Carregando...
Lifestyle

Vamos falar sobre Podcasts?

22.05.2018
Redação Chata de Galocha

Vocês já devem ter visto por aí que os podcasts estão começando a ter um espaço maior nos meios de comunicação. Se você não tem a mínima ideia do que isso significa, a gente te explica: podcast é um conteúdo feito em áudio, como se fosse um programa de rádio na internet. A gente já tem textos nos blogs, sites e outros meios de escrever na internet, os vídeos no Youtube, e agora os podcasts que vocês podem encontrar em plataformas de streaming estão ganhando cada vez mais espaço.

O mais legal do podcast é o fato de você poder só ouvir o conteúdo. Ou seja, dá para consumir em qualquer lugar porque você não precisa parar o que está fazendo para prestar atenção lendo um texto ou vendo um vídeo. No exterior já é algo bem consolidado e na comunicação falam que é uma das maiores tendências de mídia para este ano. No Brasil ainda está chegando, mas mostrando que é um bom formato de conteúdo pra gente explorar.

Aqui no Chata a gente já começou a entrar nessa onda dos podcasts e temos alguns bem legais para indicar para vocês. Tem muita gente produzindo conteúdo dessa forma falando sobre moda, feminismo, cultura pop, atualidades… Assim como texto e vídeo, é uma forma de espalhar conteúdo, seja ouvindo uma pessoa sozinha ou em grupo.

Mamilos

O Mamilos é um podcast que se define como jornalismo de peito aberto. Fala sobre atualidades buscando nas redes sociais os temas mais debatidos do momento. É apresentado por Juliana Wallauer e Cris Bartis, mas sempre tem convidados na mesa para enriquecer a discussão do tema. O programa vai ao ar todos as sextas ao final do dia e você pode ouvir clicando aqui ou no Spotify.

Imagina juntas

É um podcast para falar sobre vida adulta. Na verdade, sobre quem está entrando na vida adulta meio perdido e sem saber o que fazer, porém correndo atrás pra entender essa nova fase da vida. Fala bastante sobre cultura pop, trabalho, dinheiro, relacionamentos, entre outros dilemas. Dá para ouvir neste link aqui ou também no Spotify.

Um milkshake chamando Wanda

É um dos podcasts mais legais que a gente tem aqui no Brasil. Feito pelo pessoal do Papel Pop, ele fala, é claro, sobre cultura pop. Então a gente fica sabendo tudo sobre música, séries, cinemas, fofocas dos artistas… Fora que é muito engraçado de ouvir!

Moda pé no chão

Se você já gosta do conteúdo escrito da Ana, do Hoje Vou Assim Off, vai gostar ainda mais dos podcasts dela. Ela fala sobre vários assuntos relacionados a moda, como consumo consciente, proporção do guarda-roupa, tecidos, moda plus size, enfim, e tudo isso de uma forma simples e fácil de entender. Parece que você realmente está conversando com ela enquanto ouve. Para ouvir o Moda pé no chão, é só clicar aqui ou no Itunes.

Braincast

O Brainstorm 9 é uma plataforma sobre criatividade e inovação. Inclusive, muitos dos podcasts que citamos aqui são hospedados lá. Eles também o próprio podcast, Braincast, que discute toda semana sobre cultura digital, inovação, negócios e outros assuntos desse meio. É um podcast bem legal para quem quer ficar informado sobre comunicação e mercado. Dá para ouvir aqui ou no Spotify.

Meio fio em 4D

Com episódios novos todos as segundas, é um podcast que fala sobre angústias e felicidades da geração Y do ponto de vista feminino. Tem discussões sobre autoestima, mercado de trabalho para mulheres, consumo consciente, moda, entre outros assuntos. Você pode ouvir aqui ou no Spotify.

Cinemático

Um podcast para quem gosta de cinema e quer se inteirar sobre as estreias e os destaques da semana, ouvir críticas e discussões sobre o assunto. Ah, eles falam sobre séries também! Você pode ouvir aqui ou também no Spotify.

Vocês acompanham algum tipo de podcast? Já estão inseridos nesse mundo? E se tiverem outros para indicar, não deixem de comentar aqui embaixo!

29 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Joy    22/05/2018 - 13h06

    Oie!

    um podcast maravilhoso é o da minha escritora favorita Elizabeth Gilbert.

    Tem no sound cloud, procure por Magic Lessons. São podcasts em inglês sobre criatividade, baseados no livro Big Magic…é fantástico…amo!

