Carregando...
Viagem,Publieditorial,Tóquio

Cinco motivos para conhecer Tóquio!

20.01.2017
Lu Ferreira


Já contei pra vocês que uma das minhas viagens dos sonhos é pro Japão, lembram? Comecei a me interessar pelo país quando fiz meu TCC na faculdade o tema foi a cultura jovem japonesa – pesquisei sobre bandas, estilo… Início de ano é época de sonhar e planejar, né? Então vim dividir com vocês cinco motivos que me fazem querer conhecer Tóquio:

1- A cultura visual
Eu AMO o quanto os japoneses são visuais, pirava nas embalagens da minha pesquisa da faculdade. Tudo é desenhado, tudo tem um emoji, um mascote, então a minha sensação é que mesmo não entendendo lhufas da língua dá pra sacar do que se tratam as coisas prestando atenção aos desenhos. Isso sem falar que eles amam uma coisa fofinha (kawaii!) e por isso tudo quanto é desenho é fofo.

2- A Gastronomia
Sou muito curiosa para provar a comida japonesa de verdade! Tem quem diga que não tem nada a ver com a nossa, tem quem conte que é apenas uma versão melhorada, eu não sei, mas quero descobrir. Também quero muito provar aqueles waffles malucos vendidos na rua e as mil coisas em vending machines (adoro vending machines, hahah!).

3- Os produtos de beleza
Orientais são malucos por produtos de pele e eu também! Já experimentei alguns que são populares por lá, como o protetor da Bioré, e amei! Fico imaginando como vai ser engraçado quando entrar numa loja de cosméticos e comprar as coisas no escuro – afinal as embalagens vão estar em japonês, né?

4- O contraste do antigo e moderno
Deve ser muito incrível trombar com pessoas de kimono na rua! Dizem que o hábito é comum por lá, e não só entre os mais velhos. Acho incrível pensar que eles fazem questão de preservar a cultura tradicional mesmo em algumas das cidades mais modernas do mundo.

5- Os Purikuras!
Sabe aquelas fotos cheias de efeitos (geralmente aumentando o olho!), cores e etc? Existem lugares cheios delas, geralmente com aquelas maquininhas de pegar bichinhos por perto. Eu amo uma foto e sempre faço uma série quando cruzo uma cabide em viagens, imagina que recordação legal?

Deve ser demais poder vivenciar uma cultura tão diferente e ao mesmo tempo tão interessante. Confesso que antes tinha receio da duração do voo, mas a vontade de ir está fazendo com que cada vez mais isso pareça só um detalhe ;D

Qual o destino dos sonhos de vocês? Alguém já esteve no Japão?

28 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Nattany Martins    20/01/2017 - 13h21

    Oh Lu, eu também morro de vontade de conhecer o Japão. Acho muito interessante o fato do calendário deles ser bem diferente do nosso, assim como comida, senso de estética e todo o mais. Parece um universo paralelo, né? Eu morria de vontade de experimentar doces japoneses (uma amiga falou muito bem deles, assim como alguns conhecidos), e quando fui em SP passei na Liberdade e comprei. Resultado: um doce de arroz com recheio de pasta de feijão HORRENDO! kkkkk’ Ia ser legal ter que me virar por lá pra encontrar doces legais.

    Beeeijos e bon voiaje.

