Carregando...
Gastronomia

Bolo de manteiga noisette e chocolate com mousseline de caramelo – OCEAC

10.12.2015
Lu Ferreira

bolo4
A receita de hoje é nossa sugestão de sobremesa para as festas de fim de ano: Bolo de manteiga noisette e chocolate com mousseline de caramelo. O nome é grande e a receita também, é daquelas que guardamos para ocasiões realmente especiais, não é simples e exige um tempo na cozinha… Mas olha, vale a pena! O sabor é super diferente por conta da manteiga noisette, que combina super bem com o caramelo salgado. Vem ver:

Ingredientes:

Bolo:
300 g de manteiga sem sal
360 g (2 e ½ xícaras) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
240 ml (1 xícara) de leite
1 colher (chá) de extrato de baunilha
330 g (1 e ½ xícara) de açúcar cristal ou demerara
4 ovos
150 g de chocolate ao leite picado ou em gotas

Caramelo:
225 g (1 xícara) de açúcar cristal
150 ml (2/3 de xícara) de creme de leite
100 g de manteiga sem sal
1 colher (chá) de flor de sal (opcional)

Mousseline de caramelo:
4 claras de ovo
150 g de açúcar cristal
250 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
150 g (meia xícara) de caramelo

frutas para decorar

bolo1
Preparo:

Comece pela manteiga noisette: coloque a manteiga numa panelinha e acenda o fogo, de médio pra baixo. É que manteiga queima com facilidade. Vá mexendo constantemente até que a manteiga comece a dourar. Ela tem que ficar um marrom bem claro, isso demora mais ou menos entre 5 a 10 minutos. Retire do fogo e despeje em uma vasilha. Isso é importante para parar o cozimento da manteiga, a gente não quer que ela queime, só doure mesmo. Coloque essa vasilha na geladeira por uns 20 minutos.

Enquanto isso faça o caramelo: Aqueça o creme de leite numa panelinha e reserve ela ao lado. Não é necessário ferver. Coloque o açúcar numa panela. É bom que ela não seja muito pequena pois o caramelo costuma ferver e subir. Uma panela media basta. Ligue o fogo (de médio a alto) e espere que o açúcar comece a derreter. Você pode observar pela laterais quando isso está acontecendo. Comece a mexer delicadamente até que o açúcar tenha derretido completamente. Abaixe o fogo, junte a manteiga, de pouquinho a pouquinho até que ela esteja derretida e misturada ao açúcar. Vá despejando o creme de leite com cuidado e misturando. Misture e cozinhe até que esteja bem liso e bonito. Coloque ele numa outra vasilha e aguarde 10 minutos para misturar a flor de sal. Deixe repousar e esfriar em temperatura ambiente.

 

bolo2

Faça a massa do bolo: Coloque o forno pra pré-aquecer a 180ºC. Unte e enfarinhe 3 formas de 18 cm de diâmetro. Peneire a farinha e o fermento numa vasilha. Reserve. Misture o leite com a baunilha e reserve.
Na batedeira coloque a manteiga noisette e o açúcar e bata por mais ou menos 5 minutos, até que a mistura fique cremosa. Junte os ovos, um a um, batendo. Vá colocando a farinha e o leite, alternando e batendo. Retire da batedeira, raspe a tigela, misture e adicione as gotas de chocolate. Misture e divida entre as 3 formas. Leve para assar por cerca de 20 minutos, ou até que o palito saia limpo. Espere os bolos esfriarem 15 minutos e depois desenforme-os, deixando que terminem de esfriar.

Faça a mousseline: Coloque as claras e o açúcar num bowl de metal ou vidro. Coloque sobre uma panela com água quente, como num banho-maria, mas não deixe que o bowl toque na água quente. Com um fouet vá batendo as claras com o açúcar até que a mistura aqueça e o açúcar derreta, cerca de 5 minutos. Continue batendo com uma batedeira até que vire um merengue bem bonito e que a mistura esfrie. Vá adicionando a manteiga pouco a pouco e bata bastante até que esteja homogêneo. Junte o caramelo e bata novamente até que esteja um creme bem liso.

Montagem: Se precisar, com uma faca com serra nivele os bolos. Corte-os ao meio. Coloque uma metade na base do prato que for servir. Se quiser, pincele com uma calda de açúcar e água pra ficar mais úmido. Esparrame uma fina camada da mousseline. Repita o processo com as outras 6 metades. Cubra todo o bolo com a mousseline, alisando bem. Leve para a geladeira por pelo menos 30 minutos. Decore com mais caramelo por cima e frutas. Pode servir a seguir ou guardar na geladeira para mais tarde ou mesmo pra o dia seguinte.

bolo3

Quando fizer essa receita, não esqueça de postar no instagram com a #ochefeachata pra gente ver! Aproveite pra se inscrever no canal e assistir aos videos primeiro. Ah, e lembra que temos outros 3 videos novos toda semana no canal do blog, se inscreva para assistir tudo ;D

6 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Monica Silva    10/12/2015 - 10h08

    Lu morri de rir no final desre video o gui super engraçado… Adoro os seus vídeos! Bjos felicidades

  2. Monica Silva    10/12/2015 - 10h08

    Lu morri de rir no final deste video, o gui super engraçado… Adoro os seus vídeos! Bjos felicidades

  3. Fernanda    10/12/2015 - 15h00

    Lu, adoro as receitas do Gui e acho o seu blog muito querido!
    Só queria dar um toque… Vocês têm o hábito de falar conjugando o verbo “ver” errado. De fato, isso tem virado uma febre no Brasil, mas, caso tenham interesse em corrigir, o correto é usar SE/QUANDO EU VIR – SE/QUANDO VOCÊ VIR – SE/QUANDO ELE VIR… Tenho vontade de escrever em todos os vídeos que cometem esse deslize, mas é a primeira vez que faço porque acredito que vocês valem a pena, pois já percebi um super cuidado com isso nos seus textos. Pontuação, gramática, concordância… Acho o máximo e, claro, importante para a qualidade do conteúdo.
    Um beijo

  4. Lady Cat    11/12/2015 - 15h11

    Que perfeito esse bolo… mas agora que falta pouco para a baby nascer… eu estou saindo um pouco de fora da cozinha… eheheh

    Bjs

    http://ladycatblog1.blogspot.com/

  5. Amanda Paula    11/12/2015 - 23h51

    Lu, esqueceu de colocar no texto que na receita também tem uma pitada de felicidade. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pois o final do vídeo as risadas são contagiantes.

  6. Ana Tereza    12/12/2015 - 10h58

    Oi Lu, eu até ontem só te seguia pelo instagram, e sempre fui apaixonada pelo seu jeito de ser, fiquei super contente quando vi que você estava gravidinha, e mais feliz ainda quando a sua princesa nasceu. Desejo tudo de bom pra você e queria também, dizer que agora sigo seu blog também. Sinceramente é MUITO, eu repito, MUITO difícil achar um blog que demonstra tanto cuidado com os seguidores. Este post é um exemplo, além do vídeo, tem também tudo escrito e detalhado embaixo, eu não posso acessar sempre o youtube e isso é um detalhe que parece bobo, mais que me deixou incrivelmente feliz! Muita felicidade e amor pra você, viu?!

Mais sobre Gastronomia