Carregando...
Lifestyle

Dicas pra quem trabalha em home office

04.05.2015
Lu Ferreira

ho2
Muita gente pensa que trabalhar em casa é um vidão – horário tranquilo, zero estresse com trânsito, nenhuma preocupação com o que usar… E realmente trabalhar em home office tem várias vantagens, mas também tem seus desafios. É muito fácil se distrair ou se perder na falta de rotina, e o que era pra ser uma coisa bacana acaba virando uma rotina difícil. Trabalho em casa há alguns anos e ao longo desse tempo fui pegando alguns macetes que facilitam meu dia a dia. Vem ver:

Se você tem alguma dica bacana pra quem trabalha em casa deixa aqui nos comentários! Gostaram das minhas?

PS: Sempre me perguntam sobre esse busto que fica no meu home office – é da Farm ;D

20 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Thaís Leao    04/05/2015 - 08h58

    Nossa! Post quentinho! Acabei de te pedir em outro post um videozinho com “review” dos teus tênis. ;)
    Vou ver esse video assim q tiver um tempinho! Beijo de Fortaleza!

  2. Michelle    04/05/2015 - 09h27

    Engraçado, Lu, já tem alguns anos que leio seu blog e nunca comentei nada, mas hoje me deu vontade mesmo. Assim como vc, sou designer e há pouco fui desligada da empresa onde trabalhava e comecei a trabalhar em casa. Logo no início da minha carreira já tinha tentado fazer isso e não consegui. Acredito que o amadurecimento, tanto pessoal como profissional, me fez começar diferente desta vez.

    Engraçado que não li em lugar nenhum, nem recebi nenhum conselho sobre estabelecer uma rotina, como vc sugeriu. Foi meio espontâneo mesmo. Essa coisa de trocar de roupa também acho super importante, acho que o pijamão te deixa muito na tentação de ir deitar, afinal a cama tá ali do lado mesmo, né?!

    Ainda não senti muito essa coisa da solidão, até porque tenho algumas reuniões externas, mas também marco de almoçar com uma amiga vez ou outra, ou falo pelo whatsapp de vez em quando (ao invés do twitter como vc)…Enfim, meu cuidado agora é com o excesso, pois como vc falou, é bem fácil trabalhar demais. Não sei se é a ansiedade (de que dê tudo certo, de colocar minhas ideias em prática, organizar portfolio etc) mas estou bem acelerada e ainda não consegui estabelecer meu horário de “saída”, final de semana então, nem se fala :P

    Muito legal vc compartilhar isso. Com a economia atual e tantos desligamentos, reduções e reajustes, muitos amigos também ficaram como eu. Acho que tem muita gente por aí começando a trabalhar em casa.

    Beijos

  3. Carla    04/05/2015 - 10h09

    A dica que eu dou é: organização. Pode ser que no começo as pessoas se empolguem com a falta de horário fixo e o trabalho pode acabar acumulando, pois sempre haverá um compromisso mais “interessante” para fazer em vez de trabalhar!

  4. Neila Carvalho    04/05/2015 - 10h35

    Oi Lu! O que eu senti nesta rotina de trabalhar em casa foi com as crianças!! Quem tem filho é o dobro mais complicado. Minha filha de 6 anos passou a estudar apenas meio período e a mais nova ainda esta em casa. Mesmo tendo ajudante aqui, as crianças me exigem o tempo todo. Ainda não tenho uma rotina definida, mas o que me ajudou foi a me isolar, e definir que o período da tarde é o horário mais produtivo, já que uma delas esta na escola. E uma vez por semana eu levo meu laptop para um café no shopping e fico um período por lá. Beijinhos

  5. Alessandra    04/05/2015 - 10h38

    Eu trabalho em casa alguns dias por semana e confesso que não sou muito organizada. Não gosto de sentar no escritório, prefiro ficar sentada no sofá mesmo! Não ligo a TV nem o som, mas não consigo sentar em outro lugar..rsrs…

  6. Mai (Cremilda Blog)    04/05/2015 - 11h24

    Lú,

    Concordei com muitaaaas das suas dicas! Trabalho em home office há 3 anos e no início foi beeem difícil pra mim… A liberdade era tanta que os horários de trabalho eram super loucos! Fora que minha mesa ficava no meu quarto e eu já não conseguia mais dormir direito porque sempre podia melhorar um layout às 2h da manhã.