  2. Bruna    20/01/2017 - 13h58

    Lu! Fui ao Japão ano passado e amei! Já tô juntando minhas moedinhas pra ir nas olimpíadas de Tóquio em 2020!
    Algumas dicas pré-viagem que te dou são:
    – se você puder ir na época da primavera, vá! o clima é ameno (pq o inverno lá é rigoroso e o verão super quente) e assim… é simplesmente maravilhoso! As cerejeiras são um espetáculo. O ruim é que essa época é alta temporada, mas vale a pena!
    – se puder também, pesquise promoções de passagens e/ou economize pra ir de executiva. A viagem é muito longa e o conforto a mais faz muita diferença, não só durante o vôo, mas também durante as conexões, pq quem vai de executiva tem acesso aos lounges e consegue tomar banho, comer, ter internet etc. enquanto espera.
    – leve uma mala vazia, pq lá tem muuita coisa legal e barata pra comprar. Se prepare para enlouquecer nos cosméticos e nas lojinhas de 100 iens! Tem tanta coisa legal de papelaria e casa, é algo inacreditável. Além disso, tem saquês maravilhosos e baratos, uísques pra quem gosta (Japão tá junto com a Escócia no ranking dos uísques!). Anote o nome dessa loja: Dom Quijote. É tipo uma lojas americanas “on steroids”, tem de tudo, inclusive cosméticos, comida (kit kats!), etc…
    – se tiver planos de comprar algum eletrônico, aproveite, pois lá o preço tava valendo mais a pena que nos EUA até quando fui (por causa da cotação e pq eles tem tax free pra turista). Já ouviu falar da Yodobashi? São muuitos andares com todo tipo de coisa tecnológica. Eu e meu marido somos fotógrafos e a gente PIROU lá, pq tem uma variedade absurda… todas as marcas, equipamentos que vc nunca imaginaria ver ao vivo, lentes de 5000 dólares pra vc testar na sua câmera! Ah, se interessar ao Leo, lá tb vale muito a pena comprar equipamento usado (tem lojas especializadas nisso), pois os japoneses são ávidos consumidores desse mercado, trocam de equipamento muito rápido e cuidam super bem, então tem muita coisa novíssima e com preço bom.

    Espero muito que vc consiga ir e logo, pq é um lugar apaixonante!! E já tô doida pra ver os vlogs maravilhosos que vcs vão fazer :D
    Se quiser alguma dica de lá entra em contato! :)

  3. Amanda    20/01/2017 - 14h27

    Acho que tem alguém indo pro Japão logo menos! \”/
    Eu sou louca pra conhecer o Japão, mas acho que devo ir pra China primeiro. Tenho uma leve obsessão com a Muralha, Cidade Proibida… vamos ver. Eu sempre fico pensando na questão do voo. A ida a gente vai na empolgação, mas a volta… deve dar uma deprê… rsrs

  4. Mari Dahrug    20/01/2017 - 15h04

    Lu, nunca foi um dos destinos que mais sonhei em conhecer. Tenho vontade até, mas só depois de conhecer uma lista (grandinha rs) de lugares que quero ainda mais, sabe? Mas acho que realmente tem uma riqueza cultural gigantesca, e bem diferente da nossa. Gastronomia então, nem se fala rs.

    Beijos
    Mari Dahrug
    http://www.rabiskos.com.br/

  5. Camila Girão    20/01/2017 - 16h03

    Lu, estive no Japãp em 2012 e foi simplismente incrível!!! A arquitetura é única, a cultura deles é totalmente diferente, tudo é muito lindo e bem cuidado, sem falar que eles têm maquininhas de tudo o que se possa imaginar espalhadas pela rua (encontrei até maquinha que vende sorvete). Vale totalmente as 24 horas de voo.

  6. Mariana Riguetti    20/01/2017 - 17h09

    Morei no Japão por 10 anos e super recomendo a viagem ao país. É totalmente diferente de nossa realidade, deveras encantador.
    E meu destino dos sonhos (que pretendo conhecer este ano) é Paris.

  7. barbara    20/01/2017 - 19h38

    Passei um mês no japão no ano passado. É uma experiência única realmente, super UAU ( todo mundo se choca por já ter ido) mas não é tão maravilhoso assim, para mim, foi tipo de viagem que faz 1 ou 2 vezes na vida, foi sensacional conhecer o contraste, uma cultura que não estudamos muito e temos pouco acesso. Mas; já tenho uma opinião bem menos entusiasta, mas deve ser pelo fato que viajei bastante pelo país e não fiquei apenas em Tokyo e arredores que com certeza é muito diferente das demais cidades.

    A língua é sim um desafio e quem não tá disposto a se perder é bom estar acompanhado por alguém que ao menos “arranhe” a língua. Hahaha. Não dá pra se virar com imagem, mesmo eles sendo tão gráficos e cuti cutis, não é tã literal assim.

    E a comida? pra quem foge de carbos é difícil, tudo é a base de macarrão e arroz, sushi é luxo ou “bandeijinha de mercado”.

    Melhor coisa é o Matcha, o super Chá Verde que é uma delícia e tem absolutamente tudo com ele. De bolinho a sorvete.