    Bjs
    Joy

  2. Bia    22/05/2018 - 14h35

    Um milkshake chamdo Wanda <3 Descobri a pouco tempo e já amo!
    Tem o Filhos da Grávida de Taubaté, dos meninos da Diva Depressão e da Maíra Medeiros do Nunca te Pedi Nada, também que é ótimo!

  3. Vânia    22/05/2018 - 16h29

    O podcast fez sucesso aqui em 2006/2007 depois caiu com o Twitter, mas muita gente ainda usa como meio de propagar conteúdo sim. Principalmente em cursos de comunicação, é legal saber que está voltando.

    http://www.ziperchique.com.br/2018/05/unhas-siam-color-e-sally-hansen.html

  4. Raíssa Freitas    22/05/2018 - 19h33

    Lu, eu amo podcast! Sou uma empolgada, sempre em busca de novidades! Não conheço o Meio Fio em 4D, já estou ansiosa para ouvir!
    P.s.: Se um dia você fizer um podcast, me convida pra um episódio?

  5. Adriana    22/05/2018 - 20h08

    É ImaginA Juntas.. 😉

  6. Priscila    22/05/2018 - 20h13

    Adorei as dicas. Comecei a ouvir na academia, muito bom para aprender e ajudar a passar o tempo na esteira! Estou ouvindo varias aulas de inglês para ajudar a aprender a língua! Bjo grande.

  7. Fla    22/05/2018 - 20h44

    Os podcasts tiveram um “revival” realmente, eu sou podcaster “raiz”, fiz um dos primeiros no Brasil com uma amiga, se chamava Mix Virtual, dava um trabalhão p mixar e o dobro p hospedar!🤣🤣 E sem falar do Nerdcast, que esta já passou dos 100 episódios e so melhora!

  8. Olívia    22/05/2018 - 20h48

    Xadrez Verbal e Petit Jornal, ambos de política internacional, história e atualidades <3

  9. Amanda    22/05/2018 - 21h38

    Nossa! Estou super na onda dos podcasts agora e esse post caiu como uma luva! Estou viciada no Braincast ouvindo todos os mais antigos para seguir para o próximo, já estavam na minha lista o Mamilos e o Imagine juntas, agora dps desse post vai entrar o Meio fio em 4D! Adoro o fato de que isso está crescendo por aqui! Senti falta do Filhos da Grávida de Taubaté dos meninos do Diva Depressao com a Maíra Medeiros, é divertidíssimo!

  10. Juliana    22/05/2018 - 22h30

    Nem acreditei quando vi o título. Confesso que atualmente ouço muito mais podcast do que música.
    No final de cada um, sempre aprendo algo novo.
    Já ouço a maioria dos listados acima, só ainda não ouvi o da Ana, vou atrás dele pra começar a seguir, adoro ela desde a época do blogspot.

  11. Bruna    22/05/2018 - 22h55

    Apaixonei nos podcasts! Amo Wanda, Mamilos e Filhos da grávida de Taubaté (recomendo). Concordo com vocês, aqui no Brasil algumas coisas demoram mais para solidificar no mercado – tanto com o público, quanto com empresas (basta ver o caso do YouTube que não faz muito tempo, era MUITO negligenciado pelas marcas). Fico muito feliz com esse avanço, pois acho uma ferramenta incrível!
    Desculpem por escrever um artigo aqui, deve ser culpa dos anos de silêncio (acompanho o blog desde quando era apenas sobre gastronomia e esse deve ser meu primeiro comentário). Hahahah Beijo

  12. Markelli    22/05/2018 - 23h32

    Nossa Lu, comecei a ouvir podcasts tem pouquíssimo tempo por indicação de um amigo e adorei! Troquei minhas musicas diárias no trajeto casa-trabalho e o inverso pra ouvir e estou amando! Ele se chama Gugacast e é basicamente de histórias da vida!! Fora as tiradas sagazes, humor debochado e inteligente… enfim! Amei!! Vou ouvir os outros que vc recomendou com certeza!! 😘😘

  13. Larissa Lustosa    22/05/2018 - 23h36

    Escuto podcasts há uns 7 anos, adoro!! Vai muito bem no trânsito e na academia!! Os que mais gosto: RapaduraCast, Nerdcast, Minuto de silêncio…

  14. Melissa    22/05/2018 - 23h58

    Engraçado! Há uns dias eu comentei c a Karla sobre o Mamilos e hj tb fiz um post pra falar dele! Eu cheguei meio atrasada nesse tipo de midia, mas tô curtindo muito! O mupoca tb é bom (tb do B9) e tô curiosa pra escutar o Naruhodo.
    Bjocas gente!

