Carregando...
Alemanha,Munique,Viagem

Intercâmbio: Munique no inverno

04.12.2014
Redação Chata de Galocha

Conhecer a Alemanha nunca esteve no topo da minha lista de prioridades de viagens. Apesar de ter pessoas muito queridas morando por lá sempre achei que seria um país um pouco frio demais, tanto nas pessoas quanto no clima. Não poderia estar mais enganada (bom, parcialmente enganada, é frio mesmo!)! Nos poucos dias que passei por lá conheci pessoas incríveis, e a cada esquina ficava espantada com a beleza do país. Todas as lojas e ruas estavam já decoradas para o Natal, o que acabou dando um ar quase mágico para a cidade… Esse clima natalino contagia qualquer um, parece que todo mundo quer aproveitar um pouquinho da cidade nessa época!
munique1
Munique é considerada a capital da Baviera, região no sudeste do país, e nos meses de setembro e outubro abriga a Oktoberfest, maior festa do mundo para os amantes de cerveja! A cidade é muito bonita, e mesmo com temperaturas super baixas foi impossível não ver pessoas aproveitando o que ela tem de melhor a oferecer nessa época do ano. O que mais me encantou foi conhecer vários Christmas Markets, ou Christkindlesmarkt, como são conhecidos por lá. Esses são os mercados que acontecem no mês de dezembro para celebrar o Natal, onde você pode comprar de tudo, desde decoração para sua árvore até moldes para fazer biscoito de gengibre. Neles você também encontra as bebidas típicas, como o Glühwein, uma espécie de vinho quente com especiarias, e o Eierpunsch, uma gemada cremosa alcóolica deliciosa!! Se estiver com fome você vai encontrar todos os tipos possíveis e imagináveis de salsichas. A minha favorita foi a Currywurst mit Semmel, que é uma salsicha com catchup especial polvilhada com curry.
Você vai encontrar vários mercados de natal pela cidade, mas os meus preferidos foram o Weihnachtsdorf im Kaiserhof der Residenz e o Weihnachtlicher Mittelaltermarkt mit Adventsspektakel. Esse último tem uma temática medieval, cheio de pessoas vestidas com roupas da Idade Média e comidas típicas da época. Os dois ficam próximos a Odeonplatz e é super fácil chegar por metrô.
patinacao
Outra coisa legal para se fazer nessa época do ano é aproveitar os rinks de patinação que ficam espalhados pela cidade. Dei a sorte de encontrar um por acaso no meio do caminho, na Karlsplatz. Lá você também conseguia comer uma boa salsicha e tomar um Glühwein para esquentar um pouquinho. Paguei 12 euros no total para meia hora de patinação e aluguel de patins, e posso dizer que foram os melhores euros gastos na viagem! Foi um momento super feliz (e um pouco desastroso, para falar a verdade, heheh).
munique3
Um dos pontos mais bonitos da cidade é o prédio da prefeitura nova, a Neus Rathaus, que fica na Marienplatz. O prédio tem um relógio de cuco com um teatrinho contando a história da Baviera, então se você estiver por lá fique atento porque ele acontece só três vezes por dia. Uma dica boa é ir ao café no último andar da livraria Hugendubel, que fica em frente ao prédio, tirar uma foto linda e de quebra aproveitar o wi-fi grátis que eles têm por lá. Saindo da Marienplatz siga pela rua Neuhauser Strasse/Kaufingerstrasse e encontre o paraíso das compras em Munique. Você encontra absolutamente tudo nessa rua, desde nomes internacionais, como H&M, Zara, Urban Outfitters, até marcas alemãs, como Hallhuber, S. Oliver e Zero. A rua também está repleta de farmácias legais, e nelas você pode encontrar um mar de produtos da Vichy, La Roche e Avene. Uma loja super legal de lá que vende todos os produtinhos de beleza que a gente mais ama é a Douglas, uma espécie de Sephora alemã, eu diria.