  8. @line p.    20/01/2017 - 19h50

    Coincidência Lu! Estava assistindo um episódio da Sakura Card Captors (conhece?) que fazia tempo que não assistia…é um anime muito kawaii inspirado no mangá (ou vice-versa, não sei ao certo)…depois vim espiar seu blog e pá! Um post seu sobre Tóquio, deve ser um sinal para que visites o Japão, segue teu coração.

  9. Evy    20/01/2017 - 22h17

    Lu, existem vários sites que explicam sobre produtos asiáticos. Os japoneses são os melhores para protetor solar e os coreanos tem produtos ótimos pra pele, as coreanas fazem uma rotina de mais ou menos 15 produtos pra pele, por isso tem a pele ótima… Se você achar as marcas sulwhasoo, inissfree, Tonymoly, etude house, skin food, bioré e Shiseido pode comprar sem erro…

  10. Barbara    21/01/2017 - 08h24

    Luuuu, acabei de voltar de la e estou apaixonada! Recomendo muito a viagem! O pais eh lindo, organizado, limpo e os japoneses são os seres mais bem educados do planeta!!! Achei meio dificil comprar cosmeticos, a maioria das embalagens só em japones mesmo. Mas no geral ten muita coisa com descrição em ingles ou com resenha na internet. ????

  11. Flavia    21/01/2017 - 10h27

    Oi, Lu! Já estive no Japão, vou passar as minhas impressões….se vi uma pessoa de kimono na rua foi muito. Até vi mais em Kyoto, mas eram turistas que se vestiam para tirar fotos, não eram japoneses de verdade. Agora, o modo como se vestem é muito diferente e legal, nada precisa estar combinando, colocam saia de festa com uma camiseta, uma bolsa de bichinho, enfim, eles se vestem como querem….
    Também não vi essas máquinas que tiram fotos diferentes, não…
    Quanto ao número de horas de voo, eu fiz o seguinte: fui até NY (de milhas), e lá peguei um voo para Tokyo. Você pode chegar em NY e descansar um dia e só ir no dia seguinte, já dá uma descansada. Eu fui direto, foi cansativo sim, mas faria de novo porque vale a pena.
    No Japão parece que você está em outro mundo, é muito bom estar com alguém que possa ir te explicando as coisas, os hábitos, senão você não vai entender direito e nem se tocar. Também achei bem dificil de circular sem saber nada de japones, não tem coisas em inglês nas estações de metro, por exemplo.
    Eles são extremamente simpáticos, atenciosos, se preocupam sempre com o outro, mas são reservados. As pessoas andam no metrô lendo com os livros emcapadados para que ninguém saiba o que estão lendo. Andam de máscara quando estão resfriados para não passarem para outras pessoas. Quando você vai pagar algo na loja, não entrega o dinheiro direto para o caixa. Coloca numa vasilha do lado do caixa, e a pessoa pega de lá….
    Não curti a comida, ñão…um monte de sopa com cheiro de alga do mar em bowls, mas tinham outras opções em todos os lugares…nossa, são tantas pequenas coisas, é um país incrível!!! Quero voltar!!

  12. Ana Sassaki    21/01/2017 - 10h34

    Oi Lu! Morei no Japão durante 4 anos e nem preciso dizer que foram os melhores da minha vida. A mistura do antigo com o novo, as tradições e a tecnologia são latentes. Morei na província de Aichi ken em Toyohashi. Vc vai adorar as farmácias de lá, não tem nada parecido com aqui, é mais uma loja de bem estar. Em qualquer uma dessas, eu amava a Sugi, vc encontra Shiseido, kanebo e biore lá e o nosso Nivea kkkkk. Já a culinária é uma versão melhorada da culinária japonesa que temos aqui e não fica só no sushi e sashimi. Um prato bem típico é o gyudon, uma cumbuca de arroz com carne e cebola, é como se fosse o prato de todo dia. Aliás, o restaurante que frenquentavamos lá, o Sukuya, abriu filiais aqui em São Paulo e garanto a vc que é quaaaase a mesma coisa. Estou na torcida para que vc realize o seu sonho o quanto antes e já adianto que valerá muito a pena. Gambare!