    – Estabeleci horários e tirei a mesa de trabalho do meu quarto. Já ajudou muitooo!! Decorei o cômodo com a minha cara e quadros inspiradores nas paredes :))) Quando entro nele, modo “trabalho” liga instantaneo!

    – Mesmo depois de 3 anos, ainda bate uma solidão, né? Principalmente daquele brainstorm coletivo num job grande. No inicio, sem pessoas para opinar, eu não me convencia se a ideia era realmente boa ou não… Com o tempo a gente vai ganhando uma confiança muito grande no nosso trabalho! Ponto positivo!

    – Trabalhar em casa muitas vezes significa dar conta de tudo (criar, atender cliente, cobrar, finalizar arquivo e até acompanhar produção – no meu caso que sou designer). Nunca tive agenda mas passei a usar este ano para não esquecer os compromissos fora de casa e tem ajudado super!

    – Por último, e não menos importante, muitos clientes podem achar que seu trabalho é amador porque você trabalha em casa e não numa empresa/agência. Não deixe que pensem assim!!! Dê sempre o seu melhor, prove ao cliente que você tem compromisso, que há a vantagem de oferecer atenção total a ele do inicio ao fim e que seu trabalho tem qualidade! Sofri muito preconceito por ter um home-office (nunca atendi ninguem em casa… vou sempre ao encontro do cliente) e com o tempo fui provando que merecia o mesmo respeito e valor que um profissional de agência e hoje minha cartela vem do boca a boca :))

    Parabéns pela matéria!
    Super beijo,
    Mai

  7. Gabi    04/05/2015 - 11h26

    Lu, adorei o vídeo. Estou me preparando para ficar apenas de homeoffice ano que vem, e não sou lá uma pessoa muuito disciplinada. Vou seguir muito essas dicas. :)

    http://gabivasconcellos.com.br

  8. bruna    04/05/2015 - 11h52

    chatadegalocha lu vc poderia fazer um vídeo explicando como é sua câmera iluminação e onde edita seus vídeos? Se já tiver no teu canal linka pra mim? Procurei e não achei!!! :-(

  9. Anne Seixas    04/05/2015 - 12h41

    Relaxe.. Essa é a minha dica. No começo me sentia super culpada por essa coisa de horário, de dormir… Mas sei que sou muito mais produtiva se me der essas pequenas folgas. Fora que você não desliga. O cliente sabe que vc trabalha em casa, então te liga nos fins de semana, tarde da noite. Ou seja, permita-se! rs
    Relato de uma trabalhadora em tempo integral em home office! hahaha

  10. Lady Cat    04/05/2015 - 12h46

    Concordo Lu. Trabalhar em casa tem suas vantagens, mas pode n’ao evoluir se não colocarmos uma rotina

    bjs

    http://ladycatblog1.blogspot.com/

  11. Priscilla Rocha    04/05/2015 - 16h18

    No video vc fala sobre a cadeira estou em busca de uma pode me passar o nome da que você comprou?

  12. Camila Vaz    04/05/2015 - 16h50

    Oi Lu! Queria dizer que adorei o vídeo, mais uma vez! Eu gosto do seu tom de voz, do seu jeito brincalhão (me identifico nas dramatizações) e achei o máximo essa participação extra do seu marido, com os comentários por trás das câmeras, hahaha. Pra mim vocês formam o casal perfeito – que se completa inclusive profissionalmente! Amo as edições dos seus vídeos, o carinho que ele tem com o seu trabalho.. Sei lá, resolvi te escrever para dizer o quanto tudo o q vc faz é excelente e merece ser reconhecida cada vez mais por isso. Um bju gde de uma fã sua!
    Camila, do blog http://www.vazcomestilo.com.br

  13. Virgínia    04/05/2015 - 17h50

    Há vida inteligente no mundo das blogueiras!! Também sou designer e Passei por todas essas dificuldades freelando em casa, mas nunca consegui parar para racionalizar as soluções!! Fantástico o post!!! Parabéns Lú!!!

