Quando eu era adolescente, lá no início dos anos 2000 a moda era usar o cabelo suuuuper liso. No meu grupo de oito amigas apenas uma não tinha o cabelo liso, fato esse que era solucionado sempre que tínhamos uma festa e ela aparecia com o cabelo lisinho graças aos poderes da chapinha. Eu que sempre tive os cabelos escorridos por natureza invejava o volume das poucas meninas que ousavam usar os seus cabelos naturalmente cacheados. Quanto mais eu crescia menos via essas meninas, e o que reinava no meu colégio eram os cabelos cada vez mais lisinhos. Pouco tempo atrás comecei a perceber essas mesmas meninas voltando a usar o cabelo de forma mais natural, cada vez com mais volume e cachos.
Hoje acredito cada vez mais que cada uma de nós deve ser feliz da forma mais natural possível, e fico feliz em ver que a beleza dos cabelos cacheados e crespos está mais evidente do que nunca. Mesmo não pertencendo a esse grupo, fico realmente emocionada de ver minhas amigas negras voltando às suas origens e usando seus cachos como forma de luta e percebendo a real beleza que cada uma tem em si, por isso separei 28 cabelos incríveis para inspirar quem quer aposentar a chapinha:
Cachos e crespos
As diferentes texturas dos cabelos negros possibilitam uma infinidade de formas para quem quer deixar o cabelo natural. Mesmo sendo um processo difícil e longo para se deixar de lado os alisamentos, o resultado final é maravilhosos e com muita personalidade.
Tranças
As tranças afro são símbolo de identidade, raízes e beleza negra. Usadas desde sempre na cultura africana, as tranças viraram tradição e são usadas das mais diversas formas possíveis e imagináveis. Sejam fininhas ou mais grossas, as tranças ficam lindíssimas!
Colorido
Adepta dos cabelos rosas que sou, fico enlouquecida quando vejo cacheados e tranças coloridas. Ainda menos comum que nos cabelos lisos, as cores nos afros ficam super interessantes e divertidas, seja em um black power ou nas tranças afros.
E eu fico aqui na torcida para ver cada vez mais esses cabelos circulando por aí!
A mosa afro vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente no publico jovem. Eu particularmente adoro muito estes tipos de cabelo.
Adorei este post, parabéns.
Aah eu sou uma dessas defensoras dos cabelos naturais! Tenho muito orgulho dos meus cachos!
Mas hoje aconteceu uma situação chata: eu e minha mãe vendo umas fotos da Michele Obama (com seu cabelo alisadíssimo) quando ela me solta “quando vc chegar numa certa idade vai ter que fazer progressiva, mulher de cabelo cacheado fica com cara de pobre”. Como assim, gente? Que pensamento racista, idiota, retrógrado. Imagina se EU, que nasci cacheada e amo meus cachos, vou ser obrigada, por alguma convenção da sociedade, a fazer progressiva no meu cabelo algum dia na minha vida! Muita coisa já mudou, pessoas estão aprendendo a valorizar suas origens e a se amarem mais, mas nessas horas vejo que ainda há muito chão pela frente.
Gente, a Michele Obama falou isso? Que feio!!
Eu acho super estiloso assumir os cachos, ou trancinhas!! nao curto cabelo alisado! adorei a materia!beijos
Eu tb fico na torcida. Acho bem bacana
bjs
http://ladycatblog1.blogspot.com/
Adorei! Pois gosto muito do chata de galocha e muitas vezes não via post falando sobre negros!!! Não eh questão de ter que falar… Mas a representação se torna maior!!! Um beijo!!!
Eu amei essa reportagem, meu cabelo e afro tipo 4,to na transição capilar,e dia 8 deste mês meu cabelo completou 10meses de transição natural,uso o no poo,e co wash …e muitos….. Óleos…menos de azeite e rícino acho que o cabelo cheira ruim…eu com óleos da Garnier e óleo de coco
Ahhh eu tenho muito orgulho do meu cabelo.
Adoro meu cachos, adoro que ele tem vida própria, tem volume e chama a atenção. Mas confesso que nem sempre foi assim. heheheeh
Julia, tem um video bem fofo da Dove, que passa aqui no Reino Unido sobre amar os cachos. Vale a pena dar uma olhada.
https://www.youtube.com/watch?v=ou7CyPtkpng
Beijinhus
Julia, justo na semana que tomei a decisão: chega de ser escrava do salão de beleza com aqueles produtos fedorentos que só fazem queimar o couro cabeludo da gente e jogar nosso cabelo no chão, vc me vem com este post!
Vc instalou mini câmeras na nossa casa p fazer um post exatamente do jeito que a gente tá pensando? hahahah
É incrível como que a vida inteira a gente escuta que o cabelo da gente é ” ruim” que ele simplesmente ser do jeito que é é feio e que vc tem que usar coisas que te machucam, te queimam p ficar ” bonita”. O triste mesmo é que o caminho reverso é tão duro e demorado. O bom é que ele é libertador!
Fico tão feliz que meu cabelo do jeito que ele deveria sempre ter sido agora é admirado. Que bom que as mentes mudaram, tenho traumas de infância por conta disso.
Bjs!
Júlia, posso falar?
Amo seus posts e tanto as seleções de links pro post de links da semana quanto a forma como você se expressa, me dão vontade de te colocar num potinho e trazer pra casa ?
Linda, linda! :*
bjos!
Amei o post Júlia! Ainda mais que vc falou em representatividade!! Nosso cabelo não é moda, ele é o nosso cabelo! E tão lindo qnto os lisos… somos todas lindas do jeito que somos!! bjs
Curti! Um post de cabelos afros com cabelos afros de verdade e com moças negras representando! Todas lindas!
E fiquei na vontade principalmente desses roxos, mas minha falta de comprometimento com a manutenção me proibe :D
Nossa amei muito os coloridos!
Dá vontade de copiar… Mas falta coragem kkkk
Beijos Júlia
Lu estou em transição a 1 ano e 6 meses, é muito dificil porque desde que entendo por gente aliso cabelo todos os tipos de alisamentos (toca de gesso,henne ,guanidina,formol etc). Decidi ficar livre de escova e chapinha e assumir meu crespo.Estou amando meu cabelo black,me sinto livre, agora estou querendo fazer tranças acho lindo…Adorei a materia.
Amo forte!!! <3
morro de vontade de fazer mas morro de medo de ficar estranha :'(
Obrigada de coração por este post! bjos de luz pra sua vida,