Carregando...
Lifestyle

Pavlova de chocolate – O Chef e a Chata

17.03.2016
Lu Ferreira

pavlova3
A nossa primeira receita de páscoa tinha que ter chocolate, né? Mas dessa vez fizemos algo diferente: mini pavlovas de chocolate! Sempre quis fazer pavlovas, essa sobremesa de merengue que geralmente é servida com frutas vermelhas. A nossa versão ficou parecendo um mini ninho, recheada de chantilly e ovinhos de chocolate:

Ingredientes:

Merengue:
180 g (1 e ¼ de xícara) de açúcar
3 claras de ovo
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (chá) de vinagre ou suco de limão

Chantilly:
250 ml (1 xícara) de creme de leite pasteurizado
30 g (3 colheres de sopa) de açúcar

Para decorar:
chocolate em pedacinhos ou lascas
ovinhos de chocolate

pavlova2
Preparo:

Pré-aqueça o forno a 160ºC. Forre uma forma com papel manteiga. Coloque as claras na tigela da batedeira, que deve estar bem limpa e seca. Coloque um pouquinho do açúcar e comece a bater. Vá adicionando o açúcar pouco a pouco, enquanto a mistura se transforma num merengue. Quando estiver bem liso e brilhante, adicione o cacau em pó e o vinagre ou limão e bata mais um pouco pra misturar. Você pode esparramar porçõezinhas dessa mistura numa forma, formando círculos com um buraco no meio, como o original da pavlova, ou fazer como eu fiz: coloque o merengue num saco de confeitar com bico pitanga e vá fazendo pequenos ninhos. Deixe pelo menos uns 3 dedos de distância entre eles pois o merengue cresce um pouco no forno. Leve para assar por cerca de 25 minutos. É normal que o merengue rache um pouco no forno.
Prepare o recheio: Na batedeira, bata o creme de leite com o açúcar. Até formar um chantilly. Reserve na geladeira.
Montagem: Em cada ninho coloque pedacinhos ou raspas de chocolate, cubra com chantilly e decore com mais raspas e com os ovinhos de chocolate. O merengue pode ser feito até uns 3 dias antes, é só guardá-los em um recipiente fechado, em temperatura ambiente. É importante montar na hora de servir pro merengue não ficar muito molhado pelo chantilly. Rende 8 mini pavlovas.

pavlova

Quando fizer essa receita, não esqueça de postar no instagram com a #ochefeachata pra gente ver! Aproveite pra se inscrever no canal e assistir aos videos primeiro. Ah, e lembro que temos outros 3 videos novos toda semana no canal do blog, se inscreva para assistir tudo ;D

4 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Daiane    17/03/2016 - 10h58

    Amei essa receita vou tentar fazer, e amei seu blog!
    Parabéns!

    http://www.daianeferreira.com.br/

  2. Pry Silveira    17/03/2016 - 17h27

    Nossa que delicia! Deu água na boca só de ver as fotos! Com certeza vou fazer!
    Beijos!!
    http://blogprimeirospassos.com.br

  3. Maria    17/03/2016 - 19h12

    Ah, dá pra colocar amêndoas confeitadas para serem os ovinhos também!

  4. Lady Cat    18/03/2016 - 16h30

    Ahhh que delícia

    bjs

    http://ladycatblog1.blogspot.com/

Mais sobre Lifestyle