Se você se cansou desse clima tradicional alemão e quer conhecer uma parte mais moderna da cidade, vá para Glockenbachviertel. É o bairro gay friendly de Munique, e tudo de legal está sendo feito por lá. Os melhores bares e restaurantes estão no bairro, então é só dar uma andadinha para escolher o seu favorito. Nesse mesmo bairro, mais especificamente próximo a Gärtnerplatz fica uma das lojas da Kryolan, daqueles produtos baphos de maquiagem, sabe? Outra loja super legal nessa mesma praça é a Kochhaus, uma espécie de delicatessem que vende ingredientes para receitas prontas. É só chegar, escolher a quantidade de pessoas e pegar os ingredientes. Todos lavadinhos e prontos para cozinhar. Achei essa ideia tão legal, fiquei apaixonada pela loja!
munique2

Munique é uma cidade que encanta. Ao mesmo tempo que você encontra a parte histórica e antiga da Europa, é impossível não ficar espantado com o tanto que a cidade é moderna. Definitivamente voltarei para conhecer um pouquinho melhor (e também para tomar mais cervejas!).

19 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Jusciely    04/12/2014 - 20h52

    Munich realmente é maravilhosa! Já fui algumas vezes e morro de saudades! Marienplatz é tudo!

  2. Izabela    04/12/2014 - 22h08

    Ahhhhh eu amoooo Munique!!!! É mesmo linda, os Alemães são super civilizados e não são nada frios. Ah eu TRABALHO NA DOUGLAS, amo meu trabalho lá. a Empresa é Alemã tem lojas na Europa inteira (nada de franquia) e eu acho beeeeeem melhor que a sephora! hahahahha claro, né? hahahahahha

  3. Juliana    04/12/2014 - 23h06

    Que saudades dos intercâmbios no blog! Não conheço Munique, mas fiquei com vontade agora!

    • LÉIA SANTOS    04/01/2015 - 10h18

      Que delícia de texto, por um momento me senti em Munique também srsr

  4. Luanna zapula    05/12/2014 - 05h27

    Oi Ju! Acabei de voltar de Munique e tbm estou encantada com a cidade! Dá vontade de morar lá pra sempre né? Amei as feirinhas, a simpatia e educação dos alemães, o tanto de ciclovia na cidade, o transporte público, as cervejas a comida.. huuuummmm… que lugar maravilhoso!!! Agora uma coisa que me surpreendeu muito foi a cultura de confiança deles. Vc comprar o ticket do metro e não passar por nenhuma catraca? Achei isso o máximo! Tem muita coisa para se fazer na cidade e na região (castelos lindos!!!!) e os preços das atrações pagas são bem honestos.
    Acho que devíamos promover uma dessas feirinhas de natal em BH ein! Ainda esta em tempo!
    Beijos!

  5. vanessa    05/12/2014 - 11h47

    Jù ameiiiiii o post ! Tudo lindo e com cara de lúdico com esse clima natalino.
    Se quiseres conhecer um pouquinho da Alemanha aqui no Brasil, vem pra Blumenau e Pomerode em Santa Catariana, temos a tradicional ocktoberfest em Blumenau e desfiles lindos em outubro, casas típicas centrinho e ruas com cara da Alemanha…. Sou paulistana, mas nesses 20 anos em Blumenau, me fazem amar essa cidade cada vez mais. Fica o convite pra você, pra Lu e para as leitoras que quiserem vir visitar. kisses…

  6. Paola Alves    05/12/2014 - 12h53

    Adoro esse clima de natal, as cidades ficam lindas decoradas com todas as luzes e enfeites! E nossa casa tbm né? Acho muito maravilhoso! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  7. Mariana    05/12/2014 - 14h37

    Alemães não são frios? São simpáticos e gostam de imigrantes? KKKKKKK Contem outra! Até a tia Angela deixa na TV bem claro o que pensa de nós não alemães que moramos nessas terras frias – em todos os sentidos. Não vejo a hora de sair daqui, contando as semanas pra voltar depois de mais de ano na Alemanha por motivos de família. Tá louco, país que não me pegaria uma segunda vez justamente em virtude das pessoas, grosseiras, intolerantes, inflexíveis e já ví uma pá de gente que caia na rua – tem muito idoso aqui e sabe quem ajuda a levantar? Qualquer imigrante, mas, alemão amiga, passa reto, nem tão pra vc. Sei lá, pelo menos eu e uns amigos que estudam aqui de outros países vemos essas coisas.
    POREM, sim, muita civilidade, seriedade e sim, muitas cidades lindas e organizadas e corretas, mas, eu amo mesmo é o meu povo do Brasiuiuiuiu!

