Passei o reveillon em casa, sem grandes badalações. Como contei no último post precisava de uns dias mais quietos para descansar e foi exatamente isso que fizemos nas últimas semanas. Mas não é por isso que a virada tinha que ser sem graça, né? Como nunca vi uma festa que valesse a pena em BH nessa época (né? Existe alguma?) resolvemos fazer um jantar e o resultado ficou delicioso! E mais legal ainda: a noite foi muito gostosa, entre a cozinha e as tacinhas de vinho heheh =D
Fotografei o passo a passo de cada prato pra mostrar pra vocês. A entrada foi Gnudi, um bolinho que vimos num programa de culinária e ficamos aguados, hahah! Ele é bem leve e simples de fazer, à base de ricota e parmesão:
Nem precisa explicar muito né? Você tritura a ricota com um garfo, junta noz moscada, parmesão (e eu coloquei pimenta e sal) e faz bolinhas, com cuidado porque fica meio quebradiço. Aí passa na sêmola e depois coloca num potinho pra levar à geladeira, tomando cuidado de não encostar uma bolinha na outra, usando a sêmola para separar. No dia seguinte é só cozinhar (em água fervente mesmo, as bolinhas sobem quando estão prontas) e servir em seguida. Fizemos manteiga com sálvia para colocar por cima e ficou uma delícia, bem diferente, bom pra variar a massa de sempre! A receita completa tá aqui.
O prato principal foi invenção do Leo: Beef Wellington. Nunca tinha comido! Ele é mais complexo de fazer, mas o resultado é tão bom que vale a pena. Você começa selando o filet em uma frigideira:
Aí vai fazer um ‘rocambole’: a primeira camda (em cima de um plástico filme) é de presunto parma, sobrepondo as fatias um pouquinho. A segunda é de cogumelos. Usamos champignons de paris, que processamos e fritamos em uma frigideira com alho, sal e pimento até secar toda a água. É importante não deixar água, senão atrapalha o resto do processo.
Aí é hora de colocar o filet, que você vai pincelar com mostarda e depois enrolar, fica um rocambole mesmo. Depois de deixar na geladeira por uns 15 minutos você pega massa folhada (comprada pronta congelada no nosso caso) e estende em cima do plástico filme. Enrola tudo (usando gema de ovo pra selar as pontinhas) e leva por mais uns 10 minutos na geladeira pra firmar. Depois é só levar ao forno alto por 25-35 minutos (depende do ponto que você preferir seu filet!) e esperar 10 minutos antes de cortar para servir.
Gente, fica muito, muito, muito gostoso. E a casa fica com cheirinho de pão, é uma tortura esperar os tais 10 minutos pra servir, hahahah! Como era reveillon servi com lentilhas, mas o acompanhamento tradicional dele é purê de batatas, deve ficar ainda mais gostoso! Aqui tem um video do Gordon fazendo.
E por fim a sobremesa, que ficou feia, deu errado mil vezes na hora de fazer e por isso nem tem foto do passo a passo. Culpo a champagne pelo desastre, hahahah! Mas ficou gostoso! Panqueca de nutella com sorvete, como não ficaria também né? Tem receita de panqueca aqui pra quem quiser fazer =)
E depois dessa comilança toda chegou 2015! Como foi a virada de vocês?
Que vontade que deu de fazer esse Gnudi!! Amo qualquer coisa com queijo, se for parecendo uma massa então! rsrs
Estou amando essa fase mais gourmet do blog! Adoro testar as receitinhas! :)
Faz Jojô!! É mto gostoso, bem diferente!! No dia seguinte eu fiz com molho vermelho e fica uma delícia tb =D Bjs!
Nossa Lu, o ponto da sua carne ficou muito vermelho pra mim.. Acho que eu deixaria uma hora até ficar no ponto que gosto. hehe
No mais, ficou tudo lindo e decorado com capricho. Como sempre é uma delicia ver suas fotos! =D
Natália, pra mim tb, kkk! Leo gosta assim, eu fiquei com a pontinha que tava mais passada. A gente deixou 25 minutos, com 35 acho que ficaria perfeito!! Bjs!
