo..Viajar é um dos melhores investimentos de vida. :)
Abs.
[…] originalmente publicado na minha coluna quinzenal no Blog Chata de Galocha. Me acompanhe por lá […]
[…] Smoothie de Cheesecake de Amora 2. Uma reflexão sobre viagens e oportunidades de viajar 3. O pedido de casamento de um grafiteiro para sua noiva 4. Como renovar uma parede de azulejos […]