As expectativas ao chegar no Peru eram super altas: tivemos dias incríveis na Colômbia e por isso o segundo destino teria que ser surpreendente para superar a nossa primeira parada. Ao chegar em Lima tivemos mais uma surpresa: a capital do país tem praia! Gente, devo ter faltado em muitas aulas de geografia,porque assim que vi o mar em Lima juro que rolou uma confusão mental. Mas sim, Lima tem praia, só que bem diferente que estamos acostumadas aqui no Brasil.
A cidade é bem grande e tem tudo o que se espera de uma capital. Bons restaurantes, museus, praças e mercadinhos. Lima é praticamente cinza o ano inteiro, mas isso não diminui a boniteza da cidade. Tenho a sensação que aproveitamos pouco porque ficamos em um apartamento maravilhoso (alugado pelo Airbnb), e por isso tivemos a oportunidade de descansar longe dos apertos dos hostels, mas mesmo assim conseguimos ver um pouco da capital. Um dos meus lugares favoritos foi o MATE, o museu do fotógrafo peruano Mario Testino. Foi super legal conhecer melhor a história do fotógrafo que tem um super orgulho do seu país. Lá você vê algumas das fotografias mais icônicas dele sem contar o vestido da Princesa Diana usado em uma das últimas sessões de fotos da vida dela (feita pelo Mario, claro!).
Outro lugar super legal de se conhecer é a Plaza de Armas, uma praça bem no centro da cidade. Nesse dia almoçamos em um restaurante local super escondido em um terraço com uma vista linda para a praça. Saindo de lá fomos ao Monastério de Santo Domingo, um lugar super calmo com um pátio interno maravilhoso para desacelerar e pensar um pouquinho na vida. É possível subir na torre que fica dentro do monastério, mas prepare as pernas porque são muuuuitas escadas! A vista lá de cima vale a pena, com toda certeza!
A quarta cidade do nosso roteiro foi Cusco, parada obrigatória para quem vai à Machu Picchu. Primeira dica amiga: compre um remedinho chamado Soroche Pills. Inevitavelmente você vai passar mal por causa da altitude (a cidade fica a quase 4.000 metros acima do nível do mar) e vou te contar, não é legal não, viu? Nessa parte da viagem não senti a maioria dos sintomas do mal de altitude, mas a cada cinco passos eu sentia que tinha corrido uma maratona! Por isso mesmo é legal você não marcar a ida para Machu Picchu nos primeiros dias na cidade, porque muito provavelmente você não vai conseguir aproveitar.
Cusco é uma das cidades mais caricatas em que passamos durante o mochilão. Sabe aquelas mulheres que ficam rodeadas de crianças, llamas e panos coloridos? Pois é, você vai esbarrar com várias delas andando pela rua. É bem legal de ver que o povo ainda carrega essas heranças culturais. A cidade me lembrou muito Ouro Preto pelas ladeiras intermináveis e o chão de pedrinhas. Para conhecer melhor a história do lugar pegue o Free Walking Tour, que te leva por várias ruelas de Cusco (e de quebra você ganha um Pisco Sour deliciooooso no final).
Indo para Machu Picchu
Assim que você chega em Cusco milhares de pessoas te oferecem todos os tipos possíveis e imagináveis de passeios para Machu Picchu. Existem diversos tipos, desde a trilha Inca de três dias até tours privados (e muito caros). Escolhemos o tour de um dia, indo e voltando de trem. Para a nossa tristeza o dólar estava nas alturas e o passeio nos custou nada menos que R$800,00/pessoa. Isso inclui a ida até o trem em uma van, a passagem do trem (era lindo e rhyco, pelo menos!), a passagem de ônibus até a entrada do parque e o ingresso para Machu Picchu. Foi caro? Foi. Mas gente, não tem como chegar tão pertinho e não ir.