  8. Livia    05/12/2014 - 15h33

    Fiquei até com vontade de conhecer rsrs Dicas mt boas… e vc parece mto com a Lu ;) bjs

  9. Anônima    05/12/2014 - 16h20

    Concordo, Mariana! Munique é uma cidade incrível, limpa, linda, maravilhosa mas o povo alemão desanima muito. E o pior é que supostamente nessa região eles são “melhorzinhos” que no resto do país. Amei a cidade e as regiões da Alemanha que pude conhecer mas as pessoas (não todas, é claro) são “alemães-demais” como diz um amigo meu que mora há anos no país. Sou funcionária de uma Embaixada de um país da União Europeia em Brasilia e já tive o desprazer de trabalhar com eles. Voltaria, com prazer, para alguns países vizinhos mas para a Alemanha, NO WAY!

    • Daniela    05/12/2014 - 21h39

      Nossa! Que pena! Algumas meninas acharam o povo frio…
      Eu tive uma impressão totalmente oposta! Não são falantes como nós ou os italianos…
      As pessoas do estado de Baden Wurttemberg são tão solícitas, simpáticas. Talvez pq eu tenha ido a cidades muito pequenas e a maior parte do caminho sozinha, fui muito bem recebida. Pode ser que eu que não gosto de muito contato pessoal, mas as pessoas eram muito amáveis no mercado, andando de bicicleta, nos restaurantes (um ou outro eu achei meio ríspidos), nos trens e no metrô… Me senti em casa, mas sem a violência, sem medo, sem gente cuidando da minha vida ou fazendo cantadas…
      Bjs

    • Anna    06/12/2014 - 05h49

      Uma pena mesmo que as experiências das meninas tenham sido ruins…

      Moro aqui há quase 4 anos (depois de ter morado por 5 anos em Barcelona, onde tudo era festa!) e todos os meus pré-conceitos sobre os alemães foram por água abaixo! Posso ter dado sorte mas só conheci pessoas incríveis e nunca tive o desprazer de passar por uma situação difícil aqui. Muito pelo contrário!

      Trabalho com alemães também e sim, o ritmo é outro e eles não tem muito jogo de cintura – tudo é super hiper mega planificado, mas o rendimento é espetacular! Aprendi muito com eles!

      No âmbito pessoal, é difícil conseguir se aproximar mas uma vez que se consegue, pode ter certeza de que serão amigos pra vida toda!

      Sou muito feliz aqui, mesmo com esse clima difícil e o idioma horroroso, rs. Acho que tudo é questão de perspectiva e de alguma sorte também!

      Agora, para turismo, é um país incrível mesmo, muito, muito bonito! Vale muito a pena conhecer!

    • Ana C    06/12/2014 - 18h39

      Cada um tem experiencias e impressoes diferentes dos povos e lugares, faz parte!
      Eu moro na Alemanha ha pouco tempo mas me relaciono com o país há mais de 10 anos – nao me canso de surpreender com o tanto que sao educados, fofos, sorridentes. Nunca consegui enxergar frieza alguma. Comparados conosco eles sao menos espontaneos, mais diretos e a forma com que tem intimidade (ex: o trato com os amigos) tambem eh diferente, talvez isso seja mal interpretado as vezes. Give Germany a chance! :)))

  10. Nadia    05/12/2014 - 17h40

    Babei com o post e todos detalhes! Eu sou apaixonada pela Alemanha, apesar de ainda não ter tido a oportunidade de conhecer. Sem dúvida, este post vai servir de referência para quando eu agendar minha ida a Munique.

  11. Lígia Coelho    06/12/2014 - 22h33

    Ai que delícia!
    Adoro ler relatos sobre diferentes lugares no mundo, principalmente os que eu quero conhecer!
    Adorei saber mais sobre Munique. É sempre muito mais legal saber além dos pontos turísticos. Obrigada por compartilhar. Beijos!

  12. Mariana Coelho    06/12/2014 - 23h26

    Luuu! Adorava essa tag Intercambio! Voltou com ela de vez ou foi so pro post da Ju msm?
    Beijos!

  13. Fernanda Scafi    08/12/2014 - 19h34

    Legal! Eu fui pra Munique no inverno e no verão e a cidade é linda de qualquer jeito! rs Mas realmente fica bem mágica nessa época de Natal/Ano Novo! http://taindopraonde.blogspot.com.br/search/label/Munique

  14. Gabriela    06/01/2015 - 07h29

    Muito bom o artigo Júlia. Você tem dicas dos principais museus em Munique?

  15. Paula    27/07/2015 - 22h23

    Júlia,pq VC não faz vlog igual sua irmã? Seria ótimo!!!!!

Mais sobre Alemanha