  13. Bel    22/01/2017 - 12h38

    Eu vou confessar que passei boa parte da minha vida não querendo conhecer o Japão já que não sou fã de comida japonesa e tinha interesse em conhecer outros lugares mas tenho conhecido mais da sua cultura e da gastronomia local – mais ampla que parece – e me apaixonado por esse lugar. Espero conhecer em breve!

    http://belsantanna.com/

  14. Orlando Prosper    22/01/2017 - 17h09

    Achei que eu era um dos poucos apaixonados pelo Japão, ehehhe. É um lugar que eu desejo conhecer desde criança sabe? Ao longo da vida a gente vai acumulando sonhos de conhecer certos lugares. Minha grande paixão era conhecer Londres e felizmente tive a chance de ir várias vezes, nunca me canso daquela cidade, meu lugar predileto no mundo. Em segundo lugar está Nova Iorque, mais especificamente passar o Ano Novo vendo o globo descer na Time Square (dia 31 de Dezembro é meu aniversário e eu penso que talvez esse ano consiga me dar esse presente, eheheh), e finalmente o Japão que é um lugar que me fascina, mas isso fica para o futuro, quem sabe daqui uns anos. Lu, se você for ao Japão faça os vlogs lindos que vocês costumam fazer. Beijinhos do seu leitor brasileiro que vive em Portugal.

  15. Maria    22/01/2017 - 17h55

    Acabei de voltar do Japão. Sim, isso tudo que você espera será atendido :)

    menos a comida, é horrível! Mas não se prenda a isso, é um lugar fantástico.

    Estando lá, não deixe de ir a Nara e a Kioto. Se quiser dicas, pode perguntar.

  16. Meio Julia    22/01/2017 - 20h45

    Sempre fui muito sonhadora e tenho vontade de viajar para inúmeros cantinhos do mundo. Gosto muito da cultura oriental, e lá é um dos lugares que tenho muita curiosidade de conhecer mesmo. Esse guia é incrível e me deixou mais animada ainda para um dia ter condições de explorar Tóquio!

  17. Daiane    23/01/2017 - 10h12

    Confesso q não tenho muita vontade de conhecer o Japão não…mas e um país que tem mtas curiosidades e cultura totalmente diferente da nossa. Agora uma cidade q tenho muita vontade de conhecer e Nova York, fico só sonhando com seus vídeos de qdo vc vai pra la..
    http://senhoritadoslacos.blogspot.com.br/
    Bjos

  18. DAniela oliveira    23/01/2017 - 12h07

    Eu estive no Japão em dezembro do ano passado e é sensacional. Tudo o que você imagina é mais um pouco!

  19. Nicole    23/01/2017 - 12h49

    Lu, se esses cinco motivos já te fazem sonhar com o Japão, quando você for você vai enlouquecer com aquele lugar, de verdade! Vai se tornar seu lugar preferido no mundo!
    Espero que 2017 seja seu ano de ir nesse país tão tão distante.
    Um beijão.

  20. Mari    23/01/2017 - 16h48

    Lu,
    A “comida japonesa” que temos por aqui é bem parecida com a de lá, sim. Não é comum, nem fácil de achar por lá… O comum é mais próximo do que imaginamos ser comida chinesa, sabe? Mas quando tem, não é tão diferente (sem os americanismos tipo fritura e cream cheese, claro hahahaha)

    Eu sou suspeita, porque recomendo viagens para QUALQUER lugar do mundo – qualquer experiência cultural é super válida. Mas eu adoro ir a Ásia… É um dos poucos lugares que fazem a gente se sentir tipo criança. Tudo é diferente e novo, sabe? Ir a europa, por mais que haja algumas diferenças, não causa tanto impacto. Chega a ser cansativo, mas é maravilhoso sempre. E de todos os lugares, acho Japão um dos mais fáceis de ir. Por mais que eles não consigam falar inglês (eles até tentam, mas…), tudo é tão organizado que não é difícil se virar por lá. Coréia do Sul é mais fácil porque o inglês lá serve pra alguma coisa! Eu gosto sempre de ir por Dubai e, por mais cansativo que seja, não é a pior coisa do mundo. Sempre paro uns dias na ida, para quebrar um pouco o fuso horário. O jet lag da volta é sempre trevas. hahaha Ah, e é bem mais barato do que dizem por aí. Sei lá, tive a impressão de ser mais barato que Londres, sabe?