O dia começa cedo, às 4 da manhã a van já te pega no hostel e depois de muitas horas você finalmente chega à Machu Picchu. É incrível ver a quantidade absurda de gente que vai visitar a cidade perdida. Infelizmente isso tira um pouco o encanto do lugar, mas mesmo assim foi um dos pontos altos da viagem! Depois de toda a explicação do guia e das infinitas fotos resolvemos descansar um pouco em um campo até a hora do nosso trem. E aí a coisa mais maravilhosa do dia aconteceu: vááárias llamas apareceram na nossa frente e ficaram felizes e calminhas do nosso lado. Resultado: selfie com a llama! Mas devo confessar que tive um “leve” pânico quando elas começaram a chegar muito perto. Com certeza foi um dos momentos mais legais da viagem!
Travessia Peru-Bolívia
Ao contrário do que muitos mochileiros fazem eu e as meninas optamos por fazer a maioria dos deslocamentos por avião. Nossa primeira viagem de ônibus foi a travessia entre o Peru e a Bolívia, e confesso que estava super tensa. Dizem que a maioria dos ônibus comuns são bem ruins e que a fronteira com a Bolívia pode ser um pouco perigosa. Para a nossa sorte ficamos sabendo de uma agência de turismo que fazia essa travessia chamada Bolivia Hop, que na verdade nada mais era do que um ônibus de turismo cheio de gringos querendo chegar até La Paz. Tivemos um guia por toda a viagem e de quebra ainda conhecemos Puno, Ilhas Flutuantes, Copacabana e o Lago Titicaca. É uma ótima dica para quem não quer perder tempo nessas cidades e tem receio de atravessar a fronteira sozinho.
Alguém já visitou o Peru?
[…] Mochilando pela América do Sul: Peru […]
Ops, passou um errinho de digitação/concordância: A expectativa ao chegar no Peru eram super altas
Adorei o post Julia, você devia seguir o caminho da irmã e criar um post seu!
Não entendi qual o erro de concordância no trecho que citou…
oi ju, vc é muito lindaaa e fofa <3 a lu tinha muiita razao ao dizer q todos te amam s2
sua cara de assustada foi a melhor 'haha adoro vc e a lu, beijinho.
juu me visite também:
Gilvaniaevans.com
Que delicia, Júlia! Morro de vontade de conhecer esses lugares.. Adorei as dicas. ;)
De Lima ate Cusco foram de avião!?
Adorei as fotos!
=D
Oláaa…..
Nossa, este post não poderia ter vindo em hora melhor. heheheh
Eu e meu esposo estamos com voo e hotel reservado pra lá em Junho.
Estamos extremamente ansiosos. O passeio para Machu Picchu, vocês compraram
com antecedência pela internet? Ou compraram por lá mesmo quando chegaram?
Abraçoss
Júlia, fui pro Peru a exatamente um ano, fiquei dois dias em Lima e 18 dias em Cuzco.
Apenas amei, sempre me bate aquela saudadezinha..
Não me adaptei muito a comida, passei aperto! Vivia de pão ( que por sinal é maravilhoso, os mais gostosos que já comi) e iogurte. O mal da altitude nem se fala, um dia ate desmaiei ( mas foi por bobeira minha)
Sobre Macchu Picchu, fiquei muito ansiosa pra ir, numa expectativa altíssima, fui pra Aguas Calientes e dormir lá, não recomendo mais que isso. Sai pra Macchu Picchu 4:30 da manhã, cheguei lá por volta das 5:10. Foi realmente incrível chegar lá, não havia um turista, apenas os guardas e o sol estava nascendo, com certeza vou guardar aquela imagem pro resto da vida! Sensacional ter apenas eu e meu noivo naquela coisa toda! E depois disso veio um pouco a decepção, milhares e milhares de turistas, alguns ( muitos!) não respeitavam, jogavam lixo no chão, comida, entravam aonde não podiam, fiquei bem chateada por isso, mas mesmo assim não fez eu perder todo o encanto! Sou apaixonada por aquele lugar e pretendo voltar em junho fazendo deserto de sal e macchu picchu again!
E Cusco é um amor de cidade, aquele centro aonde acontece tudo super seguro a qualquer hora, altas baladas com bebidas free, voltava para o hostel andando, ou pagando 2, 3 soles de taxi.
Uma pena eu não ter ficado mais em Lima, quem sabe da próxima!
beijo
Seu óculos é lindo. De onde é?