Que delicia de menu de réveillon !!!!
Estou conhecendo agora o seu blog e estou amando,parabéns !!!
Feliz 2015 cheio de novas viagens e muitas realizações :)
Adorei o capricho, Lu!
Uma das minhas metas esse ano é me dedicar mais à cozinha neste terceiro ano de casamento, com mais paciência e receitas mais aprimoradas! O filé com massa e cogumelos entrará no livro de receitas. :)
Beijos e ótimo ano pra vc e para o blog! Sempre uma leitura gostosa!
Ma Stump
Depois que fizer me conta, é mto gostoso!! =D
Feliz Ano novo! Bjks
Estou amando essas receitas do Blog! Esse de queijo como boa mineira, tenho que tentar fazer! Muito lindas as fotos como sempre! Ah! Te citei no meu ultimo Post do meu blog http://ummundonovoemqualquerlugar.wordpress.com, se você puder olhar lá Lu, eu ia amar!
Beijos
Mais sucesso em 2015!
Adorei o post!! Vá mesmo ao Bon Vivant, eu adoro! Tem vários na sua listinha que ainda quero conhecer =D Bjs!
Nossa Lu, que cara ótima que está tudo! Apesar do beef ter muitos passos, me pareceu simples de fazer! vou tentar com certeza, mas tb irei deixar um tico a mais no forno..hehehe bjs
Essa carne deve ter ficado MUITO boa!! ‘Aguei’ aqui, hahaha…
Pena que não tenho toda essa destreza para cozinhar…
Beijos!
Que delícia Lu! Quero fazer esse beef! Qual cogumelo vc usou??? Beijos!
Champignon de paris! Compramos fresco e picamos pequenininho =) Bjs!
Amei os talheres dourados, especialmente a colher de conchinha! Onde vc comprou? Bjs
Camila, comprei num antiquário! São fofas, né? Queria ter achado o jogo completo =/ Bjs!
Tambem amei os talheres. Sao de que material?
Lu, aqui em casa a gente também fez Beef Wellington! Hahaha. Eu era louca com essa receita vendo o chef Ramsey fazê-la no Hell’s Kitchen e como também passamos reveillon em casa pelo exato mesmo motivo seu (festa de ano novo em BH é cara e ruim! Me arrependi todas as vezes que fui em alguma) resolvemos testa-la. Ameeeei!
Nossa, esse gnudi parece muito bom! Não conhecia, mas deu muita vontade de fazer!
Passei o ano novo em casa também. 2014 foi puxado, apesar de muito bom, então essa foi a virada do descanso!
Faz um aplicativo Lú!!! Adoro as receitas, seria uma maneira prática de ter e fazer;)
Ai que ceia gostosa! Foi você que fez Lú? Achei lindo! HAHAHAH http://simsemfrescura.blogspot.com.br/
Ou, a massa folhada congelada vc comprou no Verde Mar? Não é em todo supermercado que a gente acha… Obrigada!
Amei. Faça mais passo a passo desta forma. Vou fazer com certeza.
Oi Lu, tudo bem?
Estava dando uma olhada aqui no seu blog pela primeira vez,que por sinal achei bem interessante.
Eu fiz o beef Wellington pro Natal. Segui todas as recomendações só que ele ficou cru.
Tive que selar ele de novo na frigideira depois de pronto.
Tem alguma coisa a mais que voce fez?
Bjs e ele ficou lindo!
Quando vi Gnudi lembrei na hora do Simon Hopkinson pq conheci o prog dele no netflix e tbm fiquei babando!!! É tão simples e fica tão sofisticado!!!
Tenho intolerância a glutén, você acha que as bolinhas vão subir se eu trocar a sêmola por maizena ou farinha de arroz? Queria muito experimentar.