    E é sempre bizarro e divertido comprar cosméticos. Eles tem uma linha Shiseido diferente da que temos por aqui (a daqui vende em loja de departamento chic por lá, sabe?), tipo de farmácia e eu comprei muita coisa. Eu não ficava pesquisando o que era, não. Tinha a minha listinha de coisas que queria experimentar, mas de resto, me joguei e só fui descobrir o que era no Brasil.

    Ah! E o que falaram por aqui é verdade: eletrónicos lá valem mais a pena que nos EUA. Até apple é mais barato lá. Equipamento fotográfico então…

  21. Alexandra    24/01/2017 - 11h45

    Tambem adoraria conhecer o Japão! Sou apaixonada pela cultura Japonesa. Tive a oportunidade de trabalhar com Japoneses e fiquei ainda mais curiosa sobre o país.
    Meu destino dos sonhos no Japao é Kioto, de preferencia na primavera!

    Ainda mais sucesso pra vocês. Beijos!!

  22. Gisele Almeida    01/02/2017 - 23h04

    Lu, sempre sonhei em conhecer o Japão e também tinha muita curiosidade em vivenciar todos esses tópicos que você citou principalmente esse contraste entre antigo/moderno e a gastronomia.

    Realizei o meu sonho de conhecer Tokyo em Dezembro de ano passado e voltei de lá super feliz. Valeu cada segundo da viagem inclusive as 10 horas de voo.

    Fiz um tour de kimono e foi uma das experiências de viagem mais incríveis que tive até hoje. Foi um passeio guiado em Asakusa, região onde tem o templo budista mais antigo da cidade, além disso tem comida de rua e restaurantes deliciosos para provar comida japonesa “de verdade”. Foi incrível!

    Contei sobre o tour no meu blog: http://viajarpelaeuropa.eu/o-que-fazer-em-toquio-tour-de-kimono/

    Ah! E eu viajei com minha filha de 2 anos. ;)

  23. Livia    10/03/2017 - 13h45

    Oi Lu!
    O Japão é um lugar fantástico! Se você for para lá, indico dois sites… o japan-guide tem muitas dicas sobre pontos turísticos e é um site bem organizado, você consegue montar um roteiro de viagem até baseado na época do ano que você vai!
    Para se locomover o melhor modo é usar a JR, que é a linha de trem e você pode comprar o bilhete aqui no Brasil… tem um site, que chama Hyperdia, que ajuda muito! Você coloca a sua localização e seu destino, ele indica vários modos diferentes de chegar em algum lugar, com tempo e valores!
    =)

  24. Márcia    16/03/2017 - 12h16

    Meu destino dos sonhos é NY parece bobo para você que já foi tantas vezes. Mas este é meu sonho. Sei tanto sobre lá e nunca fui. #vontades!

    • Lu Ferreira    17/03/2017 - 17h45

      Bobo nada! Tb é meu destino dos sonhos, não me canso de lá!

  25. Aline Kikuchi    26/04/2017 - 21h16

    Sim! Fui para o Japão em 2013 e não tenho palavras para descrever esse país incrível! Pretendo voltar com toda certeza do mundo! O inglês não vai ajudar muito, mas eles são extremamente prestativos e educados e nada que aplicativos de localização, google e wi-fi não ajudem.
    O verão deles é bem quente, mas tem vending machines de todos os lugares e muita variedade! As máquinas de fotos que podem ser editadas na hora eu vi mais em shoppings e grandes centros. Senti mais contraste entre tradição e atualidade em Kyoto, se é isso que procura…recomendo.
    A comida japonesa no Brasil é bem diferente de lá, mas tem outras opções de restaurantes se não conseguir se acostumar. Mas vale muita a pena!
    Espero que os motivos para conhecer Tokyo aumentem e se transforme numa viagem!

  26. Luiza Ferrari    30/01/2018 - 12h05

    Eu já estive! É meu país preferido e sempre foi, desde pequenininha muuuuitos anos antes de ir até lá. Esse ano vou voltar na época das cerejeiras e já estou mega ansiosa :)
    Sou blogueira de viagens e moro em Londres há 6 anos, se quiserem conhecer meu site e acompanhar nossas viagens:
    https://londonso.com
    https://www.instagram.com/bloglondonso

  27. leandro de oliveira    17/04/2019 - 20h41

    excelente artigo sobre toquio meu sonho e poder conhecer esse lugar em breve vou realizar
    https://intinerarioeuropeu.com

Mais sobre Viagem