Esses posts de viagem estão me deixando louca hahaha
Lugar maravilhoso, amei.
http://wishingpink.blogspot.com.br/
Olá!
notei as yellow boots nos pés das trÊs!! Elas foram adequadas para viagem? São confortáveis? Obrigada
Nossa, que lugar lindo!!!! Fiquei com vontade de conhecer!!!! :)
Júlia, estava chovendo em Cuzco e Machu Picchu? Dizem que esta épica não é boa para visitar essas cidades. bj
Poxa, não acho perda de tempo conhecer Copacabana com calma. É uma cidade fofa, com restaurantes bem legais. E o lago Titicaca é demais!
Adorei suas dicas. Estou indo para os mesmos destinos no dia 01/04 e tenho certeza que não poderia ter escolhido melhor destino.
Uma dúvida, onde você comprou o Saroche Pills?? Beijos
Já conheço Lima e estou voltando para passar alguns dias por lá e depois Cusco. Estou morrendo de medo desse tal de Soroche. Passar mal em viagem é uó. Minhas expectativas são altíssimas quanto a Machu Picchu e aos outros passeios na região. Vamos ver. Adorei a viagem de vocês!
Julia,estou adorando ler sobre o seu mochilão pela América do Sul porque estou planejando fazer uma viagem para la também mas ainda não decidi todos os lugares,só o Peru por enquanto hehe :) Suas experiências estão me ajudando demais e já quero ler sobre os próximos lugares que foi (te acompanho no instagram e vi mil fotos maravilhosas). Mas uma coisa que me deixou curiosa e que você não disse foram quantos dias você ficou em cada país,porque isso é uma coisa que eu penso muito. Quero conhecer tudo que o país oferece e não uma visita rapidinha sabe? Mas as vezes não se tem tanta coisa pra conhecer e a visita rapidinha seria ótimo. Programar quantos dias ficar em cada lugar que está sendo dificíl.
Um grande beijo
Ah que lindo seu post…
… fazem dois meses que voltei da Bolívia/Peru
Fiz Bolívia começando por Sta Cruz de La Sierra , Cochabamba, La Paz, Copacabana/Titicaca, Puno, Cuzco e MachuPicchu e tudo de ônibus apartir de Sta Cruz, com suaves paradas para comer tomar um banho, todas as minhas viagens foram a noite, uma verdadeira aventura porque as estradas dentro da Bolívia são muuuiito ruins, mais foi a viagem que mais ameei até hoje
Amei seu post porque me recordei da minha viagem, foi uma delicia.
Todos dizem da fronteira mesmo entre Peru/Bolívia, mais é super tranquila, eu tenho particularmente um amor pela Bolívia enorme porque meu marido é filho de bolivianos então sou suspeita para falar de lá.
Mais você vai amar a Bolívia…
…Bjs e boa viagem
Ah não deixe de comer a Salteña do Wist’upiku se passar por La Paz ou Cochabamba… é uma delicia!
Oh Julia
Essa ultima foto ta linda. Fofa demais… Essa carinha de bebe
Me deu uma vontade de ser sua amiga. Vc parece ser uma companhia PRA LA DE AGRADÁVEL E DIVERTIDA.
bjo!
Josy
Montes Claros – MG
Um dos países mais lindos que já conheci! Em Lima há uma região linda chamada Miraflores, acho que ficar lá é muito legal, e é pertinho da praia. Lá também fica a Plaza del Amor, um lugar tão encantador! E eu recomendo ainda conhecer a área arqueológica dos Limas, civilização muito mais antiga do que os incas.