  15. Nathália    23/05/2018 - 01h22

    Ameiii as indicações! Já tava querendo começar a ouvir, agora vou com certeza

  16. Patricia    23/05/2018 - 02h47

    Gente.. ouvia tanto falar desse negócio… principalmente das Divas Depressão sobre o Gravidas de Taubaté … não fazia menor idéia do que de tratava… eu achava que era coisa antiga e como a Maíra é meio retrô tinham feito uma coisa do passado de ficar gravando coisa como se fosse fita k7 kkkk (tem quem vai ler esse k7 não vai nem saber do que se trata kkkk)

  17. Bruna    23/05/2018 - 03h59

    Eu consumo podcasts há muito tempo! E amo, claramente. Mas falar de podcast pra mim, tem que mencionar o NerdCast do Jovem Nerd, maior número de ouvintes e downloads do Brasil, apenas maravilhoso! :D

  18. Ayka    23/05/2018 - 04h05

    Que lista legal. Não conhecia esses mas eu vou dar uma olhada. Consumo podcastas ha um tempo quando meu namorado me apresentou. Desde então toda sexta feira eu entro no site pra ouvir o nerdcast, do site jovem nerd. Falam de tudo apesar da maioria dos temas serem voltados a cultura pop. Depois dêem uma olhada. Vale a pena, eles fazem um trabalho bem legal!

  19. Tatiana    23/05/2018 - 08h05

    Amo o Papricast, excelente conteúdo sobre cinema e séries, é gravado por 3 amigos, e sempre tem convidados. E são gaúchos, então ainda tem o sotaque muito bom de ouvir!

  20. Beatriz    23/05/2018 - 10h40

    Os 3 primeiros da lista já escuto e gosto muito deles, já vou conferir as novas sugestões, estou sempre em busca de novos podscasts e no Spotify agora tem vários, dá pra ouvir direto por lá o q facilita muito. Pra quem sabe inglês também tem uma quantidade enorme e já aproveita e treina um pouquinho o inglês né, inclusive existem algum voltados exatamente pra aprender inglês.

  21. Marcela    23/05/2018 - 11h22

    Adoro podcasts! Aprendo super, mas meus favoritos não estão ai! São: yoginapp – sobre estilo de vida na Yoga, ensinamentos e reflexões – e o Dupratcast – cirurgião plástico voltado pra assuntos de saúde e reflexões de vida e evolução. Recomendo!

  22. Ilana    23/05/2018 - 11h55

    Amo o Chá com Rapadura!!! Me acabo de rir!

  23. MARINA    23/05/2018 - 15h08

    Lu, amo podcasts! Sempre que tenho que fazer algo “chato” coloco um podcast para o tempo passar mais rápido. Indico ainda:
    – Elas chutando a escada: é um podcast sobre política internacional, mas visto sob um ponto de vista feminista.
    – Ponto G: toda semana elas falam de uma mulher importante na história.

    E endossando um comentário acima, Xadrez Verbal e Petit Journal são sensacionais e mega informativos!

  24. thaila carolina    24/05/2018 - 08h38

    Nossa adorei!

  25. Renata    24/05/2018 - 10h35

    esses fones colorido é muito fofo ,amei o azul bebe

  26. Silvia    24/05/2018 - 15h47

    Além dos maravilhosos que você falou, gosto muito do Filhos da Grávida de Taubaté, com o Diva Depressão e Maíra Medeiros, é sensacional! Tem também o Xadrez Verbal, de política internacional, que gosto muito!

  27. Ca    30/05/2018 - 16h12

    Um podcast que vale muito a pena ouvir é o Feito por Elas, sobre cinema, diretoras mulheres, as meninas que apresentam são ótimas, recomendo.
    O link pra acompanhar: http://anticast.com.br/author/feito-por-elas/

  28. lays ferreira    04/06/2018 - 17h49

    EU AMO PODCASTTT

    SOU VICIADA EM FILHOS DA GRÁVIDA DE TAUBATÉ (@mairamedeiros_ e @divadepressao)
    Imagina Juntas
    Mamilos
    Um milkshake chamado wanda
    e Papo torto (pcsiqueira)

  29. Fabio    15/12/2020 - 08h49

    As baterias dos celulares não evoluíram para que se possa ouvir podcasts. Outro ponto, é que o brasileiro ainda não sabe colocar fone de ouvido para que só e somente ele ouça. Alguns passos ainda precisam ser dados. Eu continuo preferindo ler a ouvir.

Mais sobre Lifestyle