  14. Raíssa    04/05/2015 - 21h34

    Lu,

    Concordei com toooodas as dicas, mas a última foi um bom reforço para mim. Também entrei nesta ‘fase’ há tipo um ano e meio e acho que me encontrei!

    De fato, agora, eu tenho medo de ter que voltar para o escritório e ter que me acostumar com o “ruído” das pessoas em volta, que é algo que existe – suuuper normal – mas é difícil de controlar e, por vezes, atrapalha a concentração. Dicas para quem tem dificuldade de concentrar: a) faça aquilo que é super importante para você principalmente (aquilo que vai TE trazer o maior retorno) logo no início do dia quando está com mais energia ou mais descansado; e b) faça pausas de 50 em 50 minutos e descanse a mente por 5 min (mas é pra esticar as pernas, tomar uma água e não entrar no face rs); e c) estabeleça um plano de trabalho da semana na sexta feira anterior. Esta última me ajudou a aumentar (e muito) meus níveis de produtividade – porque eu sei o que entreguei, deixei de entregar e que tipo de tarefa toma mais tempo que a outra (mais sei isto agora na ponta do lápis) e está me ajudando (ainda não consigo) a não trabalhar no fds.

    Outras dicas: saia para almoçar com amigos queridos de vez em quando; tenha um daqueles ‘tapa ruídos’ (uns coisos que se compra em loja de construção), aquilo ali reduz barulho que é uma beleza! ótimo para trabalhar em cafés, aeroportos etc.; quando estiver precisando de um empurrão para começar a trabalhar, coloque algum CD que você goste, seja relativamente tranquilo, e que você conheça MUITO, ajuda a concentrar – lá pelo meio da tarefa você já estará concentrado e desligará a música. Mas só funciona se você conhecer muito bem o CD – eu já ouvi milhões de vezes Ária do Djavan (ex).

    Curto muito seu trabalho, continue sempre ;)

    Beijos

    Raíssa

  15. Flavia    05/05/2015 - 08h51

    Minha dica é: converse com sua família. Você precisa colocar limites porque mesmo morando sozinha, como as pessoas sabem que você tá sempre em casa, podem acabar te ligando mais, pedindo mais coisas, e você tem que ser firme e falar que mesmo trabalhando em casa, tem metas a cumprir, coisas para fazer que não podem ficar para depois.
    Eu até evito ficar contando para todo mundo que trabalho de casa porque sou funcionária pública, aí já viu, né? Aí que as pessoas acham que você não faz nada mesmo, quando eu trabalho MUITO às vezes até final de semana!

  16. Juliana Pinheiro    05/05/2015 - 18h31

    Essas dicas foram úteis até mesmo para mim que não trabalho, mas estudo em casa. Sou vestibulanda e optei por esse ano não fazer cursinho porque estava muito caro, e então fico o dia inteira sentada. A parte que mais me identifiquei foi a de se sentir solitária, porque ano passado no cursinho eu interagia com todos os meus amigos, e esse ano não. É ruim mas compensa o dinheiro que eu economizo. Beijos.

  17. Nina Ferreira    05/05/2015 - 19h32

    Foi muito dificil no começo pra mim também!! Tirar o pijama foi fundamental hahaha hoje em dia eu amo trabalhar em casa!

  18. Paola Alves    06/05/2015 - 15h06

    Seu home office é lindo <333 http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  19. Renata    06/05/2015 - 23h22

    Lulis, vc podia fazer um tourzinho por esse quarto ainda não explorado por nós né? (: ou um tour pelo apê de vcs! Obrigada e um beijao!

  20. Raissa    13/01/2016 - 17h58

    Oi Lu!

    Adorei seu post sobre home office! Tá super completo! Há umas semana atrás eu escrevi sobre home office também, com uma abordagem um pouco diferente sobre o que vestir no home office e como aumentar sua produtividade através do que veste, tem umas ideias muito complementares à sua. Percebi 4 formas diferentes de se vestir de acordo com as necessidades de cada mulher.

    Beijos, adoro o seu trabalho!

    O artigo tá aqui! http://bit.ly/1YibDh5

Mais sobre Lifestyle