Em Cuzco nós acertamos com um taxista indicado pelo nosso hotel e fizemos um passeio de um dia pelo Vale Sagrado. É muito menos vazio do que Machu Picchu e é incrivelmente lindo. Toda essa viagem é uma experiência inesquecível <3
Ju, essa sua foto com as llamas ficou SENSACIONAL! Tive uma crise de riso aqui… rsrsrs
Julia, eu também já fui. Moro em Rio Branco, no Acre, e em dezembro de 2012 fomos eu, meu marido e um casal de amigos para Cusco. Contudo, fomos de carro (saindo de Rio Branco) e foi maravilhoso! Sem dúvida, a estrada – pra quem tem essa oportunidade, claro – é um ponto alto da viagem! A sensação de ir vendo a mudança da paisagem, subindo a Cordilheira dos Andes e vendo-a de pertinho é impressionante! O ponto mais elevado da estrada é Abra Pirhuayani, que fica a 4.725 metros acima do nível do mar. Como você, também usei Soroche Pills e não tive problemas. Passamos dez dias lá em Cuzco, incluindo o revéillon, ocasião em que a Plaza de Armas fica lotaaada de gente de todas as partes do mundo. Engraçado que eles têm um ritual lá em que após a meia-noite (na virada do ano) todo mundo dá várias voltas em torno da praça pra atrair boa sorte para o ano vindouro. Fomos também a Machu Picchu – mas de trilha que durou 3 dias – Inka Trail – uma parte consiste num passeio de bicicleta muito legal (descendo os Andes), pernoita-se em um Vilarejo chamado Santa Maria e no outro dia caminha-se até Águas Calientes, que é aquele vilarejo super fofo que fica aos pés de Machu Picchu. Acho legal quem puder, pernoitar em Águas Calientes pois é muito charmosinho e tem vários restaurantes legais e baladinha também. Enfim, guardo com saudade essa viagem e com certeza voltarei! Abraços!!! Estou adorando acompanhar o seu mochilão! Também amo viagens e aventuras, como você! Bjos! Renata
Amazing place! Peru is more beautiful than I would have ever imagined!
http://fashion-soup.com/
Meu sonho conhecer Machu Picchu.
bjs
http://ladycatblog1.blogspot.com
Os posts da sua viagem estão maravilhosos! Uma delícia de ler. E a sua foto com a llama…kkk!
Oie, eu já fui no Peru, em 2011, com meu marido e fizemos um esquema bem legal de mochilão também! Adoramos esse estilo de viagem! Acho que todo mundo, no mundo, rs, deveria um dia conhecer Machu Picchu. É um lugar divino demais, que passa uma energia sobrenatural e que tranquiliza nosso coração – sério, eu filosofo toda vez que falo de lá. Fiquei apaixonada. É um tipo de lugar que dá vontade de pegar todo mundo que a gente conhece e levar na mão até lá só pra dizer: “lindo, né? não falei?” rsss… Outro ponto forte do Peru é o Canyon del Calca. Lugar divido, o voo do Condor é a coisa mais linda do mundo! Bom, o Peru é todo forte demais, lindo demais e fiquei apaixonada demais, kkkkk! ;) Só queria falar isso pela enésima vez na minha vida! beijoss
Ameeeiii o post, mas confesso que estou rindo muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito com a foto da Julia e a Ilhama hahahahahahaha
Não sabia que o Mário Testino era peruano! Deve ser o máximo o MATE! Muito legal o seu relato, Julia! E a última foto tá fera, adorei!! kkkkkkkkkkkkk
Ahh, adorei a continuação! Uma moça que trabalha no meu colégio foi para o Peru e ela tava me contando as coisinhas da viagem! Ela voltou SUPER encantada. Fiquei com uma invejinha branca hahaha
Beijos
Que tudo! Não vejo a hora de ver o poste sobre Puno. Bjos.
Hahahahaha, chorei com essa última foto! Sensacional!!
Oiii Júlia, que lugar maravilhoso esse, to encantada … adorei suas dicas pra viagem. To louca para saber o resto. =D
Beijoss
Em Cusco vocês ficaram em hotel ou albergue?
Júlia, muuuuito bom o post!
Até deu vontade de conhecer o Peru.
Meu marido surfa e está programando uma surftrip com os amigos ao Peru.
Além do fato de ser “surftrip com os amigos”, saber que os dias lá são praticamente todos cinzentos não me apetecia em nada.
Mas agora já consigo pensar em programar a viagem junto, daí ele surfa e eu conheço ao vivo suas dicas!
Beijão
Que lugar incrível!!! Amei as fotos e as dicas :)
Beijos :*
Ai q ótimo esse post! Vou mochilar pela América do Sul agora em maio e seu post já vai me ajudando! Queria saber o valor do dolar na época q vc viajou (eu sei q eu vou me lascar pq o dólar agora tá nas alturas), pra eu ter uma dimensão do valor q eu vou pagar (pelo menos pra ir pra Machu Picchu). E onde vc encontrou o Soroche Pills? Me disseram q é eficiente mesmo!
[…] e irmã da blogueira Lu Ferreira (Chata de Galocha), inciou uma série no blog denominada Mochilando pela América do Sul, com várias dicas para este roteiro de […]
Eu fiz um mochilao em 2009! Passando pelo Peru Bolívia chile Argentina e Uruguai!!!! Foi uma das melhores viagens da vida!!!! Tds deveriam faze lá!!!!
O Peru e encantador, mágico e místico! A um clima de “paz” “de se sentir maravilhado” quando está em Machu picchu que é indescritivel!!! É um lugar sagrado de fato!!!!
O lago Titicaca e outra coisa que não pode deixar de visitar!!! É interessante ver e escutar a rotina das famílias que moram nas ilhas flutuantes. E sua constante renovação para de fato não afundar!!!!
Conheci também arequipa, uma cidade cercada por três vulcoes, com um monastério lindissimo e com direito a alguns esportes radicais! Descemos de down hill um vulcão….óbvio, q passei mal devido à altitude ( q vergonha!!!! Tava tão legal!!!)
Lima tbm foi uma grande surpresa, mas diferente de vc Júlia eu sabia que lá tinha praia( kkkkk….achei engraçado esse seu comentário). É uma cidade que chove pouquíssimo então há mts coisas conservadas da época dos incas e pre colombinos. Museus diversos, comidas excelentes, as boates tocam salsa e merengue ( não consegui ficar mais de cinco minutos pois só ria!!!), coisas coloridas e objetos de prata maravilhosos!!!!
Ai aiiiii bateu saudade
Oi! Estou planejando meu mochilão, e fiquei super curiosa sobre as botas que vocês estão vestindo hahahah Quais são os modelos??
Amando esses posts! Apesar de serem destinos relativamente comuns, até agora não tinha me encantado. Com esse seu roteiro e suas descrições estou seriamente tentada! No aguardo de mais!!! P.s: MELHOR foto do blog EVER!!!!!!!!! Morri de rir de você com as lhamas!!!!!!!!!!
Meu noivo e eu fomos ao Peru em junho do ano passado, bem durante a copa… Foi lindo demais. Não ficamos nenhum dia em Lima pois nosso tempo era curto, conhecemos Cusco, passamos uma noite em Águas Calientes e o tãããão sonhado Machu Picchu, e fizemos a subida do Waynapicchu. Gastamos muito menos na época. Conhecemos também Puno, e foi a única vez que o cansaço me venceu, na subida para conhecer Uros, de lá partimos para Arequipa que foi minha cidade preferida… linda linda linda, tem vários passeios bacanas. O Peru é um lugar realmente mágico, morro de saudades (exceto da comida, tivemos alguns probleminhas hahaha)
Amazing place!
http://fashion-soup.com/
[…] quero demais fazer uma viagem tipo essa da Júlia – ela já falou sobre Colômbia e sobre o Peru e amei os posts e babei nas fotos incríveis, especialmente essa com a lhama, que alegrou meu dia, […]
[…] muito conhecer o Peru e estou adorando os posts da Julia sobre as férias dela por lá e por outros países da América do […]
[…] 10/03/15Mochilando pela América do Sul: PeruLeia Mais […]
passei uma semana em cusco!! Demais!!! Amei o post!
Adorei o relato porque o Peru está no topo da minha lista de lugares para conhecer!!!
beijos,
Gábi
Ai que saudades do Peru! haha Fui em todos os lugares que você falou, mas se fosse dar uma dica seria: Arequipa, a cidade me encantou no primeiro instante, vale muito a pena ir!
Júlia, adorei a sua bota. Conta aí pra gente onde você comprou!!!!
Beijos!!!!
Oi Julia!
Li seu post há tempos e ameeeei, mas agora planejo ir ao Peru então surgiram dúvidas :)
Notei que todas vcs usaram botinhas da Timberland. Foram adequadas? Confortáveis? E quanto a mala: vcs levaram mochilas ou malas pequenas com rodinhas? Se foi mochila, achou extremamente necessário?
Muito, muito, muito obrigada!
Adoro seus posts aqui!